Connect with us

Política

Em discurso na ONU, Lula conclama o mundo a combater a desigualdade

”Somente movidos pela força da indignação poderemos agir com vontade e determinação para vencer a desigualdade”, disse o presidente

Published

on

O presidente Lula abriu, nesta terça-feira (19), o debate de líderes da 78ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Com um discurso em que conclamou o mundo a se unir no combate à desigualdade, ele ressaltou que o problema está na raiz de desafios urgentes como a pobreza, a fome, o desemprego e as mudanças climáticas, entre outros. Lula fez críticas e cobranças aos países ricos e ao sistema de governança global, dos quais, segundo ele, falta vontade política para trabalhar por um mundo mais justo e igualitário.

“O mundo está cada vez mais desigual. Os 10 maiores bilionários possuem mais riqueza que os 40% mais pobres da humanidade. O destino de cada criança que nasce neste planeta parece traçado ainda no ventre de sua mãe”, afirmou o presidente. “É preciso, antes de tudo, vencer a resignação, que nos faz aceitar tamanha injustiça como fenômeno natural. Para vencer a desigualdade, falta vontade política daqueles que governam o mundo”, acrescentou, reforçando a bandeira que tem empunhado nos diversos fóruns multilaterais de que participa.

Ele reafirmou que o Brasil, ao assumir a presidência do G20 em dezembro, terá como pauta principal o combate a todas as formas de desigualdade. “Não mediremos esforços para colocar no centro da agenda internacional o combate às desigualdades em todas as suas dimensões”, disse. “Sob o lema Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável, a presidência brasileira vai articular inclusão social e combate à fome; desenvolvimento sustentável e reforma das instituições de governança global”.

O presidente enfatizou que a desigualdade precisa inspirar indignação. “Indignação com a fome, a pobreza, a guerra, o desrespeito ao ser humano. Somente movidos pela força da indignação poderemos agir com vontade e determinação para vencer a desigualdade e transformar efetivamente o mundo ao nosso redor”, disse.

Para Lula, “a ONU precisa cumprir seu papel de construtora de um mundo mais justo, solidário e fraterno, mas só o fará se seus membros tiverem a coragem de proclamar sua indignação com a desigualdade e trabalhar incansavelmente para superá-la”.

Assessoria / Foto: Ricardo Stuckert

Política

Prefeito Tião Bocalom nomeia equipe para transição de mandato em Rio Branco

Published

on

A equipe responsável pela transição de mandato da Prefeitura de Rio Branco foi oficialmente nomeada nesta quarta-feira (16) pelo prefeito reeleito, Tião Bocalom. O processo de transição é fundamental para assegurar a continuidade administrativa, a transparência e o fortalecimento da democracia local. Mesmo com a reeleição do prefeito, a transição entre mandatos é obrigatória por lei e envolve a elaboração de relatórios detalhados sobre a gestão atual, destacando tanto os avanços quanto as áreas que ainda precisam de melhorias.

Valtim José, coordenador-geral da equipe, destacou que os encontros da equipe começarão ainda nesta semana, com o objetivo de levantar e registrar as informações necessárias. Ele reforçou que todas as reuniões serão documentadas em atas, para garantir clareza no processo. O prefeito Bocalom ressaltou a importância desse trabalho para avaliar o que foi feito até agora e para planejar as ações para o próximo mandato, visando sempre à melhoria contínua da administração pública.

“Vamos trabalhar nos mínimos detalhes para passar ao prefeito Tião Bocalom a realidade da gestão com muita sinceridade e honestidade.” – Valtim José

Continue Reading

Política

Deputado Clodoaldo Rodrigues discute combate ao capacitismo em visita à Alesp

Published

on

Em visita institucional à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (15), o deputado Clodoaldo Rodrigues se reuniu com o deputado Gilmaci Santos, vice-presidente da Casa e também membro do partido Republicanos. Durante o encontro, os parlamentares discutiram importantes pautas relacionadas à inclusão, com destaque para a lei de combate ao capacitismo, sancionada recentemente pela vice-governadora Mailza Assis.

A legislação, que visa enfrentar a discriminação contra pessoas com deficiência, foi celebrada como um avanço na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. “Seguimos empenhados na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa para todos”, declarou Clodoaldo Rodrigues em suas redes sociais, reforçando o compromisso com a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

A reunião reforça a aliança entre os parlamentares no apoio a iniciativas que promovem a igualdade e os direitos humanos, em consonância com os princípios do partido Republicanos.

Continue Reading

Assessoria

Petecão propõe debate sobre transição para energias limpas no transporte marítimo

Published

on

A pedido do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e de outros parlamentares, a Comissão de Infraestrutura (CI) realizará uma audiência pública interativa na próxima terça-feira (15), às 9h00, para discutir o plano da ONU de zerar a emissão de gases de efeito estufa no setor de transporte marítimo até 2050. O debate focará os desafios e as oportunidades para o Brasil na substituição de combustíveis fósseis por energias limpas.

O senador destacou a necessidade de o País adotar uma postura proativa nesse processo, ressaltando seu enorme potencial na produção de biocombustíveis para o setor naval. Segundo ele, o País não pode ficar à margem dessa revolução global.

“Temos a capacidade de transformar o Brasil em um polo estratégico de transição energética no transporte marítimo, aproveitando nossas riquezas naturais e a produção de biocombustíveis. No Acre, por exemplo, pretendemos eliminar o uso de óleo diesel com a instalação de usinas de energia solar nos municípios”, afirmou.

Também ressaltou que a descarbonização, além de ser uma necessidade ambiental, representa uma oportunidade econômica, permitindo que o Brasil se destaque como fornecedor de energias renováveis. Para Petecão, essa transição é crucial para a Amazônia, pois está diretamente ligada à preservação do meio ambiente, à proteção da biodiversidade e à mitigação das mudanças climáticas.

A audiência contará com a participação de especialistas, como Flávio Haruo Mathuly, assessor da Organização Marítima Internacional; Mauro Sammarco, presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI); Paula Carvalho Pereda, professora da USP, e Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e dos Ministérios de Minas e Energia, Portos e Aeroportos, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Assessoria

Continue Reading

Tendência