O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou dados mostrando uma redução de mais de 50% no número de focos de queimadas no Acre durante o mês de setembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em setembro de 2022, o estado registrou um total de 6.693 focos de queimadas, enquanto em setembro de 2023, esse número caiu para 3.075, uma diminuição considerável.
Essa melhoria pode ser atribuída a iniciativas governamentais, como o decreto emitido pelo governador Gladson Cameli em julho de 2023, que declarou situação de emergência ambiental devido a diversas questões ambientais, incluindo queimadas e desmatamento ilegal. Além disso, a conscientização pública tem desempenhado um papel importante na redução das queimadas, à medida que as pessoas se tornam mais conscientes dos impactos negativos desses eventos.
Embora represente um progresso positivo, é fundamental destacar que existe uma demanda significativa para garantir a conservação das florestas e a persistente redução das queimadas.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente do estado, deve prosseguir com seus esforços para reforçar as ações de fiscalização e aumentar a conscientização. Essa cooperação contínua é essencial para promover um ambiente mais saudável e sustentável não apenas para o estado, mas para todo o planeta.
“A gente não quer o garimpo invadindo o nosso território.” O alerta feito por Francisco Piyãko, liderança Ashaninka e coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), resume a preocupação que voltou a crescer na fronteira entre Acre e Peru após a denúncia apresentada pela ORAU sobre novos registros de atividades minerárias na região da rodovia UC-105. A área, que já enfrenta pressões por abertura irregular de estradas, concessões florestais e presença de grupos ligados ao narcotráfico, é considerada estratégica para os povos do Ucayali, do Alto Tamaya e do Alto Juruá.
A denúncia mais recente foi divulgada pelo pesquisador e diretor da Propurus, Iván Brehaut, em reportagem publicada no portal peruano epicentro.tv. Segundo a apuração, uma concessão de 500 hectares para exploração mineral foi autorizada pelo INGEMME, órgão peruano, em plena zona florestal do Ucayali, sobrepondo-se a áreas destinadas ao uso sustentável e próximas ao traçado da UC-105. A concessão foi registrada em nome de quatro empresários peruanos, acendendo o sinal de alerta entre organizações indígenas e socioambientais de ambos os países.
Ponto de garimpo ilegal identificado na área de influência da UC-105, com equipamentos improvisados e alteração do solo em região de floresta densa
Para os povos da fronteira, a descoberta não é um evento isolado. A região contabiliza há anos a presença de pistas clandestinas, aumento de cultivos ilegais de coca, circulação de mochileiros ligados ao tráfico e abertura irregular de ramais. Desde 2019, organizações como Apiwtxa, Sawawo, ACC-Yurúa e ORAU denunciam que trechos da UC-105 vêm sendo abertos por madeireiras e grupos ilegais, aproximando máquinas e frentes de exploração a menos de 11 km da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo.
A manifestação da ORAU, organização indígena peruana ligada à AIDESEP, divulgada pelo site peruano, motivou uma resposta direta das lideranças do lado brasileiro. Piyãko afirma que o monitoramento é permanente e envolve a Comissão Transfronteiriça formada por organizações dos dois países. “A gente tem acompanhado esse movimento e estamos sim numa posição firme, clara, através da Comissão Transfronteiriça e também como organização aqui da região do Juruá, para proteger essa região”, disse.
Segundo ele, as ameaças são contínuas e se renovam com frequência. “Cada dia que passa você percebe que questões novas vão aparecendo também aqui nesta região”, afirma a liderança.
Imagem de satélite mostrando a localização da concessão minerária e, fora dela, a área de exploração reportada – Fonte: ODDA-PROPURUS
Uma região vital para povos, rios e nascentes
Na fala de Piyãko, a importância da área vai muito além do território imediato das comunidades indígenas. Ele destaca que as ameaças que avançam sobre o Juruá e o Ucayali atingem sítios ambientais, culturais e espirituais fundamentais para toda a região transfronteiriça.
