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Comissão de Assuntos Econômicos confirma contribuição sobre serviços de Streaming; Projeto segue para a Câmara

A proposta é do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Ele é o autor do Projeto de Lei (PL) 2.331/2022, que busca regulamentar os serviços de vídeo sob demanda no Brasil.

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Projeto que regulamenta os serviços de oferta de vídeo sob demanda e os obriga a recolher a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) foi aprovado em turno suplementar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (16). O PL 2.331/2022 segue para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para a votação em Plenário. Do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a proposta foi aprovada na forma do substitutivo do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Ele rejeitou três emendas apresentadas após a primeira votação. 

O projeto inicialmente alterava apenas a MP 2.228-1, de 2001, para permitir a cobrança para a Condecine. Com o substitutivo, modifica também a Lei 12.485, de 2011, a “Lei da TV Paga”. A proposta tramita em conjunto com o PL 1.994/2023, do senador Humberto Costa (PT-PE), para o qual Eduardo Gomes recomendou a rejeição.

A proposta aprovada regulamenta a prestação de serviço de vídeo sob demanda, de plataformas de compartilhamento de conteúdos audiovisuais e de televisão por protocolo de internet. A regulação é válida para todas as empresas baseadas no Brasil, independentemente da localização da sede ou da infraestrutura para prestação do serviço.

De acordo com a proposta, a Condecine será anual e terá alíquota máxima de 3% da receita bruta das empresas, incluindo os ganhos com publicidade e excluindo os tributos diretos e as comissões devidas a parceiros de comercialização, veiculação ou distribuição do serviço. A exclusão de comissões de parceiros foi estabelecida em complementação de voto do relator.

Empresas com faturamento anual acima de R$ 96 milhões pagarão 3%. Já as plataformas com faturamento entre R$ 4,8 milhões e R$ 96 milhões recolherão 1,5%. Para os serviços com faturamento inferior a R$ 4,8 milhões a alíquota será zero.

A Contribuição terá o valor reduzido pela metade para o streaming sempre que pelo menos metade do conteúdo do catálogo for nacional. Essa previsão foi incluída no substitutivo aprovado na CAE.

Para calcular a contribuição devida, as empresas poderão separar a receita obtida com o serviço de streaming do lucro que eventualmente tenham ganho com outros serviços, como a oferta de conteúdos esportivos e jornalísticos e a comercialização de espaços publicitários relativos a esses eventos, por exemplo.

A Condecine também incidirá sobre o pagamento de rendimentos pela exploração ou pela aquisição de obras audiovisuais a preço fixo a produtores, distribuidores ou intermediários no exterior.

Produtora independente

Para ser classificada como produtora brasileira independente, a empresa não poderá ser controladora, controlada ou coligada a TVs, a rádios ou a quaisquer prestadoras de serviços de telecomunicações. Também não poderá estar sujeita a veto ou interferência comercial de outras empresas de comunicação. Por fim, não poderá manter vínculo de exclusividade que a impeça de produzir ou comercializar com terceiros os conteúdos produzidos.

Princípios

O texto alternativo sujeita os serviços de streaming aos princípios da liberdade de expressão artística, intelectual, científica e de comunicação. Também leva em consideração a diversidade cultural e das fontes de informação e produção; a valorização do conteúdo audiovisual brasileiro; a abertura a outras culturas do mundo.

Conteúdo brasileiro

Eduardo Gomes propôs que as plataformas garantam visibilidade do conteúdo audiovisual brasileiro por meio de sugestões, busca ou seções claramente identificadas, de modo razoável e proporcional e de acordo com a capacidade de cada serviço.

Os provedores de streaming terão que disponibilizar permanentemente no catálogo quantidades mínimas de conteúdos audiovisuais brasileiros, sendo metade destas quantidades de conteúdo nacional independente. Para streamings com 2 mil produtos no catálogo, pelo menos 100 terão que ser brasileiros. E para streamings com 7 mil produtos, pelo menos 300 terão que ser nacionais.

Pelo menos 30% das receitas provenientes dos serviços de streaming deverão ir para produtoras brasileiras independentes localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e no mínimo, 20% para produtoras estabelecidas na região Sul e nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Haverá cota de receitas também para capacitação técnica, obras independentes produzidas ou dirigidas por pessoas de minorias, proteção a direitos autorais, programas de fomento a provedores de streaming nacionais, e programas de investimento em produções nacionais.

