Connect with us

Assessoria

Petecão propõe debate sobre transição para energias limpas no transporte marítimo

Published

on

A pedido do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e de outros parlamentares, a Comissão de Infraestrutura (CI) realizará uma audiência pública interativa na próxima terça-feira (15), às 9h00, para discutir o plano da ONU de zerar a emissão de gases de efeito estufa no setor de transporte marítimo até 2050. O debate focará os desafios e as oportunidades para o Brasil na substituição de combustíveis fósseis por energias limpas.

O senador destacou a necessidade de o País adotar uma postura proativa nesse processo, ressaltando seu enorme potencial na produção de biocombustíveis para o setor naval. Segundo ele, o País não pode ficar à margem dessa revolução global.

“Temos a capacidade de transformar o Brasil em um polo estratégico de transição energética no transporte marítimo, aproveitando nossas riquezas naturais e a produção de biocombustíveis. No Acre, por exemplo, pretendemos eliminar o uso de óleo diesel com a instalação de usinas de energia solar nos municípios”, afirmou.

Também ressaltou que a descarbonização, além de ser uma necessidade ambiental, representa uma oportunidade econômica, permitindo que o Brasil se destaque como fornecedor de energias renováveis. Para Petecão, essa transição é crucial para a Amazônia, pois está diretamente ligada à preservação do meio ambiente, à proteção da biodiversidade e à mitigação das mudanças climáticas.

A audiência contará com a participação de especialistas, como Flávio Haruo Mathuly, assessor da Organização Marítima Internacional; Mauro Sammarco, presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI); Paula Carvalho Pereda, professora da USP, e Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e dos Ministérios de Minas e Energia, Portos e Aeroportos, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Assessoria

Assessoria

Coopercafé e Cooperacre participam da 12ª edição da Feira Internacional do Café

Published

on

Para impulsionar a competividade e fomentar o aumento da participação de produtos de cooperativas brasileiras em novos mercados, o Sistema OCB selecionou cooperativas de diversos estados para participarem, exporem e comercializarem na 12ª edição da feira Semana Internacional do Café (SIC), realizada de 20 a 22 de novembro, no pavilhão Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Entre as cooperativas selecionadas para expor no evento, está a Coopercafé, que reúne cerca de 130 cafeicultores do Vale do Juruá e é filiada à Rede Cooperacre. O presidente da Cooperativa, Jonas Lima e o presidente do Conselho Fiscal, Francisco Romualdo, apresentaram na feira o café produzido em Mâncio Lima, no Acre.

A feira é um dos maiores eventos comerciais do setor cafeeiro, que busca conectar e gerar oportunidades de negócios para toda a cadeia do café brasileiro. Mais de 150 empresas expositoras estiveram presentes, com circulação diária de 20 mil visitantes. Além dos estandes destinados à divulgação e negociação de produtos, a programação da SIC contou com palestras, workshops, pesquisas e degustações orientadas.

Jonas Lima destacou o sucesso que o café do Acre fez na SIC. “Queremos agradecer a OCB pela oportunidade de estarmos aqui nesta feira apresentando nosso café e divulgando nosso produto. O café produzido no Acre fez muito sucesso pela qualidade, foi muito bem aceito pelos visitantes e elogiado pelos especialistas que apreciaram nosso produto. Em nome da Coopercafé registro meu agradecimento ao presidente Valdemiro e a toda a equipe da OCB pelo apoio e por sempre acreditarem na nossa cooperativa e no potencial dos nossos cooperados”, disse.

A Coopercafé foi fundada em 2021 e possui atualmente 130 produtores rurais cooperados em seus quadros. A cooperativa já soma mais de 3 milhões de pés de café plantados na região do Vale do Juruá, produção que deve ser impulsionada com a inauguração do Complexo Industrial do Café de Mâncio Lima, que está sendo construído em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e deve ser inaugurado no início de 2025.

Andréia Oliveira

Continue Reading

Assessoria

Suframa no Acre tem nova coordenadora

Published

on

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio Branco da Superintendência da Zona Franca de Manaus, a administradora e advogada Camila de Holanda Tavares Mendonça, nomeada pela Portaria 193 de 13 de novembro de 2024.

