Connect with us

Notícias

Rio Branco realiza 1ª Corrida pela Saúde com percurso de 5 km na Ufac

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco realiza neste sábado, 12 de abril, a 1ª Corrida pela Saúde. A atividade ocorre na Universidade Federal do Acre (Ufac) e integra as ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia da Atividade Física.

As inscrições foram encerradas. A retirada dos kits ocorre nesta sexta-feira, 11 de abril, no Casarão, na Avenida Brasil, Centro, das 8h às 15h. Para receber o kit, é necessário apresentar um documento com foto ou o comprovante de inscrição.

O percurso da corrida será de 5 quilômetros. A largada e a chegada serão no Centro de Convenções da Ufac. O trajeto inclui pontos como o Quiosque Encontros, Horta da Ufac, Bloco de Medicina Veterinária e o Quiosque do Coco. Seis pontos de hidratação estarão disponíveis ao longo do percurso.

A Secretaria Municipal de Saúde organiza o evento, com apoio da Prefeitura de Rio Branco. A estrutura do evento inclui serviços de apoio e segurança para os participantes.

Mais informações podem ser acessadas pelo site oficial da prefeitura: www.riobranco.ac.gov.br.

Notícias

Mutirão oferece serviços de cidadania e saúde a população em situação de rua em Rio Branco

Published

on

A população em situação de rua de Rio Branco recebeu, nesta sexta-feira (17), atendimento integrado de órgãos estaduais, municipais e do Poder Judiciário na Escola Estadual Barão do Rio Branco. A ação faz parte do programa Juntos Pelo Acre, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que levou ao local serviços de registro civil, atendimento jurídico, assistência social e entrega de vestuário.

Durante o mutirão, foram distribuídos 200 kits de roupas para homens e mulheres, cada um contendo duas peças, como parte do programa Vestuário Social. A técnica da SEASDH, Josiane Nobre, representando a vice-governadora e titular da pasta Mailza Assis, afirmou que o serviço busca assegurar o direito básico de acesso a vestimentas e promover dignidade às pessoas em vulnerabilidade.

O representante do Movimento de Apoio às Pessoas em Situação de Rua (Mapsir), André do Nascimento Vitor, destacou a importância da ação para o grupo. “A gente se sentiu bem acolhido pelos órgãos competentes — como o Tribunal de Justiça, a Prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado. Hoje aqui tem vários tipos de serviço. Tem para tirar o RG, o registro, dar entrada em benefício. Muitas vezes, a pessoa em situação de rua nem sabe que tem esse direito”, afirmou. Ele ressaltou também que há orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e o acesso a tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), para quem precisa de acompanhamento especializado.

Além da SEASDH, participaram da mobilização o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Justiça Federal (JF), Advocacia-Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Polícia Civil do Acre (PCAC) e o projeto Justiça sobre Rodas. Também foram oferecidos serviços clínicos, testagem rápida, vacinação e perícia judicial.

A juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciana Ortiz, observou que a falta de documentação é uma das principais barreiras enfrentadas por essa população. “Essa população perde todos os dias — está sujeita à chuva, à limpeza urbana, que muitas vezes leva seus pertences e, com eles, a documentação. Então, ela tem muita dificuldade de acesso à cidadania”, explicou.

Segundo Luciana, a proposta do mutirão é reunir todos os órgãos necessários para que as pessoas possam emitir documentos como certidão de nascimento, identidade e título de eleitor, concentrando em um só espaço diversos atendimentos jurídicos, sociais e de saúde. A expectativa era atender cerca de 100 pessoas ao longo do dia.

Continue Reading

Notícias

Justiça do Acre realiza II Encontro Pop Rua Jud com foco em políticas públicas para pessoas em situação de rua

Published

on

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) iniciou nesta quinta-feira, 16, o II Encontro Pop Rua Jud, voltado à construção de soluções e fluxos interinstitucionais para o atendimento e a garantia de direitos das pessoas em situação de rua. O evento, promovido pelo Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional (Commi), ocorre em Rio Branco nos dias 16 e 17 de outubro, reunindo representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, instituições parceiras e sociedade civil.

De acordo com dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População de Rua da Universidade Federal de Minas Gerais, o país contabiliza atualmente 345.542 pessoas registradas no CadÚnico nessa condição. O número representa apenas uma parte da realidade, já que muitos não possuem documentos ou acesso a programas sociais, o que amplia a complexidade do tema abordado pelo encontro.