Ancine

Quanto à fiscalização, a oferta de catálogo deverá ser regulamentada e fiscalizada pela Ancine. Os provedores de vídeo sob demanda deverão solicitar o credenciamento na agência até 180 dias após o início da oferta do serviço no Brasil. O cadastro terá que ser homologado em até 30 dias para as empresas que cumprirem os requisitos estabelecidos.

As plataformas também terão que apresentar à Ancine a documentação relativa ao faturamento e a listagem de conteúdos audiovisuais brasileiros, relacionando as obras realizadas por produtoras brasileiras independentes. Mas não será necessário apresentar a relação de conteúdos audiovisuais do catálogo inseridos e/ou produzidos pelos próprios usuários.

O texto também obriga as empresas a enviarem à agência o resumo do contrato firmado entre as partes para a produção de obras publicitárias. A Ancine deverá garantir a confidencialidade de segredos comercial e industrial, quando for o caso.

Fabricantes de televisores

O provedor de televisão por internet que também seja fabricante de equipamentos de televisão ou outros dispositivos receptores deve dar tratamento isonômico e evitar condutas lesivas à concorrência na oferta de conteúdos em seu sistema operacional. Será obrigatório ofertar, na interface inicial e no guia de programação, o acesso direto aos serviços de radiodifusão de sons e imagens. E será proibido privilegiar a oferta de produtos, serviços ou conteúdos audiovisuais próprios. Eventuais infrações serão fiscalizadas pelo Cade.

Punições

Os provedores de serviço de vídeo sob demanda que descumprirem as obrigações estarão sujeitos a advertência e multa, inclusive diária, a serem determinadas pela Ancine. Também poderá ser cancelado o credenciamento na Ancine, bem como anulada a dedução do Condecine. 

A multa poderá ser imposta isoladamente ou em conjunto com outra sanção, não devendo ser inferior a R$ 10 mil reais,nem superior a R$ 50 milhões para cada infração cometida. A agência deverá iniciar processo administrativo fiscal caso não haja o recolhimento da Condecine no prazo.

Excluídos

O texto não sujeita à Condecine nem regulamenta os serviços que oferecem conteúdos audiovisuais sob demanda de forma incidental ou acessória. Bem como não incluí aqueles já veiculados em TVs e rádios ou outros canais, inclusive TVs por assinatura.

Também ficam de fora os canais educacionais, jornalísticos, de esporte e de jogos eletrônicos, mesmo quando oferecidos por provedores de vídeo sob demanda.

No substitutivo, Eduardo Gomes passou a excluir também conteúdo já divulgado e posteriormente incluído em streaming pertencente ao mesmo grupo econômico, por período de até um ano. E excluiu também os conteúdos de eventos esportivos.

Críticas

Ao tramitar na Comissão de Educação (CE), onde também foi relatado por Eduardo Gomes, o PL 2.331/2022, de Nelsinho Trad, ganhou o texto substitutivo. No relatório da CE, o relator propôs a rejeição do PL 1.994/2023, de Humberto Costa, de 2023, e sua substituição pelo texto de Nelsinho, de 2022. Na CAE, o senador apresentou um outro texto alternativo, com alterações extras — mas mantendo em essência o PL 2.331/2022.

Autor do PL 1.994/2023, Humberto Costa manifestou discordância com o substitutivo e a rejeição do seu projeto. Para ele, o relatório de Gomes não trata a produção brasileira independente de forma destacada nesse processo de regulação, como acontece com outros países. 

Na avaliação de Humberto Costa, a regulação não pode oferecer brechas para que o “dinheiro público venha a subsidiar plataformas”, que segundo ele,  já são bilionárias em vários países e que têm no Brasil um dos seus mercados mais importantes. Para Humberto Costa, a regulação precisa estar à altura da “dimensão cultural e econômica que esse tema tem”. 

— Por que que uma atividade tão importante como essa, como é a do audiovisual, a proposta de pagamento da Condecine é de 3%, tão somente? Nós tínhamos feito uma proposta mais ampla e o pior, é que nessa proposição, nesse relatório, existem vários mecanismos para isentar as empresas multinacionais de pagar a Condecine. Compensações pela contratação de empresas nacionais para a produção dos vídeos sobre demanda — criticou o senador. 

