Comitiva de dirigentes de cooperativas do Acre e de Santa Catarina estiveram no município de Mâncio Lima no último sábado, 23, para visita técnica e intercâmbio com o objetivo de conhecer a experiência da cultura do café desenvolvida por produtores da Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Juruá – Coopercafé.
A Coopercafé foi instituída em 2021 e tem atualmente mais de 100 produtores de café associados, a cooperativa já contabiliza mais de um milhão e oitocentos mil pés de café plantados.
A iniciativa, segundo o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre, Valdemiro Rocha, se deve em razão da revolução que está acontecendo em Mâncio Lima com a produção de café.
“Nosso propósito foi apresentar aos diretores do Sistema OCB, que são também presidentes de cooperativas dos ramos saúde, agropecuário, crédito, de trabalho, entre outros, o que está acontecendo de bom na Coopercafé, uma cooperativa nova, com apenas três anos de fundação, mas que já apresenta excelentes resultados. Já temos outros casos de sucesso no Juruá com a produção de farinha e agora a produção do café está despontando, além disso, foi uma oportunidade de troca de experiências entre os diversos ramos do cooperativismo que tem crescido e se desenvolvido muito no Acre nos últimos anos, voltamos muito satisfeitos com tudo o que vimos!”, ressaltou.
O ex-senador da República Sibá Machado, que atualmente presta assessoramento técnico para algumas cooperativas do estado, demostrou otimismo com o processo produtivo do café no Vale do Juruá.
“Nos próximos dez anos o Acre deverá ter cerca de cinco mil hectares de café Robusta Amazônico plantados, o que pode gerar uma renda em torno de R$60 a 70 milhões de reais na agricultura familiar, e desde já estou muito alegre e feliz com o resultado deste trabalho que está sendo efetuado no nosso estado”, disse.
Admir Antônio Teston, membro do Conselho de Administração da CooperAlfa, de Chapecó em Santa Catarina, destacou de maneira positiva o trabalho desenvolvido na Coopercafé e na região do Juruá.
“Gostei muito da região, aqui é muito próspero e tem tudo para evoluir principalmente na questão do café que está no caminho certo, o cooperativismo tem que estar no sangue de todos aqueles que querem prosperar e ter uma qualidade de vida boa, uma renda boa e seguir em frente com suas atividades”, pontuou.
O Diretor do Ramo Trabalho da OCB e presidente da Servicoop, Aloísio Inácio, destacou que a experiência foi muito boa, porque viu que a cooperativa está se desenvolvendo através do café.
“Com certeza vai ser uma grande cooperativa, porque o caminho que ela está trilhando é o caminho da excelência, garantindo boa qualidade do seu produto e que principalmente tem mercado para o ano todo”, ressaltou.
O anfitrião, presidente da Coopercafé, ex-deputado Jonas Lima, agradeceu e parabenizou a equipe da OCB pela iniciativa da visita técnica e do intercâmbio entre as cooperativas.
Jonas Lima, o anfitrião e presidente da Coopercafé, expressou sua gratidão e estendeu seus parabéns à equipe da OCB pela valiosa iniciativa de promover a visita técnica e facilitar o intercâmbio entre as cooperativas.
“Quero agradecer em nome do presidente Valdemiro Rocha a todos que participaram do intercâmbio no Vale do Juruá, uma oportunidade singular de trocar experiências com presidentes de cooperativas que já estão há bastante tempo em atuação nas diversas áreas, pudemos apresentar um pouco do nosso trabalho na Coopercafé e trocar experiências com os visitantes.
Participaram do intercâmbio no Vale do Juruá Manoel Valdemiro Francalino da Rocha, Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre – OCB AC; Edilson Alves de Araújo, Vice-presidente da CapitalCredi e Presidente da Cooperbeef, Secretário-geral da OCB AC e Diretor do Ramo Agropecuário da OCB AC; Jorge Melo de Lima, Presidente da Coopermóveis, Diretor do Ramo Produção da OCB AC; Aloísio Inácio da Silva, Presidente Servicoop, Diretor do Ramo Trabalho da OCB AC; Sebastião Machado de Oliveira – colaborador da Cooperacre, Coopel e Coopercafé; Admir Antônio Teston – Membro do Conselho de Administração da CooperAlfa, em Chapecó, Santa Catarina; Rodrigo Forneck – Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/Sescoop Acre, também participou do encontro de por videoconferência o presidente da Unimed Rio Branco, Diretor do Ramo Saúde da OCB, Antônio Hebert Militão.
