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Política

Binho Marques reafirma o Governo da Floresta como projeto político e cobra elaboração profunda de políticas públicas ambientais

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Na entrevista concedida ao Epop, na cobertura especial sobre o Encontro do GCF no Acre, o ex-governador do Acre, Binho Marques, trouxe uma defesa contundente do Governo da Floresta como um projeto político com raízes sociais e compromisso com a justiça ambiental. Mais do que ações técnicas, ele reforça a centralidade da política como meio de transformação coletiva.

“Os projetos que o Chico desenvolveu com a Mary Allegretti quando era presidente do Sindicato Rural de Xapuri foram protótipos de políticas públicas. Eles pensavam grande, pensavam em algo que no futuro se tornasse política pública”, afirmou. Para Binho, a experiência dos seringueiros e das comunidades da floresta não apenas inspirou, mas deu base concreta à política implementada no Acre. “Quando assumimos o governo, demos apenas escala ao que já fazíamos com o Conselho Nacional dos Seringueiros.”

A defesa do Estado como agente articulador de soluções sustentáveis atravessa toda a entrevista. “Queríamos colocar o Acre na cena global das mudanças climáticas também como parte da solução. A gente dizia, com certa arrogância (eu admito): ‘o que o mundo pensa, o Acre faz’.”

Foto: Gleilson Miranda/

Na parte final da entrevista, ao ser perguntado sobre qual mensagem deixaria para os atuais gestores da agenda ambiental, Binho Marques foi direto: “Olha, a experiência me diz, depois de ter trabalhado com gestão pública de 1993 até 2016, que para uma política pública dar certo, ela precisa ser muito simples. Mas ser simples em política pública não significa, de modo algum, ser simplória.”

Para ele, o problema da política climática atual muitas vezes está na falta de repertório técnico e político de quem formula: “Infelizmente, o que mais vejo hoje são gestores sem repertório, que se apoiam no populismo, no clientelismo ou em intuições sem base de evidências científicas.” E completa: “Ser simples é fazer bem feito, com todos os componentes conectados. E política pública climática precisa partir do território e das pessoas.”

Ao encerrar sua fala, Binho lamenta os rumos posteriores ao seu governo, mas mantém a confiança na capacidade de reconstrução do Acre: “Lamento que o Governo da Floresta tenha sido interrompido abruptamente depois da minha gestão. Tivemos quatro governos que variaram da estagnação ao retrocesso. Mas o Acre é valente. E o futuro a Deus pertence.”

Confira a entrevista completa aqui 

Política

Aleac destaca investimentos no Juruá e reconhece Acrelândia como cidade do Café com Leite

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Nesta semana, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) concentrou sua pauta em temas ligados ao desenvolvimento econômico e à valorização da produção agrícola do estado. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Casa, destacou os novos investimentos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na cadeia produtiva do café no Vale do Juruá e elogiou o trabalho da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da instituição, Perpétua Almeida. As ações incluem a instalação de unidades de secadores industriais de café em Cruzeiro do Sul e a construção de secadores suspensos em Tarauacá, voltados a propriedades de pequeno porte.

Gonzaga também mencionou o Complexo Industrial de Café de Mâncio Lima, recentemente inaugurado, que já beneficia mais de duas mil pessoas, elevando a renda média dos cooperados em cerca de 30%. O parlamentar parabenizou Jonas Lima, presidente da Cooperativa dos Produtores de Café do Juruá (CooperCafé), e Valdemiro Rocha, da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), pelo papel na ampliação da produção e na geração de emprego e renda. Segundo ele, “o Acre tem um grande potencial de produção agrícola e investimentos como esses são essenciais para levarmos nossos produtos para outros mercados, como os dos países da América do Sul e Ásia”.

Na mesma semana, os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 156/2025, de autoria da Mesa Diretora, que reconhece o município de Acrelândia como a “Cidade do Café com Leite”. A proposta, relatada pela deputada Michelle Melo (PDT) na Comissão de Constituição e Justiça, visa valorizar a vocação econômica e cultural do município, que tem na produção de café e leite os principais motores da economia local. Para a parlamentar, o reconhecimento “vai muito além de um título simbólico. É uma forma de impulsionar a economia e valorizar o trabalho de centenas de famílias que vivem da produção rural em Acrelândia”.

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Política

Flávio Dino amplia decisão do STF e exige transparência em emendas estaduais e municipais até 2026

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O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (23) que todos os estados, municípios e o Distrito Federal adotem até 1º de janeiro de 2026 o mesmo modelo de transparência e rastreabilidade aplicado às emendas parlamentares federais. A medida, assinada por Dino, estende a decisão do Supremo que, em 2022, declarou inconstitucional o chamado “orçamento secreto” e busca unificar o controle sobre a destinação de recursos públicos em todo o país.

