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Direto ao ponto

No 8 de março, feminicídio zero não basta!

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O feminicídio continua sendo um problema grave no Brasil. Apesar de campanhas e medidas para combater a violência contra a mulher, os números permanecem altos, especialmente no Acre, um dos estados com as maiores taxas do país.

Campanhas como “Feminicídio Zero” trazem uma mensagem forte e necessária, mas será que zerar os números resolve o problema? Me questiono: focar apenas na redução dos casos é suficiente? Ou o Estado deveria ir além e promover mudanças estruturais e profundas na sociedade?

É preciso fomentar uma educação que vá além da conscientização e realmente transforme a forma como a violência contra a mulher é encarada, atacando suas causas na raiz.

Os dados do Atlas da Violência mostram que, desde 2015, a taxa de feminicídios no Brasil tem se mantido em 1,2 por 100 mil mulheres. No Acre, os números são ainda mais preocupantes. Entre 2012 e 2022, o estado registrou um aumento de 43,8% nos homicídios de mulheres. Em 2023, a taxa foi de 2,4 mortes por 100 mil mulheres, a segunda maior do país.

Além dos casos fatais, as denúncias de violência doméstica continuam aumentando. O serviço Ligue 180 registrou um crescimento de 35,6% nas denúncias de violência contra a mulher no Acre em 2024. As vítimas mais frequentes tinham entre 20 e 24 anos ou entre 55 e 59 anos, e os agressores eram, na maioria, companheiros ou ex-companheiros.

As mulheres seguem sendo vítimas de violência física e psicológica em diversos contextos, revelando a necessidade urgente de mudanças efetivas para além das estatísticas.

Não quero ser o dono da verdade nem trazer respostas definitivas para um problema tão complexo. Mas, ao olhar para os números e para o contexto social, a ideia de reduzir os feminicídios a zero soa como uma meta estatística que, por si só, não resolve a questão. A violência contra a mulher é um reflexo de questões culturais, sociais e estruturais que não podem ser apagadas simplesmente com um slogan.

A violência contra a mulher não começa no feminicídio. Ela se manifesta antes: na desigualdade de gênero, no controle sobre a vida das mulheres e na impunidade dos agressores. Se o foco for apenas na redução dos números, sem abordar as causas estruturais, a raiz do problema continuará intacta.Até que esse ciclo seja interrompido em sua origem, os números continuarão altos. Infelizmente.

O desafio é maior: mudar a forma como as mulheres são tratadas, garantir acesso à proteção e eliminar a tolerância à violência. Se um dia feminicídio deixar de existir, não será porque conseguimos zerar números. Será porque nos tornamos uma sociedade onde isso nunca deveria ter acontecido.

Foto: Jhenyfer Souza/Semulher

Direto ao ponto

Renan Biths: o “Valete de Espadas” que inspira confiança na gestão de Tião Bocalom

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A reeleição de Tião Bocalom em 2024, com vitória expressiva já no primeiro turno, consolidou sua liderança em Rio Branco e abriu caminho para um segundo mandato em que a palavra de ordem é resultado. O prefeito tem repetido que “gestão é gestão, amizades à parte”, e essa máxima se reflete na forma criteriosa com que avalia o desempenho de seus secretários.

Se em algumas áreas da administração municipal ainda há dificuldades de ritmo e execução, outras conseguem avançar com entregas consistentes e silenciosas. É neste contraste que o trabalho de Renan Biths, secretário de Saúde e também responsável pela Articulação Política, ganha relevância.

O estilo discreto e realizador

Enquanto algumas secretarias ainda enfrentam dificuldades para acelerar suas entregas, Renan, em pouco mais de seis meses no cargo, já começa a construir sua marca com um estilo discreto, técnico e orientado a resultados. Na saúde, promoveu a redução de filas, inaugurou novas unidades de atendimento e fortaleceu a atenção primária, medidas que têm impacto direto no dia a dia da população. Na articulação política, função que assumiu interinamente a convite do prefeito, vem conduzindo com habilidade o diálogo entre Executivo e Legislativo e, de forma estratégica, estabeleceu um canal direto com o núcleo político do Palácio Rio Branco, ampliando a capacidade de articulação da gestão e abrindo espaço para novas conquistas.

