Connect with us

Política

Prefeitura reúne gestores e coordenadores pedagógicos

Objetivo do encontro é orientar gestores educacionais sobre medidas socioeducativas para adolescentes em cumprimento de medidas judiciais

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco realizou um encontro na tarde desta quarta-feira, dia 14 de setembro, com o objetivo de promover a compreensão e o engajamento dos gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino sobre a aplicação de medidas socioeducativas para adolescentes em cumprimento de medidas judiciais. O evento reuniu a equipe técnica da Divisão de Atendimento Socioeducativo (Diase) e representantes do Ministério Público do Acre, e enfatizou a importância da educação no processo de reintegração social desses jovens.

A Diase, unidade municipal responsável pelo atendimento de adolescentes que cometeram atos infracionais e foram encaminhados pela Vara da Infância e Juventude para cumprir medidas socioeducativas em meio aberto, desempenha um papel crucial na ressocialização desses jovens. Para fortalecer a parceria entre a Diase e as escolas que recebem esses adolescentes, o encontro buscou aprofundar a compreensão dos gestores educacionais sobre o funcionamento dos serviços de proteção social oferecidos pela divisão.

Durante a reunião, a coordenadora da Diase, Rebeca Miranda, e a técnica da unidade, Socorro Oliveira, explicaram detalhadamente aos educadores o funcionamento das medidas socioeducativas em meio aberto, incluindo a Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e a Liberdade Assistida (LA). Essas medidas englobam uma variedade de orientações que abrangem políticas de assistência social, saúde e, principalmente, educação, todas visando à proteção dos direitos dos adolescentes e sua reintegração plena na sociedade.

Vanessa Muniz, titular da Promotoria Especializada de Execuções de Medidas Socioeducativas do Ministério Público do Acre, trouxe importantes reflexões sobre o papel do poder público e da sociedade na reestruturação social desses jovens. Os educadores participaram ativamente, fazendo perguntas, levantando questionamentos e oferecendo sugestões valiosas para aprimorar o processo.

A gerente do Departamento de Proteção Social Especial da SASDH, Islene Roque, destacou que o encontro foi fundamental para desmistificar preconceitos e julgamentos em relação aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Ela enfatizou a importância de as medidas terem um caráter verdadeiramente pedagógico, ao invés de punitivo, para que possam cumprir sua função legal de forma eficaz.

O que são as medidas socioeducativas?

As medidas socioeducativas são respostas que o poder público oferece aos adolescentes com idades entre 12 e 18 anos quando estes praticam atos infracionais entendidos como crimes ou contravenções penais, de acordo com a legislação brasileira. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece seis medidas socioeducativas: advertência, reparação de danos, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação em estabelecimento educacional.

É importante ressaltar que apenas as medidas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade são aplicadas sob a responsabilidade do Município.

A Diase está localizada na Rua Pernambuco, número 674, no bairro Bosque. Para mais informações, é possível contatá-los pelo telefone (whatsapp) 3224-9237.

Política

Prefeito Zequinha Lima anuncia Delcimar Leite como pré-candidata a vice-prefeita

Published

on

Em uma grande demonstração de diálogo e liderança, o Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, anunciou sua decisão e escolha de vice-prefeita. O anúncio foi feito durante uma reunião que contou com a presença das três indicações: Irma Milka, Janaína e Delcimar.

Zequinha destacou em seu discurso: “Eu posso dizer que eu sou um pré-candidato privilegiado, por ter Irma Milka, Janaína, Delcimar, indicadas a pré-candidatas para nossa chapa”. Ele também afirmou: “Eu quero aqui hoje anunciar para vocês que a partir de hoje a gente vai ter um nome pré-candidato, que vai se juntar a mim e a pessoa que for se juntar a mim não é melhor nem pior do que ninguém. Ela vai entrar no mesmo nível que todas as outras. As pessoas, as duas candidatas, que não estiverem na chapa majoritária, elas vão estar trabalhando na nossa coordenação de campanha ajudando como se candidatas elas fossem também.”

Zequinha Lima está liderando uma força política baseada no diálogo e na colaboração. Ele destacou a importância de reunir as lideranças não apenas para fazer campanhas, mas também para administrar junto com todos os envolvidos. “Eu já provei na prática, não preciso mais provar para ninguém, que quando se ganha uma eleição, se ganha com muita gente, mas a gente tem que administrar também para muita gente, para fazer essa gestão,” afirmou Zequinha, reforçando seu compromisso com uma gestão inclusiva e participativa.

