O projeto “Artes Visuais nas Escolas” está promovendo 20 obras de três renomados artistas plásticos /, são eles: Darci Seles, Roberta Marisa e Luiz Eduardo. A ação, que ocorre na capital acreana, será realizada em, ao menos, três instituições de ensino. Além das exposições, o evento conta com um bate-papo com os artistas após as mostras.
As escolas da rede de ensino integral estão sendo contempladas com o projeto “Artes Visuais nas Escolas”, que leva arte e cultura diretamente para os estudantes. A iniciativa conta com 20 obras de Darci Seles, Roberta Marisa e Luiz Eduardo, três artistas plásticos de destaque no cenário artístico. A proposta é promover o acesso à arte de forma prática e imersiva, criando um ambiente de reflexão e aprendizagem.
Segundo Darci Seles, um dos expositores, o projeto tem como objetivo aproximar os estudantes das artes visuais e dos artistas locais. “Esse projeto visa levar um pouco de informação sobre as artes visuais para os alunos da rede pública. Nós estamos indo para essas quatro escolas levando uma pequena amostra com obras minhas, da Roberta Marisa e do Luiz Eduardo. A intenção é fazer com que os alunos conheçam um pouco sobre o que são as artes visuais, quem são os artistas. Eu faço uma fala com eles, apresento alguns artistas do nosso estado, e o principal objetivo é levar essa informação para essa galera do ensino médio, para que comecem a conhecer nossos artistas e a valorizar o trabalho que é feito aqui no estado”, explica.
Nesta semana, duas exposições estão programadas: dia 17, na Escola de Ensino Integral José Ribamar Batista, e no dia 19, a exposição chega à Escola de Ensino Integral Sebastião Pedrosa.
Além disso, no dia 24 de outubro, o Centro de Apoio ao Cego também será palco para uma exposição inclusiva, ampliando o acesso à arte para todos os públicos.
Ao final de cada exposição, há um bate-papo com os artistas, permitindo que os estudantes conheçam de perto o processo criativo e a trajetória dos expositores. Essa troca entre artistas e alunos enriquece a experiência, fortalecendo a educação e o interesse pelas artes visuais nas escolas.
O projeto é financiado pelo governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, e pela prefeitura de Rio Branco. Além disso, conta com a
Produção de Nathânia Oliveira, da Pé Rachado produções e é realizado por Darci Seles e Alamoju Centro de Cultura e Pesquisa.
Dry Alves, assessoria de comunicação Fotos: Sol e Lua Fotografia
O Acre será representado na 27ª edição do Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas do Sesc, com o espetáculo Fiandeiro de Tempos, dirigido e encenado por Victor Onofre. A montagem, produzida pelo Coletivo Iluminar, integra a programação nacional ao lado de outros 15 trabalhos selecionados de diferentes regiões do Brasil.
A peça foi criada a partir de vivências nas comunidades ribeirinhas do Rio Murú, Rio Croa e Serra do Môa, e aborda aspectos do cotidiano e dos saberes tradicionais dessas populações. Estreada em dezembro de 2021, em Rio Branco, a obra também passou por nove estados durante o projeto Sesc Amazônia das Artes em 2023.
Neste ano, Fiandeiro de Tempos será apresentado em Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Rondônia, Paraná e Rio de Janeiro, entre os meses de abril e outubro.
Natural de Cruzeiro do Sul, Victor Onofre destacou o significado da participação no circuito nacional: “Nasci em uma comunidade ribeirinha e hoje cheguei a um dos maiores festivais de teatro do país. Honra é a palavra e gratidão também”, disse o artista.
A ficha técnica inclui nomes como Quílrio Farias, Dino Camilo e Jaqueline Chagas, responsáveis pelo texto, cenário e figurino. A trilha sonora é assinada por Farias, Marcos Casas e Mara Mattero. A operação de luz será feita por Marques Izitio.
O Museu do Xapury foi reinaugurado nesta terça-feira, 15 de abril, no município de Xapuri, após processo de revitalização realizado pelo governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM). O investimento foi de R$ 640 mil, com recursos do tesouro estadual.
Instalado em um casarão de 1927 que já abrigou a primeira sede da Prefeitura de Xapuri, o museu tem como foco a preservação da história local, com ênfase no Ciclo da Borracha, na Revolução Acreana e na trajetória do líder seringueiro Chico Mendes. O acervo reúne armas históricas, mobiliário, objetos do cotidiano dos trabalhadores da floresta e peças que representam a cultura indígena e extrativista da região.
Durante a entrega, o governador Gladson Cameli destacou o papel do museu na formação da identidade local. “Eu entendo que um povo que não conhece a sua história não pode sonhar com um futuro promissor. Portanto, um museu não é um lugar para acumular coisas velhas, mas sim um lugar que guarda memórias afetivas de uma população, as quais sinalizam para o futuro”, afirmou.
O museu foi originalmente inaugurado em 2005 e é considerado um dos principais espaços culturais de Xapuri. A reabertura do espaço integra uma série de ações voltadas à preservação do patrimônio histórico do município, que incluem também a revitalização da Casa de Chico Mendes e da Trilha Chico Mendes, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No dia 16 de abril de 2025, às 14h, será realizado o 3º Encontro do Micro-Curso de Patrimônio Histórico e Cultural, com foco em ensino e territórios amazônicos e latino-americanos. O evento ocorre no Laboratório Audiovisual, Bloco Walter Félix, no curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Acre (UFAC).
A programação inclui temas relacionados ao turismo e patrimônio, políticas da Unesco e do Icomos, impactos do antropoceno, arquivos e cultura visual, além de discussões sobre itinerários, litoral, patrimônio imaterial e a presença de mulheres nas práticas patrimoniais.
O encontro é gratuito, aberto ao público e não exige inscrição prévia. Haverá certificação para os participantes.
A atividade é organizada pelo Núcleo de Investigação e Difusão em Patrimônio Histórico e Cultural (NID1) do PIBID/CAPES, vinculado ao curso de História da UFAC e ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Também participam o Grupo de Pesquisa PAHFI (Patrimônio Histórico e Cultural entre fronteiras e disputas: América Latina, PanAmazônia, Educação e povos indígenas e não indígenas), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Governo Federal.