Connect with us

Política

Imac e MPAC alinham estratégias para Licenciamento Ambiental e enfrentamento da crise hídrica

Reunião discute regularização de loteamentos e ações emergenciais devido à estiagem severa no estado

Published

on

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e o Ministério Público do Acre (MPAC) realizaram uma reunião nesta sexta-feira, 21 de junho de 2024, para discutir questões relativas ao licenciamento ambiental de loteamentos próximos ao Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac) e possíveis irregularidades nessas licenças. Participaram do encontro o presidente do Imac, André Hassem, e representantes técnicos e jurídicos do instituto, juntamente com a 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do MPAC.

Além das questões de licenciamento, a reunião também abordou a crise hídrica que ameaça o estado do Acre devido à estiagem. A Sala de Situação e Monitoramento Ambiental (Sisma) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) publicou uma nota técnica destacando a probabilidade de chuvas abaixo do esperado e aumento das temperaturas nos próximos meses, agravando a situação de emergência hídrica. Com base nos dados do Mapa de Secas e do Monitoramento Hidrometeorológico dos rios Acre, Juruá, Purus e Iaco, o governo do Acre decretou situação de emergência ambiental em todos os 22 municípios do estado, conforme o Decreto Estadual nº 11.492, de 11 de junho.

O presidente do Imac enfatizou que a equipe técnica já iniciou a fiscalização da situação hídrica no Alto Acre e solicitou apoio do MPAC, através do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (CAOP-MAPHU), coordenado pelo promotor de Justiça Luis Henrique Rolim. Rolim destacou a importância da articulação estadual e a disposição do MPAC para colaborar no enfrentamento da crise hídrica, considerando a reunião extremamente produtiva para alinhar procedimentos e estratégias entre as instituições.

Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Política

Marcus Alexandre faz caminhada no Taquari, relembra trabalho e se compromete a fazer investimentos no bairro

Published

on

O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), realizou neste sábado, 14, uma grande caminhada com militantes e candidatos a vereadores no bairro Taquari, localizado no Segundo Distrito da capital.

Marcus Alexandre destacou a satisfação de ser recebido com festa pelos moradores e relembrou os investimentos realizados quando foi prefeito da cidade. “Com alegria, estivemos hoje no Taquari, onde fomos muito bem recebidos pelos moradores. Junto com os nossos candidatos a vereadores e a nossa militância, caminhamos pelas ruas do bairro e levamos a mensagem de esperança e o compromisso com o trabalho. No Taquari, fizemos importantes investimentos, como a construção da unidade de saúde, a infraestrutura do Praia do Amapá e a ligação com a terceira ponte. Sempre estivemos presentes, especialmente nas situações de alagação, ajudando os moradores”, declarou.

Durante a caminhada, o candidato relembrou a alagação de 2015, quando esteve no Taquari e presenciou o trabalho do Exército na retirada das famílias. Marcus contou que, ao final da tarde, um sargento informou que o expediente dos mais de 30 soldados estava se encerrando, mas ainda havia muitas pessoas a serem socorridas. O candidato então pediu que não saíssem, e após contato com os superiores, os militares permaneceram até as 3h da manhã, quando ele mesmo deixou o local. “Quando mais precisaram, estávamos presentes”, ressaltou.

Marcus Alexandre que andou de casa em casa e conversou com os moradores, também destacou a necessidade de continuar os investimentos no Segundo Distrito, incluindo pavimentação de ruas, melhorias no transporte e avanços na saúde pública.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Em Podcast, Bocalom fala sobre avanços em seu governo e comenta o quanto Rio Branco foi prejudicada em gestões da FPA

Bocalom: “Um governo que cuida bem do dinheiro público gera resultados concretos à população”

Published

on

No último episódio da rodada de entrevistas com candidatos a prefeito de Rio Branco no podcast “Papo Informal”, apresentado pelo jornalista Luciano Tavares, nesta sexta-feira, 13, o candidato à reeleição, Tião Bocalom, fez um balanço de sua gestão e criticou administrações anteriores, comandadas pela Frente Popular e tendo à frente o Partido dos Trabalhadores (PT).

Durante a entrevista, o gestor de Rio Branco ressaltou que a atual administração da Capital tem sido marcada por melhorias significativas, citando a expansão de projetos e o aumento do orçamento destinado a áreas como cultura e esportes.

O prefeito destacou que, sob sua liderança, houve um incremento substancial nos investimentos, com recursos próprios da prefeitura alcançando R$ 685 milhões, uma evidência do bom uso do dinheiro público.

O candidato não poupou críticas às administrações anteriores, principalmente do agora emedebista Marcus Alexandre. Segundo ele, o engenheiro deixou uma herança de dificuldades financeiras e administrativas que tiveram que ser enfrentadas na atual gestão.

Bocalom destacou, contudo, a entrega da prefeitura pela então prefeita e atual deputada federal Socorro Neri que, segundo ele, foi feita com recursos próprios em caixa, permitindo a continuação dos trabalhos com planejamento e saúde financeira.

A entrevista também abordou temas como a arborização e o projeto de mobilidade urbana. O candidato afirmou que a atual gestão tem promovido a plantação de mais de 100 mil árvores e avançado em projetos de arborização, embora reconheça as limitações impostas pela infraestrutura urbana.

Sobre os terminais de integração, ele explicou que algumas desativações ocorreram devido a estudos técnicos e à necessidade de realocar recursos para novos projetos, como a construção de terminais que acomodarão ônibus elétricos será implantada no próximo ano, caso seja eleito.

Bocalom reafirmou seu compromisso com a transparência e a gestão responsável dos recursos públicos. Ele destacou que, durante sua administração, houve um rigoroso controle de gastos, como a proibição de uso inadequado dos veículos oficiais e a gestão eficiente das máquinas e equipamentos da prefeitura. “Um governo que cuida bem do dinheiro público gera resultados concretos à população”.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Marcus Alexandre pretende implantar Coworking Municipal para jovens desenvolverem tecnologias em Rio Branco

Published

on

O candidato a prefeito Marcus Alexandre (MDB) revelou neste sábado, 14, ao ac24horas que pretende implantar o projeto do Coworking Municipal, um ambiente corporativo compartilhado por profissionais e empresas, onde diferentes organizações dividem o mesmo espaço para trabalhar e realizar reuniões.

Segundo Alexandre, a proposta é inovadora. “Vamos criar ambientes com internet de alta velocidade, com fibra ótica, para que nossos jovens, com monitoramento e apoio tecnológico, possam desenvolver aplicativos, abrir empresas de tecnologia e oferecer serviços. Também teremos ambientes multifuncionais para que possam desenvolver serviços online. Será um espaço inovador, tanto para o desenvolvimento de aplicativos quanto para serviços prestados via internet. Por isso, é chamado de Coworking Municipal”, explicou.

O candidato adiantou que o espaço deverá ser montado, inicialmente, na região central, no Terminal Urbano. “Vamos envolver as universidades e escolas, pois será necessário ter monitoria e firmar convênios”, destacou.

O primeiro coworking foi criado em 2005, nos Estados Unidos. No Brasil, a tendência chegou dois anos depois, em São Paulo. Com o avanço da tecnologia e o aumento do empreendedorismo, os espaços de coworking cresceram ao longo dos anos. A popularização do trabalho remoto também contribuiu para o sucesso e reconhecimento desse modelo.

Assessoria

Continue Reading

Tendência