O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, entregou na tarde desta sexta, 8, mais de 70 equipamentos agrícolas para serem distribuídos nas comunidades Santa Bárbara, Santa Maria e Santa Luiza do Pentecostes, na Br 307. Também foram entregues duas retroescavadeiras para construção de açudes e tanques de piscicultura nas comunidades.
São kits de casa de farinha, despolpadeiras de açaí, debulhadeiras de milho, beneficiadoras de arroz, moenda de cana. Além das máquinas para construir açudes. O valor total da entrega é da ordem de R$1 milhão de emenda da ex deputada federal Perpétua Almeida.
O uso das máquinas, que são frutos de emenda do senador Márcio Bittar, e dos equipamentos será organizado pelas associações de produtores de cada comunidade em conjunto com a subprefeitura da localidade.
O deputado estadual Nicolau Jr. esteve presente na entrega e ressaltou o desempenho do prefeito Zequinha nas zonas urbana e rural.
” Eu tenho visto, desde o primeiro ano de mandato, o empenho do Zequinha não apenas aqui em Santa Luzia do Pentecostes, mas em toda zona rural de Cruzeiro do Sul, permitindo que pessoas que sonham em fazer seu tanque, recebam esse apoio. Zequinha está de parabéns pela atuação tanto na área urbana quanto rural e nós da Assembleia Legislativa também temos feito nossa contribuição para ajudar essa administração que está dando certo”, comentou o parlamentar.
O Presidente da Associação São Raimundo, seu Nelson de Souza Filho, falou sobre o significado da entrega.
“Estou muito orgulhoso do prefeito ter feito isso para nossa comunidade. Os produtores rurais vão se beneficiar muito. Agricultores que não tinham, agora têm recursos para fazer tanques e açudes. Isso será vital para a associação e ajudará muito a comunidade e os agricultores”.
Adriano Almeida, presidente da Associação Santa Maria, explica que mais de 200 famílias na região da 307 serão beneficiadas com as máquinas e equipamentos.
“O sentimento é de gratidão pela promessa cumprida pelo prefeito Zequinha Lima. Só tenho a agradecer em nome das comunidades Santa Maria, Santa Bárbara, Vila Santa Luiza e Ramal dos Carobas. Tudo isso que estão vendo é único chegando dentro das comunidades para facilitar a vida do produtor rural. Não há benefício individual; todos os equipamentos vão atender às associações, com quantidade em cada associação para atender à demanda local de cada comunidade”, pontua
Rosalina Oliveira, a Dona Moça é moradora de Santa Bárbara, e vai criar peixe no tanque feito com o maquinário.
“Nunca tive um açude antes. Vou ter agora graças a essa máquina que já está na minha casa e serei a primeira a usar. Choro de emoção por ter recebido essa máquina que estou esperando há 15 anos. Eu não dormi essa noite de tanta emoção porque esse vai ser o primeiro tanque, comprei 220 Agradeço ao prefeito Zequinha e à deputada Perpétua, que prometeram e cumpriram”, agradeceu
Francisco das Chagas, presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais – STR, agradeceu a Deus pela oportunidade.
“ Nós estamos aqui para agradecer e parabenizar o prefeito Zequinha Lima, a ex-deputada Perpétua, o deputado Nicolau Jr., que têm feito esforços para trazer investimento e melhorias para Cruzeiro do Sul”.
O subprefeito da Vila Santa Luzia do Pentecostes, Liberman agradeceu o empenho do prefeito Zequinha em favorecer os trabalhadores da zona rural.
“Quero agradecer a Deus por estar proporcionando isso na vida destas pessoas e ao Prefeito Zequinha Lima, por estar enxergando o que ninguém enxergou. Cada produtor atendido está muito grato porque muita pessoas não estão produzindo porque faltam equipamentos para produzir milho, arroz, farinha; tem tudo aqui hoje. Vai ser distribuído para a comunidade e vai servir o produtor. Agradecimento ao nosso prefeito Zequinha Lima”, disse ele.
Na manhã de 1º de novembro, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) reuniu-se para tratar do futuro dos Núcleos de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST) e da criação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Liderado pelo deputado Adailton Cruz (PSB), o encontro contou com a participação de representantes sindicais.
Adailton Cruz abriu a discussão questionando o futuro dos NASTs e buscando uma definição sobre a continuidade dessas unidades. O deputado também destacou a importância do novo Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador, fruto de uma parceria entre o governo estadual, a Secretaria de Administração (SEAD) e a Secretaria de Saúde (Sesacre).