Esse desempenho fez de Renan Biths não apenas um nome de confiança para o prefeito, mas também uma referência dentro da própria equipe. Sua atuação tem se tornado um parâmetro de comparação no secretariado, sinalizando que a renovação do primeiro escalão passa cada vez mais a ser medida pelo padrão de resultados que ele representa. Nos bastidores, pessoas próximas ao núcleo de poder destacam nele qualidades como a capacidade de diálogo, o carisma e o tempo dedicado à escuta — atributos que o tornam mais humano e fortalecem sua credibilidade política. Mesmo exercendo a articulação política de forma interina, já demonstra credenciais que podem consolidar sua permanência definitiva na função.

Gestão sob avaliação e a sombra da infraestrutura

Nos corredores da prefeitura, comenta-se que a área de infraestrutura tem recebido atenção redobrada do prefeito. O ritmo de algumas entregas e a complexidade de contratos em andamento são acompanhados de perto, já que a população cobra resultados cada vez mais visíveis nesse setor estratégico. Dentro desse cenário, Tião Bocalom tem sinalizado que a gestão será pautada por desempenho: secretários que demonstrarem capacidade de entrega tendem a ganhar espaço, enquanto aqueles que não corresponderem às expectativas podem ser substituídos. É nesse ponto que a atuação de Renan Biths se torna referência, servindo como parâmetro para o padrão de resultados que o prefeito deseja imprimir ao conjunto do secretariado.

A diplomacia: na busca do consensos sem confronto

Para alguns observadores políticos, a atuação de Renan Biths busca construir consensos sem confronto. Mesmo conhecido pelo estilo firme e até turrão, Tião Bocalom tem buscado o caminho do diálogo e da negociação, movimento que se fortalece com a presença de Biths. Guardadas as proporções, sua forma de conduzir a articulação tem permitido manejar diferentes interesses no Legislativo e nos bastidores políticos, preservando a estabilidade da gestão e criando condições para que Rio Branco continue avançando.

A régua agora é a capacidade de entregas

Ao apostar em Renan Biths, o prefeito Tião Bocalom sinaliza que seu segundo mandato será pautado pela eficiência e pela capacidade de entrega. A presença do secretário reforça a ideia de que resultados, mais do que proximidade pessoal, são o critério que orientará a permanência de integrantes no primeiro escalão.

Em um momento em que a população cobra obras, serviços e governabilidade, Renan Biths tem se tornado exemplo dentro da equipe de governo. Nos bastidores, passou a ser identificado como o “Valete de Espadas”, uma expressão usada para simbolizar a confiança do prefeito e sua capacidade de entrega. Seu desempenho na Saúde e na Articulação Política, ainda exercida de forma interina, é visto como um passo que tende a se consolidar de maneira definitiva. Assessores próximos comentam que o secretário não se opõe à permanência, já que conseguiu organizar sua rotina e dividir o tempo entre as duas funções. A leitura é de que sua atuação tende a ser ampliada, acumulando formalmente a responsabilidade pela articulação política e consolidando seu papel no núcleo da gestão.

Para os mais atentos, esse movimento tem efeito estratégico: ao fortalecer a articulação com o governo estadual, ampliar o diálogo com partidos e manter interlocução ativa com vereadores, Biths ajuda a preparar terreno político para os desafios que Tião Bocalom terá pela frente até 2026. O prefeito, que já surge em pesquisas como um nome competitivo para a disputa ao governo do Estado e mantém boa avaliação na capital, pode contar comBiths, ao lado de outros importantes nomes da base, como uma peça-chave na construção de uma grande aliança para os próximos desafios.

