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Educação

Professores do Juruá recebem formação sobre laboratórios multidiciplinares

Formação capacita professores do Acre para uso de laboratórios multidisciplinares em escolas estaduais do Juruá

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Professores do ensino médio das escolas estaduais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves participaram, nesta quinta-feira, 21, de uma formação sobre o uso dos laboratórios multidisciplinares instalados nas unidades de ensino pelo governo do Estado. Os laboratórios são compostos por kits de química, matemática, biologia e física, permitindo aos alunos realizar experimentos práticos e interativos.

A formação foi conduzida pelo assessor pedagógico da Divisão do Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Rodrigo Gomes, que explicou que o objetivo é capacitar os professores para que eles possam aproveitar ao máximo os recursos dos laboratórios, tanto nos componentes tradicionais quanto nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

“A gente já teve outro momento aqui no Juruá, no processo de instalação desses equipamentos. Agora retornamos para trabalhar a primeira jornada, a primeira formação dos componentes com os professores, não só de Cruzeiro do Sul, mas também de Mâncio Lima e Rodrigues Alves”, disse Rodrigo.

As professoras Lívia Souza e Francisca Rocha, que participaram da formação, elogiaram a iniciativa e destacaram os benefícios dos laboratórios para o processo de ensino-aprendizagem.

“As disciplinas de ciência da natureza são as que têm maior índice de reprovação, porque os alunos não se sentem interessados pelas aulas, eles não conseguem absorver tanto. E esses laboratórios vêm com o intuito de unir a teoria com a prática, melhorando o desempenho dos estudantes”, afirmou Lívia.

“A gente vê como um aditivo. Nós sabemos que são vários desafios, mas é algo a mais, algo bom. Estou aprendendo coisas novas, estou gostando do que estou vendo e acho que o aluno também vai se interessar, porque é novidade para as escolas”, complementou Francisca.


Rodrigo informou que o processo de implementação, de ajuste de espaços e de planejamento para o uso dos laboratórios segue avançando no estado e que o investimento do governo representa um ganho para a educação.

“É importante falar que a gente segue avançando nesse processo de implementação, de ajustes de espaços, para o ano que vem já tem todo um planejamento para que a gente possa melhorar o uso, as experiências e, principalmente, a qualidade de ensino e também a qualidade do trabalho dos nossos professores, que estarão mais capacitados e com equipamento para desenvolver os seus trabalhos”, concluiu.

Por Jully Joyce Specht / Assessoria Foto: Gledisson Albano/SEE

Educação

Rio Branco inicia na próxima semana distribuição de kits escolares para alunos

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A Prefeitura de Rio Branco começará, na próxima semana, a distribuição de kits de material escolar e uniformes para estudantes das escolas municipais. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e beneficiará alunos das zonas urbana e rural.

Os kits chegaram ao almoxarifado da Seme nesta terça-feira, 20 de maio de 2025. O prefeito em exercício e titular da pasta, Alysson Bestene, acompanhou o recebimento dos materiais que serão encaminhados a todas as unidades de ensino da capital.

De acordo com Alysson Bestene, a entrega reforça a política municipal de investimentos na educação. Ele destacou que, além dos kits escolares, a gestão tem realizado ações como a ampliação da merenda escolar, com a inclusão do café da manhã, e a distribuição de uniformes confeccionados por malharias locais.

Os kits incluem cadernos, lápis, giz de cera, borracha, apontadores e canetas, visando garantir que os estudantes tenham os materiais necessários para as atividades pedagógicas. A Prefeitura também investe em tecnologia educacional, com a entrega de tablets e notebooks às escolas, além da preparação para a implementação de aulas de robótica no currículo.

O investimento na aquisição dos kits escolares ultrapassa R$ 1,7 milhão, com recursos do orçamento próprio do município. Segundo Bestene, a meta é fortalecer a qualidade do ensino municipal, que já alcançou o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a expectativa de novas melhorias.

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Educação

Acre amplia ações de educação indígena com apoio do Programa REM e agentes agroflorestais

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O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), está implementando o projeto “Educação Intercultural Diferenciada Indígena”, com o objetivo de fortalecer a educação escolar indígena em 12 municípios do estado. A ação integra o subprograma Territórios Indígenas da Fase II do Programa REM Acre (REDD+ Early Movers), iniciativa de cooperação internacional financiada por Alemanha e Reino Unido.

A iniciativa atende mais de 6.500 estudantes em 142 escolas indígenas, promovendo um modelo pedagógico intercultural que integra conhecimentos tradicionais e ocidentais. Segundo o chefe do Departamento de Gestão Escolar Indígena da SEE, Francisco Charles Fernandes Falcão, o projeto transforma os saberes locais em conteúdos pedagógicos. “Trabalhamos tanto os conhecimentos indígenas quanto os não indígenas dentro do processo de escolarização”, afirmou.

Um dos principais diferenciais do projeto é a atuação dos Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFIs) nas escolas, como educadores ambientais. Eles contribuem com a formação dos alunos por meio da transmissão de conhecimentos sobre a floresta, práticas tradicionais de plantio e colheita, manejo sustentável e gestão territorial.

De acordo com a coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Marta Azevedo, os AAFIs também fortalecem a soberania alimentar. “Esse projeto tem contribuído com a formação pedagógica de professores indígenas e integrado os Agentes Agroflorestais Indígenas ao ambiente escolar, fortalecendo os saberes locais e a gestão do território”, destacou.

Na escola Huni Kui Yube, localizada no Alto Rio Envira, em Feijó, os resultados da ação já são percebidos. “Os agentes agroflorestais trouxeram uma grande contribuição na alimentação escolar, ensinando o tempo certo de plantar e colher. Isso garante uma merenda de qualidade, com alimentos produzidos na própria comunidade”, relatou o professor Antônio José Gomes da Silva.

A participação dos AAFIs também fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com apoio da Emater, Seagri, Funai e da Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ). Foram realizadas oficinas para reorganização da produção de alimentos nas aldeias, respeitando hábitos alimentares tradicionais. “O trabalho conjunto resultou no aumento da produção de alimentos e no resgate de produtos tradicionais que estavam sendo esquecidos”, afirmou Antônio Gomes.

O Programa REM Acre tem como objetivo apoiar governos que adotam políticas de proteção das florestas e redução de emissões por desmatamento. O Acre foi o primeiro estado brasileiro a implementar a iniciativa, tornando-se referência na área ambiental e na promoção de serviços ambientais sustentáveis.

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Educação

Acre abre seleção para bolsas de pesquisa em gestão pública

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O Governo do Acre lançou nesta quinta-feira, 16 de maio, o processo seletivo para concessão de bolsas voltadas a projetos de pesquisa e inovação na área de gestão pública. A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac).

As inscrições estão abertas até 6 de junho de 2025 e devem ser feitas por meio do site oficial do governo: www.ac.gov.br.

Podem participar profissionais com nível superior completo e que não possuam vínculo empregatício. São oferecidas duas categorias de bolsas: R$ 5.500 para pesquisadores e R$ 7.500 para coordenadores.

O processo seletivo será dividido em quatro fases: análise de documentos, avaliação do currículo, análise do projeto de inovação e entrevista. Os critérios de participação variam conforme a vaga, com exigência de formação nas áreas de direito, administração, gestão pública, tecnologia da informação, engenharia de redes e gestão de projetos.

De acordo com o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, o objetivo é incorporar soluções tecnológicas à administração pública e incentivar a pesquisa aplicada. “Essa é uma oportunidade de contribuir com a transformação da gestão pública no Acre”, afirmou.

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