Connect with us

Política

Assembleia Legislativa do Acre terá gabinete para vereadores e prepara novo concurso público

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), anunciou a instalação de um gabinete para atender vereadores dos 22 municípios do estado. A iniciativa busca aproximar o Legislativo estadual das câmaras municipais e oferecer suporte aos parlamentares que cumprem agendas em Rio Branco.

“A Assembleia, se Deus quiser, vai inaugurar um gabinete que vai cuidar dos nossos vereadores, que vai dar atenção quando os vereadores vierem à nossa capital ou quando marcar uma agenda antecipada”, afirmou Nicolau. Segundo ele, o espaço contará com estrutura jurídica e de escritório para apoiar os mandatos locais. “Vai ter uma atenção especial aqui da nossa Casa em relação a esses vereadores do nosso estado todo.”

Durante encontro com jornalistas no projeto “Café com o presidente”, Nicolau destacou a importância da relação com a imprensa e outros setores. “Somente estabelecendo essa relação direta com os outros poderes e instituições, com a imprensa que tem um papel fundamental e com a sociedade civil, conseguiremos melhorar o nosso trabalho na Assembleia.”

Na mesma ocasião, Nicolau anunciou que a Aleac prepara um novo concurso público. Uma equipe foi formada para levantar, em 90 dias, os setores prioritários. Os dados sobre número de vagas, exigência de escolaridade e cronograma devem ser divulgados até julho. “Tem muitos servidores da Aleac se aposentando… por isso há essa necessidade também de renovar e realizar o concurso, de renovar novos quadros na Casa do Povo.”

Segundo ele, o trabalho da equipe vai nortear as próximas etapas. “Logo, logo, se Deus quiser, essa equipe vai ter finalizado todo esse trabalho de organização. E, se Deus quiser, vamos iniciar e dar o pontapé nesse concurso.”

Com informações do Notícias da Hora

Política

Rio Branco: Joabe propõe intermediação com FGB após protesto de quadrilhas juninas na Câmara

Published

on

Integrantes do movimento junino de Rio Branco protestaram nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal após a declaração da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) de que não haverá recursos para o calendário junino de 2025. O grupo reivindicou apoio do poder legislativo para garantir a realização do evento, que ocorre anualmente há 16 anos e é considerado um dos principais do calendário cultural da capital.

Durante a sessão, representantes das quadrilhas juninas se reuniram com vereadores para buscar alternativas. A presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, Francilene Santos, afirmou que o evento movimenta diversas comunidades e setores da economia local, como costureiras, músicos, técnicos de som e vendedores de alimentos. Segundo ela, a ausência de apoio financeiro compromete a realização de atividades como o concurso, o esquenta junino e os arraiais comunitários.

O presidente da FGB, Klowsbey Pereira, declarou que não haverá repasse financeiro este ano porque o movimento não conseguiu captar recursos via emenda parlamentar. Ele explicou que a prefeitura seguirá oferecendo apoio logístico, como estrutura de palco, som e banheiros químicos.

Diante da situação, o presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), anunciou que o legislativo vai intermediar o diálogo entre o movimento junino e a FGB. Segundo ele, a Câmara reconhece a importância cultural e econômica do evento e pode discutir o envio de emendas para apoiar a realização do calendário junino a partir do próximo ano.

A proposta de intermediação ocorre após mobilização dos grupos culturais e apoio de parlamentares como André Kamai (PT) e Neném Almeida (MDB), que participaram das discussões com os representantes do movimento. A Câmara deve continuar acompanhando o tema nos próximos dias.

Continue Reading

Política

Mailza destaca trajetória política e reforça compromisso com o Progressistas em evento com lideranças no Acre

Published

on

Durante ato realizado pelo Progressistas na sexta-feira, 11 de abril, a vice-governadora Mailza Assis discursou diante de lideranças do partido, prefeitos, parlamentares e militância, reforçando seu compromisso com a sigla e com o projeto político liderado pelo governador Gladson Cameli. O evento teve como foco a valorização da participação feminina na política e contou com manifestações públicas de apoio à possível candidatura de Mailza ao governo em 2026.

Mailza afirmou que a política é o caminho para transformar a realidade. “É através da política que nós vamos transformar, que nós vamos mudar. Se queremos mudança, precisamos acreditar na política e participar dela”, declarou. A vice-governadora também agradeceu a presença das mulheres e destacou o esforço necessário para a participação política. “Precisa muita força, muita garra, muita coragem pra tirar esse tempo que vocês tiraram pra estar aqui. Vocês estão contribuindo muito pra nossa política do Acre, pro nosso Progressistas”.

Ela comentou sobre o cenário eleitoral do próximo ano e disse que cada pessoa tem o direito de buscar espaço. “Todo mundo tem a liberdade, o direito; é um ato democrático. Aqui nós estamos fazendo a nossa missão, o nosso compromisso, o trabalho acima de tudo. Essa é a ferramenta que nós temos para fazer tudo isso. As possibilidades são diversas e imensas, mas o meu caminho está aqui, que é esse que eu estou trilhando, junto com meu partido e com o nosso governo, sob a liderança do governador Gladson”.

Durante o encontro, que havia sido adiado desde março, Mailza foi recebida com gritos de “governadora” e reafirmou que o Progressistas tem bases sólidas para continuar participando das decisões políticas do estado. “Temos todo esse conjunto de cargos, 14 prefeitos, vice-prefeitos, 69 vereadores, três deputados estaduais, federais, um governador e uma vice-governadora. Nós não podemos perder isso, lutamos muito para estar aqui”.

A ausência do governador Gladson Cameli foi justificada como parte de um planejamento anterior. No entanto, Mailza fez questão de reconhecê-lo como a principal liderança do projeto político. “Tudo isso aqui tem por trás nosso líder maior, o Gladson”, afirmou.

O evento também contou com falas de outras lideranças do partido, como o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, e o vice-presidente do Progressistas, Lívio Veras, que reforçaram o alinhamento da legenda com Mailza e sua pré-candidatura.

Continue Reading

Política

Deputado Nicolau Júnior visita a Serra do Divisor e destaca potencial do turismo no Acre

Published

on

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior, visitou a Serra do Divisor e destacou o potencial do turismo como ferramenta para o desenvolvimento econômico e valorização do território acreano. A visita foi divulgada por meio de um vídeo com linguagem moderna em suas redes sociais, com registros da caminhada por pontos turísticos da região.

Durante o percurso, Nicolau mostrou o Mirante, a Cachoeira do Amor e o Buraco Central, localidade registrada em 1938 pelo Conselho Nacional do Petróleo, com profundidade estimada de 700 metros. Em tom informal, o deputado compartilhou curiosidades e convidou o público a conhecer a região. “Estamos aqui em cima do Mirante, logo ali é o nosso país vizinho Peru […] essa é a nossa Serra do Divisor, espero que vocês tenham gostado e venham visitar o nosso Acre”, disse.

Ao final, ele reforçou a importância de valorizar o turismo para fortalecer a economia local e divulgar as riquezas naturais do estado. “Valorizar o turismo é também cuidar da nossa economia e mostrar pro mundo tudo o que temos de melhor aqui”, afirmou.

Continue Reading

Tendência