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Direto ao ponto

Nicolau se firma como referência política no Juruá

Presidente da Aleac defende reconstrução da BR-364 e celebra avanços como a ponte de Rodrigues Alves

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O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau, consolida seu papel como uma das principais lideranças políticas do Juruá. Com foco no diálogo e no compromisso democrático, ele vem construindo sua trajetória sem se esquivar de pautas cruciais, como a situação da BR-364. Liderou caravanas ao interior para cobrar soluções, buscou apoio do governo federal e acompanhou de perto as demandas junto ao DNIT.

Na última sexta-feira, 8 de agosto, durante a visita do presidente Lula ao Acre, Nicolau fez questão de marcar presença. Nos bastidores, conversou com ministros e autoridades, levando as necessidades do Acre, especialmente do Juruá, ao centro do debate. Presidente da Aleac, Nicolau deixou claro seu compromisso institucional:

“Vim receber o presidente porque ele é o presidente de todos os brasileiros e não poderia ficar de fora deste ato, onde será anunciada a reconstrução da BR-364, tão importante para o nosso povo. A ponte de Rodrigues Alves é uma luta antiga e essa é uma conquista para nossa gente. A BR-364 é a obra mais importante do estado do Acre.” Nicolau Junior

Nicolau demonstrou maturidade e espírito público. Mesmo pertencendo a um partido diferente do presidente Lula e tendo convicções distintas, colocou o interesse coletivo acima das diferenças políticas, deixando de lado disputas eleitorais para priorizar as necessidades do povo acreano.

“Agradeço ao presidente e ele será sempre bem-vindo quantas vezes vier ao Acre.” Deputado Estadual Nicolau Junior Presidente da Aleac – Foto: Sérgio Vale

A ausência de alguns políticos do Juruá, que preferem se promover nas redes sociais para agradar apenas a um grupo específico, em vez de comparecer a eventos decisivos para toda a região, diz muito sobre como a politicagem tem substituído a verdadeira missão de representar o povo. Enquanto se alimentam de curtidas e discursos vazios, deixam passar oportunidades concretas de lutar por obras e investimentos que beneficiem a todos. No fim, quem paga o preço dessa omissão é a população, que precisa de líderes atuantes e não de “digitais influencers” de ocasião.

O momento, como Nicolau bem pontuou, é de cuidar do povo do Acre e não de antecipar eleições.

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Direto ao ponto

Em Cruzeiro do Sul, o prefeito reeleito segue reformulando sua equipe

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Após garantir uma reeleição com dificuldades, o prefeito de Cruzeiro do Sul inicia seu segundo mandato em um movimento que tem gerado mais perguntas do que respostas. Embora diversas ações estejam em andamento, como a entrega de cestas básicas e iniciativas no Inverno Amazônico, as mudanças na equipe de gestão ainda levantam dúvidas.

Afinal, a equipe que chegou até 31 de dezembro de 2024 não foi parte do “time que estava ganhando”?

Com a reforma e a continuidade dos projetos sociais, o prefeito busca consolidar uma gestão mais eficaz, especialmente após os desafios enfrentados nas urnas. No entanto, a dúvida persiste: será que essas mudanças serão suficientes para manter a boa avaliação conquistada até agora e melhorar ainda mais os índices de aprovação? Destaques como o reconhecimento nacional, regional e estadual na área da Cultura, com uma gestão eficiente e presente, ou os investimentos no Meio Ambiente, com a manutenção e limpeza da cidade e ações educativas premiadas, reforçam a imagem do governo. Além disso, a atuação em momentos críticos, como durante a pandemia e nas crises de alagação e seca, demonstrou a capacidade da administração em enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Nesse cenário, a vice-prefeita Delcimar Leite pode ser o elo que falta para que o prefeito supere os desafios internos e reafirme sua posição à frente do município. Muitos a veem como peça-chave para uma articulação política capaz de trazer mais estabilidade à administração, em um momento em que as alianças políticas estão sendo testadas. Sua experiência na Secretaria de Ação Social e seu alinhamento com o grupo político ao qual pertence são considerados diferenciais importantes nesse processo.

Ao prefeito, é essencial permanecer atento aos comentários nas ruas, nas rodas políticas e nas redações, pois esses são termômetros indispensáveis para avaliar a eficácia de sua gestão política.

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