Mesmo após a manifestação de Humberto Costa, o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), informou que a orientação do Executivo seria pela aprovação, tendo em vista que a matéria ainda passará por outros debates na Câmara dos Deputados e, possivelmente, lá será apensada a outras matérias em tramitação.

Na justificação do projeto, Nelsinho Trad informa que em janeiro de 2021 só a plataforma Netflix tinha 19 milhões de assinantes no Brasil, superando os 14,7 milhões de assinantes de todas as operadoras de TV paga. Ele lembra que as operadoras de TV estão submetidas a obrigações regulatórias e tributárias muito mais severas.

Fonte: Agência Senado

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Gladson Cameli avalia Expoacre Juruá como maior vitrine econômica do Acre

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Durante o encerramento da Expoacre Juruá 2025, no sábado (5), em Cruzeiro do Sul, o governador Gladson Cameli afirmou que a feira se consolidou como “a maior vitrine econômica do Acre”. Em pronunciamento à imprensa, Cameli destacou o impacto da programação sobre a economia regional, com geração de renda, valorização da agricultura familiar e fortalecimento das tradições culturais do interior do estado.

“O Juruá mostrou mais uma vez que tem capacidade de liderar o desenvolvimento da nossa economia. A feira foi sucesso de público, de negócios, de valorização da nossa cultura. Vamos trabalhar para ampliar ainda mais esse evento a partir do próximo ano”, declarou o governador.

Um dos principais resultados destacados foi a comercialização de 18 mil sacas de café durante a rodada de negócios promovida com apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). Produtores da Cooperativa Coopercafé firmaram acordos com empresas locais e de fora do estado. “A feira cria as condições para que o setor produtivo avance, e esse volume de negócios mostra a força da nossa produção”, avaliou Cameli.

Na área da agricultura familiar, mais de 70 produtores participaram diretamente da feira com apoio do Sebrae e do Senar. Associações e cooperativas apresentaram produtos como farinhas, doces, biscoitos e derivados de mandioca, com vendas diretas ao público e contato com novos mercados. Para o governador, esse é um dos pilares do evento. “Estamos estimulando quem está na base da economia, os pequenos produtores. A feira é também uma oportunidade de inclusão”, disse.

O rodeio da Expoacre Juruá, que reuniu peões do Acre, Amazonas e Rondônia, também foi citado por Cameli como elemento central na valorização das tradições culturais. A final lotou a Arena do Juruá, e o vencedor, Genásio da Silva, de Feijó, recebeu uma caminhonete como prêmio. “Cultura também é economia. O rodeio movimenta o turismo, a rede hoteleira, os ambulantes, e valoriza o que temos de mais autêntico”, afirmou o governador.

Gladson Cameli encerrou a feira agradecendo aos servidores públicos, instituições parceiras e à população do Juruá. Segundo ele, o governo deverá destinar mais investimentos à feira nos próximos anos, com articulação de emendas parlamentares e ampliação da participação de outros municípios. “O que vimos aqui foi o Acre dando certo. Vamos seguir investindo para fazer ainda mais”, concluiu.

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Governo do Acre cria Comissão Estadual de Verdade e Memória para apurar violações durante regime militar

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O Governo do Estado do Acre instituiu, em 15 de maio de 2025, a Comissão Estadual de Verdade e Memória (Ceveme), em resposta à recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A comissão está vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e foi criada por meio de resolução do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (CEDHC), publicada no Diário Oficial.

A recomendação do MPF foi expedida em abril pelo procurador da República Lucas Costa Almeida Dias. O objetivo da Ceveme é reconhecer e esclarecer violações de direitos humanos ocorridas no estado durante o regime civil-militar (1964–1985).

A comissão terá entre suas atribuições a identificação de estruturas e instituições ligadas a graves violações, além de propor medidas de reparação e de não repetição. Também estão previstas a realização de audiências públicas para coleta de depoimentos de vítimas e familiares, a proposição de políticas públicas voltadas à memória e à verdade histórica, ações educativas e preservação de arquivos e documentos.

A composição da Ceveme inclui representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual (MPAC), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (IFAC), arquivos públicos, Comissão de Anistia, Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, além de órgãos do poder executivo estadual, da sociedade civil e de familiares de vítimas.

O processo de instalação segue com a indicação dos representantes institucionais e publicação de decreto que regulamentará o funcionamento da comissão.