Camila de Holanda foi indicada para o cargo pelo senador da República Sérgio Petecão, que esteve presente no ato de posse, ocorrido na sede da instituição em Rio Branco, nesta sexta-feira. Prestigiaram a posse o presidente e o vice-presidente do Sistema FIEAC, José Adriano e João Paulo Pereira, o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Acre (SPU), Tiago Mourão, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Acre (MAPA), Paulo Trindade, o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre), Rubenir Guerra, e o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícolas do Acre (Acisa), Marcelo Moura.

A Suframa é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e qualidade de vida à população local. Ela oferece incentivos fiscais, além de simplificar processos aduaneiros para empresas na ZFM.

Criada há mais de cinco décadas, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) tem sido um pilar para o crescimento econômico na Amazônia, oferecendo incentivos fiscais únicos.

Na solenidade, Camila expressou sua satisfação e agradeceu a confiança pela indicação para gerir a Coordenação da Suframa no Acre. “Agradeço ao Senador Sérgio Petecão, pela indicação e confiança. Agora estou a frente da Suframa no Acre e pretendo contribuir para o avanço e desenvolvimento do nosso Estado, juntamente com os servidores da Casa e parceiros”, afirmou.

De seu lado, o senador Sérgio Petecão reafirmou o apoio do seu mandato para o órgão e destacou a importância do momento para o setor produtivo do estado.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós, principalmente para o setor empresarial que está presente aqui. Viemos prestigiar a posse da querida Camila, uma pessoa altamente preparada para assumir esta função e desenvolver um bom trabalho a frente da Suframa. Já conversamos com o pessoal da Suframa em Manaus, onde temos todo o apoio. Nos colocamos a disposição para a sua gestão”, disse o senador.

Representando a FIEAC, José Adriano, parabenizou e desejou boa sorte a nova chefe da Suframa no Estado e colocou a Federação e o seu futuro mandato em Brasília a disposição do órgão. “Quero aqui reafirmar que estamos a disposição para parcerias que tenham como objetivo o desenvolvimento do nosso Estado. Neste sentido, coloco a FIEAC e o nosso futuro mandato a disposição para contribuir com essa nova gestão da Suframa”, afirmou.

Marcelo Moura, presidente da Acisa, também desejou boa sorte para a nova gestora e destacou a importância de mulheres assumindo espaços importantes como este. “Estamos muito felizes em ver mais uma mulher assumindo um espaço tão importante no nosso Estado, na Acisa também teremos uma mulher na próxima gestão, a Patrícia Dossa, que deverá ser parceria da Suframa. As mulheres são muito atenciosas e dedicadas, desejo sucesso no novo desafio”, finalizou.

Texto: Andréia Oliveira / Fotos: Bárbara Silva, Eduardo Silva (Dudu)

Continue Reading

Assessoria

Petecão busca ampliar relações comerciais com o Peru nas áreas de defesa e segurança de fronteiras

Published

on

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP), relatou, nesta quinta-feira (21), sua visita ao comando do exército peruano e à Fábrica de Armas e Munições do Exército (Fame), em Lima. Durante o encontro, foram discutidas parcerias no setor de segurança e defesa, com foco em inovação tecnológica e combate aos crimes de fronteira.  

Segundo Petecão, as autoridades peruanas demonstraram grande interesse na indústria brasileira de armamentos, destacando empresas como a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e a Taurus Armas, reconhecidas pela eficiência e modernidade. 

“A indústria bélica peruana está defasada, e eles enxergam o Brasil como referência. Há um interesse mútuo em trocar experiências e modernizar suas tecnologias”, afirmou.  

O senador destacou a proximidade geográfica do Acre com o Peru como um ponto estratégico para enfrentar desafios comuns, como o tráfico de drogas e outros crimes transnacionais. 

“Coloquei a Comissão de Segurança Pública do Senado à disposição das autoridades peruanas e me ofereci para facilitar contatos com empresas brasileiras interessadas em expandir seus mercados e colaborar com o Peru nessa área sensível para ambos os países.”  

Petecão acredita que a iniciativa pode trazer benefícios tanto para a segurança quanto para o comércio bilateral, consolidando o Brasil como parceiro estratégico do Peru. “Esta é uma oportunidade de estreitar laços, gerar negócios e fortalecer a segurança na nossa fronteira”, concluiu.

Assessoria

Continue Reading

Tendência