Connect with us

Notícias

Governo Lula adota pronome neutro ‘todes’ em eventos

Nos últimos dias, Janja, Alexandre Padilha e cerimonialistas, entre outros, optaram por incluir a linguagem neutra ao cumprimentar o público presente.

Published

on

A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e cerimonialistas usaram a palavra “todes” em cerimônias ao longo desta primeira semana do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A linguagem, conhecida como não-binária ou neutra, era criticada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores.

“Todes” não faz parte das normas oficiais da língua portuguesa. No entanto, vem sendo utilizada como um pronome neutro para se dirigir a pessoas não binárias — que não se identificam exclusivamente com o gênero masculino ou com o gênero feminino.

O termo é incentivado pelo público LGBTQIA+ como forma de inclusão. O pronome “todes” já foi utilizado em post no Twitter pelo Museu da Língua Portuguesa, em 2021. Naquele mesmo ano, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a proibir o uso da linguagem neutra em projetos financiados pela Lei Rouanet.

Nos últimos dias, Janja, Alexandre Padilha e cerimonialistas, entre outros, optaram por incluir a linguagem neutra ao cumprimentar o público presente. “Boa noite, gente. Boa noite a todos, todas e todes”, declarou Janja, ao se dirigir às pessoas na cerimônia de transmissão de cargo da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

No mesmo evento, a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz e o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, também usaram a palavra.

Acre

Sassaricano na Roça vence estadual e vai representar o Acre no nacional de quadrilhas

Published

on

A quadrilha Sassaricano na Roça venceu neste sábado, 27, o 24º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, em Rio Branco, e garantiu a vaga do Acre no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, marcado para os dias 10, 11 e 12 de julho, em Canaã dos Carajás, no Pará. O título foi confirmado após quatro noites de apresentações no Arraial Cultural 2026.

A disputa foi decidida por 0,20 ponto de diferença. A Sassaricano na Roça somou 149,60 pontos e ficou à frente da Pega Pega, que terminou em segundo lugar, com 149,40. Na sequência apareceram Matutos na Roça, com 148,50 pontos; Manguaça, com 148,40; e Escova Elétrica, com 148,30.

Com a vitória, o grupo passa a representar oficialmente o estado na etapa nacional. A participação fora do Acre terá apoio do governo estadual, com recursos previstos em convênio para alimentação, transporte e logística da delegação.

A rainha da Sassaricano na Roça, Hellen Hanashara, afirmou que a conquista coroou o trabalho do grupo durante a temporada. “Sabíamos que seria uma disputa muito acirrada, mas todo o esforço e dedicação foram recompensados. Estamos prontos para representar o Acre em Canaã dos Carajás e levar o nome do nosso estado com muito orgulho”, disse.

A campeã também dedicou o título a Branco, integrante homenageado pela quadrilha. “Essa vitória é por ele. Ele deixou tudo preparado e estaremos levando essa conquista também em sua homenagem”, afirmou Hellen.

O presidente da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre, Aurimar Aragão, avaliou que o resultado refletiu o desempenho da Sassaricano na Roça ao longo da temporada. A quadrilha também conquistou o circuito da Liga em 2026.

Além da classificação geral, o concurso premiou destaques individuais. A Sassaricano na Roça venceu nas categorias Casal Junino e Personagem Destaque de Casamento, com Maria Machadão. A Pega Pega ficou com os prêmios de Casal de Noivos e Marcador/Animador.

A cerimônia oficial de premiação será realizada neste domingo, 28, às 18h, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco.

Continue Reading

Rio Branco

Rio Branco abre programação do Dia dos Geoglifos no Horto Florestal

Published

on

Rio Branco abriu nesta sexta-feira (26), no Horto Florestal, a programação do Dia dos Geoglifos, com atividades voltadas ao turismo, à ciência e à educação patrimonial. A ação reúne pesquisadores, estudantes, representantes de instituições e visitantes para aproximar a população dos sítios arqueológicos que fazem do Acre uma das principais áreas de pesquisa sobre estruturas de terra na Amazônia.

O Acre tem cerca de 1.200 sítios arqueológicos desse tipo registrados. Desse total, 81 ficam em Rio Branco, onde desenhos geométricos feitos no solo guardam vestígios de povos que viveram no sudoeste amazônico há milhares de anos. As formas, preservadas em meio à vegetação, aparecem em círculos, quadrados e outras estruturas associadas à ocupação antiga da região.

A abertura contou com a participação da primeira-dama Roberta Lins, que representou o prefeito Alysson Bestene. A programação segue no sábado (27) e no domingo (28), com trilha interpretativa acompanhada pelo Corpo de Bombeiros, palestras, debates e exposição de peças arqueológicas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, afirmou que a data passará a integrar o calendário da capital. “A partir de 2026, todos os anos, nós teremos a Semana em homenagem aos geoglifos, porque é um patrimônio nosso, uma singularidade do Acre. Dos mil geoglifos identificados, 81 estão aqui, muitos na área urbana”, disse.

A proposta também busca ampliar o uso turístico e educativo dos sítios, com atenção à preservação. Parte dos geoglifos acreanos segue em estudo por universidades e instituições de pesquisa, que investigam como essas estruturas foram construídas, como eram usadas e qual era seu significado para os povos indígenas responsáveis por sua criação.

O professor Rhuan Carlos Lopes, da Universidade Federal do Pará, disse que a data ajuda a aproximar a arqueologia da comunidade escolar, dos moradores e das instituições ligadas ao turismo e à pesquisa. Para ele, a preservação depende do conhecimento público sobre a importância dos geoglifos para a história da Amazônia.

A superintendente do Iphan no Acre, Antônia Barbosa, afirmou que a Prefeitura pediu o reconhecimento de Rio Branco como Capital dos Geoglifos, por ter sido o local onde os primeiros sítios arqueológicos dessa tipologia foram descobertos. A iniciativa reforça a tentativa de transformar o patrimônio arqueológico em referência cultural, científica e turística para a capital acreana.

Continue Reading

Economia e Empreender

Aneel mantém bandeira amarela e conta de luz terá cobrança extra em julho

Published

on

A Agência Nacional de Energia Elétrica manteve nesta sexta-feira (26) a bandeira tarifária amarela para as contas de luz de julho no Brasil. Com a decisão, os consumidores seguem pagando acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A cobrança ocorre em meio ao período seco, quando a geração hidrelétrica diminui e há maior uso de termelétricas, que têm custo mais alto.

A bandeira amarela representa condições menos favoráveis para a produção de energia. Na prática, ela funciona como um alerta de custo adicional na fatura. Para uma residência que consome 200 kWh no mês, por exemplo, o acréscimo é de R$ 3,77, antes da incidência de tributos.

O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado em 2015 para informar mensalmente ao consumidor o custo da geração de energia elétrica. A bandeira verde não tem cobrança extra. A amarela adiciona R$ 0,01885 por kWh. A vermelha patamar 1 acrescenta R$ 0,04463 por kWh, enquanto a vermelha patamar 2 eleva o custo em R$ 0,07877 por kWh.

A cobrança vale para consumidores cativos das distribuidoras, com exceção dos localizados em sistemas isolados. A manutenção da bandeira amarela reforça a necessidade de reduzir desperdícios, principalmente no uso de equipamentos de maior consumo, como ar-condicionado, chuveiro elétrico, ferro de passar e geladeira.

Foto: Agência Brasil

Continue Reading

Tendência