Connect with us

Saúde

O Programa Produzindo Sorrisos, da Prefeitura de Rio Branco, já realizou mais de 17.500 procedimentos odontológicos

As Vans Odontológicas estarão na comunidade Benfica até sexta-feira, dia 22, no quilômetro 08 da Piçarreira

Published

on

O Programa Produzindo Sorrisos da Prefeitura de Rio Branco desde que iniciou os atendimentos com as Vans Odontológicas nos bairros e comunidades da capital, em junho deste ano, já atendeu uma média de 4 mil pessoas e mais 17 mil e 500 procedimentos.

Serviços de odontologia como higiene bucal, aplicação de flúor, profilaxia/remoção de placas bacteriana, raspagem, alisamento e polimento supra gengival, restaurações e exodontia entre outros, são os procedimentos realizados pelos profissionais que trabalham nas Vans da prefeitura.

Esta semana as Vans Odontológicas estão atendendo na Unidade de Saúde da Família (USF) Agripina Lindoso, que fica na Zona Rural Benfica, no quilômetro 08, do Ramal da Piçarra.

Segundo a técnica responsável pelo programa Produzindo Sorrisos da Prefeitura de Rio Branco, Narsilia Dias, por ser uma comunidade rural, além da USF Agripina Lindoso, escolas adjacentes estão sendo usadas como pontos de referência e apoio para as Vans Odontológicas e levar cada vez mais saúde a quem precisa.

Vans Odontológicas levam saúde bucal a comunidades rurais em Rio Branco. Foto: Assecom

“É uma determinação do nosso prefeito Tião Bocalom levar saúde a quem mais precisa. No geral a gente disponibiliza 32 fichas diariamente, mas como a gente está numa escola e a demanda está maior, a gente aumentou a quantidade de fichas para 42 por dia. Esses atendimentos acontecem até meio dia e a receptividade está sendo muito boa, graças a Deus”, diz a técnica do programa.

As Vans Odontológicas irão permanecer atendendo na comunidade Benfica, no quilômetro 08, no ramal da Piçarreira, até a próxima sexta-feira, dia 22.

Assecom

Notícias

MPAC e Sesacre verificam andamento das obras do Hospital João Câncio Fernandes

Published

on

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), realizou inspeção nas obras do Hospital João Câncio Fernandes no dia 9 de abril. A visita contou com a participação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A ação teve como finalidade averiguar o estágio da reforma do hospital. A diligência foi motivada por denúncias apresentadas por vereadores do município, que relataram modificações no projeto original e apontaram possíveis prejuízos ao atendimento da população.

Em 2024, o NAT produziu um relatório técnico que identificou falhas nos setores do Centro Cirúrgico e do Centro de Emergência. O MPAC ajuizou ação civil pública, mas não houve resposta por parte do Estado dentro do prazo estipulado.

Após a vistoria, o MPAC promoveu uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal. Na ocasião, foi decidido que a ala de enfermaria será reaberta com ajustes no fluxo de atendimento em espaços provisórios. A previsão é de que o Centro Cirúrgico esteja concluído até março de 2026.

Continue Reading

Saúde

Acre apresenta um dos maiores índices de uso do SUS e tempo reduzido de espera por consultas

Published

on

O Acre registra um dos maiores percentuais de utilização do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 94% da população do estado é usuária do sistema público de saúde. O índice é o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Roraima, que registra 95%.

O levantamento considera atendimentos de baixa, média e alta complexidade, incluindo serviços como vacinação, pré-natal, transplantes, tratamento de HIV e câncer.

Além da alta adesão, o Acre também se destaca pelos tempos de espera reduzidos em consultas médicas. Segundo informações do projeto Brasil em Mapas, com base em dados obtidos via Lei de Acesso à Informação junto ao Ministério da Saúde, o tempo médio de espera no estado foi de 43 dias em 2024, inferior à média nacional de 57 dias.

Alguns atendimentos apresentam prazos ainda menores. Na área de psicologia, o tempo médio de espera é de 16,5 dias. Em consultas de enfermagem, a espera média é de 3,2 dias. Para consultas com dermatologistas, o tempo registrado é de 19,2 dias. Na oncologia, a consulta com especialista ocorre, em média, em 29 dias, e a avaliação para cirurgia em 21,7 dias.

O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado em 1990. Atualmente, cerca de 180 milhões de brasileiros utilizam o sistema em todo o país, o que corresponde a 84% da população.

Continue Reading

Notícias

Rio Branco realiza 1ª Corrida pela Saúde com percurso de 5 km na Ufac

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco realiza neste sábado, 12 de abril, a 1ª Corrida pela Saúde. A atividade ocorre na Universidade Federal do Acre (Ufac) e integra as ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia da Atividade Física.

As inscrições foram encerradas. A retirada dos kits ocorre nesta sexta-feira, 11 de abril, no Casarão, na Avenida Brasil, Centro, das 8h às 15h. Para receber o kit, é necessário apresentar um documento com foto ou o comprovante de inscrição.

O percurso da corrida será de 5 quilômetros. A largada e a chegada serão no Centro de Convenções da Ufac. O trajeto inclui pontos como o Quiosque Encontros, Horta da Ufac, Bloco de Medicina Veterinária e o Quiosque do Coco. Seis pontos de hidratação estarão disponíveis ao longo do percurso.

A Secretaria Municipal de Saúde organiza o evento, com apoio da Prefeitura de Rio Branco. A estrutura do evento inclui serviços de apoio e segurança para os participantes.

Mais informações podem ser acessadas pelo site oficial da prefeitura: www.riobranco.ac.gov.br.

Continue Reading

Tendência