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Cultura

Cia Garatuja de Artes Cênicas aborda o genocídio de povos originários no Acre

Peça “Correrias” reflete a luta e resistência dos povos indígenas da região

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A Cia. Garatuja de Artes Cênicas, apresenta a peça “Correrias”, que lança luz sobre o genocídio e epistemicídio dos povos originários no Estado do Acre. O termo “correrias,” utilizado por ribeirinhos, indígenas e adotado por indigenistas e antropólogos, faz referência à história dessas comunidades, que foram vítimas da ganância dos nawas.

Sob a dramaturgia de Regina Maciel e a direção cênica de Dino Camilo, a produção traz à cena as divindades, seres, yuxibus e yiuxins dos povos massacrados, em uma tentativa de dar voz às vítimas e à sua luta pela preservação de suas culturas.

Regina Maciel “destaca que a produção teatral busca o reconhecimento e dá a importância de preservar a história e a cultura dos povos originários,” além de “promover uma reflexão sobre as questões sociais que afetam essas comunidades no Acre.”

O elenco é composto por Léia Nascimento, Alyx Dantas e Regina Maciel, com iluminação de Junior Uchôa, sonoplastia de Núbia Alves, maquiagem de Marina Luckner e arte de Alyx Dantas. A trilha sonora incorpora músicas de James Asher, povo Poyanawa, Katukina e Byron Metcalf, adicionando uma dimensão sonora única à peça.

As apresentações de “Correrias” ocorrerão nos dias 21 e 22, às 19h30min, no Cine Teatro Recreio. Os ingressos serão vendidos no local a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), mediante apresentação de carteira de estudante ou carteira de passe estudantil.

Cultura

Plano Nacional Aldir Blanc garante investimento histórico na cultura do Acre

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O Acre deu um passo importante para o fortalecimento de sua cultura com o lançamento de dez editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), um investimento inédito de R$ 16,7 milhões. O evento, ocorrido no Museu dos Povos Acreanos, foi marcado por celebrações que ressaltaram a importância da cultura para a identidade do estado.

Os editais abrangem diversas áreas culturais, como o fortalecimento dos povos originários, a premiação de mestres da cultura, bolsas de intercâmbio, formação, ações continuadas, arte e patrimônio, e apoio a espaços culturais. Este investimento histórico não só promove a inclusão e a diversidade, mas também visa garantir a sustentabilidade das ações culturais no Acre até 2028.

O governador Gladson Cameli destacou o impacto positivo do investimento na democratização do acesso à cultura e no apoio aos artistas locais. Minoru Kinpara, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), sublinhou que este é o maior investimento já visto na história cultural do Acre, beneficiando diretamente a economia criativa e a comunidade.

Além disso, o programa Cultura Viva será implementado no estado para fortalecer os pontos de cultura, ampliando o acesso à arte e conectando comunidades em todo o Acre. O lançamento dos editais representa um marco no reconhecimento e valorização das tradições e saberes locais, assegurando a continuidade da vibrante expressão cultural acreana.

Conheça todos os editais

Edital de fortalecimento dos povos originários – R$ 1,2 milhão
Edital de premiação para mestres da cultura – R$ 900 mil
Edital de bolsa e intercâmbio nacional e internacional – R$ 696 mil
Edital de formação – R$ 900 mil
Edital de ações continuadas – R$ 2,5 milhões
Edital de arte e patrimônio – R$ 4,1 milhões
Edital de Iniciantes – R$ 200 mil
Edital de subsídio e manutenção de espaços e organizações culturais – R$ 1,098 milhão
Política Nacional Cultura Viva (Pontos e pontões) – R$ 2.090.345,48

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Cultura

Inscrições abertas para 100 Vagas em Cursos de Artes na Usina de Arte João Donato

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O Governo do Estado do Acre, em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), está oferecendo 100 vagas em cursos livres na Usina de Arte João Donato. Esses cursos são gratuitos e voltados para a população de Rio Branco e região, com inscrições abertas de 19 a 30 de agosto.

As capacitações disponíveis são em quatro áreas: figurino teatral, iniciação à linguagem teatral, aprofundamento à linguagem teatral e gravura. Cada curso possui 25 vagas, e as aulas ocorrerão no período vespertino, com dias específicos para cada modalidade:

  • Figurino Teatral: Segundas e quartas-feiras
  • Gravura: Segundas e terças-feiras
  • Iniciação Teatral: Segundas e quintas-feiras
  • Aprofundamento Teatral: Terças e sextas-feiras

Os interessados devem ter pelo menos 15 anos. Para o curso de aprofundamento teatral, é necessário já ter concluído o curso de iniciação ou possuir experiência anterior em teatro. Não é permitido se inscrever em mais de um curso.

As inscrições podem ser feitas online, acessando o site usinadeolhares.wordpress.com, ou presencialmente em três locais: Usina de Arte João Donato, sede do Ieptec, ou FEM. Os cursos têm duração de três meses e estão programados para começar entre 2 e 6 de setembro, dependendo da capacitação escolhida.

Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar um e-mail para usina.oficinas@gmail.com.

Foto: Hannah Lydia/Ieptec

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Cultura

Feira das Moças: Empreendedorismo Feminino Dá Samba!

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O Grupo Moças do Samba convida você para, no próximo sábado, celebrar o empreendedorismo feminino em grande estilo na Feira das Moças: Empreendedorismo Feminino Dá Samba! O evento reúne o melhor do samba protagonizado por mulheres e uma feira repleta de produtos, bebidas e quitutes elaborados por empreendedoras, garantindo uma noite inesquecível de cultura, música e sabores.

Data: Sábado, [data do evento]
Local: Espaço Cultural O Casarão, Centro da cidade
Horário: A partir das 19h
Entrada: Gratuita

A roda de samba, conduzida pelo grupo Moças do Samba, começará às 19h, garantindo muita música boa e um ambiente acolhedor. Aproveite para conhecer e apoiar o trabalho de várias mulheres empreendedoras, que estarão expondo seus produtos durante a feira.

Este evento é uma realização do Projeto Feira das Moças, financiado pelo Edital de Arte e Patrimônio da Lei Paulo Gustavo e promovido pela Fundação Elias Mansour, com o apoio do CEMEC.

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