Connect with us

Assessoria

TCE-AC encerra ciclo de encontros regionais com prefeitos do Vale do Juruá e firma Pacto pela Boa Governança Pública

Iniciativa fortalece a ética, a transparência e a efetividade na administração dos municípios acreanos

Published

on

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) promoveu, nesta terça-feira, 8 de julho, o último encontro da série de reuniões institucionais com os prefeitos de todas as regiões do estado. O encerramento aconteceu com os gestores e representantes dos municípios do Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter).

O prefeito de Marechal Thaumaturgo já havia participado do encontro junto dos prefeitos do Alto Acre no final de junho.

O evento contou com a presença da presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, e de representantes do Ministério Público de Contas (MPC), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Estadual (MP-AC), além de auditores, técnicos do Tribunal e vereadores do Juruá.

Ao final da reunião, os gestores assinaram o Pacto pela Boa Governança Pública, formalizando o compromisso conjunto com a responsabilidade fiscal, a ética na gestão e o aprimoramento dos serviços públicos.

Fortalecimento institucional e foco na orientação técnica

A conselheira Dulce Benício abriu o encontro ressaltando o papel orientador do Tribunal e o compromisso com a construção de soluções conjuntas para os desafios da administração pública.

“Estamos construindo juntos um grande pacto por políticas públicas prioritárias. A primeira infância, o combate à violência contra a mulher, a saúde, a educação, o meio ambiente e a transparência são temas fundamentais, e essa articulação institucional nos fortalece na busca por resultados concretos para a sociedade”, afirmou.

Ela também destacou a importância da adesão dos municípios ao Selo UNICEF, como sinal de responsabilidade com o futuro das crianças e adolescentes, e valorizou o apoio técnico das instituições presentes.

“Com esse apoio técnico do Tribunal, os gestores poderão optar pelas melhores soluções para desafios urgentes, como os aterros sanitários, o uso responsável das emendas parlamentares, a segurança alimentar e a gestão ambiental. O Tribunal está debruçado sobre projetos que ofereçam alternativas viáveis para os municípios do Vale do Juruá e de todo o estado”, completou.

Temas abordados e orientações técnicas

Durante o encontro, foram apresentadas orientações sobre:

•   Gestão da educação e políticas de primeira infância;
•   Segurança alimentar e nutricional;
•   Transparência pública e fortalecimento do controle interno;
•   Gestão ambiental e enfrentamento às queimadas;
•   Uso adequado de transferências especiais (emendas parlamentares – PIX).

As exposições foram conduzidas por equipes técnicas do TCE-AC e dos órgãos parceiros, com foco na prevenção de falhas, na promoção da boa governança e na efetividade da gestão pública.

Prefeitos reconhecem parceria e apoio técnico do TCE-AC

Os gestores presentes destacaram a importância do diálogo institucional promovido pelo Tribunal, valorizando o caráter pedagógico e a escuta qualificada oferecida durante os encontros.

Salatiel Pinheiro Magalhães, prefeito de Rodrigues Alves:

“É um momento muito importante para nós. O Tribunal de Contas nos chamar para esse diálogo nos impulsiona a acertar mais. Essa interação é fundamental para que possamos conduzir a gestão pública com mais segurança e responsabilidade”.

José Luiz Gomes da Costa, prefeito de Mâncio Lima:

“Para quem está em seu primeiro mandato, como eu, essa parceria com o TCE fortalece e dá mais segurança. Temos muitas dúvidas, e ter o Tribunal como parceiro nesse processo é extremamente importante e gratificante”.

“Quero parabenizar o TCE por essa iniciativa de reunir os prefeitos e os órgãos de controle para dialogar. A legislação é fria no papel. O melhor caminho é sentar à mesa, ouvir os dois lados e construir soluções reais para os problemas que enfrentamos nos municípios”. Zequinha Lima, prefeito de Cruzeiro do Sul.

Sebastião Nogueira de Andrade, prefeito de Porto Walter:

“É a primeira vez que o Tribunal reúne todos os prefeitos do Juruá para discutir temas fundamentais. Agradeço à presidente Dulce pela iniciativa. Espero que encontros como esse se repitam, com formações, treinamentos e escuta ativa, pois são essenciais para o fortalecimento da gestão municipal”.

Pacto pela Boa Governança Pública

O encerramento do encontro foi marcado pela assinatura do Pacto pela Boa Governança Pública, documento que estabelece compromissos em áreas estratégicas da administração municipal, como:
• Fortalecimento do controle interno;
• Segurança alimentar e adesão ao SISAN;
• Políticas públicas para a primeira infância;
• Igualdade de gênero e redução de desigualdades;
• Enfrentamento às queimadas e gestão ambiental;
• Controle das transferências especiais (emendas PIX);
• Adesão ao Movimento Nacional ODS e à Agenda 2030 da ONU.

