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Inauguração do Porto de Chancay consolida nova rota para o comércio internacional

Porto de Chancay marca nova era para o desenvolvimento do Acre e aproxima Brasil do mercado asiático

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Uma comitiva do Acre, composta por empresários liderados pela Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA) e pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou no último sábado (16) da inauguração do Porto de Chancay, no Peru. O evento contou também com a presença do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que destacou as oportunidades logísticas e econômicas que a nova estrutura oferece para o estado e para o Brasil.

O Porto de Chancay, fruto de uma parceria entre Peru e China, recebeu investimentos de US$ 3,6 bilhões. Localizado no Oceano Pacífico, o terminal representa uma nova alternativa logística para conectar a América Latina ao mercado asiático, atendendo à crescente demanda por exportações com maior eficiência e menor custo.

Para o Acre, a proximidade com o porto cria a possibilidade de consolidar sua posição estratégica como corredor logístico. O senador Sérgio Petecão afirmou que é essencial investir em infraestrutura para que o estado aproveite plenamente as oportunidades geradas pela nova rota.

“O Acre está a dois mil quilômetros do Porto de Chancay, o que facilita o acesso aos mercados asiáticos. É preciso que governos e setores produtivos trabalhem juntos para fortalecer a infraestrutura e ampliar a capacidade de exportação do estado”, disse Petecão.

O prefeito Tião Bocalom destacou o papel de Rio Branco como um ponto de apoio para as operações logísticas que podem ser impulsionadas pela nova rota. Ele defendeu a necessidade de atrair investimentos e desenvolver a infraestrutura local, apontando o impacto positivo para a economia regional.

“A nova conexão com o Pacífico coloca o Acre em uma posição estratégica. Nossa capital pode se tornar uma base importante para movimentar produtos e facilitar o comércio internacional. Vamos trabalhar para garantir que essa oportunidade seja transformada em avanços concretos”, declarou Bocalom.

Marcello Moura, presidente da ACISA, também esteve presente no evento e ressaltou o papel do porto na integração comercial. Ele afirmou que a nova estrutura pode ser um fator decisivo para a expansão dos negócios locais e a inserção de empresários acreanos no mercado global.

“Essa conexão reforça a importância do Acre no cenário logístico brasileiro. Precisamos aproveitar essa oportunidade para fortalecer o empreendedorismo e criar condições favoráveis ao crescimento econômico da nossa região”, disse Marcelo Moura . (Confira o vídeo)

Durante a inauguração, os representantes do Acre participaram de reuniões bilaterais com autoridades peruanas, empresários e investidores para discutir possibilidades de cooperação. Entre as propostas apresentadas estão a criação de um porto seco (EADI) no estado e a reativação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), ambos vistos como alternativas para melhorar a competitividade logística e atrair novos investimentos.

“Essa nova rota precisa de planejamento e investimento. Com parcerias bem estruturadas, o Acre pode se tornar um exemplo de integração econômica na região amazônica, gerando empregos e fortalecendo a economia local”, afirmou o senador Petecão.

O evento demostra, reafirma e consolida o interesse de lideranças públicas e empresariais em criar condições para que o Acre desempenhe um papel relevante na cadeia de exportações internacionais, ampliando o impacto do Porto de Chancay para além das fronteiras peruanas.

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Acre ultrapassa 4 mil operações aéreas em 2025 com 897 voos registrados em maio

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O Governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), registrou 897 voos em maio nos aeródromos estaduais. Com esse resultado, o estado chegou a 4.026 operações aéreas acumuladas entre janeiro e maio de 2025.

Os dados constam no Relatório de Controle Aeroportuário divulgado nesta sexta-feira, 6. O levantamento aponta que 88% das operações foram de voos regulares. A aviação regional tem papel central na mobilidade da população, especialmente em municípios com acesso limitado por via terrestre.

Feijó liderou em volume de voos no mês, com 289 decolagens – sendo 254 regulares, 31 de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e quatro com helicóptero. Em seguida, aparecem Tarauacá (204), Marechal Thaumaturgo (139), Jordão (121), Porto Walter (59), Santa Rosa do Purus (48), Manoel Urbano (19) e Xapuri (18).

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou os investimentos na infraestrutura aeroportuária. “Com o compromisso do governador Gladson Cameli, seguimos avançando para tornar os aeroportos mais eficientes e seguros”, afirmou.

Em comparação com os anos anteriores, o número de voos cresceu 28,6% entre 2023 e 2024, passando de 7.123 para 9.162. A média mensal de operações em 2025 segue acima de 800, com tendência de manutenção do crescimento até o final do ano.

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Durante Caravana, DNIT defende macadame hidráulico como solução definitiva para BR-364

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Na quarta-feira (5), durante a passagem da Caravana da BR-364 pelo interior do Acre, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ricardo Araújo, apresentou aos parlamentares, técnicos e lideranças locais os trechos da rodovia onde foi aplicada a técnica de pavimentação com macadame hidráulico. Segundo ele, essa é a alternativa mais eficiente para superar a falência estrutural do pavimento tradicional da BR-364, que há décadas enfrenta colapsos recorrentes em razão da fragilidade do solo amazônico e do volume de chuvas.