“Estamos reafirmando a importância dessa região. É uma região que tem pautas que estão alinhadas com o contexto global. Nós estamos há muito tempo dizendo que aqui são nascentes de rios, que essas águas são importantes para a vida de quem está aqui. Nós estamos falando de floresta, estamos falando da biodiversidade, estamos falando das espécies que estão aqui nessa região, que são únicas daqui. Nós estamos falando de uma região que é um sítio sagrado de todos os povos”, afirma.
Comunidade Apiwtxa, Acre (Foto: Arison Jardim)
Ele acrescenta que o Alto Juruá e o lado peruano estão mapeados como territórios de alta diversidade, com áreas protegidas e terras indígenas reconhecidas por lei, incluindo reservas extrativistas e o Parque Nacional da Serra do Divisor. Esses marcos legais deveriam garantir proteção, mas, segundo as comunidades, têm sido sistematicamente pressionados por interesses econômicos externos.
A escalada de crimes ambientais e territoriais
Piyãko aponta que o problema da mineração ilegal na UC-105 se conecta a um conjunto mais amplo de atividades ilícitas que afetam a região. A presença de pistas clandestinas, circulação de drogas e avanço de grilagem e concessões florestais sem controle institucional compõem o cenário descrito pelas lideranças.
“Estamos questionando que muitas ameaças estão acontecendo aqui dentro e que o Estado precisa tomar providências. Providência que é tirar o narcotráfico da região, o crime organizado, porque está tudo mapeado, todo mundo sabe onde estão as pistas de pouso, onde está o plantio e as indústrias dentro da floresta.”
É nesse contexto que a mineração ilegal surge como mais um vetor de pressão. Para os povos do Juruá, o risco associado ao garimpo, que é histórico em várias regiões da Amazônia, inclui contaminação das águas, entrada de grupos externos e desestruturação social, especialmente em áreas próximas a terras indígenas e unidades de conservação.
Por isso, a afirmação de Piyãko é direta: “Estamos alertando disso, a gente não quer o garimpo invadindo o nosso território, a nossa região.”
A disputa pelo discurso do desenvolvimento
Piyãko enfatiza que grandes empreendimentos têm sido apresentados como propostas de integração entre Peru e Brasil, mas que, na forma como surgem, ignoram direitos básicos das comunidades. Segundo ele, há tentativas de convencer a população de que estradas e projetos associados gerariam benefícios, sem que haja consulta ou participação dos povos afetados. Nos últimos meses, o governo do Acre voltou a manifestar interesse em viabilizar uma ligação terrestre com o Peru pela região de Marechal Thaumaturgo, recolocando o tema da integração fronteiriça na pauta estadual.
“Nós não somos contra desenvolver, mas o desenvolvimento tem que vir com a proteção”, Francisco Piyãko (Foto: Arison Jardim)
“Tem um movimento forte tentando manipular, tentando enganar a população, dizendo que vamos fazer um processo de desenvolvimento a partir de integração com os países. (…) Agora, eles querem fazer uma integração passando por cima de direitos”, declara Piyãko.
Para o coordenador da OPIRJ, esse modelo não atende nem à legislação vigente nem às necessidades da região. Ele reforça que não há oposição ao desenvolvimento em si, mas sim ao formato que desconsidera direitos e desprotege territórios sensíveis. “A gente sabe que é preciso, nós não somos contra desenvolver, mas o desenvolvimento tem que vir com a proteção, a garantia de direitos de quem mora aqui.”
Piyãko reforçou que o problema central não está apenas na atividade ilegal que avança sobre a fronteira, mas no próprio modelo de estrada que vem sendo imposto sem diálogo com os povos da região. Segundo ele, o traçado atual não oferece garantias nem estabilidade às comunidades.
