Connect with us

Notícias

Rio Branco intensifica campanha de vacinação contra dengue

Coordenadora destaca eficácia da vacina Qdenga, 140 crianças já foram imunizadas na capital acreana

Published

on

A campanha de vacinação contra a dengue em Rio Branco avança, com a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização, reforçando a segurança da vacina Qdenga. Renata Quiles, a coordenadora, destacou a eficácia e segurança do imunizante, afirmando que todas as vacinas passam por rigorosos testes antes de serem aplicadas, e a Qdenga garante a proteção das crianças com confiança.

“Haverá apenas uma leve reação do organismo, muito parecida com os sintomas da dengue, porque estamos injetando o vírus vivo, porém atenuado. Mas isso passa muito rápido e a criança fica imunizada para não desenvolver caso grave da doença”, afirma Renata.

Desde o início da campanha na última sexta-feira, 140 crianças de 10 e 11 anos receberam a primeira dose da vacina, que chegou a Rio Branco como parte de um lote de 17.810 doses fornecidas ao estado pelo Ministério da Saúde. A capital acreana, responsável por cerca de 65% desse total, foi a primeira na região Norte a iniciar a vacinação, enquanto outras 10 cidades acreanas também começaram a imunizar as crianças contra a dengue.

Locais de Vacinação em Rio Branco

A prefeitura de Rio Branco designou duas unidades de saúde para a vacinação:

•⁠ ⁠Policlínica Barral y Barral, na Rua São Lázaro, Conjunto Tangará;
•⁠ ⁠Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Eduardo Assmar, na Rua Júlio Camilo de Oliveira, Bairro Quinze.

Os serviços de vacinação estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Não há vacinação aos finais de semana.

O que Levar para a Vacinação
Para receber a vacina, é necessário levar a carteira de vacinação e um comprovante de residência, evidenciando que a campanha é destinada aos moradores de Rio Branco nesta etapa. Além disso, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável.

A vacina Qdenga é administrada em duas doses para garantir a proteção completa, com um intervalo recomendado de três meses entre elas. A data da segunda dose é registrada no cartão de vacinação no momento da aplicação.

Assessoria

Prefeitura de Cruzeiro do Sul reforça ações de saúde preventiva para mulheres em celebração ao Outubro Rosa

Published

on

A Unidade Básica de Saúde Francisca de Souza dos Santos, conhecida como “Posto do Agricultor” realizou nesta terça-feira, 22, o dia D das ações de prevenção voltada para a campanha Outubro Rosa para cerca de 70 mulheres. A unidade de saúde atende mulheres de 5 bairros de Cruzeiro do Sul.

Houve uma palestra para as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero e foram ofertados atendimentos médico, odontológico,realização de preventivo de câncer de colo de útero e testes rápidos. Um lanche foi servido para as mulheres.

Marcleide Gomes, moradora do Bairro Miritizal disse que este é um momento importante para cuidar da saúde.
“É um momento da mulher realmente se cuidar e procurar o atendimento. Eu estou com um processo de laqueadura para ser realizado, então esse é o momento de fazer esse check-up para eu ter todos os exames certinhos para momento da cirurgia”, comentou Marcleide.

A enfermeira Ana Carolina, responsável pela saúde da mulher da unidade disse que os atendimentos são feitos durante o ano. Neste mês voltado à saúde da mulher as ações são intensificadas para melhor acolher o público feminino. São feitos cerca de 100 atendimentos diário no Posto do Agricultor.

“A gente separou esse dia para o atendimento especial para todas as mulheres da nossa comunidade. Especialmente no Outubro Rosa a gente recebe muitas mulheres. Nessa atividade em específico a gente reuniu mais ou menos 70 mulheres que buscam atendimentos de prevenção de saúde”, pontuou.

A prefeitura de Cruzeiro do Sul oferece ultrassonografias de mama no Centro de Diagnóstico, localizado no bairro Aeroporto Velho.

O Outubro Rosa é uma campanha reconhecida mundialmente como um meio de prevenção das doenças: Câncer de Mama e Colo do Útero, neste mês a saúde da atenção básica desenvolve ações para aumentar o número de atendimentos de prevenção.

Assessoria

Continue Reading

MEIO AMBIENTE

Ministério do Meio Ambiente amplia Bolsa Verde para beneficiar mais famílias no Acre

Published

on

O Ministério do Meio Ambiente anunciou a ampliação do Programa Bolsa Verde, que oferece um benefício de R$ 600 trimestrais a famílias que utilizam de maneira sustentável os recursos naturais em áreas protegidas. O anúncio foi feito pela ministra Marina Silva no dia 18 de outubro, durante evento em Brasília.

A ampliação do programa inclui 71 novas áreas nos estados do Acre, Pará, Amazonas, Amapá, Maranhão e Rondônia, beneficiando famílias que vivem em territórios considerados prioritários para a conservação ambiental. Com essa inclusão, o número de famílias atendidas pelo Bolsa Verde deverá aumentar de 42 mil para 50 mil em todo o país.

Criado para incentivar a preservação ambiental, o Bolsa Verde havia sido interrompido em gestões anteriores, mas foi retomado em 2023 com o objetivo de apoiar a manutenção das áreas de conservação e garantir uma renda mínima para as populações que vivem nessas regiões.

Além da ampliação do programa, o Ministério do Meio Ambiente lançou um edital de R$ 60 milhões para a contratação de entidades que oferecerão assistência técnica e extensão rural a 15 mil famílias participantes do Bolsa Verde na Amazônia e em áreas costeiras. O prazo para inscrição das entidades interessadas vai até 20 de novembro.

As ações do Bolsa Verde fazem parte de uma estratégia maior do governo federal para conciliar preservação ambiental e desenvolvimento social, buscando fortalecer a gestão sustentável dos recursos naturais e melhorar as condições de vida das famílias em áreas protegidas.

Foto: Arison Jardim

Continue Reading

Notícias

Deputado Luiz Gonzaga entrega embarcações para comunidades ribeirinhas em Cruzeiro do Sul

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, entregou quatro embarcações no domingo (20) para atender mulheres da Associação Rosa Mulher, no Morro da Pedra, às margens do Rio Liberdade, e outra comunidade no Rio Juruá Mirim, em Cruzeiro do Sul. As embarcações foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado.

Segundo Luiz Gonzaga, as embarcações serão utilizadas para o trabalho das mulheres ribeirinhas, melhorando as condições de vida de suas famílias. “Realizamos a entrega dessas embarcações a pedido do vereador Márcio da Farinha, que vão atender as mulheres da Associação Rosa Mulher. São quatro canoas que vão atender essas comunidades. Quero agradecer também ao governador Gladson Cameli, pois foi na gestão dele que as emendas aumentaram e temos condições de atender as comunidades que mais precisam”, disse o deputado.

O vereador Márcio da Farinha agradeceu pela entrega das embarcações, destacando a importância do apoio para as famílias ribeirinhas. “Minhas palavras são de agradecimento ao deputado Gonzaga, um parlamentar que sempre tem se dedicado ao povo acreano, principalmente aqui do Juruá”, afirmou o vereador.

A líder comunitária Branca, do Morro da Pedra, também comentou a importância das embarcações, ressaltando que a associação agora poderá atender mais pessoas e facilitar o escoamento da produção local. “Essas embarcações chegam em um momento que mais precisávamos. A Associação Mulher Flor não tinha nenhuma canoa para nos deslocarmos para outras comunidades para fazermos os atendimentos”, afirmou.

Fonte: Assessoria Deputado Luiz Gonzaga / Foto Agência ALEAC

Continue Reading

Tendência