Araújo explicou que o macadame consiste na aplicação de uma camada espessa de pedras, entre 25 a 30 centímetros, em graduações que vão do rachão ao pó de pedra. “Ela vai se encaixando, é como se eu fosse aglutinar aquela rocha que virou pedra e transformar ela em uma rocha de novo”, afirmou. A compactação desse material cria uma estrutura altamente resistente e com capacidade de drenagem lateral, o que evita que a umidade penetre e destrua o subleito da estrada. “A água que vier debaixo sai pelas laterais. Por isso que o macadame não pode ficar enterrado”, completou.

Um dos trechos destacados foi o de 1,5 quilômetro construído há alguns anos nas proximidades do Rio Caeté. De acordo com Araújo, o trecho segue intacto, mesmo após três anos de tráfego pesado e invernos rigorosos. “Veja bem: você tem um quilômetro e meio com esse pavimento que tá aqui resistindo até hoje, sem nenhuma intervenção”, destacou, comparando a durabilidade do macadame com a rápida degradação do antigo pavimento de solo brita misturado com argila.

Além da resistência, o superintendente também enfatizou o caráter social da intervenção. “Essa BR não se trata de uma rodovia que se vai se falar por economicidade. Ela não tem esse número, mas ela tem um valor que eu acho que é muito maior, que é o do social”, declarou. Para ele, a reconstrução da BR-364 deve considerar a importância estratégica da rodovia para as populações do interior, que dependem da estrada para acessar saúde, educação, mercados e serviços básicos.

Durante sua fala, Ricardo Araújo também reforçou que o plano de reconstrução da BR-364, previsto para ser licitado a partir de setembro de 2025, vai priorizar o uso do macadame. A escolha foi validada por estudos técnicos conduzidos em dezembro do ano passado. “Na reconstrução não pode ter outro pavimento a não ser o macadame. […] Nós mostramos que isso sim é respeito: é quando se faz uma estrada que tenha durabilidade”, declarou.

Em resposta a questionamentos sobre custos, Araújo reconheceu que o investimento inicial é elevado, mas argumentou que o retorno compensa. “É muita pedra. […] Dá mais de dois mil metros cúbicos a três mil metros cúbicos por quilômetro. Mas ele se paga com o tempo. Com 10 anos, o custo é praticamente zero”, disse, ao afirmar que a manutenção só se torna necessária após o sexto ou sétimo ano.

O superintendente ainda detalhou a origem do material: “Essa pedra vem toda do Abunã. Um terço do custo é só transporte”. Mesmo com os desafios logísticos, ele reiterou que o DNIT planeja expandir a aplicação do macadame para mais 60 a 80 quilômetros ainda neste ano, com o apoio da bancada federal na busca por novos recursos.

A visita da Caravana ocorreu no contexto de crescente mobilização política e institucional em torno da BR-364. Parlamentares, como o deputado André Vale, vêm defendendo um compromisso concreto com a reconstrução integral da estrada, que conecta o Baixo ao Alto Juruá. Ao encerrar sua fala, Araújo resumiu o desafio: “Essa estrada é uma artéria. Não tem por onde desviar. Ou a gente cuida dela ou o Acre se isola”.

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Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Acre vão até 15 de junho

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O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas, até 15 de junho, para a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A premiação busca reconhecer e incentivar o empreendedorismo feminino em cinco categorias, sendo duas delas inéditas.

As categorias são: Pequenos Negócios, Produtora Rural, Microempreendedora Individual (MEI), Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. Esta última contempla empresárias que atuam em mercados fora do Brasil, enquanto a categoria de Ciência e Tecnologia é voltada a mulheres que desenvolvem novos produtos com base científica e tecnológica.

Segundo a analista do Sebrae no Acre, Julci Ferreira, o prêmio é uma ferramenta importante para valorização das trajetórias empreendedoras femininas. “Muitas vezes essas mulheres não se reconhecem como empreendedoras e não percebem o quanto suas histórias podem inspirar outras. O prêmio é uma forma de valorizar isso”, afirma.

A premiação é realizada em três fases: estadual, regional e nacional. No Acre, serão selecionadas cinco vencedoras, uma por categoria, que seguirão para a etapa regional. A partir desta edição, o Acre compõe uma nova microrregião junto com Roraima e Amapá, o que amplia as possibilidades de participação das empreendedoras locais na etapa nacional.

As vencedoras da fase estadual também participarão da missão técnica Summit Delas, organizada pelo Sebrae. Em 2024, a empresária Vitória Bogéa foi a primeira mulher trans da região a chegar à final nacional do prêmio. Ela destacou que a experiência foi marcante e incentivou outras mulheres a se inscreverem: “Cada capítulo da sua história, cada cicatriz e desafio enfrentado contribuíram para moldar uma mulher única. Empodere-se da sua trajetória”.

As empreendedoras interessadas contarão com consultoria especializada para preencher os requisitos exigidos pelo edital. O Sebrae oferecerá apoio técnico por meio de consultoras que acompanharão o processo de inscrição. As candidaturas devem ser feitas no site https://psmn.sebrae.com.br.

Na fase nacional, as premiadas receberão recursos financeiros e acesso a capacitações:

  • Ouro: R$ 30 mil, curso Empretec, mentoria especializada, missão técnica e participação na final nacional;
  • Prata: R$ 20 mil, curso Empretec, missão técnica e participação na final nacional;
  • Bronze: R$ 10 mil, curso Empretec, missão técnica e participação na final nacional.

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