A defesa dos direitos como eixo central
Ao tratar do papel das organizações indígenas do Juruá e do Ucayali, Piyãko ressalta que a luta hoje é pelo cumprimento das leis que já existem, especialmente aquelas que regem territórios indígenas. “Nós estamos falando de consulta livre, prévia, informada, para tudo que envolve essa região e o nosso território.”
“A gente não aceita mais, seja o formato que for, ser escravo de sistemas que olham somente para o lucro”, Francisco Piyãko (Foto: Arison Jardim)
O chamado, afirma, é para que nenhum direito seja violado em nome de falsas promessas ou interesses externos que não dialogam com o modo de vida local: “A gente quer todos protegidos. Não adianta fazer um desenvolvimento que não respeite as características de cada município, os valores desses municípios de fronteira e trazendo de fora um modelo para impor aqui um sistema capitalista do controle, do patrão, do cativeiro, como foi no passado.”
Piyãko reforça uma fala que sintetiza a posição de décadas de luta dos povos da floresta contra modelos que repetem ciclos de exploração e desigualdade. É, ao mesmo tempo, um recado aos governos, às empresas e à sociedade: “A gente não aceita mais, seja o formato que for, ser escravo de sistemas que olham somente para o lucro, passando por cima das pessoas, passando por cima das vidas, passando por cima de tudo. Isso é política que não se aplica mais, porque essas não deram certo em lugar nenhum do mundo, a não ser enriquecer uns e destruir os outros.”
O selo Carne Baixo Carbono, lançado em 16 de novembro durante a COP30 em Belém, estabelece um protocolo de produção destinado a identificar pecuaristas que aplicam práticas voltadas à redução de emissões de gases de efeito estufa. A certificação foi apresentada pela Embrapa Gado de Corte em parceria com a MBRF e com apoio da ONG Amigos da Terra Amazônia Brasileira, com o objetivo de criar um padrão nacional para propriedades que conciliam produtividade com balanço reduzido de carbono.
O pesquisador Roberto Giolo de Almeida explicou, em entrevista ao programa DBO Destaca, que o sistema parte de critérios técnicos definidos para medir emissões, avaliar o manejo das pastagens, verificar o controle zootécnico e confirmar o uso de tecnologias que reduzam impactos ao longo do ciclo produtivo. Segundo ele, a proposta é que as fazendas certificadas passem por auditoria para validar indicadores que incluem eficiência na engorda, manejo adequado do solo, recuperação de áreas degradadas e rastreabilidade dos animais. O pesquisador afirmou que o protocolo “valoriza produtores que já trabalham com práticas alinhadas à mitigação de carbono e orienta quem ainda está em fase de adaptação”.
O selo foi estruturado para garantir que os dados de cada propriedade sejam analisados a partir de parâmetros científicos desenvolvidos pela Embrapa. Durante a apresentação, Roberto Giolo detalhou que o processo de adesão envolve etapas de diagnóstico, adequação do sistema produtivo e certificação externa. Ele observou que a iniciativa também pretende incentivar investimentos em manejo de pastagens, alimentação balanceada e gestão mais precisa das etapas de produção, fatores que influenciam diretamente as emissões por arroba produzida.
Os pecuaristas que aderirem ao protocolo terão acesso a bonificações previstas para a carne certificada, conforme informou o pesquisador. A expectativa é que frigoríficos e compradores passem a remunerar de forma diferenciada o produto oriundo de sistemas com menor emissão. Roberto destacou que “o selo cria uma oportunidade de reconhecimento para propriedades que atuam com base em eficiência e podem demonstrar redução consistente do impacto ambiental”.
A implementação do Carne Baixo Carbono ocorre no contexto de expansão de protocolos sustentáveis na pecuária brasileira e em meio à presença crescente do tema nas negociações internacionais. A COP30 abriu espaço para que iniciativas de mensuração e redução de emissões no setor ganhassem visibilidade e despertassem interesse de compradores externos. A Embrapa avalia que a certificação pode ampliar o acesso da pecuária brasileira a mercados que exigem comprovação de práticas ambientais.
