Connect with us

Educação

Estudantes do ensino médio terão bolsa para permanecer na escola

De acordo com MEC, programa está em fase final de elaboração

Published

on

Estudantes de baixa renda que estão no ensino médio terão acesso a bolsa de permanência na escola, além de uma poupança que poderá sacar ao concluir esta etapa da educação formal. O formato do novo programa, que está em fase final de elaboração, foi anunciado nesta terça-feira (26) pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Ainda não foram divulgados valores da bolsa e da poupança.

“Nós estamos finalizando o desenho, dentro das possibilidades de recursos orçamentários que existem, tanto no MEC quanto no Ministério de Desenvolvimento Social. Vamos utilizar o CadÚnico [Cadastro Único de inscritos em Programas Sociais] e o programa Bolsa Família, juntamente, integrando com o Censo Escolar do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], para que a gente possa atingir”, afirmou Santana durante uma coletiva de imprensa para detalhar o decreto que cria a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Segundo o ministro, cerca de 7% dos estudantes do ensino médio abandonam a escola, número que o governo pretende reverter com a medida.

“A ideia é que a gente possa garantir um apoio porque quando um aluno chega no ensino médio, idade de 14 ou 15 anos, geralmente é aquela fase que, diante da dificuldade da família, ele precisa trabalhar. Então, muitas vezes, o aluno abandona a escola, falta demais, é reprovado. A ideia é dar um auxílio que será mensal e uma poupança para que ele possa receber ao final do ensino médio, por ano”, acrescentou o ministro da Educação. O objetivo da bolsa é ajudar em despesas do dia a dia. Já a poupança poderá ser resgatada pelo aluno para projetos individuais dele, como abrir o negócio ou pagar estudos em uma faculdade. Nos dois casos, segundo Camilo Santana, serão exigidas contrapartidas dos beneficiários, como frequência escolar e aprovação.

Por Pedro Rafael Vilela- Repórter da Agência Brasil – Brasília

Educação

Inscrições para Prouni do 2º Semestre de 2024 começam na próxima semana

As inscrições para mais de 243 mil bolsas de estudo serão realizadas entre 23 e 26 de julho

Published

on

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) referentes ao segundo semestre de 2024 serão realizadas entre os dias 23 e 26 de julho, conforme edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, estão disponíveis mais de 243 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

Os interessados devem ter participado do Enem em 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os resultados da primeira chamada serão anunciados em 31 de julho, seguidos pela segunda chamada em 20 de agosto. Para os não selecionados, haverá a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera entre os dias 9 e 10 de setembro, com divulgação dos resultados prevista para 13 de setembro no Sistema do Prouni (Sisprouni).

Foto: Agência Brasil / Rafa Neddermeyer

Continue Reading

Educação

Rio Branco é Reconhecida com Prêmio Gestão Inovadora na Educação

Município é premiado ao lado de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro pela Fundação Porvir

Published

on

A cidade de Rio Branco está entre os dez municípios brasileiros reconhecidos com o Prêmio Gestão Inovadora, concedido pela Fundação Porvir. O prêmio destaca a contribuição dos professores Hélio Guedes e Elivan Dias na recomposição das aprendizagens pós-pandemia.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco realizou um diagnóstico nas escolas de ensino fundamental, identificando dificuldades de alfabetização e em disciplinas como língua portuguesa e matemática. Em resposta, a equipe de ensino desenvolveu um plano de ação focado na melhoria dessas áreas.

O programa Mente Inovadora, uma metodologia israelense adotada pela prefeitura, contribuiu significativamente para os avanços na educação dos alunos do 4º e 5º anos, melhorando índices de raciocínio lógico, cognitivo e socioemocional.

“Mente Inovadora é uma metodologia israelense adotada por vários municípios brasileiros. A prefeitura de Rio Branco implementou essa metodologia para os alunos dos 4º e 5º anos, o que melhorou os índices de matemática por meio do desenvolvimento do raciocínio lógico e das habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Essa abordagem foi fundamental para nosso trabalho nas escolas,” explicou Nabiha Bestene, Secretária Municipal de Educação.

Os resultados positivos incluem o aumento no percentual de crianças alfabetizadas e melhorias nas taxas de aprendizagem. A premiação será entregue em 29 de agosto, incluindo um brasão, troféu e faixa alusiva à conquista.

Fonte: Assessoria

Continue Reading

Educação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul paga progressão e férias dos servidores da educação

Pagamento de junho inclui progressão por tempo de serviço e férias das equipes de apoio, aumentando a folha em quase um milhão de reais

Published

on

O prefeito Zequinha Lima, de Cruzeiro do Sul, anunciou o pagamento da progressão horizontal por tempo de serviço e das férias dos servidores da educação no salário de junho, pago nesta sexta-feira, 28. Este pagamento resultou em um aumento na folha de pagamento da educação do município, totalizando quase um milhão de reais adicionais.

A progressão horizontal por tempo de serviço reconhece o tempo de trabalho dos servidores, proporcionando um aumento salarial conforme o tempo de serviço. Além disso, o pagamento das férias beneficiou as equipes de apoio que tiveram seus contratos suspensos durante o período sem aulas.

O prefeito Zequinha Lima destacou a importância desses pagamentos, afirmando: “Amigos funcionários da educação municipal, é importante a gente fazer um anúncio bom aqui para nossos servidores. Nesse pagamento do mês de junho, pagamos a progressão horizontal por tempo de serviço das pessoas, as férias do pessoal de apoio, que no período em que não tivemos aula, ficaram ausentes da escola. Isso totalizou na folha de pagamento quase um milhão de reais a mais da folha de pagamento da educação. Então, mais uma vez, é a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, a nossa gestão, Zequinha e Henrique, honrando o nosso compromisso com os servidores da educação”.

Continue Reading

Tendência