Connect with us

Saúde

Acre intensifica campanha de vacinação contra a gripe em meio ao aumento de casos respiratórios

Movimento Nacional pela Vacinação enfatiza a importância da imunização para conter enfermidades na região

Published

on

O estado do Acre está intensificando a vacinação contra a gripe diante do aumento de casos de doenças respiratórias. A ação visa ampliar a imunização contra a gripe e outras enfermidades do Calendário Nacional de Vacinação, com foco na proteção dos grupos prioritários.

Os grupos para a vacinação incluem idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, trabalhadores do transporte coletivo, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, forças de segurança, gestantes, povos indígenas, pessoas com comorbidades, e outros grupos identificados como prioritários.

O Movimento Nacional pela Vacinação ressalta a importância da vacinação na prevenção de doenças respiratórias, enfatizando a necessidade de aumentar a cobertura vacinal. Além da imunização, a campanha destaca medidas preventivas como higiene nasal e etiqueta respiratória para conter a disseminação dessas enfermidades.

Vacine-se!. Sua proteção é prioridade. Procure a unidade de saúde mais próxima e faça a diferença na luta contra a gripe e a Covid-19. #VacinaçãoÉPrevenção”

É essencial que a população busque a vacinação para completar seu esquema vacinal. O Ministério da Saúde, em conjunto com o governo federal, está ampliando a divulgação de informações para esclarecer dúvidas sobre a vacinação. Destaca-se a importância contínua do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da conscientização sobre a vacinação em todo o país.

De acordo com informações da Divisão Estadual do Programa Nacional de Imunizações da Sesacre, a cobertura vacinal no estado segue uma tendência similar ao restante do país. Em relação à imunização contra a influenza, os índices ideais almejam alcançar, no mínimo, 90% da população. Contudo, durante o período analisado, os dados revelaram uma taxa de vacinação abaixo de 50% em todo o estado. Já em relação à vacinação contra a Covid-19, a cobertura para a aplicação da primeira dose atingiu 79,66%, enquanto a segunda dose alcançou 65,64%.

A campanha no Acre busca aumentar a cobertura vacinal e assegurar a proteção dos grupos prioritários contra a gripe e outras doenças respiratórias, visando promover a saúde coletiva. Para informações e orientações sobre a vacinação, a população pode procurar as unidades de saúde locais ou acessar o site oficial do governo brasileiro dedicado à vacinação (gov.br/vacinacao).

Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul adianta campanha de vacinação contra Influenza em resposta à alta incidência da doença

Antecipação da imunização visa proteger grupos vulneráveis em meio ao aumento de casos de gripe na região

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por intermédio da Secretaria de Saúde, deu início nesta terça-feira, 28, a uma campanha antecipada de vacinação contra a gripe Influenza. A medida, que normalmente ocorreria em abril de 2024, foi adiantada em resposta a estudos conduzidos pelo Ministério da Saúde, que evidenciaram uma alta incidência da doença neste período do ano.

A secretária municipal de saúde, Valéria Lima, anunciou a decisão de antecipar a campanha, destacando a necessidade urgente de proteger a população, principalmente crianças, idosos e pessoas com comorbidades, diante do aumento nos casos de Influenza observados na região.

“As campanhas iniciarão nos meses de outubro, novembro e dezembro, seguindo a nota técnica emitida após estudos do Ministério da Saúde. Estamos em um período sazonal com gripes, chuvas e um aumento preocupante nos casos de influenza. É fundamental que a população busque a imunização para evitar a suscetibilidade ao vírus até 2024”, enfatizou a secretária Valéria Lima.

As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 19h para administrar as vacinas. Além disso, a prefeitura, por meio da secretaria de saúde, irá realizar buscas ativas em diversos grupos da comunidade, incluindo locais de atividades físicas, instituições de trabalho, cadastros de hipertensos, diabéticos, Centros de Idosos, APAE, APA, AMA, bem como visitas aos acamados.

Um dos desafios é a baixa adesão à vacinação, registrada em apenas 52% durante a última campanha. Valéria Lima fez um apelo à população para que procure as unidades de saúde e participe ativamente da campanha de imunização.

