A Prefeitura de Rio Branco iniciou, nesta segunda-feira (16), a entrega de kits com caixas d’água de 1.000 litros e boias de alta vazão para famílias de baixa renda da capital. A ação faz parte do projeto “Água Para Todos”, desenvolvido pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e viabilizado por meio de recursos do edital da Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) da Comarca de Rio Branco.
O projeto tem como objetivo garantir acesso à água potável e melhorar as condições de armazenamento em residências que não possuíam reservatórios adequados. Os critérios para seleção das famílias incluem cadastro no Programa Bolsa Família (CadÚnico) e a inexistência de reservatório nas residências.
De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, o projeto busca assegurar qualidade de vida às famílias atendidas. “Nosso compromisso é garantir que nenhuma família fique sem acesso à água potável. Com o projeto ‘Água Para Todos’, conseguimos levar dignidade, saúde e qualidade de vida para centenas de moradores que viviam sem um reservatório adequado”, afirmou.
A entrega dos kits contempla mais de 200 famílias em diversos bairros da capital. Além da distribuição, a instalação das caixas e das boias é feita diretamente na rede do Saerb, garantindo que os moradores passem a ter uma reserva de água eficiente.
Moradores beneficiados relataram as dificuldades enfrentadas antes da instalação dos equipamentos. Maria Gerci Perez Kaxinawá, do bairro Ayrton Senna, explicou que armazenava água em uma geladeira inutilizada, o que não supria as necessidades da casa. “Agora vou poder armazenar mais água e por mais tempo”, disse.
Dayane Bessa da Silva, também moradora da região, destacou a importância do reservatório. “Só com balde não dava para tomar banho, arrumar a casa e fazer comida. Agora, com a caixa, vai ser difícil ficar sem água”, afirmou.
Odenilson Campos, outro beneficiado, disse que esta é a primeira vez que possui uma caixa d’água em casa. “A minha ligação era direta e não tinha como economizar água e nem reservar. Fico muito feliz e só tenho a agradecer à prefeitura”, declarou.
As entregas seguem até o fim de junho ou até que todas as unidades previstas sejam distribuídas.