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Educação

Projeto do Tribunal de Justiça forma cidadãos conscientes em escolas públicas

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O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) finalizou as atividades do Projeto Cidadania e Justiça na Escola com a entrega de prêmios para os alunos que se destacaram em redações. O evento ocorreu na Escola José Potyguara, nesta sexta-feira, 20 de setembro de 2024. A iniciativa promoveu palestras sobre direitos e deveres nas escolas de ensino fundamental e incentivou os estudantes a produzir textos que foram avaliados por um júri.

Ao longo do ano, o projeto alcançou 12 escolas públicas, envolvendo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. As escolas participantes incluíram unidades como Chico Mendes, José Potyguara, Francisco Salgado Filho e Georgete Eluan Kalume. Após as palestras realizadas por magistrados, promotores e advogados, os alunos escreveram redações, que foram submetidas a uma avaliação. Os melhores textos de cada escola receberam certificados, e os três primeiros colocados no geral foram premiados com tablets.

A aluna Ellen Rose Pereira Marques, vencedora do 1º lugar, destacou em seu texto a importância da convivência harmônica e o papel da cidadania no cotidiano. Além dos tablets, os prêmios incluíram ecobags feitas de resíduos plásticos, entregues às mães das crianças vencedoras.

O projeto foi realizado em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) e a Secretaria Municipal de Educação.

Durante a cerimônia de encerramento, autoridades como as desembargadoras Regina Ferrari, presidente do TJAC, e Waldirene Cordeiro, coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), ressaltaram a importância da educação e o compromisso de formar cidadãos conscientes. O juiz de Direito Gilberto Matos, presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), incentivou as crianças a sempre se empenharem em suas atividades.

Fonte: TJ Acre – Assessoria

Educação

Projeto EducAleac leva aulas preparatórias para o ENEM a aldeia indígena no Acre

Iniciativa da Assembleia Legislativa expande suas ações e oferece curso pré-ENEM para jovens da etnia Shanenawa, promovendo inclusão educacional e novas oportunidades de formação superior.

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O projeto EducAleac, da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC), oferece aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, em 2024, pela primeira vez, expandiu suas ações para uma aldeia indígena. A iniciativa, que está em seu oitavo ano, proporciona aulas presenciais e remotas para estudantes da rede pública em várias regiões do estado. Recentemente, uma equipe da Escola do Legislativo foi até a aldeia Morada Nova, na zona rural de Feijó, onde vivem 680 indígenas da etnia Shanenawa, para ministrar aulas aos jovens inscritos no ENEM.

O projeto levou professores de disciplinas como Biologia, Redação, Química e História, que ofereceram seis horas de aulas intensivas para cerca de 30 indígenas. A diretora da Escola do Legislativo, Michelle Andressa da Silva, destacou que a inclusão dos povos indígenas no programa é um avanço significativo, já que muitos não tinham acesso a um curso preparatório.

A jovem Luana Brandão Shanenawa, uma das participantes, destacou a importância da iniciativa, já que deseja cursar Odontologia, mas enfrenta dificuldades de acesso ao ensino superior. O cacique Carlos Brandão Shanenawa, líder da comunidade, também expressou sua gratidão pelo projeto, que abre novas oportunidades para os jovens da aldeia continuarem seus estudos. A mesa diretora da ALEAC deu total apoio à expansão do projeto, que oferece aulas na capital Rio Branco e em outras cidades.

Fonte: Assessoria Aleac

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Educação

Estudantes indígenas pedem mais espaço e apoio nas universidades brasileiras

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Durante o XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, participantes entregaram uma carta de reivindicações no Senado e na Câmara, pedindo a criação de uma universidade voltada para povos indígenas e a inclusão da ciência indígena no ensino superior.

No XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, cerca de mil estudantes de mais de 100 povos se reuniram em Brasília para discutir a presença indígena nas universidades. Entre as demandas, está a criação de uma universidade exclusiva para povos indígenas, com currículos adaptados às suas realidades. Os estudantes também solicitaram a inclusão da ciência indígena nas grades acadêmicas e relataram os desafios de preconceito e adaptação nas instituições. Uma carta de reivindicações foi entregue em audiências no Senado e na Câmara, reforçando a necessidade de apoio e políticas específicas para estudantes indígenas.

Foto: Bruno Spada / CÂMARA DOS DEPUTADOS

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Educação

Ifac celebra 14 anos com lançamento de livro e inauguração de galeria de reitores

Evento marca despedida da reitora Rosana Cavalcante dos Santos e homenagens por sua contribuição à educação profissional no Acre

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O Instituto Federal do Acre (Ifac) celebrou seus 14 anos com o lançamento de um livro digital que retrata a trajetória da instituição e a inauguração de uma galeria de reitores, em um evento marcante realizado no dia 18 de setembro de 2024, no auditório da reitoria, em Rio Branco. A cerimônia também marcou a despedida da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que esteve à frente do Ifac por mais de dez anos, primeiro como reitora pró tempore e depois como a primeira reitora eleita da instituição, com dois mandatos consecutivos.

O livro digital, intitulado “Instituto Federal do Acre: Olhares, Memórias e Trajetórias da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Acre”, foi lançado pela Editora do Ifac (Edifac) e abrange os principais momentos da história do instituto, desde a sua fundação até os avanços conquistados em seus 14 anos de existência. A obra foi organizada por Rosana Cavalcante, Kelen Gleysse Maia Andrade, diretora-chefe da Edifac, e Evaldo Pereira Ribeiro, diretor de Comunicação do Ifac.

Na segunda parte do evento, Rosana Cavalcante foi homenageada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com a “Comenda Luiz Inácio Lula da Silva”, em reconhecimento à sua contribuição à educação profissional no Brasil. A gestora também recebeu homenagens de colegas e servidores do Ifac, e a cerimônia foi concluída com a inauguração da galeria de reitores, que celebra os líderes que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo dos anos.

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