Connect with us

Saúde

Extremo Oeste do Brasil: Políticas de Estado priorizam a vida humana no Parque da Serra do Divisor

Published

on

A região remota do Parque Nacional da Serra do Divisor, em Mâncio Lima, no extremo ocidental do Brasil, tem testemunhado políticas de Estado que têm colocado a vida humana em primeiro plano. Mais de 400 moradores da região têm sido beneficiados com serviços públicos que antes eram inacessíveis, trazendo esperança e dignidade para uma comunidade isolada há décadas.

A ação do governo do Estado, por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), de Segurança Pública (Sejusp), de Comunicação (Secom), de Estado de Saúde (Sesacre), de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), de Governo (Segov) e de Estado da Mulher (Semulher), contou com o apoio da Prefeitura de Mâncio Lima, da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade (Icmbio), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), Marinha do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e 61⁰ Batalhão de Infantaria de Selva (61⁰).

Além dos serviços médicos, a ação também ofereceu serviços de estética, como corte de cabelo, manicure e designer de sobrancelhas, que trouxeram autoestima para a população serrana, como foi o caso de Hélia de Oliveira Silva, de 70 anos, que se sentiu renovada e mais confiante após o atendimento estético.

“A Assembleia Legislativa sempre está presente em momentos importantes para o Acre. Esta ação é exemplo de que a união entre os poderes gera avanços à sociedade”, pontuou o presidente da Casa do Povo, deputado Luiz Gonzaga.

Advertisement
Whats-App-Image-2025-10-10-at-16-30-53

Saúde

Ministério da Saúde destina R$ 180 mil para campanhas de vacinação em escolas do Acre

Published

on

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de aproximadamente R$ 180 mil, em parcela única, para o estado do Acre com o objetivo de financiar ações de imunização e a atualização de cadernetas de vacinação dentro do ambiente escolar. A medida busca utilizar a infraestrutura da rede de ensino estadual e municipal para alcançar crianças e adolescentes, facilitando o acesso dos estudantes às doses de rotina exigidas pelo Programa Nacional de Imunizações.

A estratégia de deslocar as equipes de enfermagem até as instituições de ensino responde à queda nos índices de cobertura vacinal registrada no país ao longo da última década. Historicamente, as unidades básicas de saúde concentram a aplicação das doses, mas o cruzamento de dados governamentais demonstrou que a busca ativa nas salas de aula eleva a adesão das famílias. O montante financeiro destinado aos municípios acreanos servirá para o custeio de logística, transporte de caixas térmicas com imunobiológicos e materiais de apoio para os profissionais envolvidos nas campanhas. “A escola atua como um espaço estratégico para a saúde pública, pois permite a identificação de atrasos no esquema vacinal e garante a proteção do público infanto-juvenil”, detalha a diretriz técnica que orienta a execução dos recursos nos estados.

A aplicação da verba tem a finalidade de elevar a barreira imunológica coletiva contra doenças transmissíveis, como o sarampo e a poliomielite, que exigem altas taxas de cobertura populacional para permanecerem controladas. Além do impacto na saúde preventiva do estado, a regularização das cadernetas nas escolas auxilia na redução das taxas de absenteísmo por motivos de adoecimento e auxilia as famílias no cumprimento das condicionalidades exigidas para a manutenção de programas sociais federais, que cobram a vacinação em dia.

Advertisement
Whats-App-Image-2025-10-10-at-16-30-53
Continue Reading

Notícias

Hemoacre inicia campanha de doação de sangue para manter estoque durante o Carnaval no Acre

Published

on

O governo do Acre iniciou nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, uma campanha de doação de sangue para reforçar os estoques do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) durante o período de Carnaval, em Rio Branco. A ação busca mobilizar a população para garantir segurança transfusional nos dias de feriado prolongado, quando pode haver aumento na demanda por bolsas de sangue.

A campanha, intitulada “Bloquinho Salva Vidas”, começou pela manhã e inclui a entrega de um brinde temático aos doadores na data de abertura. O Hemoacre informou que, apesar do feriado, o atendimento seguirá normalmente nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, mantendo a rotina de coletas para evitar queda nos estoques.

De acordo com a coordenadora de captação de doadores de sangue e medula óssea do Hemoacre, Késia Nogueira, o estoque é dinâmico e pode sofrer alterações em curto prazo. “Hoje o estoque pode estar satisfatório, mas em dois ou três dias pode haver uma grande necessidade. Por isso, trabalhamos de forma preventiva, garantindo estabilidade e segurança para atender possíveis demandas durante o feriado prolongado”, afirmou . Ela acrescentou que a manutenção dos níveis adequados depende da participação da população. “Quem utiliza o sangue é a própria população. Dependemos exclusivamente da solidariedade das pessoas para garantir atendimento a quem precisa”, ressaltou.

Segundo as orientações do Hemoacre, podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 devem estar acompanhados por responsável legal. É necessário apresentar documento oficial com foto e estar em boas condições de saúde. O processo completo, que envolve cadastro, triagem, lanche e doação, dura cerca de 40 minutos.

A professora de educação física Nathalia Freire participou da campanha após acompanhar a divulgação nas redes sociais. Em sua segunda doação, ela destacou a importância do gesto. “É um gesto simples, rápido e que faz muita diferença. Sempre tem alguém precisando. Um dia pode ser alguém da minha família, então é importante a gente se ajudar”, declarou.

Advertisement
Whats-App-Image-2025-10-10-at-16-30-53

Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Rio Branco mantém URAPs abertas durante o Carnaval para garantir atendimento básico

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco informou nesta quinta-feira (12) que quatro Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) funcionarão durante o feriado de Carnaval para assegurar atendimento básico à população da capital. A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de evitar a desassistência nos bairros durante o período de ponto facultativo.

De acordo com a gestão municipal, no sábado (14) as unidades estarão abertas das 7h às 17h. Nos dias 16, 17 e 18, segunda, terça e quarta-feira de Carnaval, o funcionamento ocorrerá em horário reduzido, das 7h às 13h . A iniciativa mantém serviços da Atenção Primária à Saúde mesmo durante o feriado prolongado, período em que parte da rede pública opera em regime especial.

Estarão em funcionamento a URAP Francisco Roney Meireles, no bairro Adalberto Sena; a URAP Augusto Hidalgo de Lima, no bairro Palheiral; a URAP Farmacêutica Cláudia Vitorino, no bairro Taquari; e a URAP Rozangela Pimentel, no bairro Calafate. Nessas unidades serão ofertadas consultas médicas, procedimentos básicos, vacinação, dispensação de medicamentos e orientações à população.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento nas URAPs durante o Carnaval busca reduzir a procura por serviços de urgência em situações que podem ser resolvidas na atenção básica. Para casos de urgência ou emergência, a orientação é que a população procure diretamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou o pronto-socorro, que permanecerão funcionando em regime de plantão durante todo o feriado.

Advertisement
Whats-App-Image-2025-10-10-at-16-30-53

Continue Reading

Tendência