Dino afirmou que a execução de emendas estaduais e municipais só será autorizada a partir de 2026 após a comprovação de que os governos locais cumprem as regras constitucionais de divulgação pública e eletrônica de dados fiscais e orçamentários. Para o ministro, restringir a transparência ao nível federal representa uma distorção do sistema federativo. “Não faz sentido que o dever de identificar os beneficiários finais dos recursos públicos, com transparência e rastreabilidade de ponta a ponta, se limite ao plano federal”, declarou.

O ministro destacou que permitir práticas opacas em níveis locais compromete a confiança pública e o controle social. “A reprodução de condutas espúrias nos entes federados corrói as bases do pacto federativo e revela que ainda persiste a cultura de apropriação privada do orçamento público”, afirmou. Dino reforçou que o erário “existe para servir à coletividade, não para gerar fortunas e benesses privadas”.

A decisão de Dino determina que os Tribunais de Contas, Ministérios Públicos de Contas e Procuradorias-Gerais de Justiça fiscalizem o cumprimento das novas exigências. Além disso, solicita que a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos ofereçam capacitação técnica e integração de sistemas para auxiliar estados e municípios na adaptação ao modelo federal.

Uma audiência pública está marcada para março de 2026, quando os órgãos de controle deverão apresentar resultados sobre o andamento das medidas. De acordo com o levantamento citado na decisão, apenas três das 27 unidades da federação — Acre, Distrito Federal e Minas Gerais — atualmente divulgam informações completas sobre as emendas parlamentares, evidenciando lacunas significativas na transparência dos repasses estaduais e municipais.

Com a decisão, Flávio Dino amplia a agenda de integridade e controle público iniciada pelo STF após o fim do “orçamento secreto”. Desde então, o Supremo acompanha um processo de adequação institucional que inclui a reformulação do Portal da Transparência, a integração de dados à Plataforma Transferegov.br e a promulgação da Lei Complementar nº 210/2024, que reforçou as normas de publicidade e fiscalização das emendas parlamentares.

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Política

Bocalom confirma intenção de disputar o governo do Acre em 2026 e fala em “decisão do povo”

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O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou publicamente a intenção de disputar o governo do Acre nas eleições de 2026. As declarações ocorreram em duas ocasiões nesta semana, em entrevistas a portais locais. No ac24horas, Bocalom afirmou que “está tudo correndo bem para que eu dispute o governo. Quem manda é o povo”, ao responder à pergunta direta do colunista Luiz Carlos Moreira Jorge sobre uma possível candidatura. Já ao ContilNet Notícias, o prefeito disse que “ouvindo a população, penso que sim, tudo caminha para isso” e completou que “vamos continuar avaliando até o final do ano”.

As falas confirmam pela primeira vez, de forma direta, que o gestor da capital pretende disputar o Palácio Rio Branco. Até então, Bocalom havia evitado confirmar a pré-candidatura, embora já admitisse em conversas anteriores que recebia incentivos de apoiadores. Segundo ele, a decisão final dependerá da resposta popular nos próximos meses.

Com a oficialização da intenção, o prefeito deverá deixar o cargo em abril de 2026, conforme a legislação eleitoral. Nesse cenário, o vice-prefeito Alysson Bestene (PP) assumirá a Prefeitura de Rio Branco e poderá disputar a reeleição no pleito seguinte. A saída de Bocalom encerra a aliança que unia a gestão municipal ao governo do Acre, rompendo o eixo político que contribuiu para sua reeleição em 2024.

A confirmação também altera o equilíbrio entre os grupos que compõem a base do governo estadual. No campo político, Bocalom deve contar com o apoio do senador Márcio Bittar (PL), enquanto o governador Gladson Cameli (PP) trabalha pela candidatura da vice-governadora Mailza Assis. O senador Alan Rick (União Brasil) e o médico Thor Dantas (PSB) também são apontados como pré-candidatos. Analistas locais avaliam que a entrada do prefeito de Rio Branco tende a aumentar a competitividade da disputa e pode levar a eleição para o segundo turno.

As movimentações nos bastidores indicam que a decisão de Bocalom deve acelerar definições de alianças partidárias. O MDB se aproxima do grupo de Mailza Assis, enquanto o PL busca consolidar um palanque próprio. A disputa de 2026 começa a desenhar um novo quadro político no Acre, com o prefeito de Rio Branco assumindo o papel de protagonista entre os nomes da direita local.

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