Texto: Bruna Rosa e Andréia Oliveira Fotos: Comunicação Prefeitura de Mâncio Lima
O teólogo frei Clodovis Maria Boff lançou na manhã deste domingo, 24, seu mais novo livro “Por uma teologia com perfume de Cristo: Lições de um Ancião”, em Rio Branco. O evento foi realizado no Santuário de São Peregrino, após a Santa Missa.
O novo livro marca a conclusão de uma trilogia do autor, que conta com os títulos “A Crise da Igreja Católica e a Teologia da Libertação” e “Por uma Igreja em Subida”. Ele explica como cada uma das obras se completa. No primeiro livro lançado, o objetivo era questionar os motivos que levam aos atuais conflitos entre tradicionalistas e espiritualistas, entre renovação e libertadores, na Igreja, por exemplo. “Por quê falo de crise? Porque falta nos unirmos em torno de Cristo. Cristianismo é Cristo”.
O segundo livro leva a pensar na solução para essa crise apontada pelo autor. “Como se sai daí? Orando, lendo a palavra de Deus, se convertendo, cumprindo penitência. As pessoas querem mudar o mundo, mas precisam mudar a si mesmas primeiro. Vamos nos ajoelhar, orar e adorar a Cristo”.
Por fim, o lançamento da obra “Por uma teologia com perfume de Cristo: Lições de um Ancião”, que fecha a trilogia de livros, ajuda o leitor a entender a fé com mais clareza. Frei Clodovis também critica aqueles que usam a teologia de forma partidária e ideológica.
“Cada um hoje, sobretudo nesse mundo pluralista, caótico, precisa entender para defender a sua fé. E esse livro pretende ajudar nisso. Ele fala sobre a teologia. Ela não pode ser ideológica, não pode ser partidária. A teologia é da verdade. É para isso que vem o terceiro livro: para os teólogos não serem ideólogos, mas sim teólogos, ou seja, estudiosos de Deus”, aponta.
Nascido em 1944, em Concórdia, no estado de Santa Catarina, frei Clodovis Boff iniciou a sua vida a serviço da Igreja ainda muito jovem. Estudou na Bélgica, no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros, sem nunca largar a missão de servir a Deus.
Mora no Acre desde 2019 e pode ser encontrado no Santuário de São Peregrino, nas noites de sábado e domingo, quando celebra a Santa Missa, às 19h. Atualmente, Clodovis Boff vive como monge, ou seja, tem dias mais reclusos no Convento São Filipe, da Ordem dos Servos de Maria. Ele explica o que isso significa na prática.
“Celebro missas na paróquia ou nas capelas. Como a tradição monástica também é de hospitalidade, eu acolho pessoas que venham se confessar, procurar orientação espiritual, tirar dúvidas da fé, lá no convento. Porém, eu fico mais recolhido e me dedicando à oração e ao trabalho intelectual de escrever”, destaca.
O escritor, teólogo e filósofo já publicou inúmeras obras. Ao recordar toda sua trajetória, ele conclui que seus pensamentos e teorias mudaram ao longo dos anos. “Já escrevi uns 30, 40 livros. Alguns, lá do começo, muito pretenciosos. Agora, escrevi esses últimos com mais maturidade. Afinal, 81 anos não são brincadeira. São 40 anos de magistério teológico. Então, a gente fica mais centrado no principal. Eu me sinto mais maduro agora que estou aprendendo a verdadeira teologia”, finaliza.
O livro “Por uma teologia com perfume de Cristo: Lições de um Ancião” ficará disponível para venda na secretaria do Santuário de São Peregrino.
Inscrições abertas: 1ª Feira de negócios do audiovisual da Amazônia Criativa convoca cineastas da região norte
A iniciativa valoriza a diversidade regional, de gênero e étnico-racial, adotando sistema de cotas em suas seleções e abrindo espaço para novos talentos e olhares.
