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Assessoria

Reconstrução e manutenção da BR-364 ganham impulso com Governo Lula

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A BR-364, que estende-se entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, vem recebendo atenção renovada em termos de manutenção e reconstrução. Após anos de investimentos limitados, o fluxo de recursos para esta via vital aumentou significativamente com a chegada do novo governo. Entre 2019 e 2022, apenas cerca de R$ 240 milhões foram alocados para a manutenção de rodovias em todo o Acre. Em contraste, o ano de 2023 viu um aumento para aproximadamente R$ 340 milhões, com previsões de R$ 450 milhões para 2024.

O Governo Lula aprovou um plano ambicioso para a reconstrução da BR-364 com um orçamento que pode chegar a R$ 2,5 bilhão. Essa decisão visa revitalizar completamente a estrada, essencial para o transporte e a economia da região. Além disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está fortalecendo sua presença local ao construir uma sede em Cruzeiro do Sul e incluir cargos específicos para a cidade em seu recente concurso, com salários de até R$ 12 mil.

Foco na Tecnologia e Desafios Logísticos

Ricardo Araújo, superintendente do DNIT no Acre, destacou os desafios e os planos para a rodovia. “A prioridade número um do ano passado foi recuperar o acesso para facilitar a mobilidade das pessoas”, afirmou Araújo. Ele revelou que, dos R$ 340 milhões destinados em 2023, uma parte significativa foi usada na BR-364, com o restante destinado à BR-317. “Eu sempre falo assim, a BR ficou parada durante quatro anos, houve uma deterioração do seu estado, mas agora a gente está começando a recuperar”, afirma.

Araújo também abordou as melhorias em curso, como um projeto de reconstrução de 6 quilômetros próximo ao aeroporto, utilizando macadame hidráulico, um material escolhido para sua durabilidade e adequação ao solo desafiador da região. Além disso, o superintendente mencionou que a reconstrução completa envolverá tecnologia de ponta para lidar com as variações do solo.

O DNIT adotou uma abordagem proativa para a manutenção, mesmo durante os meses de inverno. As equipes estão focadas em prevenir o fechamento da rodovia, um ponto crítico para o transporte entre os extremos do estado. A estratégia inclui substituir materiais argilosos por pedra para evitar futuros problemas de pavimentação. “É um trabalho mais caro, mas é mais eficaz a longo prazo”, explicou Araújo, referindo-se à utilização de macadame hidráulico.

Adicionalmente, há uma obra emergencial em andamento para expandir a ponte sobre o rio Tarauacá para aumentar sua durabilidade frente aos problemas recorrentes de erosão. Segundo Araújo, a estratégia emergencial adotada envolveu a instalação de vigas e perfis metálicos na cabeceira da ponte. Esses componentes funcionam como uma emenda, reforçando a estrutura existente. “Nós colocamos ali, na cabeceira da ponte, vigas, perfis metálicos, como uma emenda sobre a ponte. Com isso demos mais segurança, cobrimos com material e isso aí vai dar uma segurança. Quem passar já sabe que aquilo ali vai ficar robusto e não vai dar problema”, explicou o superintendente.

Essa medida é temporária, enquanto a obra completa, que incluirá a expansão da ponte, ainda está em fase de preparação. A empresa contratada para a execução do projeto já começou a aterrar a área adjacente à ponte, com planos de iniciar a construção nos próximos meses. A extensão proposta adicionará 70 metros à ponte, partindo da cabeceira atualmente afetada.

A obra visa não apenas resolver os problemas imediatos, mas também prevenir futuras interrupções no tráfego, garantindo que a ponte possa suportar as condições ambientais variáveis da região. Com essa ampliação, o DNIT busca aumentar a resiliência da ponte contra as mudanças no curso do rio e os eventos climáticos extremos que têm afetado a área.