O prefeito Zequinha Lima reforçou a importância da adesão à vacinação para proteger os mais vulneráveis: “Devemos buscar a vacinação para proteger as pessoas que amamos, nossos filhos, nossos pais. Nossa equipe está empenhada em fazer chegar a vacina para aqueles que mais necessitam, precisamos também que a população faça a sua parte”.

A antecipação da campanha de vacinação contra a Influenza em Cruzeiro do Sul representa um esforço preventivo significativo para conter a propagação da doença na região. A população é convocada a comparecer às unidades de saúde e participar ativamente da campanha, contribuindo para a proteção coletiva.

Para mais informações sobre locais de vacinação e detalhes da campanha, os cidadãos podem buscar orientações nas Unidades Básicas de Saúde ou contatar a Secretaria de Saúde.

Com informações da Assecom

Continue Reading

Saúde

Prefeitura de Cruzeiro do Sul avança na contenção da Dengue: Redução é de 53% nos casos

Ações de vigilância, educação em saúde e limpeza Pública são destaques no Combate ao Mosquito Aedes e na proteção da comunidade

Published

on

A prefeitura se Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu em 53% os casos de dengue de janeiro a outubro deste ano, com relação ao mesmo período de 2022.

No ano passado foram registrados 1.363 casos se dengue no município e agora são 640.

Segundo a secretária de Saúde, Valéria Lima, esse resultado reflete o compromisso da gestão do prefeito Zequinha Lima, com a saúde da população.

Segundo ela, as ações de combate à doença incluem a vigilância diária, educação em saúde, bloqueio entomológico, aplicação de larvicida e mutirões de limpeza.

Agentes de Endemias – trabalham incansavelmente, de casa em casa, para combater a dengue em nossa cidade.

“Os Agentes de Endemias atuam de casa em casa realizando inspeção nos depósitos de água, eliminando pequenos depósitos que podem ser eliminados e tratando com larvicida aqueles que não podem ser eliminados. Na área da educação em saúde, orientamos ao morador como se prevenir e evitar o mosquito nascer em seu quintal, informando também sobre os sintomas da doença e orientando a procurar a UBS caso alguém na residência esteja sentindo”, conta ela, destacando a importância dos mutirões de limpeza pública feitas pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.

“Os mutirões de limpeza que a prefeitura realiza nos bairros ,tiram de circulação muitos criadouros em potencial para a proliferação do mosquito Aedes que transmitem a dengue. Realizamos ainda bloqueios com inseticida no UBV costal nos quarteirões onde há casos confirmados de dengue. Eliminar o vetor infectado para quebrar a cadeia de transmissão da dengue “, concluiu a secretária.

O prefeito Zequinha Lima expressou sua gratidão à dedicada equipe da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, que incansavelmente liderou esforços para reduzir os casos de dengue na cidade. Zequinha também falou que “Além disso, quero estender meus agradecimentos à nossa gente, cuja participação ativa na limpeza e na adoção de práticas preventivas é fundamental para protegermos nossas famílias e nosso município. Juntos, estamos construindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.”

Continue Reading

Política

Prefeito Zequinha Lima entrega unidade de saúde reformada na Vila Santa Luzia

Comunidade de Cruzeiro do Sul recebe centro de saúde revitalizado, agora com laboratório de análises clínicas

Published

on

O prefeito Zequinha Lima concretizou a entrega da unidade básica de saúde Francisca Souza Machado, localizada na Vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul. Após uma reforma completa, o centro de saúde passa a contar com um laboratório de análises clínicas, possibilitando a coleta e análise de exames no próprio local.

Esta reestruturação visa agilizar o processo de atendimento, possibilitando diagnósticos mais rápidos e próximo dos moradores.

O prefeito destacou a importância de oferecer um serviço de saúde eficiente para a população e ressaltou os esforços da administração em modernizar as unidades de saúde do município.

A secretária de saúde, Valéria Lima, informou sobre os planos de ampliação dos serviços de saúde, garantindo acesso e qualidade nos atendimentos.

O prefeito Zequinha publicou em seu perfil no isntagram vídeo do evento, confira.

Continue Reading

Tendência