Encerramento do ciclo de encontros regionais

Com a reunião no Vale do Juruá, o TCE-AC concluiu o ciclo de encontros com prefeitos de todas as regiões do Acre — Baixo Acre, Purus, Alto Acre e Juruá —, promovendo um diálogo institucional direto, orientações técnicas e a construção conjunta de soluções para uma gestão pública mais eficaz, transparente e comprometida com o bem-estar da população acreana.

Texto: Andréia Oliveira / Fotos: Nycolle Damascena

Assessoria

Frei Clodovis Boff lança livro no Acre e clama por uma teologia não ideológica

Published

on

O teólogo frei Clodovis Maria Boff lançou na manhã deste domingo, 24, seu mais novo livro “Por uma teologia com perfume de Cristo: Lições de um Ancião”, em Rio Branco. O evento foi realizado no Santuário de São Peregrino, após a Santa Missa.

O novo livro marca a conclusão de uma trilogia do autor, que conta com os títulos “A Crise da Igreja Católica e a Teologia da Libertação” e “Por uma Igreja em Subida”. Ele explica como cada uma das obras se completa. No primeiro livro lançado, o objetivo era questionar os motivos que levam aos atuais conflitos entre tradicionalistas e espiritualistas, entre renovação e libertadores, na Igreja, por exemplo. “Por quê falo de crise? Porque falta nos unirmos em torno de Cristo. Cristianismo é Cristo”.

O segundo livro leva a pensar na solução para essa crise apontada pelo autor. “Como se sai daí? Orando, lendo a palavra de Deus, se convertendo, cumprindo penitência. As pessoas querem mudar o mundo, mas precisam mudar a si mesmas primeiro. Vamos nos ajoelhar, orar e adorar a Cristo”.

Por fim, o lançamento da obra “Por uma teologia com perfume de Cristo: Lições de um Ancião”, que fecha a trilogia de livros, ajuda o leitor a entender a fé com mais clareza. Frei Clodovis também critica aqueles que usam a teologia de forma partidária e ideológica.

“Cada um hoje, sobretudo nesse mundo pluralista, caótico, precisa entender para defender a sua fé. E esse livro pretende ajudar nisso. Ele fala sobre a teologia. Ela não pode ser ideológica, não pode ser partidária. A teologia é da verdade. É para isso que vem o terceiro livro: para os teólogos não serem ideólogos, mas sim teólogos, ou seja, estudiosos de Deus”, aponta.

Nascido em 1944, em Concórdia, no estado de Santa Catarina, frei Clodovis Boff iniciou a sua vida a serviço da Igreja ainda muito jovem. Estudou na Bélgica, no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros, sem nunca largar a missão de servir a Deus.

Mora no Acre desde 2019 e pode ser encontrado no Santuário de São Peregrino, nas noites de sábado e domingo, quando celebra a Santa Missa, às 19h. Atualmente, Clodovis Boff vive como monge, ou seja, tem dias mais reclusos no Convento São Filipe, da Ordem dos Servos de Maria. Ele explica o que isso significa na prática.

“Celebro missas na paróquia ou nas capelas. Como a tradição monástica também é de hospitalidade, eu acolho pessoas que venham se confessar, procurar orientação espiritual, tirar dúvidas da fé, lá no convento. Porém, eu fico mais recolhido e me dedicando à oração e ao trabalho intelectual de escrever”, destaca.

O escritor, teólogo e filósofo já publicou inúmeras obras. Ao recordar toda sua trajetória, ele conclui que seus pensamentos e teorias mudaram ao longo dos anos. “Já escrevi uns 30, 40 livros. Alguns, lá do começo, muito pretenciosos. Agora, escrevi esses últimos com mais maturidade. Afinal, 81 anos não são brincadeira. São 40 anos de magistério teológico. Então, a gente fica mais centrado no principal. Eu me sinto mais maduro agora que estou aprendendo a verdadeira teologia”, finaliza.

O livro “Por uma teologia com perfume de Cristo: Lições de um Ancião” ficará disponível para venda na secretaria do Santuário de São Peregrino.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Inscrições abertas: 1ª Feira de negócios do audiovisual da Amazônia Criativa convoca cineastas da região norte

A iniciativa valoriza a diversidade regional, de gênero e étnico-racial, adotando sistema de cotas em suas seleções e abrindo espaço para novos talentos e olhares.

