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Educação

MPF ajuíza ação contra “padrão estético” em escolas públicas militares

Para procuradores, padrões ferem liberdade de expressão e intimidade

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Ação do Ministério Público Federal (MPF) ajuizada no Acre quer garantir aos estudantes de escolas públicas militares e cívico-militares o direito a não seguir “padrões estéticos e de comportamentos baseados na cultura militar” que não estejam relacionados à melhoria do ensino. Se acatada, a proposta terá abrangência nacional.

Segundo os procuradores, a questão está relacionada à garantia de direitos fundamentais, como liberdade de expressão, intimidade e vida privada. Assim sendo, as condutas impostas pelos militares não se aplicariam a cabelos, unhas, maquiagem, tatuagem ou formas de vestir dos estudantes.

Além disso, a ação pede que os colégios “se abstenham de punir os alunos em virtude da apresentação pessoal”. Para o MPF, a imposição de padrão estético uniforme aos alunos tem “impacto negativo desproporcional em indivíduos de grupos minoritários”, além de revelar “verdadeira discriminação injustificável diante do atual regime constitucional”.

Entre as determinações apresentadas pelos colégios militares está a de que “cabelos volumosos serão usados curtos ou presos”, enquanto os cabelos curtos podem ser soltos, o que representa, segundo o MPF, “racismo institucional com as pessoas pretas e pardas, com cabelos cabelos crespos e cacheados”.

Ainda segundo a ação, “a valorização do cabelo afro significa expressão de luta e faz parte da redefinição da identidade negra”.

Visão limitada

O MPF argumenta que essas escolas proíbem, também, comportamentos como “mexer-se excessivamente” ou “ler jornais contra a moral e bons costumes”. Na avaliação dos procuradores, isso é incompatível com o Estado Democrático de Direito e com a liberdade de expressão.

Em nota, o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias afirma que as restrições estéticas implantadas pelo modelo de militarização das escolas “seguem uma visão de mundo limitada da realidade, absolutamente incompatível com a virada paradigmática produzida pela Constituição Federal e, especialmente, sem nenhuma vantagem comprovada na experiência de aprendizado”.

Ele acrescenta que a recente deliberação do Executivo Federal de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) não repercute na referida ação civil pública porque “o objeto da providência judicial é mais amplo, já que também abarca o regime das escolas públicas militares estaduais e federais”.

A ação do MPF apresenta dados – inclusive de violência e abusos praticados em escolas militares – comprovando que a transferência da direção de escolas a militares sem experiência ou formação pedagógica, sob o pretexto de implantar disciplina, “acaba por importar para o ambiente escolar outras problemáticas da vivência militar”.

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Educação

Ufac abre inscrições para vagas do Colégio de Aplicação até 4 de dezembro

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As inscrições para o sorteio de vagas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre para o ano letivo de 2026 começaram neste sábado, 29, e seguem até 4 de dezembro, pelos links disponibilizados nos sites da Ufac e do CAP . O processo abrange vagas de ingresso e formação de lista de espera, abertas a responsáveis que realizarem o cadastro dentro do prazo.

O edital apresenta orientações sobre documentação, critérios de participação, regras do sorteio e diretrizes voltadas às categorias de Pessoas com Deficiência e ações afirmativas, que foram ampliadas para esta edição . A instituição orienta que o documento seja consultado antes do preenchimento do formulário.

O colégio informou que atualizou suas políticas de equidade, incluindo vagas específicas para PCD e perfis previstos nas ações afirmativas, conforme as normas estabelecidas para 2026 . O modelo de sorteio público adotado anualmente organiza a demanda crescente por vagas e permite a participação de estudantes de diferentes regiões.

A seleção por sorteio é realizada todos os anos com candidatos de Rio Branco e municípios próximos. O cronograma também define datas para divulgação dos resultados e para as etapas posteriores de confirmação de matrícula.

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Educação

Mostra Viver Ciência reúne 178 trabalhos de estudantes em Rio Branco

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A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre abriu, nesta quarta-feira, 26, a 11ª edição da Mostra Viver Ciência, realizada na Escola de Ensino Integral Glória Perez, em Rio Branco. O evento segue até quinta-feira, 27, reunindo estudantes de Rio Branco, Senador Guiomard, Porto Acre e Brasileia, além de duas equipes do Centro de Tempo Integral Elias Mendes da Silva, de Boca do Acre, no Amazonas, que participaram com trabalhos selecionados.

A mostra ocorre em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e envolve também instituições como o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e o Centro Educacional Dom Bosco. O espaço Exposição Científica reúne produções sobre água, plantas medicinais, descarte de resíduos, energia eólica, biodiesel e educação ambiental, entre outros temas. Para complementar as apresentações escolares, núcleos do Departamento de Inovação da SEE exibem experimentos em áreas como robótica, matemática aplicada e incentivo ao conhecimento. Entre as demonstrações está o robô-sumô, apresentado pelo Núcleo de Robótica Educacional.

Na abertura, o secretário adjunto de ensino, Sebastião Flores, destacou que a parceria com o Ifac apoia a realização de atividades voltadas ao aprendizado. Ele afirmou que estudantes e equipes pedagógicas desenvolvem projetos que contribuem para o processo educacional. O chefe do Departamento de Inovação da SEE, Anderson Melo, informou que a edição reúne 178 trabalhos científicos e explicou que o tema escolhido, “Das águas da Amazônia aos oceanos”, busca estimular reflexões sobre as bacias hidrográficas da região. Segundo ele, a abordagem permite relacionar a mostra às crises climáticas enfrentadas no estado, como alagamentos e secas.

Os trabalhos apresentados tratam de soluções de mitigação de impactos ambientais e abordam também questões ligadas ao saneamento básico e às problemáticas sociais que afetam as comunidades. A professora Luana Melo, do Ifac, afirmou que a participação da instituição busca levar tecnologia e inovação ao público, com o objetivo de ampliar o acesso a práticas científicas no ambiente educacional.

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Educação

Fies abre adesão de instituições privadas a partir de 27 de novembro

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As instituições de ensino superior privadas iniciam nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2025, o processo de adesão para ofertar vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2026, conforme o edital 26/2025 do Ministério da Educação. O prazo segue até 4 de dezembro, às 23h59, e deve ser cumprido exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies, no módulo FiesOferta, segundo informações oficiais divulgadas pela Agência Brasil .

O procedimento exige que a mantenedora da instituição assine eletronicamente o termo de participação por meio da plataforma Gov.br. O documento é gerado automaticamente com base nos dados do Cadastro e-MEC, o que requer que as instituições mantenham atualizadas e compatíveis as informações cadastradas para possibilitar a emissão correta do termo.

O edital detalha regras, etapas e critérios de participação no processo seletivo do programa, que financia cursos de graduação em instituições privadas para estudantes de baixa renda. O governo orienta que todas as operações sejam feitas diretamente no sistema oficial, e a assinatura eletrônica deve ser realizada apenas pelo representante legal registrado.

O Fies integra a política de acesso ao ensino superior e mantém participação periódica de instituições de todos os estados. O processo de adesão antecede etapas posteriores de oferta de vagas, seleção de estudantes e contratação do financiamento. O cumprimento dos prazos e das exigências formais é apontado pelo MEC como necessário para garantir a participação das mantenedoras na próxima edição.

Fonte: EBC

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