Isaac da Silva Piyãko, ex-prefeito do município de Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, na última segunda-feira (5), foi nomeado pela ministra da Saúde, Nizia Trindade, para exercer o cargo de coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei do Alto Rio Juruá.
De acordo com a Funai, na região do Alto Juruá estão situadas 25 terras indígenas, o que equivale a 89% do total das terras reconhecidas atualmente no Acre. O Dsei tem como função organizar a rede de atenção básica dentro das áreas indígenas de forma articulada com o SUS. Sua estrutura de atendimento conta com unidades básicas de saúde indígenas, polos-base e as Casas de Saúde Indígena – CASAI. Toda a estrutura faz parte do Ministério da Saúde.
Durante entrevista ao site068, o ex-gestor de Marechal Thaumaturgo, disse que assim que chegar ao Dsei, na próxima quarta-feira (7), irá buscar conhecer a estrutura, ouvir colaboradores, analisar projetos, convênios e programas.
“Eu estou em Marechal Thaumaturgo ainda, assinei o termo de posse ontem ainda, no final da tarde de hoje (6), estou indo para Cruzeiro do Sul. Amanhã estarei indo ao Dsei, e a partir daí é que eu vou começar a ver o que tem de convênios, projetos, contratos e programas. Irei ouvir todos os setores. Vou ter um tempo para avaliar e estudar a administração e a estrutura do programa, para enfim começar a fazer os trabalhos de ações junto as comunidades”, disse Piyãko.
Isaac salientou ainda, que irá ouvir as lideranças indígenas, e levar estrutura para dentro das comunidades. “Eu irei procurar fazer o máximo que der, para fazer um bom trabalho e atender as necessidades das comunidades indígenas. Vou procurar ouvir as lideranças, para poder estruturar as comunidades, porque eu acredito que você tendo as comunidades estruturadas com equipes, e a partir daí você vai ter bons atendimentos”, enfatizou.
“Irei buscar fortalecer a parte da prevenção, valorizando ainda os conhecimentos tradicionais. Além de buscar trabalhar a questão do saneamento. São coisas que se procurarmos discutir juntos com as comunidades e lideranças, teremos resultados muito melhores”, finalizou Isaac Piyãko.
Isaac, é da etnia Ashaninka, é professor e foi o primeiro prefeito indígena do Município de Marechal Thaumaturgo e do estado do Acre.