Published

on

Profissionais do audiovisual da Região Norte do Brasil têm até 27 de agosto para garantir sua participação na 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa, que acontecerá em Macapá entre os dias 23 e 27 de setembro de 2025. O evento, que promete ser um marco para o setor na região, já confirmou a presença de grandes players como Amazon Studios e Canal Brasil, oferecendo uma oportunidade única de conexões, formação e visibilidade para as potentes narrativas amazônicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo perfil oficial da Duda Filmes no Instagram: @dudafilmesap. Podem se inscrever projetos nas categorias de longa e série (ficção ou documentário), além de interessados no curso de engenharia da produção e na oficina de acessibilidade para o audiovisual.

ACESSE O REGULAMENTO AQUI

Realizada pela Duda Filmes e pelo Instituto Amazônia Criativa, o evento conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado do Amapá e do Ministério da Cultura (Minc).

Com o tema “A primavera do audiovisual da Amazônia”, a Feira se posiciona como uma plataforma estratégica para fortalecer a economia criativa e consolidar o Norte no mapa do audiovisual brasileiro.

A 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa reunirá importantes instituições e players, como: Amazon Studios, Canal Brasil, Canal Curta!, Projeto Paradiso, Descoloniza, Atena, Transforma, Olhar Brasil, Moveu Filmes, Araçá Filmes, Borboleta Filmes, além do apoio essencial da API (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e da CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Programação

A programação da Feira, que será divulgada nos próximos dias, contará com pitchings (apresentações de projetos), rodadas de negócios, oficinas, masterclass, mesas de debate, curso engenharia da produção e oficina de acessibilidade no audiovisual, reunindo produtores, roteiristas, diretores e realizadores independentes dos sete estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O destaque será a seleção de 10 projetos audiovisuais para participar dos pitchings (apresentações de vendas de projetos cinematográficos), com participação de players nacionais do setor. Cada estado da região Norte terá um projeto selecionado, com exceção do Amapá (estado-sede), que contará com quatro. Porém, nas rodadas de negócios poderão ser selecionados um número maior de projetos.

Os realizadores selecionados dos demais estados terão logística completa garantida (passagens, hospedagem e alimentação) para participar do evento.

A iniciativa valoriza a diversidade regional, de gênero e étnico-racial, adotando sistema de cotas em suas seleções e abrindo espaço para novos talentos e olhares. Além disso, os melhores projetos nas categorias de longa-metragem e série (ficção e documentário) serão premiados com troféus, certificados e mentorias exclusivas com profissionais do mercado nacional, como Plataforma Transforma e Projeto Paradiso.

 SERVIÇO

Inscrições gratuitas: Até 27 de agosto para rodadas de negócios, pitching, curso de engenharia da produção e oficina de acessibilidade para o audiovisual.

Instagram: @dudafilmesap

Contato: primeirafeiranaac2025@gmail.com

Continue Reading

Assessoria

Prefeitura de Rio Branco articula parceria para reforçar segurança nas unidades de saúde e combater furtos de fios de postes

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Articulação Institucional, promoveu reunião com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, para discutir medidas de reforço à segurança nas unidades de saúde e tratar de temas pontuais da capital, como os furtos de fios de postes.

O encontro contou com a presença do vereador Samir Bestene, que se colocou à disposição para propor, na Câmara Municipal, um projeto de lei que formalize um mecanismo de cooperação entre a Saúde de Rio Branco e a Segurança Pública do Estado, com o objetivo de otimizar a rede de atenção básica garantindo mais segurança à população.

O secretário de Saúde e Articulação Institucional, Rennan Biths, ressaltou a importância da união entre as instituições: “O diálogo entre Prefeitura, Estado e Câmara é essencial para que possamos oferecer respostas mais ágeis e efetivas. Essa cooperação fortalece a rede de saúde e contribui diretamente para a segurança de quem trabalha e de quem busca atendimento nas nossas unidades.”

O vereador Samir Bestene reforçou o compromisso de contribuir, no legislativo, com iniciativas que assegurem maior segurança à capital, agradecendo aos secretários pela articulação. Já o secretário José Américo Gaia se colocou à disposição para apoiar as iniciativas e informou que a pasta deve elaborar um estudo para verificar o melhor formato de cooperação. Ele também ressaltou que recentemente foi realizada uma operação para apurar furtos de fios de postes e que a segurança pública segue acompanhando de perto esses casos.

Mesmo sem estar presente na reunião, o prefeito Tião Bocalom celebrou a articulação e destacou o compromisso da gestão com a população: “Nosso maior dever é cuidar das pessoas. Essa parceria com a Câmara Municipal e o Governo do Estado mostra maturidade política e garante que a população e os servidores da saúde tenham mais tranquilidade e segurança no dia a dia.”

Assessoria

Continue Reading

Tendência