O anúncio do selo também reforça a tendência de integração entre produção e metas climáticas. A avaliação da instituição é que sistemas mais eficientes resultam em menor emissão por unidade produzida, além de contribuir para a recuperação de áreas de pastagem e melhoria do desempenho econômico das fazendas. A certificação funciona como uma ferramenta para demonstrar resultados objetivos e facilitar a comunicação entre produtores, frigoríficos e consumidores.
Francisco Piyãko, liderança Ashaninka e coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), avaliou a participação das organizações indígenas da região na COP30, realizada em Belém do Pará, e afirmou que as discussões climáticas reforçam a urgência de proteger uma das áreas mais conservadas da Amazônia: o território transfronteiriço do Juruá. Segundo ele, os debates globais e locais mostraram que a crise climática já afeta rios, biodiversidade e comunidades, enquanto interesses econômicos continuam pressionando as regiões de floresta. “A gente viveu esses dias de COP muito intensamente, acompanhando os debates em nível global e as preocupações com essa pauta climática”, afirmou.
Piyãko destacou que a região do Juruá se tornou referência por manter condições ambientais que, em grande parte da Amazônia, já foram perdidas. Ele citou o monitoramento realizado pela Comissão Transfronteiriça entre Brasil e Peru, que acompanha as nascentes do rio Juruá para detectar atividades ilegais de desmatamento, garimpo, contaminação por mercúrio ou exploração de petróleo. “Aqui ainda estamos num rio bem protegido, as águas ainda estão limpas, ainda não tem mercúrio e nem petróleo dentro dessas águas”, disse. O líder alertou, porém, que o avanço de estradas ilegais, retirada de madeira, narcotráfico e facções coloca a região sob ameaça crescente.
Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, Acre, Povo Ashaninka, fronteira com o Peru (Foto: Arison Jardim)
A configuração territorial pode ser observada no mapa da OPIRJ, que reúne Terras Indígenas e Unidades de Conservação em ambos os lados da fronteira. O território forma um bloco contínuo de áreas protegidas que inclui povos Ashaninka, Kaxinawá, Nukini, Nawa, Jaminawa, Katukina, Poyanawa e outros, além do Parque Nacional da Serra do Divisor. Esse conjunto cria uma barreira ambiental estratégica entre o Acre e o Peru, com imensa concentração de nascentes e redes hidrográficas que alimentam o Juruá. A presença de grandes extensões de floresta preservada explica por que a região ainda mantém rios limpos e ecossistemas funcionando de forma integrada, ao contrário de outras áreas da Amazônia onde o garimpo e o desmatamento avançaram.
Segundo Piyãko, esse mosaico de proteção também é a razão pela qual a região é alvo de exploração. O mapa mostra que todas as Terras Indígenas da OPIRJ estão localizadas em pontos críticos de invasão ou rota de escoamento de atividades ilícitas, especialmente próximo à fronteira. Ele afirmou que, embora a área esteja legalmente protegida, a ausência do Estado facilita a entrada de grupos ligados ao crime ambiental. “Quanto mais o Estado tá ausente, mais vulnerável fica, e aí se instala a ilegalidade”, disse. A OPIRJ tem intensificado a denúncia de ameaças, compartilhando informações com órgãos responsáveis no Brasil e no Peru.
O dirigente destacou ainda que o objetivo das organizações é evitar que o Juruá repita trajetórias de degradação já vistas em outros territórios da Amazônia. Piyãko citou casos como Yanomami e Munduruku, onde o garimpo ilegal provocou impactos severos. “É muito preocupante pra gente. A gente vai se posicionar, vai trabalhar pra que não se tenha essas atividades na região”, disse.
Para Piyãko, o debate na COP30 reforça a necessidade de que os governos reconheçam o valor estratégico da região do Juruá, não apenas por sua biodiversidade, mas pelo papel que exerce na estabilidade climática do planeta. Ele afirmou que as organizações indígenas continuarão cobrando ações do Estado para garantir que os direitos territoriais e ambientais sejam respeitados. “A gente não vai deixar de lutar”, concluiu.
