A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.
Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. A recomendação de antecipação de vacinação é do Ministério da Saúde. Desde 2019, a vacinação de crianças menores de 5 anos vem caindo. Nenhum estado atingiu o índice superior a 95% de imunizados.
O caso recente de paralisia infantil no Peru é de uma criança indígena de 1 ano e 4 meses. Ela não estava vacinada e teve como sequela a paralisia das pernas. “De uma maneira muito clara, temos de combater o negacionismo em relação a essa proteção dada pelas vacinas. Infelizmente, as informações falsas têm sido veiculadas de uma forma irresponsável e criminosa”, destacou Pedro Pascoal, secretário de Saúde.
Por recomendação do Ministério da saúde, a campanha será antecipada prevendo vacinar 8 mil crianças em todo estado, com a meta de alcançar 14 mil crianças, com o intuito de corrigir as vacinas das crianças que não foram vacinadas.
A vacinação será destinada para as crianças que estão com suas vacinas em atraso e a previsão é de que seja realizada no mês de maio, tendo o Dia D no dia 3 de junho, encerrando a campanha que terá duração de 10 dias”, salientou Renata Quiles. Coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre
O Governo do Acre, por meio do programa Juntos Pelo Acre, realizou nesta sexta-feira, 4 de julho de 2025, uma série de ações sociais em Cruzeiro do Sul, atendendo moradores dos bairros Cobal, Remanso, Santa Terezinha e outros da região. As atividades ocorreram na Escola Maria Lima de Souza, no bairro Cobal, e na Escola Estadual Comandante Braz de Aguiar, no Centro da cidade, com previsão de continuidade até domingo, 6, na Expoacre Juruá.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e contaram com a participação de diversas instituições, como o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público, Defensoria Pública, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de equipes de saúde e assistência social.
Durante o evento, foram distribuídos mais de 3 mil kits de roupas por meio do projeto Vestuário Social, além de oferecidos serviços gratuitos como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação, exames rápidos e entrega de medicamentos. O projeto também promoveu atividades culturais e recreativas, além da presença do Ônibus Lilás da Secretaria da Mulher (Semulher), que ofereceu orientação e apoio no combate à violência contra a mulher.
A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, foi citada como uma das principais apoiadoras da ação. A secretária-adjunta Amanda Vasconcelos destacou: “Essas ações representam o compromisso do governo em levar dignidade e acesso a direitos a quem mais precisa”.
O Projeto Cidadão, do TJAC, que completa 30 anos, também esteve presente, com foco em reunir diferentes serviços públicos em um mesmo espaço. A coordenadora Isnailda Silva explicou que a iniciativa busca facilitar o acesso da população a políticas públicas essenciais.
Para o chefe da Divisão de Promoção de Registro Civil da SEASDH, Cézar Pinho, a ação tem contribuído significativamente para reduzir o sub-registro, ampliando o acesso à documentação civil. “O Juntos Pelo Acre tem ajudado a combater um problema grave, garantindo o direito à cidadania”, afirmou.
No domingo, 6, o encerramento das ações contará com um mutirão de serviços na comunidade rural Santa Luzia, além da realização de um casamento coletivo promovido pelo TJAC durante a Expoacre Juruá.
Moradores beneficiados relataram a importância da iniciativa. “Tem gente que não tem dinheiro pra comprar roupa, e aqui eles dão de graça”, afirmou Antônia Pamela de Lima Santos. “Essas ações ajudam muito a melhorar a situação de quem precisa”, completou Francisca Socorro do Nascimento Souza.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 4 de julho, a entrega da Unidade de Saúde Raimunda Dionísio da Silva, localizada na Rua Juricaba, nº 571, no bairro João Paulo. Totalmente revitalizada, a unidade recebeu um investimento de R$ 234.154,44, oriundo de recursos próprios do município.
Com estrutura modernizada e ambiente mais acolhedor, a unidade foi entregue à comunidade com o objetivo de garantir um atendimento mais digno, eficiente e humanizado à população da região.
A solenidade de entrega contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Prefeito Tião Bocalom, secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, chefe de gabinete do prefeito Kellen Bocalom, vereador Joabe Lira, vereador Leôncio Castro, lideranças comunitárias e moradores do bairro.
As obras abrangeram desde a demolição de estruturas comprometidas até a substituição de revestimentos de parede e piso, instalação de forros em PVC e placas de gesso, nova cobertura, pintura interna e externa, construção de passeio e calçadas, além da instalação de novas portas, louças sanitárias e itens de acessibilidade.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que o foco da gestão é entregar serviços de qualidade à população, e não apenas obras físicas:
“A Secretaria de Saúde não entrega obra, ela entrega serviços. Então hoje aqui para essa comunidade do João Paulo, Cabreúva, aqui na Regional da Baixada, a gente está entregando mais um serviço reestruturado. Com essa estrutura física adequada, isso melhora a dignidade do servidor, que passa a ter um ambiente mais adequado para trabalhar, e temos a expectativa de que isso se reverta também na qualidade do atendimento à população. O nosso objetivo final é atender bem, com carinho, e entregar ao cidadão aquilo que ele precisa: uma assistência médica completa, com médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde, dispensação de medicamentos e serviços odontológicos.”
O prefeito Tião Bocalom também comentou sobre o avanço na Atenção Básica com mais uma unidade entregue reformada.
“Com certeza, o nosso compromisso com a saúde continua o mesmo. Essa já é a unidade de número 39, e vamos bater a 40ª, todas recuperadas com recursos próprios. A unidade foi totalmente reformada: trocamos a cobertura, organizamos tudo e colocamos todos os equipamentos novos. Isso é importante destacar. A estrutura também foi adaptada ao cenário pós-Covid, com espaço maior para espera, além do sistema informatizado de saúde, que começou a funcionar de verdade agora”.
O coordenador da unidade, Dirceu Pereira, reforçou que todos os serviços estão disponíveis à população: “O que a população pode esperar é uma unidade nova, reformada, com todos os móveis novos. Só temos gratidão à gestão do prefeito Bocalom e ao nosso secretário de Saúde, que fizeram essa reforma. Custou um pouco, mas está aí: uma unidade nova, com todos os serviços funcionando — médico, enfermeiro, dentista, vacinação. Está de portas abertas para receber a população das regiões vizinhas como Cabreúva, Boa União entre outros. Estamos aqui para receber a população com tudo novo, uma unidade pronta para atender.”
Prefeitura de Rio Branco Capacita Novos Servidores da Saúde para Combater ISTs com Foco no HPV
Ação visa fortalecer o conhecimento dos agentes de endemias sobre prevenção, diagnóstico e enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, com ênfase na vacinação contra o HPV.
A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação importante para os novos servidores da saúde, focando especialmente no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com ênfase no Papilomavírus Humano (HPV). A capacitação, voltada para os agentes de endemias, teve como objetivo fortalecer o conhecimento sobre a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças, especialmente o HPV, que pode causar sérios problemas de saúde, incluindo cânceres de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe.
Durante o evento, realizado no auditório do Centro Universitário Estácio Unimeta, profissionais especializados conduziram a palestra, destacando aspectos como transmissão, sintomas, formas de prevenção e a importância da detecção precoce. O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, reforçou que ações como essa são fundamentais para qualificar o trabalho dos agentes e assegurar que eles possam orientar a população de forma eficiente, promovendo uma cidade mais saudável e consciente.
Além disso, a capacitação integra uma série de ações contínuas da Prefeitura para intensificar as estratégias de prevenção, como campanhas educativas e a vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente nas unidades de saúde, com o objetivo de reduzir os índices de infecções na cidade.