Com o anúncio de Delcimar da Silva Leite como sua companheira de chapa, Zequinha Lima inicia oficialmente sua caminhada rumo à reeleição, visando consolidar seu projeto político e administrativo para o município.

Foto: reprodução

Continue Reading

Educação

Rio Branco é Reconhecida com Prêmio Gestão Inovadora na Educação

Município é premiado ao lado de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro pela Fundação Porvir

Published

on

A cidade de Rio Branco está entre os dez municípios brasileiros reconhecidos com o Prêmio Gestão Inovadora, concedido pela Fundação Porvir. O prêmio destaca a contribuição dos professores Hélio Guedes e Elivan Dias na recomposição das aprendizagens pós-pandemia.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco realizou um diagnóstico nas escolas de ensino fundamental, identificando dificuldades de alfabetização e em disciplinas como língua portuguesa e matemática. Em resposta, a equipe de ensino desenvolveu um plano de ação focado na melhoria dessas áreas.

O programa Mente Inovadora, uma metodologia israelense adotada pela prefeitura, contribuiu significativamente para os avanços na educação dos alunos do 4º e 5º anos, melhorando índices de raciocínio lógico, cognitivo e socioemocional.

“Mente Inovadora é uma metodologia israelense adotada por vários municípios brasileiros. A prefeitura de Rio Branco implementou essa metodologia para os alunos dos 4º e 5º anos, o que melhorou os índices de matemática por meio do desenvolvimento do raciocínio lógico e das habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Essa abordagem foi fundamental para nosso trabalho nas escolas,” explicou Nabiha Bestene, Secretária Municipal de Educação.

Os resultados positivos incluem o aumento no percentual de crianças alfabetizadas e melhorias nas taxas de aprendizagem. A premiação será entregue em 29 de agosto, incluindo um brasão, troféu e faixa alusiva à conquista.

Fonte: Assessoria

Continue Reading

Política

Nicolau Júnior é eleito presidente da Aleac pela terceira vez

Deputado destaca a importância da democracia e a aproximação com a população

Published

on

09.07.2024 - Sessão Ordinária/ Extraordinária ALEAC

Nicolau Júnior foi eleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (9). Em seu discurso de agradecimento, ele destacou a importância da democracia no processo eleitoral, a gratidão aos colegas parlamentares e a necessidade de aproximar a Aleac da população.

Nicolau Júnior assumirá a presidência pela terceira vez, com a posse marcada para fevereiro de 2025. Ele ressaltou a continuidade do trabalho com a mesma motivação e experiência, focando no benefício da população acreana. “Tenho a certeza que vamos continuar trabalhando com essa mesma democracia, com essa mesma motivação, com pouco mais de experiência e o resultado final, não só meu, mas de todos os 24 deputados, é ajudar a população acreana.”

O atual presidente, Luiz Gonzaga, que continuará no cargo até o fim do ano, foi eleito primeiro-secretário da nova mesa, e Pedro Longo permanecerá como vice-presidente.

A antecipação da eleição, anteriormente prevista para fevereiro, foi viabilizada por uma mudança no regimento interno aprovada pelos parlamentares. Nicolau Júnior atribuiu a eleição ao bom trabalho realizado pela atual gestão e destacou a parceria com Gonzaga, reforçando o compromisso de tornar o parlamento mais próximo da população. “A Casa do Povo é a casa que recebe todo mundo, então preciso agradecer o nosso presidente Gonzaga que está fazendo um grande trabalho e vai continuar como presidente até o final desse ano e eu vou estar como primeiro-secretário ajudando a ele até o último minuto e depois com a posse em fevereiro ele vai continuar me ajudando também como primeiro secretário.”

A nova Mesa Diretora eleita para o biênio 2025/2026 é composta por Nicolau Júnior (presidente), Luiz Gonzaga (1º secretário), Pedro Longo (1º vice-presidente), Chico Viga (2º secretário), Maria Antônia (2ª vice-presidente), Antônia Sales (3ª secretária), Eduardo Ribeiro (3º vice-presidente), Gene Diniz (4º secretário) e André Vale (5º secretário).

Nicolau Júnior afirmou que a eleição demonstra a responsabilidade e harmonia entre os deputados, e que o objetivo é votar e apreciar projetos importantes para a população do Acre. “Poder participar de uma nova eleição, tenha certeza que a gente fica com uma responsabilidade maior de fazer um trabalho melhor e o objetivo final sempre é aproximar a Assembleia da população.”

Fotos: Sérgio Vale / Agência Aleac

Continue Reading

Tendência