Comunidade Apiwtxa, Povo Ashaninka (Foto: Arison Jardim)
Avanço do desmatamento no lado peruano expõe risco crescente para o Juruá
As imagens de satélite comparando 2021 e 2025 revelam um avanço consistente e acelerado do desmatamento ao longo da UC-105, no lado peruano, exatamente na região que se aproxima da fronteira com o Acre. O que em 2021 ainda aparecia como floresta contínua, com pequenos clareamentos e um traçado sinuoso de ramais, transformou-se em 2025 em grandes manchas de derrubada, estradas abertas em formato de espinha de peixe, novos acessos e áreas contínuas de solo exposto. Em diversos pontos, as fotografias mostram o surgimento de acampamentos, pátios de extração e áreas que sugerem uso para atividades ilícitas — dinâmica já identificada no Peru por investigações jornalísticas e pelos monitoramentos citados no dossiê da estrada Nueva Italia–Breu e pelo relatório sobre pistas clandestinas e coca na zona Ucayali–Brasil.
Acampamento ao longo da UC-105, Peru, na fronteira com o Acre
Essas mudanças confirmam o alerta repetido pelo Comitê Transfronteiriço Yuruá–Alto Tamaya–Alto Juruá, cuja última declaração formal — assinada por lideranças do Peru e do Brasil — já apontava que a UC-105, aberta sem consulta prévia e sem estudos ambientais, tornou-se corredor para atividades ilegais que pressionam territórios indígenas, áreas de conservação e regiões com presença de povos isolados. O documento registra a expansão de ramais não oficiais, o uso do traçado por madeireiros e narcotráfico, e o risco direto à Terra Indígena Ashaninka do Rio Amônia e à comunidade de Sawawo no Peru.
Francisco Piyãko, nas entrevistas do documentário “Opirj – A luta na defesa dos direitos e da floresta”, reforça que o avanço da UC-105 não é apenas uma questão ambiental, mas um problema de segurança territorial. Ele explica que a estrada está sendo usada como vetor de invasões e de circulação ilegal entre Peru e Brasil, criando um cenário que pode se replicar dentro do Acre se a fronteira do Juruá não for protegida. A fala de Piyãko se alinha ao alerta do diretor da ProPurús, Iván Brehaut, que descreve a UC-105 como “particularmente perigosa”, já que combina abertura irregular de vias, pistas clandestinas, tráfico de drogas e tentativa de se aproximar deliberadamente do marco internacional do Igarapé 40 para pressionar o lado brasileiro.
Grande desmatamento ao longo da UC-105
Os estudos da Conservation Strategy Fund (CSF) ampliam esse diagnóstico ao mostrar que o desmatamento provocado por projetos viários nessa fronteira tende a se expandir rapidamente. Apenas no Peru, a estimativa é de mais de 24 mil hectares de floresta primária destruídos em decorrência da rodovia Pucallpa–Cruzeiro do Sul — sem contar a perda de carbono, a pressão sobre a Reserva Territorial Isconahua e os impactos sobre populações indígenas em isolamento voluntário . O documento técnico detalhado confirma que a estrada atrairia ainda mais atividades ilegais, reorganizaria o trânsito de mercadorias e ampliaria a vulnerabilidade de toda a calha do Juruá à violência transfronteiriça.
Proposta de integração via Marechal Thaumaturgo reacende alerta sobre pressão na fronteira
Neste mesmo momento em que lideranças indígenas alertaram para o avanço do desmatamento no lado peruano da fronteira, o governo do Acre reafirmou o interesse em viabilizar uma rota internacional passando por Marechal Thaumaturgo, com o objetivo de conectar o Vale do Juruá ao Peru. A proposta, apresentada pelo secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, em entrevista ao jornalista Itaan Arruda, no AC24Agro, na última semana, prevê uma ligação viária entre o município acreano e a cidade de Atalaia, a menos de 100 quilômetros da fronteira, retomando uma antiga ideia de rodovia e abrindo caminho para integração comercial com a região peruana de Ucayali.
