Connect with us

Política

Governo Federal destina verba para combater seca no Acre

Recursos visam aliviar impactos da escassez de chuvas e garantir sustentabilidade agrícola no estado

Published

on

O Governo Federal está alocando R$ 8.259.114 para lidar com os impactos da seca no Acre, que estão se agravando devido à escassez de chuvas. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira (1), e o governo estadual agora tem 180 dias para empregar o recurso em ações de mitigação. Esses fundos serão direcionados através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

De acordo com um recente relatório da Secretaria de Agricultura (Seagri), nove mil famílias estão sendo afetadas, 30 mil produtores estão enfrentando prejuízos e até 40% da produção do estado está em risco, caso a situação persista.

Dados de monitoramento hidrometeorológico revelam sete pontos de alerta máximo devido à seca dos rios no Acre, destacando a urgência das ações que precisam ser implementadas. Esses dados são divulgados pela Defesa Civil estadual e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

De acordo com o boletim semanal sobre a seca no estado do Acre, abrangendo o período de 25 de outubro a 1º de novembro, divulgado pelo governo estadual, os principais rios da região apresentaram dinâmicas variadas. Alguns rios tiveram redução nos níveis de água, enquanto outros mostraram pequenas elevações. O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, apresentou uma tendência de redução, enquanto o Rio Envira, em Feijó, teve uma diminuição ao longo da semana, mas experimentou uma elevação no último dia do relatório.

O diagnóstico socioeconômico elaborado pela Seagri do Acre ressalta a urgência de tomar medidas para mitigar os impactos da seca, garantir o fornecimento de alimentos para as famílias afetadas e promover a sustentabilidade da produção agrícola e pecuária. Com a alocação dos recursos pelo governo federal, espera-se que o estado possa implementar ações eficazes para enfrentar a atual crise desencadeada pela seca severa.

Foto: Sérgio Vale / Vale Comunicação

Política

Com reeleição, Cruzeiro do Sul espera continuidade e fortalecimento de avanços na saúde

Published

on

Com a reeleição do prefeito Zequinha Lima, a expectativa é de que a nova gestão se paute na continuidade de projetos fundamentais, evitando reiniciar políticas já consolidadas, especialmente em setores prioritários como saúde, cultura, educação, produção e infraestrutura. Iniciativas como o Programa Telemedicina, por exemplo, são vistas como estratégicas para o desenvolvimento local e para manter o atendimento especializado na cidade.

Desde abril de 2023, o Programa Telemedicina já realizou 1.750 atendimentos especializados, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein, oferecendo consultas em áreas como cardiologia, pediatria, endocrinologia, neurologia e psiquiatria. O serviço busca reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para Rio Branco pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com as consultas realizadas na Unidade de Saúde da 25 de Agosto e acompanhadas por um médico presencial.

Para participar, o paciente precisa de encaminhamento de um médico da rede municipal. Desde sua implementação, a Prefeitura informa que o programa conseguiu reduzir a demanda de TFD para casos de atenção básica, direcionando para a capital apenas os casos de maior complexidade.

A reeleição de Zequinha Lima reafirma a oportunidade de fortalecer parcerias e projetos estruturantes, como o Telemedicina, que facilita o acesso ao atendimento especializado sem deslocamento. O programa evidencia o impacto positivo que a continuidade de políticas públicas pode ter na vida da população. Em contraste, gestões que interrompem iniciativas ou mudam de prioridades sem continuidade tendem a frear o desenvolvimento local, comprometendo serviços essenciais e deixando demandas da população desatendidas.

Continue Reading

Política

Ministério das Comunicações lança Edital para rádios comunitárias em 15 municípios do Acre

Published

on

O edital lançado pelo Ministério das Comunicações (MCom) prevê a implantação de rádios comunitárias em 15 municípios do Acre, com o objetivo de fortalecer o acesso à comunicação e promover a cultura regional. Essas rádios terão cobertura limitada para atender exclusivamente as comunidades locais, desempenhando papel fundamental na divulgação de informações relevantes, na promoção do diálogo comunitário e no incentivo à cultura regional.

Municípios do Acre Contemplados

Os municípios acreanos incluídos no edital são:

  • Assis Brasil – Canal 285 – Frequência 104,9 MHz
  • Brasiléia – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Bujari – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Capixaba – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Cruzeiro do Sul – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Jordão – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Mâncio Lima – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Manoel Urbano – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Marechal Thaumaturgo – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Plácido de Castro – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Porto Acre – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Porto Walter – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Rodrigues Alves – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Santa Rosa do Purus – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Xapuri – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz

Detalhes e Inscrições

As inscrições estão abertas até 13 de dezembro de 2024 e são voltadas para fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos que operem dentro da área pretendida. Para se inscrever, as entidades devem enviar uma petição inicial ao MCom, que avaliará a viabilidade técnica e publicará um edital de seleção. Em caso de múltiplas candidaturas para uma mesma área, poderá ser realizada uma seleção ou promovido um acordo para operação conjunta.

Para mais informações e acesso à íntegra do edital, visite o portal do MCom.

 link: Participar de edital para executar serviços de RadCom

Foto: Marcos Santos/Secom

Continue Reading

Política

Tião Bocalom e Fábio Rueda discutem emendas federais para fortalecer projetos estruturantes em Rio Branco

Prefeito e secretário de Relações Federativas do Acre articulam com Governo Estadual e bancada federal para garantir recursos em 2025

Published

on

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu nesta quinta-feira (24) o secretário de Relações Federativas do Acre e presidente do União Brasil, Dr. Fábio Rueda, em visita institucional para tratar das emendas da bancada federal voltadas a projetos estruturantes para o ano de 2025.

Durante a reunião, o prefeito falou sobre a relevância do papel do secretário como Representante do Governo em Brasília (REPAC), responsável pela interlocução entre o Governo Federal e os municípios. Bocalom mencionou que já havia iniciado conversas com o governador do estado com o objetivo de alinhar ações entre o Governo Estadual e a Prefeitura, visando garantir o maior volume possível de recursos para Rio Branco.

Fábio Rueda, falou sobre os projetos que serão implementados na capital acreana e a importância do apoio do Governo Estadual para viabilizar as iniciativas. O secretário afirmou que a REPAC será um meio de facilitar a continuidade dos projetos e assegurar o repasse de recursos para o município.

A parceria entre a Prefeitura, o Governo Estadual e a bancada federal tem como objetivo viabilizar a execução de projetos voltados ao desenvolvimento da capital.

Continue Reading

Tendência