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Assessoria

Sistema OCB e cooperativas agradecem apoio da Aleac e do TCE ao fortalecimento do cooperativismo acreano

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Em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Sistema OCB/AC promoveu, nesta segunda-feira, 7 de julho, um encontro institucional com dirigentes de cooperativas, deputados estaduais e representantes do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), na sede da entidade, em Rio Branco.

A reunião teve como propósito alinhar ações comemorativas em âmbito estadual e reconhecer publicamente o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) e do TCE/AC às iniciativas que visam o fortalecimento do cooperativismo no Acre.

Reconhecimento institucional e planejamento estratégico

Durante o encontro, os diretores dos diversos Ramos da OCB/AC destacaram que as parcerias firmadas com a Aleac e com o TCE/AC têm sido fundamentais para consolidar o cooperativismo como um modelo estratégico de desenvolvimento econômico, social e ambiental no estado.

A atuação conjunta com os poderes públicos tem permitido avanços significativos, como a estruturação de cooperativas, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento da agricultura familiar, especialmente no interior.

“União institucional é essencial para transformar realidades” Valdemiro Rocha

O presidente do Sistema OCB/AC, Valdemiro Rocha, ressaltou a importância simbólica do ano de 2025 para o movimento cooperativista em todo o mundo, e a relevância das instituições locais nesse processo.

“O reconhecimento da ONU ao declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas reforça a relevância do nosso modelo de desenvolvimento, baseado na solidariedade, na inclusão e na sustentabilidade. Aqui no Acre, temos a grata satisfação de contar com o apoio de instituições como a Aleac e o TCE, que compreendem o papel estratégico do cooperativismo para transformar realidades e gerar oportunidades. Agradecemos profundamente por essa parceria que fortalece nosso movimento e nos inspira a seguir avançando.”

Aleac propõe Sessão Solene em homenagem às cooperativas

Os deputados Pedro Longo e Eduardo Ribeiro, presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Aleac, participaram da reunião e anunciaram a realização de uma Sessão Solene em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, no próximo dia 14 de julho, às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa.

Pedro Longo reforçou o protagonismo da Frente Parlamentar e o apoio dos 20 deputados que a integram.

“Queremos mostrar para a sociedade a importância desse modelo de negócios que tem melhorado a vida das pessoas. O cooperativismo merece essa visibilidade e o nosso reconhecimento público.”

O deputado Eduardo Ribeiro também reforçou o compromisso da Aleac com o fortalecimento do setor:

“O cooperativismo é um modelo de organização que contribui diretamente para a redução das desigualdades sociais e para a geração de oportunidades sustentáveis. É nosso dever como parlamentares apoiar esse movimento que impacta positivamente tantas famílias acreanas.”

TCE reafirma compromisso com o cooperativismo

Representando o TCE/AC, o vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Ronald Polanco, agradeceu a homenagem e reafirmou o compromisso institucional da atual gestão com o cooperativismo acreano.

“A gestão da conselheira Dulce Benício tem atuado fortemente no fortalecimento do controle social. Temos buscado soluções conjuntas para destravar ações estratégicas do cooperativismo, especialmente no que diz respeito à correta aplicação dos recursos do PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos. O cooperativismo é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento local, e o TCE está ao lado dessa causa.”

Participação dos representantes de Ramos

Estiveram presentes os diretores dos Ramos do cooperativismo no Acre, que representaram diferentes setores produtivos:

​•​Ramo Saúde: Ediana de Fátima Melo Magela (titular) e Marcus Vinícius Shoiti Yomura (suplente)

​•​Ramo Agropecuário: Jonas de Souza Lima (titular) e Ezequiel Rodrigues de Oliveira (suplente)

​•​Ramo Crédito: Manoel Valdemiro Francalino da Rocha

​•​Ramo Transporte: Raimundo Oliveira de Souza (titular) e Maria de Nazaré Santos da Cunha (suplente)

​•​Ramo Trabalho: Joelma Brasil Lima (titular) e Pedro Moraes (suplente)

​•​Ramo Produção: Jorge Melo de Lima

​•​Ramo Agricultura Familiar: Fátima Maria Pedrosa Maciel.

Encerramento e confraternização

Ao final da reunião, foi servido um almoço aos participantes, promovendo um momento de confraternização e reforçando os laços institucionais em torno do cooperativismo acreano.

Texto: Andréia Oliveira / Fotos: Paulo Murilo

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