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Educação

Professores do Juruá recebem formação sobre laboratórios multidiciplinares

Formação capacita professores do Acre para uso de laboratórios multidisciplinares em escolas estaduais do Juruá

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Professores do ensino médio das escolas estaduais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves participaram, nesta quinta-feira, 21, de uma formação sobre o uso dos laboratórios multidisciplinares instalados nas unidades de ensino pelo governo do Estado. Os laboratórios são compostos por kits de química, matemática, biologia e física, permitindo aos alunos realizar experimentos práticos e interativos.

A formação foi conduzida pelo assessor pedagógico da Divisão do Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Rodrigo Gomes, que explicou que o objetivo é capacitar os professores para que eles possam aproveitar ao máximo os recursos dos laboratórios, tanto nos componentes tradicionais quanto nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

“A gente já teve outro momento aqui no Juruá, no processo de instalação desses equipamentos. Agora retornamos para trabalhar a primeira jornada, a primeira formação dos componentes com os professores, não só de Cruzeiro do Sul, mas também de Mâncio Lima e Rodrigues Alves”, disse Rodrigo.

As professoras Lívia Souza e Francisca Rocha, que participaram da formação, elogiaram a iniciativa e destacaram os benefícios dos laboratórios para o processo de ensino-aprendizagem.

“As disciplinas de ciência da natureza são as que têm maior índice de reprovação, porque os alunos não se sentem interessados pelas aulas, eles não conseguem absorver tanto. E esses laboratórios vêm com o intuito de unir a teoria com a prática, melhorando o desempenho dos estudantes”, afirmou Lívia.

“A gente vê como um aditivo. Nós sabemos que são vários desafios, mas é algo a mais, algo bom. Estou aprendendo coisas novas, estou gostando do que estou vendo e acho que o aluno também vai se interessar, porque é novidade para as escolas”, complementou Francisca.


Rodrigo informou que o processo de implementação, de ajuste de espaços e de planejamento para o uso dos laboratórios segue avançando no estado e que o investimento do governo representa um ganho para a educação.

“É importante falar que a gente segue avançando nesse processo de implementação, de ajustes de espaços, para o ano que vem já tem todo um planejamento para que a gente possa melhorar o uso, as experiências e, principalmente, a qualidade de ensino e também a qualidade do trabalho dos nossos professores, que estarão mais capacitados e com equipamento para desenvolver os seus trabalhos”, concluiu.

Por Jully Joyce Specht / Assessoria Foto: Gledisson Albano/SEE

Educação

Projeto EducAleac leva aulas preparatórias para o ENEM a aldeia indígena no Acre

Iniciativa da Assembleia Legislativa expande suas ações e oferece curso pré-ENEM para jovens da etnia Shanenawa, promovendo inclusão educacional e novas oportunidades de formação superior.

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O projeto EducAleac, da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC), oferece aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, em 2024, pela primeira vez, expandiu suas ações para uma aldeia indígena. A iniciativa, que está em seu oitavo ano, proporciona aulas presenciais e remotas para estudantes da rede pública em várias regiões do estado. Recentemente, uma equipe da Escola do Legislativo foi até a aldeia Morada Nova, na zona rural de Feijó, onde vivem 680 indígenas da etnia Shanenawa, para ministrar aulas aos jovens inscritos no ENEM.

O projeto levou professores de disciplinas como Biologia, Redação, Química e História, que ofereceram seis horas de aulas intensivas para cerca de 30 indígenas. A diretora da Escola do Legislativo, Michelle Andressa da Silva, destacou que a inclusão dos povos indígenas no programa é um avanço significativo, já que muitos não tinham acesso a um curso preparatório.

A jovem Luana Brandão Shanenawa, uma das participantes, destacou a importância da iniciativa, já que deseja cursar Odontologia, mas enfrenta dificuldades de acesso ao ensino superior. O cacique Carlos Brandão Shanenawa, líder da comunidade, também expressou sua gratidão pelo projeto, que abre novas oportunidades para os jovens da aldeia continuarem seus estudos. A mesa diretora da ALEAC deu total apoio à expansão do projeto, que oferece aulas na capital Rio Branco e em outras cidades.

Fonte: Assessoria Aleac

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Educação

Estudantes indígenas pedem mais espaço e apoio nas universidades brasileiras

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Durante o XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, participantes entregaram uma carta de reivindicações no Senado e na Câmara, pedindo a criação de uma universidade voltada para povos indígenas e a inclusão da ciência indígena no ensino superior.

No XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, cerca de mil estudantes de mais de 100 povos se reuniram em Brasília para discutir a presença indígena nas universidades. Entre as demandas, está a criação de uma universidade exclusiva para povos indígenas, com currículos adaptados às suas realidades. Os estudantes também solicitaram a inclusão da ciência indígena nas grades acadêmicas e relataram os desafios de preconceito e adaptação nas instituições. Uma carta de reivindicações foi entregue em audiências no Senado e na Câmara, reforçando a necessidade de apoio e políticas específicas para estudantes indígenas.

Foto: Bruno Spada / CÂMARA DOS DEPUTADOS

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Educação

Ifac celebra 14 anos com lançamento de livro e inauguração de galeria de reitores

Evento marca despedida da reitora Rosana Cavalcante dos Santos e homenagens por sua contribuição à educação profissional no Acre

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O Instituto Federal do Acre (Ifac) celebrou seus 14 anos com o lançamento de um livro digital que retrata a trajetória da instituição e a inauguração de uma galeria de reitores, em um evento marcante realizado no dia 18 de setembro de 2024, no auditório da reitoria, em Rio Branco. A cerimônia também marcou a despedida da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que esteve à frente do Ifac por mais de dez anos, primeiro como reitora pró tempore e depois como a primeira reitora eleita da instituição, com dois mandatos consecutivos.

O livro digital, intitulado “Instituto Federal do Acre: Olhares, Memórias e Trajetórias da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado do Acre”, foi lançado pela Editora do Ifac (Edifac) e abrange os principais momentos da história do instituto, desde a sua fundação até os avanços conquistados em seus 14 anos de existência. A obra foi organizada por Rosana Cavalcante, Kelen Gleysse Maia Andrade, diretora-chefe da Edifac, e Evaldo Pereira Ribeiro, diretor de Comunicação do Ifac.

Na segunda parte do evento, Rosana Cavalcante foi homenageada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com a “Comenda Luiz Inácio Lula da Silva”, em reconhecimento à sua contribuição à educação profissional no Brasil. A gestora também recebeu homenagens de colegas e servidores do Ifac, e a cerimônia foi concluída com a inauguração da galeria de reitores, que celebra os líderes que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo dos anos.

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