Profissionais do audiovisual da Região Norte do Brasil têm até 27 de agosto para garantir sua participação na 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa, que acontecerá em Macapá entre os dias 23 e 27 de setembro de 2025. O evento, que promete ser um marco para o setor na região, já confirmou a presença de grandes players como Amazon Studios e Canal Brasil, oferecendo uma oportunidade única de conexões, formação e visibilidade para as potentes narrativas amazônicas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo perfil oficial da Duda Filmes no Instagram: @dudafilmesap. Podem se inscrever projetos nas categorias de longa e série (ficção ou documentário), além de interessados no curso de engenharia da produção e na oficina de acessibilidade para o audiovisual.
Realizada pela Duda Filmes e pelo Instituto Amazônia Criativa, o evento conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado do Amapá e do Ministério da Cultura (Minc).
Com o tema “A primavera do audiovisual da Amazônia”, a Feira se posiciona como uma plataforma estratégica para fortalecer a economia criativa e consolidar o Norte no mapa do audiovisual brasileiro.
A 1ª Feira de Negócios do Audiovisual da Amazônia Criativa reunirá importantes instituições e players, como: Amazon Studios, Canal Brasil, Canal Curta!, Projeto Paradiso, Descoloniza, Atena, Transforma, Olhar Brasil, Moveu Filmes, Araçá Filmes, Borboleta Filmes, além do apoio essencial da API (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e da CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste).
Programação
A programação da Feira, que será divulgada nos próximos dias, contará com pitchings (apresentações de projetos), rodadas de negócios, oficinas, masterclass, mesas de debate, curso engenharia da produção e oficina de acessibilidade no audiovisual, reunindo produtores, roteiristas, diretores e realizadores independentes dos sete estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O destaque será a seleção de 10 projetos audiovisuais para participar dos pitchings (apresentações de vendas de projetos cinematográficos), com participação de players nacionais do setor. Cada estado da região Norte terá um projeto selecionado, com exceção do Amapá (estado-sede), que contará com quatro. Porém, nas rodadas de negócios poderão ser selecionados um número maior de projetos.
Os realizadores selecionados dos demais estados terão logística completa garantida (passagens, hospedagem e alimentação) para participar do evento.
A iniciativa valoriza a diversidade regional, de gênero e étnico-racial, adotando sistema de cotas em suas seleções e abrindo espaço para novos talentos e olhares. Além disso, os melhores projetos nas categorias de longa-metragem e série (ficção e documentário) serão premiados com troféus, certificados e mentorias exclusivas com profissionais do mercado nacional, como Plataforma Transforma e Projeto Paradiso.
SERVIÇO
Inscrições gratuitas: Até 27 de agosto para rodadas de negócios, pitching, curso de engenharia da produção e oficina de acessibilidade para o audiovisual.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Articulação Institucional, promoveu reunião com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, para discutir medidas de reforço à segurança nas unidades de saúde e tratar de temas pontuais da capital, como os furtos de fios de postes.
O encontro contou com a presença do vereador Samir Bestene, que se colocou à disposição para propor, na Câmara Municipal, um projeto de lei que formalize um mecanismo de cooperação entre a Saúde de Rio Branco e a Segurança Pública do Estado, com o objetivo de otimizar a rede de atenção básica garantindo mais segurança à população.
O secretário de Saúde e Articulação Institucional, Rennan Biths, ressaltou a importância da união entre as instituições: “O diálogo entre Prefeitura, Estado e Câmara é essencial para que possamos oferecer respostas mais ágeis e efetivas. Essa cooperação fortalece a rede de saúde e contribui diretamente para a segurança de quem trabalha e de quem busca atendimento nas nossas unidades.”
O vereador Samir Bestene reforçou o compromisso de contribuir, no legislativo, com iniciativas que assegurem maior segurança à capital, agradecendo aos secretários pela articulação. Já o secretário José Américo Gaia se colocou à disposição para apoiar as iniciativas e informou que a pasta deve elaborar um estudo para verificar o melhor formato de cooperação. Ele também ressaltou que recentemente foi realizada uma operação para apurar furtos de fios de postes e que a segurança pública segue acompanhando de perto esses casos.
Mesmo sem estar presente na reunião, o prefeito Tião Bocalom celebrou a articulação e destacou o compromisso da gestão com a população: “Nosso maior dever é cuidar das pessoas. Essa parceria com a Câmara Municipal e o Governo do Estado mostra maturidade política e garante que a população e os servidores da saúde tenham mais tranquilidade e segurança no dia a dia.”