Texto e fotos: Assessoria

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Rio Branco Considera Implementação de Tarifa Zero com Aquisição de Ônibus Elétricos

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A Prefeitura de Rio Branco anunciou a aquisição de uma nova frota de ônibus elétricos com o apoio do Governo Federal, um movimento que abriu a possibilidade para a implementação do programa “Tarifa Zero” na cidade. A iniciativa está sendo discutida na Câmara Municipal e tem o potencial de transformar o sistema de transporte público na capital.

Durante a sessão realizada na quinta-feira, 16, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Ismael Machado propôs a implementação do programa “Tarifa Zero” para o município. A iniciativa surgiu no contexto da discussão sobre a aquisição de ônibus elétricos pela prefeitura. Machado argumentou que, uma vez que esses ônibus são adquiridos com recursos públicos, é justo que a população se beneficie diretamente com a gratuidade no transporte público.

Atualmente, Rio Branco já conta com isenção de tarifas para deficientes e idosos, graças aos subsídios fornecidos pela prefeitura. O programa Tarifa Zero ampliaria esses benefícios, oferecendo transporte gratuito para todos os usuários dos ônibus elétricos. Essa iniciativa é vista como uma forma de maximizar o uso dos recursos públicos em prol da comunidade.

A nova frota de ônibus elétricos não apenas contribuirá para a sustentabilidade ambiental, reduzindo as emissões de carbono, mas também poderá melhorar a qualidade do transporte público. Os ônibus elétricos são mais silenciosos e eficientes em comparação com os veículos tradicionais movidos a diesel.

O debate continua intenso, com muitos aguardando que o prefeito Tião Bocalom avalie a viabilidade econômica e operacional da implementação do programa Tarifa Zero. A decisão final considerará tanto o impacto financeiro quanto os benefícios sociais para a população de Rio Branco.

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Presidente do TJAC participa da 1ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário

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O foco da reunião deste ano foram os temas prioritários que serão norteadores do 18.º Encontro Nacional do Poder Judiciário – Linguagem, Tecnologia e Sustentabilidade

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, participou da 1ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorreu nesta quinta-feira, 17, no Conselho Nacional de Justiça.

Participaram do evento presidentes e representantes de tribunais de todo o país, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pelas áreas de gestão estratégica e servidores das áreas de estatística dos órgãos da Justiça.

Na abertura do evento foi apresentado o Painel de Dados de Pessoal do Poder Judiciário, uma ferramenta que permite o acesso e a manutenção de cadastro com informações sobre as pessoas que atuam na Justiça. O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, conduziram a reunião.

O foco da reunião deste ano foram os temas prioritários que serão norteadores do 18.º Encontro Nacional do Poder Judiciário – Linguagem, Tecnologia e Sustentabilidade. O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, foi o responsável pelo painel de encerramento da reunião.

Para a presidente do TJAC, o evento foi de grande importância para aprimorar o sistema judiciário como um todo. Participaram da atividade também, pelo Poder Judiciário acreano, equipe da Corregedoria-Geral da Justiça.

Com informações do CNJ | Comunicação TJA

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MPAC ajuíza ação cautelar para suspender obras da Praça da Revolução

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O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, ajuizou uma medida cautelar com pedido de tutela antecipada na 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco, solicitando a suspensão imediata das obras na Praça da Revolução, em Rio Branco.

A ação é assinada pelo promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, que na última terça-feira, 14, instaurou uma notícia de fato para apurar denúncia de possível dano ao patrimônio histórico e cultural de Rio Branco.

Segundo a denúncia, as obras em andamento ameaçam as características históricas e culturais do local, inclusive com a retirada da estátua de Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana, movimento que anexou o Acre ao Brasil.

“A história da praça remete ao início da formação da cidade de Rio Branco e do próprio Estado do Acre”, comenta o promotor.

O MPAC requereu, ainda, a aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil, em caso de descumprimento.

Agência de Notícias do MPAC Foto: Jardy Lopes

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