Pontos de desmatamento e pistas de pouso ao longo da região da UC-105 (Imagens Google)
Brandão argumentou que o projeto busca enfrentar o isolamento histórico das populações de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, que enfrentam dificuldades de abastecimento durante as secas devido ao alto custo do transporte aéreo e à limitação da navegação no Juruá. Ele afirmou que a rota poderia favorecer intercâmbio econômico com o Peru, facilitar o escoamento da produção regional e reduzir custos logísticos, além de atender a demandas de comunidades indígenas peruanas por acessibilidade. Segundo ele, o governo pretende realizar reuniões com comunidades tradicionais para discutir o traçado e evitar interferências em terras indígenas ou unidades de conservação.
A retomada do projeto ocorre no momento em que imagens de satélite mostram que a expansão da Estrada UC-105, do lado peruano, tem impulsionado abertura de ramais, clareiras e ocupações ao longo da fronteira. A proposta de integração recoloca no centro do debate a necessidade de coordenação entre políticas de infraestrutura e estratégias de proteção ambiental e territorial. As imagens recentes e o histórico de pressões associadas à UC-105 reforçam que qualquer nova rota na região precisa considerar a dinâmica já instalada no lado peruano, onde ramais abertos sem controle avançam na direção do limite com o Brasil. Para as organizações indígenas, esse cenário torna essencial que decisões sobre integração internacional sejam acompanhadas de monitoramento permanente, participação das comunidades e garantias de que novas conexões não ampliem o risco sobre uma das regiões mais preservadas do país.
O conjunto dos dados, das imagens e dos depoimentos reforça que as mudanças que hoje acontecem na UC-105 atingem diretamente a região que Francisco Piyãko chama de “zona de responsabilidade compartilhada”. É ali, na fronteira entre Acre e Ucayali, que a OPIRJ, as comunidades do Juruá e o Comitê Transfronteiriço têm concentrado seus esforços para garantir que o Acre não repita, no lado brasileiro, o mesmo cenário de descontrole que se observa do outro lado da linha internacional.
Documentário da OPIRJ mostra por que a defesa do território é urgente
O documentário “OPIRJ – A luta na defesa dos direitos e da floresta”, lançado em setembro deste ano, aprofunda a história da mobilização indígena na fronteira Acre–Ucayali e os impactos de projetos viários sobre territórios sensíveis da região. A obra reúne depoimentos, decisões judiciais, diagnósticos socioambientais e registros do Comitê Transfronteiriço Yuruá/Alto Tamaya/Alto Juruá, que há anos denuncia a reabertura ilegal da estrada peruana UC-105 e seus efeitos sobre áreas indígenas e zonas de povos em isolamento.
O filme mostra como a OPIRJ, a Apiwtxa, a ORAU, a ProPurús, a Upper Amazon Conservancy e outras organizações têm atuado conjuntamente para conter o avanço de ramais clandestinos, pistas ilegais e dinâmicas do narcotráfico na fronteira. O documentário também apresenta o estudo da Conservation Strategy Fund (CSF), que identificou prejuízo social de cerca de R$ 960 milhões caso a rodovia Pucallpa–Cruzeiro do Sul fosse construída, além de destacar os impactos sociais sobre jovens e comunidades que vivem sob pressão crescente.
Para quem deseja entender por que Francisco Piyãko insiste que “a união é o caminho para defender nossos territórios”, o documentário se torna uma peça essencial. Ele mostra, em detalhes, o que está em jogo quando grandes intervenções viárias avançam sem consulta prévia e quando o desmatamento descontrolado — como o observado na UC-105 — ameaça cruzar a fronteira e atingir uma das regiões mais preservadas do Acre.