O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) finalizou as atividades do Projeto Cidadania e Justiça na Escola com a entrega de prêmios para os alunos que se destacaram em redações. O evento ocorreu na Escola José Potyguara, nesta sexta-feira, 20 de setembro de 2024. A iniciativa promoveu palestras sobre direitos e deveres nas escolas de ensino fundamental e incentivou os estudantes a produzir textos que foram avaliados por um júri.
Ao longo do ano, o projeto alcançou 12 escolas públicas, envolvendo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. As escolas participantes incluíram unidades como Chico Mendes, José Potyguara, Francisco Salgado Filho e Georgete Eluan Kalume. Após as palestras realizadas por magistrados, promotores e advogados, os alunos escreveram redações, que foram submetidas a uma avaliação. Os melhores textos de cada escola receberam certificados, e os três primeiros colocados no geral foram premiados com tablets.
A aluna Ellen Rose Pereira Marques, vencedora do 1º lugar, destacou em seu texto a importância da convivência harmônica e o papel da cidadania no cotidiano. Além dos tablets, os prêmios incluíram ecobags feitas de resíduos plásticos, entregues às mães das crianças vencedoras.
O projeto foi realizado em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) e a Secretaria Municipal de Educação.
Durante a cerimônia de encerramento, autoridades como as desembargadoras Regina Ferrari, presidente do TJAC, e Waldirene Cordeiro, coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), ressaltaram a importância da educação e o compromisso de formar cidadãos conscientes. O juiz de Direito Gilberto Matos, presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), incentivou as crianças a sempre se empenharem em suas atividades.
Fonte: TJ Acre – Assessoria