No primeiro dia do recesso forense, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, celebrou junto aos parceiros, a instalação de mais dois Pontos de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus). Dessa vez, na Escolas Estadual Professora Clícia Gadelha, no bairro São Francisco, e na Escola Estadual Heloísa Mourão Marques, no bairro Aeroporto Velho.
Agora são quatro PIDJus somente em Rio Branco, mas a proposta é alcançar outras cidades acreanas nessa iniciativa que tem como missão, acima de tudo, promover a inclusão digital, por meio do acesso a diversos serviços de diferentes órgãos, funcionando como um ponto de acolhimento para que o cidadão não precise se deslocar para áreas distantes de onde mora.
O objetivo principal é maximizar o acesso à Justiça, especialmente onde não existe nenhuma unidade física do Poder Judiciário, o que muitas vezes impede o acesso à justiça de pessoas que precisam se deslocar por grandes distâncias para obter o serviço público de justiça.
E integram essa iniciativa, junto TJAC, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT14), Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Justiça Federal, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), OCA e Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr Grechi (Ipetec).
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, agradeceu aos parceiros, em especial as escolas que abraçaram a iniciativa. Segundo ela, o objetivo principal é reduzir as barreiras geográficas que por vezes limitam o acesso à justiça. “Reconhecemos que o acesso à justiça é um direito fundamental de todo cidadão, e é nossa responsabilidade assegurar que esse direito seja efetivamente exercido, independentemente de onde alguém esteja localizado”, ressaltou.
Ela também comentou que o PIDJus “é um farol de esperança e oportunidade, capacitando nossos cidadãos com conhecimento e acesso aos seus direitos. Juntos, estamos transformando realidades e construindo um futuro mais justo para nossa amada comunidade”, frisou.
Participaram da entrega das novas instalações, a procuradora de Justiça do MPAC, Rita de Cássia, e o secretário adjunto de Estado de Educação, Tião Flores, bem como os diretores do TJAC, Evandro Luzia e Solange Chalub.
Os monitores do PIDJus que ajudarão as pessoas na busca pelos serviços, são jovens selecionados da própria comunidade onde eles estão instalados, que passam por todo um treinamento com as instituições inseridas na iniciativa. Para eles, a oportunidade é também de inserção no mercado de trabalho e de contribuir com o lugar que vivem.
“Eu me sinto muito bem em participar desse projeto. É uma realização minha poder ajudar as pessoas aqui. Ver um projeto como esse e poder participar, ajudando as pessoas aqui na minha comunidade é muito bom”, disse Natan Abreu.
“Eu me sinto muito feliz com essa oportunidade. Na verdade, eu acho que isso serve para nossa formação, tanto profissional, como também como humanos, porque é um trabalho que a gente vai lidar com várias pessoas, com diferentes personalidades, e a gente tem que ter essa desenvoltura para saber ajudar as pessoas da melhor forma possível”, comentou Lívia Caroliny.
A coordenadora de ensino da escola, Viviane Câmara também falou sobre a iniciativa. “Eu acho esse um trabalho de suma importância. Muitas vezes esse atendimento não chega Às comunidades mais carentes, e temos aqui na baixada muitas pessoas que precisam e em alguns momentos a burocracia a impedem de acessar. Então vê um projeto como esse aqui na área, tendo esse ponto aqui na escola, a Justiça estará mais perto e ajudará muita as pessoas. Esse projeto é primordial, e o Judiciário está de parabéns por ter esse olhar para as pessoas mais carentes, que realmente necessitam. Vai ajudar muitas pessoas”, finalizou.
Texto: Andréa Zílio / Fotos: William Azevedo e Ascom MPAC | Comunicação TJAC
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP), relatou, nesta quinta-feira (21), sua visita ao comando do exército peruano e à Fábrica de Armas e Munições do Exército (Fame), em Lima. Durante o encontro, foram discutidas parcerias no setor de segurança e defesa, com foco em inovação tecnológica e combate aos crimes de fronteira.
Segundo Petecão, as autoridades peruanas demonstraram grande interesse na indústria brasileira de armamentos, destacando empresas como a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e a Taurus Armas, reconhecidas pela eficiência e modernidade.
“A indústria bélica peruana está defasada, e eles enxergam o Brasil como referência. Há um interesse mútuo em trocar experiências e modernizar suas tecnologias”, afirmou.
O senador destacou a proximidade geográfica do Acre com o Peru como um ponto estratégico para enfrentar desafios comuns, como o tráfico de drogas e outros crimes transnacionais.
