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Cultura

AS DUAS CARAS DE HELOY DE CASTRO É UMA SÓ, MÚSICA.

Foi Demais pra Mim é o novo CD duplo de Helóy de Castro que será lançado no dia 17

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Foto: Divulgação

João Veras
I – Foi Demais pra Mim é o novo CD duplo de Helóy de Castro que será lançado no dia 17 próximo no Studio Beer, em Rio Branco. Não preciso dizer que será uma festa. Digo que será mais que isso. Será uma celebração à vida num turvado tempo de morte e silêncios perplexos. E um antídoto para este tempo, só a música!

Durante a pandemia, Helóy tinha certeza que ia morrer. Que o seu mundo finalmente chegaria ao fim. Que não tinha jeito. E foi logo dando o nome ao que seria a sua última obra: Foi demais pra mim. Mais que um nome de música, um epitáfio. O resumo da obra, da vida. Um balanço final. Com isso, ele só queria ficar mais tempo aqui depois da partida. Nada como uma obra de arte largada ao mundo com seus próprios pés. Nem precisava. Já tem um inventário musical suficiente. O fato é que uma música virou 33 faixas de um CD duplo e a “carta de adeus” se transformou numa série, com episódios, temporadas.

É que Helóy errou no cálculo. Não foi dessa vez. Sobreviveu a tudo e conseguiu entregar a encomenda que fez para si – e que fica para todos: belas composições que revelam o enredo de uma vida de 70 anos, dos quais sua grande maioria dedicada à música, um acumulado arquivo de crônicas pessoais, sociais, artísticas, dezenas de convidados, parceiros músicos e não músicos. Na verdade, o Acre quase todo, a cidade de Rio Branco em peso e uma boa parte de São Paulo e, claro, de Minas Gerais, sua Rio Novo….

O álbum duplo até parece uma reunião, do tipo daqueles momentos raros (como um velório, sim, mas aqui um “desvelório”) da vida em que todo mundo se encontra para celebrar a memória, os feitos, a obra de quem se foi. Total engano, graças à vida, graças à música! Foi demais pra mim é a volta daquele que não foi. O que nunca é demais.

“O álbum duplo até parece uma reunião, do tipo daqueles momentos raros… “

II – Cabe, de forma brevíssima, uma palavrinha sobre a obra, para não deixar de falar sobre essa coisa de música acreana. Pensando sobre a estética deste álbum, não o vejo restrito aos dogmas culturais do tipo estereótipos exóticos que teimam em aplicar, para reduzir, o que se entende e nomeia como coisas ditas locais, nem daqui nem de onde Helóy veio. Não é por isso que não seja possível identificá-lo como algo específico, o que não pode significar, de outro modo e lado, reduzí-lo pela alcunha, igualmente redutora, de universal.

A singularidade do estilo deste CD se encontra justamente na ausência de uma estampa única e sim no que resulta do acumulo de diversidades de temas, de estilos, de ritmos… em uma obra que não consegue se desligar de seu autor, de sua digital, porque este não logra se desplugar do que ver, do que ouve, do que sente, do que vive, de ser o que é, na medida em que vai sendo nas dinâmicas da criação e da sua relação com as cenas da vida, seus territórios físicos e imaginários. Vem daí a latência e a expressão da sua exclusividade substanciada no amalgamento do próprio com o que não é próprio, o pressuposto para uma obra de estilo num contexto plural de tantas outras, enfim.

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Cultura

Samba de Mariá promove celebração cultural em Rio Branco no mês de setembro

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No dia 6 de setembro, Rio Branco receberá o evento Samba de Mariá, iniciativa do grupo cultural Alagbe Okan que reunirá música, tradições afro-brasileiras e manifestações de ancestralidade. A atividade acontecerá a partir das 20h, no estacionamento do Casarão, no centro da capital, com expectativa de público em torno de 500 pessoas.

A programação terá como destaque a apresentação do cantor Bruno Damasceno, que levará ao palco um repertório de samba durante três horas. Já na virada para a meia-noite, o grupo anfitrião apresentará pontos de Umbanda, exaltando referências espirituais de matriz africana. O encontro também contará com barracas de comidas típicas, artesanato e um espaço voltado à valorização da cultura afro-brasileira no Acre.

Segundo os organizadores, a proposta é reafirmar o papel das expressões culturais como instrumentos de resistência e de fortalecimento comunitário. “O Samba de Mariá é um espaço de encontro entre fé, música e identidade. Queremos mostrar que nossas tradições seguem vivas e têm muito a contribuir para a construção de respeito à diversidade”, destacou a coordenação do grupo Alagbe Okan.

