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Educação

Professores do Juruá recebem formação sobre laboratórios multidiciplinares

Formação capacita professores do Acre para uso de laboratórios multidisciplinares em escolas estaduais do Juruá

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Professores do ensino médio das escolas estaduais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves participaram, nesta quinta-feira, 21, de uma formação sobre o uso dos laboratórios multidisciplinares instalados nas unidades de ensino pelo governo do Estado. Os laboratórios são compostos por kits de química, matemática, biologia e física, permitindo aos alunos realizar experimentos práticos e interativos.

A formação foi conduzida pelo assessor pedagógico da Divisão do Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Rodrigo Gomes, que explicou que o objetivo é capacitar os professores para que eles possam aproveitar ao máximo os recursos dos laboratórios, tanto nos componentes tradicionais quanto nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

“A gente já teve outro momento aqui no Juruá, no processo de instalação desses equipamentos. Agora retornamos para trabalhar a primeira jornada, a primeira formação dos componentes com os professores, não só de Cruzeiro do Sul, mas também de Mâncio Lima e Rodrigues Alves”, disse Rodrigo.

As professoras Lívia Souza e Francisca Rocha, que participaram da formação, elogiaram a iniciativa e destacaram os benefícios dos laboratórios para o processo de ensino-aprendizagem.

“As disciplinas de ciência da natureza são as que têm maior índice de reprovação, porque os alunos não se sentem interessados pelas aulas, eles não conseguem absorver tanto. E esses laboratórios vêm com o intuito de unir a teoria com a prática, melhorando o desempenho dos estudantes”, afirmou Lívia.

“A gente vê como um aditivo. Nós sabemos que são vários desafios, mas é algo a mais, algo bom. Estou aprendendo coisas novas, estou gostando do que estou vendo e acho que o aluno também vai se interessar, porque é novidade para as escolas”, complementou Francisca.


Rodrigo informou que o processo de implementação, de ajuste de espaços e de planejamento para o uso dos laboratórios segue avançando no estado e que o investimento do governo representa um ganho para a educação.

“É importante falar que a gente segue avançando nesse processo de implementação, de ajustes de espaços, para o ano que vem já tem todo um planejamento para que a gente possa melhorar o uso, as experiências e, principalmente, a qualidade de ensino e também a qualidade do trabalho dos nossos professores, que estarão mais capacitados e com equipamento para desenvolver os seus trabalhos”, concluiu.

Por Jully Joyce Specht / Assessoria Foto: Gledisson Albano/SEE

Educação

Ufac abre inscrições para vagas do Colégio de Aplicação até 4 de dezembro

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As inscrições para o sorteio de vagas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre para o ano letivo de 2026 começaram neste sábado, 29, e seguem até 4 de dezembro, pelos links disponibilizados nos sites da Ufac e do CAP . O processo abrange vagas de ingresso e formação de lista de espera, abertas a responsáveis que realizarem o cadastro dentro do prazo.

O edital apresenta orientações sobre documentação, critérios de participação, regras do sorteio e diretrizes voltadas às categorias de Pessoas com Deficiência e ações afirmativas, que foram ampliadas para esta edição . A instituição orienta que o documento seja consultado antes do preenchimento do formulário.

O colégio informou que atualizou suas políticas de equidade, incluindo vagas específicas para PCD e perfis previstos nas ações afirmativas, conforme as normas estabelecidas para 2026 . O modelo de sorteio público adotado anualmente organiza a demanda crescente por vagas e permite a participação de estudantes de diferentes regiões.

A seleção por sorteio é realizada todos os anos com candidatos de Rio Branco e municípios próximos. O cronograma também define datas para divulgação dos resultados e para as etapas posteriores de confirmação de matrícula.

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Educação

Mostra Viver Ciência reúne 178 trabalhos de estudantes em Rio Branco

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A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre abriu, nesta quarta-feira, 26, a 11ª edição da Mostra Viver Ciência, realizada na Escola de Ensino Integral Glória Perez, em Rio Branco. O evento segue até quinta-feira, 27, reunindo estudantes de Rio Branco, Senador Guiomard, Porto Acre e Brasileia, além de duas equipes do Centro de Tempo Integral Elias Mendes da Silva, de Boca do Acre, no Amazonas, que participaram com trabalhos selecionados.

A mostra ocorre em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e envolve também instituições como o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e o Centro Educacional Dom Bosco. O espaço Exposição Científica reúne produções sobre água, plantas medicinais, descarte de resíduos, energia eólica, biodiesel e educação ambiental, entre outros temas. Para complementar as apresentações escolares, núcleos do Departamento de Inovação da SEE exibem experimentos em áreas como robótica, matemática aplicada e incentivo ao conhecimento. Entre as demonstrações está o robô-sumô, apresentado pelo Núcleo de Robótica Educacional.

Na abertura, o secretário adjunto de ensino, Sebastião Flores, destacou que a parceria com o Ifac apoia a realização de atividades voltadas ao aprendizado. Ele afirmou que estudantes e equipes pedagógicas desenvolvem projetos que contribuem para o processo educacional. O chefe do Departamento de Inovação da SEE, Anderson Melo, informou que a edição reúne 178 trabalhos científicos e explicou que o tema escolhido, “Das águas da Amazônia aos oceanos”, busca estimular reflexões sobre as bacias hidrográficas da região. Segundo ele, a abordagem permite relacionar a mostra às crises climáticas enfrentadas no estado, como alagamentos e secas.

Os trabalhos apresentados tratam de soluções de mitigação de impactos ambientais e abordam também questões ligadas ao saneamento básico e às problemáticas sociais que afetam as comunidades. A professora Luana Melo, do Ifac, afirmou que a participação da instituição busca levar tecnologia e inovação ao público, com o objetivo de ampliar o acesso a práticas científicas no ambiente educacional.

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Educação

Fies abre adesão de instituições privadas a partir de 27 de novembro

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As instituições de ensino superior privadas iniciam nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2025, o processo de adesão para ofertar vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2026, conforme o edital 26/2025 do Ministério da Educação. O prazo segue até 4 de dezembro, às 23h59, e deve ser cumprido exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies, no módulo FiesOferta, segundo informações oficiais divulgadas pela Agência Brasil .

O procedimento exige que a mantenedora da instituição assine eletronicamente o termo de participação por meio da plataforma Gov.br. O documento é gerado automaticamente com base nos dados do Cadastro e-MEC, o que requer que as instituições mantenham atualizadas e compatíveis as informações cadastradas para possibilitar a emissão correta do termo.

O edital detalha regras, etapas e critérios de participação no processo seletivo do programa, que financia cursos de graduação em instituições privadas para estudantes de baixa renda. O governo orienta que todas as operações sejam feitas diretamente no sistema oficial, e a assinatura eletrônica deve ser realizada apenas pelo representante legal registrado.

O Fies integra a política de acesso ao ensino superior e mantém participação periódica de instituições de todos os estados. O processo de adesão antecede etapas posteriores de oferta de vagas, seleção de estudantes e contratação do financiamento. O cumprimento dos prazos e das exigências formais é apontado pelo MEC como necessário para garantir a participação das mantenedoras na próxima edição.

Fonte: EBC

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