“Coloquei a Comissão de Segurança Pública do Senado à disposição das autoridades peruanas e me ofereci para facilitar contatos com empresas brasileiras interessadas em expandir seus mercados e colaborar com o Peru nessa área sensível para ambos os países.”
Petecão acredita que a iniciativa pode trazer benefícios tanto para a segurança quanto para o comércio bilateral, consolidando o Brasil como parceiro estratégico do Peru. “Esta é uma oportunidade de estreitar laços, gerar negócios e fortalecer a segurança na nossa fronteira”, concluiu.
Com objetivo de reunir diversas vertentes culturais do segmento nerd e geek, o Sesc Geek Comic Nerd 2024 – Especial Harry Potter acontece nos dias 23 e 24 de novembro das 16h às 22h no Sesc Bosque em Rio Branco. O evento é realizado pelo Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre e Associação de Nerds do Acre – Anac.
O Sesc Geek é um projeto nacional que traz experiências e atividades para os amantes de filmes, jogos, séries, games, animes, mangás, quadrinhos e muito mais.
Durante o evento, dezenas de atrações estarão disponíveis para o público, dentre elas o beco do artista, oficinas de maquiagem artística e para cosplay, oficina de gamificação, de RPG, literatura, além da área de vídeo games retrô, campeonatos e uma área específica para o nicho dos jogos ‘mobile’.
O evento acontece em 100% do espaço do Sesc Bosque, desde a entrada até o campo de futebol. “O Sesc Geeks Comic Nerd 2024 é a conferência nacional do segmento nerd na cidade de Rio Branco. Ela é a segunda conferência do Brasil e a maior da Região Norte.
Além de lojas do segmento, o Sesc Geek Comic Nerd, este ano com a temática especial de Konoha, com atrações nacionais, Exame Chunin, comidas típicas, oficinas e concurso cosplay! Apresentação de bandas nerds! e atrações especiais.
Sesc Geek Comic Nerd
Em 2020, uma parceria entre o Sesc Acre e a Anac surgiu, fazendo uma fusão entre o Sesc Geek, uma ação nacional e o Comic Nerd, um evento organizado pela Associação de Nerds. Segundo a diretora de programa sociais do Sesc, Thais Roma, o Sesc conheceu a vertente nerd e geek no Acre em 2020 e viu uma possibilidade de trazer jovens que não tinham espaço para desenvolver as atividades.
Evento: Sesc Geek Especial Harry Potter Dias: 23 e 24 de novembro de 2024 Local: Sesc Bosque Endereço: Rua Getúlio Vargas Horário: 16h às 22h
Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal no Acre realiza o workshop “Introdução aos Estudos Legislativos”, de 18 e 20 de novembro. O Curso é ministrado pelo professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fabiano Santos, de forma presencial no Auditório Adriana Santelli, localizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre.
Voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais, o workshop visa apresentar aos participantes os fundamentos teóricos e metodológicos da moderna análise do funcionamento do Poder Legislativo nas democracias contemporâneas. Procura também mostrar como tal aparato foi absorvido nos estudos sobre a política brasileira desde a transição democrática iniciada nos anos 80 do século passado. Além disso, se debruça sobre como aplicar instrumentos e técnicas para a pesquisa de Assembleias Legislativas.
A programação do curso abrange três aulas principais, cada uma focada em temas fundamentais para a compreensão do funcionamento do Legislativo, abordando a teoria geral e perspectivas de análise; teoria brasileira e o estudo de legislativos estaduais. As aulas objetivam proporcionar uma visão abrangente das teorias e práticas do Legislativo brasileiro, com enfoque tanto em análises gerais quanto em estudos específicos de casos estaduais.
O workshop oferece uma oportunidade valiosa para aprofundar o entendimento sobre o Legislativo brasileiro e refletir sobre suas dinâmicas, tanto em âmbito federal quanto estadual, utilizando exemplos práticos e teóricos.
Durante a abertura do workshop, foi realizado também o lançamento do documentário “Viver para a terra: o caso de Rondônia”, que aborda a questão agrária de forma analítica em Rondônia, produzido com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da Iniciativa Amazônia + 10.
Estiveram presentes no ato de lançamento a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, professora Margarida Lima de Carvalho; a diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, professora Georgia Pereira Lima; o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Acre, Cesário Braga; o secretário Executivo da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Acre, Tiago Mourão; a representante da Pró-reitoria de Extensão, Keiti Pereira; o coordenador da Unisol no Acre, Carlos Omar; e os vereadores eleitos André Kamai (PT) e Bruno Morais (PP).
Realização
O workshop é uma realização da Universidade Federal do Acre (Ufac); Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg); e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). O evento conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AC); Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac); Iniciativa Amazônia +10; e Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC).