Durante agendas em Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira (2), o governador Gladson Cameli afirmou que pode disputar uma vaga no Senado em 2026, desde que consiga cumprir o planejamento estabelecido até o fim de sua gestão. Cameli condicionou a decisão à conclusão das metas administrativas e afirmou que pretende tratar do assunto apenas a partir de dezembro deste ano. A informação foi dada inicialmente pelo site AC24h.
“Se eu conseguir manter todo o planejamento, é possível ter minha pré-candidatura ao Senado, não descarto essa grande possibilidade, mas a minha prioridade hoje é executar todo o planejamento de governo para que, em dezembro, janeiro, aí eu comece sim a tomar as decisões, porque não posso colocar 2026 antes de 2025”, disse o governador.
Sobre a possibilidade de Mailza Gomes disputar o governo estadual, Gladson explicou que o apoio à atual vice-governadora foi consolidado em reunião com a bancada federal e estadual do Progressistas. Ele reforçou que, caso renuncie ao mandato, Mailza assumirá o cargo e, nesse contexto, considera legítima sua candidatura ao Executivo estadual.
“Quanto à Mailza, esse apoio não foi surpresa. Isso foi uma situação de chamada pelo presidente de Progressista, numa reunião da bancada federal, dos deputados federais do PP e dos estaduais, onde ficou reafirmado esse compromisso. Se eu renunciar daqui a 11 meses e dois dias, quem assume o governo é ela. Como é que a governadora não vai ter o direito de ser candidata à eleição?”, afirmou.
A declaração confirma o alinhamento político entre Cameli e Mailza, e aponta para um possível cenário eleitoral com a continuidade do grupo no comando do governo acreano.