A homenagem a entidades femininas, como Maria Padilha, reforça a centralidade da espiritualidade no evento. Para o grupo, a iniciativa é uma forma de aproximar a sociedade das manifestações que estruturam a herança africana no Brasil. O público poderá acompanhar detalhes da programação pelo perfil oficial do coletivo no Instagram (@alagbeokan).

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Cultura

Povo Ashaninka do Acre ganha destaque em exposição internacional na França

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A exposição Amazônias, em cartaz no Museu das Confluências, em Lyon, até fevereiro de 2026, reúne objetos, registros audiovisuais e experiências produzidas em parceria com povos da floresta. Entre eles estão os Ashaninka, do Acre, que participaram ativamente da construção da mostra e trouxeram suas narrativas e memórias para o espaço cultural europeu.

A curadora Marie-Paule Imberti, responsável pelas coleções das Américas do museu, iniciou o trabalho em 2018 com expedições de campo que resultaram na aquisição de cerca de 500 peças, das quais 220 estão expostas. Em 2019, a equipe esteve na comunidade Ashaninka, na fronteira do Acre com o Peru, em missão acompanhada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Durante a programação, lideranças indígenas destacaram a importância de romper estereótipos e garantir que a floresta fosse mostrada de forma dinâmica. Shatsi Piyãko, representante Ashaninka, afirmou: “No começo, temi que a exposição se transformasse em um cemitério do nosso povo, mas encontrei um olhar vivo no trabalho do museu”.

A iniciativa integra a Temporada França-Brasil 2025 e promove também debates sobre ecologia, apresentações culturais e atividades educativas. Além dos Ashaninka, a mostra foi construída em parceria com os Mebêngôkre (Kayapó), os Wayana e os Aparai. O objetivo central é apresentar a diversidade cultural da Amazônia sob a perspectiva de seus povos, evidenciando que essas comunidades mantêm vivas suas tradições ao mesmo tempo em que dialogam com desafios contemporâneos, reafirmando sua voz em questões de identidade, território e meio ambiente

Fonte: RFI – Rendez-vous Cultural

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Cultura

Festival do Açaí 2025 movimenta Feijó com cultura, negócios e atrações nacionais

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O município de Feijó, no Acre, realiza desde a última quinta-feira (14) a 26ª edição do Festival do Açaí, evento que se consolidou como um dos principais marcos culturais e econômicos do estado. A programação segue até domingo (17) e inclui shows nacionais, apresentações regionais, concursos culturais e iniciativas voltadas ao fortalecimento da economia local.

Abertura e grandes atrações

A abertura oficial ocorreu na quinta-feira (14), com o cantor Dilsinho, que retornou ao Acre após oito anos e reuniu grande público no Parque de Exposições. Na sexta-feira (15), o destaque foi o show de Lucas Lucco, atração que movimentou cerca de 20 mil pessoas e teve transmissão ao vivo pela internet.

Neste sábado (16), a programação concentra dois dos momentos mais aguardados: a escolha da Garota Açaí, concurso tradicional que valoriza a juventude local, e o show da Banda Magníficos, referência do forró nacional. Antes da atração principal, artistas acreanos como Edu Kasseb e Sandra Melo se apresentam no palco principal.

O encerramento no domingo (17) terá novas atividades culturais e a continuidade do Festival de Praia, que ocorre paralelamente às atrações musicais.

Concurso Garota Açaí

Cinco jovens concorrem ao título de Garota Açaí 2025: Jeiele Victoria, Sayane Lima, Paula Silva, Eduarda Souza e Ludmila Lima. O desfile está programado para a noite deste sábado, e a vencedora receberá premiação em dinheiro, que em edições anteriores chegou a R$ 15 mil.

Economia e negócios

Além do aspecto cultural, a festa ganhou relevância como espaço de geração de oportunidades. O governo do Acre e a Prefeitura de Feijó estruturaram o “Espaço Indústria e Tecnologia”, voltado para exposições, capacitações e promoção de produtos locais. Segundo o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, a iniciativa busca transformar a tradição do festival em ambiente de negócios que fortaleça a economia regional. O prefeito Railson Ferreira destacou que o modelo amplia a geração de emprego e renda no município.

O Sebrae também participa ativamente, com ações que potencializam o comércio e valorizam a cadeia produtiva do açaí. A instituição estima movimentação financeira de até R$ 12 milhões durante os quatro dias, reforçada pela promoção do açaí de Feijó com selo de Indicação Geográfica, concedido pelo INPI em 2023.

Importância regional

O Festival do Açaí é reconhecido como uma das maiores expressões culturais do Acre, reunindo turismo, música e negócios em um único espaço. A edição de 2025 reafirma esse papel, ao mesmo tempo em que amplia seu alcance econômico e cultural, projetando Feijó como referência na valorização do açaí e no fortalecimento da economia criativa da região.

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