Na abertura, a juíza Isabelle Sacramento representou a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e destacou a importância da atuação integrada. “O TRE/AC está ciente dessa necessidade de atuação junto às pessoas que enfrentam vulnerabilidades e hoje recebi a notícia que estamos com 100% de conformidade às políticas públicas envolvendo as pessoas em situação de rua”, afirmou.

O desembargador Junior Alberto, diretor em exercício da Escola do Poder Judiciário (Esjud), ressaltou o papel educativo do encontro e citou a frase de Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Segundo ele, a Esjud atua como ponte entre o sistema de justiça e a população, para que os direitos sejam aplicados de forma efetiva.

Encerrando a solenidade de abertura, o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, afirmou que o compromisso do Judiciário é com a dignidade e a inclusão. “A Justiça não é só um sistema de normas e procedimentos, ela é sobretudo uma expressão concreta de humanidade. A dignidade humana não pode depender de endereços ou de uma vestimenta. O mais vulnerável é o verdadeiro destinatário do nosso trabalho”, declarou.

A programação do encontro inclui palestras e painéis com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério Público e da Defensoria Pública. O conselheiro Pablo Coutinho apresentou a Resolução 425/2021 do CNJ, que institui diretrizes nacionais para o atendimento à população em situação de rua, baseada em princípios de gestão, governança e medidas de cidadania. Já a juíza Luciana Ortiz relatou um caso em que a falta de endereço quase levou à exclusão de uma idosa de um processo judicial, destacando como as burocracias ainda impedem o acesso pleno à justiça.

Os debates seguiram com mesas sobre boas práticas de atendimento, moradia adequada e empregabilidade. O primeiro dia encerrou com palestras do juiz Giordane Dourado, sobre os desafios da justiça criminal, e do defensor público Renan Oliveira, que tratou do tema “Mutirões e acesso a direitos”. Nesta sexta-feira, o evento prossegue com atividades no centro de Rio Branco, incluindo um mutirão de atendimentos jurídicos e sociais no Colégio Estadual Barão de Rio Branco.

Continue Reading

Notícias

Marcas da Amazônia apresentam biojoias e design sustentável no São Paulo Fashion Week

Published

on

Empreendedores da região de Santarém (PA) participam pela primeira vez da principal semana de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW), levando produtos desenvolvidos com apoio do Sebrae Nacional. As marcas Nunghara Biojoias, Coomflona, Cuias Aíra, Biojoias Natureza Viva e Trançados do Arapiuns estão presentes na 60ª edição do evento, realizado de 13 a 20 de outubro, em São Paulo, com o objetivo de mostrar como a bioeconomia amazônica pode dialogar com o design e o mercado da moda.

O estande do Sebrae apresenta colares, pulseiras, luminárias, objetos de decoração e móveis produzidos por empreendedores da floresta com base em manejo sustentável e saberes tradicionais. Parte dessas criações também integra a coleção do estilista paulistano Leandro Castro, que desfila nesta quinta-feira (16) no Parque Ibirapuera. O estilista utilizou materiais e acessórios de marcas paraenses a partir do projeto Iconografia Local Bioma Amazônico, desenvolvido pelo Sebrae Nacional.

O projeto é coordenado pelo estilista e pesquisador Walter Rodrigues, que traduziu a iconografia amazônica em referências visuais e cromáticas para orientar o desenvolvimento de produtos e coleções com identidade regional. “Walter levou o Leandro ao território e, a partir do projeto Biomas da Amazônia, chegamos a uma coleção-cápsula da semente saboneteira de macaco, que parece uma pérola. Leandro se encantou”, explicou Natashia Santana, fundadora da Nunghara Biojoias. Ela destaca que sua marca levará uma inovação ao evento: “Descobrimos uma técnica com a casca de cumaru, que nunca havia sido utilizada por nenhuma marca de biojoias. Apresentaremos as primeiras peças com esse material”.

A Coomflona, cooperativa mista da Floresta Nacional do Tapajós com certificação FSC, participa com móveis produzidos a partir do manejo florestal comunitário. “Estamos muito maravilhados com o que está acontecendo”, afirmou Arimar Rodrigues, coordenador da movelaria da cooperativa. Ele destaca que a parceria com o Sebrae tem impactado positivamente o design e a comercialização dos produtos, valorizando a cultura ribeirinha.

A presença amazônica no SPFW reforça o potencial da bioeconomia regional para gerar renda e promover o uso sustentável dos recursos naturais. Para o Sebrae, a iniciativa contribui para ampliar a inserção dos pequenos negócios amazônicos em mercados nacionais e internacionais e fortalecer o reconhecimento do design brasileiro a partir da diversidade de seus biomas.

Continue Reading

Tendência