A presidente do Spate, Alesta Amâncio, destacou a relevância dos NASTs para os trabalhadores, pedindo clareza sobre como eles serão integrados ao novo centro. Ela defendeu a manutenção dos núcleos como parte essencial do atendimento à saúde dos trabalhadores.
Doutor Samuel Macedo, do Sindicato dos Odontologistas do Acre, ressaltou a importância dos NASTs para a prevenção de problemas ocupacionais, defendendo seu funcionamento em conjunto com o novo centro. Ele sugeriu uma comunicação mais ágil para que as mudanças sejam compreendidas pelos trabalhadores.
A conselheira federal de Farmácia pelo Acre, doutora Isabela Sobrinho, destacou o papel complementar dos NASTs e do novo centro. Ela considerou o novo espaço um avanço que proporciona atendimento estruturado para servidores ativos e aposentados.
João Veraz, assessor jurídico da Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau), apontou a necessidade de fortalecer os NASTs para garantir a saúde física e mental dos profissionais, propondo atendimento prioritário para esses trabalhadores.
O vereador eleito Aiache, representando o secretário estadual de Saúde Pedro Pascoal, defendeu a expansão dos NASTs e enfatizou a importância de coletar dados sobre as principais demandas de saúde dos trabalhadores.
Ao encerrar a reunião, Adailton Cruz reafirmou o compromisso com o fortalecimento do Centro de Atenção à Saúde do Servidor e melhorias nos NASTs, destacando a importância de recursos adicionais para transformar o centro em uma unidade de referência para os servidores.
A gestão do prefeito Zequinha Lima, reconhecida pelo compromisso e sensibilidade em apoiar os fazedores de cultura e desportistas de Cruzeiro do Sul, abriu nesta sexta-feira, 1, as inscrições para a Comenda do Mérito Cultural Lins Sampaio. Sob a liderança de Lima, que prioriza a valorização e incentivo à cultura e ao esporte local, a prefeitura tem implementado políticas de fomento, como a execução das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, direcionadas ao fortalecimento do setor cultural na cidade.
A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura, liderada por Aldemir Maciel, que destacou o propósito da comenda como reconhecimento às personalidades e instituições que se distinguem por suas contribuições à cultura local. “Em 2024, a Comenda irá homenagear aqueles cuja relevância para a cultura de Cruzeiro do Sul é inquestionável”, afirmou Maciel.
As inscrições para a Comenda do Mérito Cultural Lins Sampaio podem ser realizadas até 29 de novembro, das 8h às 13h, na sede da prefeitura ou pelo e-mail comendalinssampaio2024@gmail.com . A cerimônia de premiação, com entrega de medalhas da classe Sênior ou Póstuma, está programada para dezembro deste ano.
“A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta sexta-feira, 1º de novembro, as inscrições para a Comenda do Mérito Cultural Lins Sampaio. Esta comenda homenageia aqueles que contribuíram ou continuam contribuindo para o fortalecimento da nossa cultura local. Qualquer cidadão pode fazer a indicação. Mais informações em www.cruzeirodosul.ac.gov.br.” — Aldemir Maciel, Secretário de Cultura
O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou o pagamento do Bolsa Qualificação para profissionais da saúde do estado. Com um valor de R$ 4.100 por servidor, o benefício contemplará mais de 7 mil funcionários estaduais, incluindo servidores efetivos, temporários, especiais e provisórios, além dos funcionários do Instituto de Gestão da Saúde no Acre (Igesac), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).
Inicialmente, o pagamento estava previsto para ser realizado em duas parcelas, mas foi antecipado e será feito em parcela única até o dia 11 de novembro. A medida tem como objetivo apoiar a qualificação dos trabalhadores da saúde pública, conforme o inciso III do art. 200 da Constituição Federal. O pagamento será restrito a uma concessão por servidor, excluindo ocupantes de cargos exclusivamente comissionados.
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou que a capacitação contínua dos servidores é uma prioridade para a gestão estadual, afirmando que o Bolsa Qualificação contribuirá para o aperfeiçoamento dos profissionais. Os recursos da bolsa serão financiados pelo Fundo Estadual de Saúde (Fundes), utilizando o orçamento previsto para 2024 e sem necessidade de créditos adicionais.