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Assessoria

Selo SomosCoop identifica produtos e serviços das cooperativas

Iniciativa, que pode ser encontrada em embalagens, fachadas e publicações nas redes sociais, ajuda a reconhecer itens que trazem os valores e princípios humanos do cooperativismo

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O Sistema OCB do Acre reuniu nesta terça-feira, 22, na sede da instituição, dirigentes de cooperativas para apresentar a marca Somos Coop e enfatizar a importância de adotarem o selo, criado para identificar e dar visibilidade ao cooperativismo em todo o país.  

O carimbo SomosCoop foi lançado em 2019 pelo Sistema OCB para destacar os produtos e serviços do coop no mercado, é uma imagem de fácil identificação, que associa um produto ou uma marca diretamente ao cooperativismo.

Ao adotar o carimbo SomosCoop, as cooperativas ajudam os consumidores a reconhecerem em seus produtos diferenciais importantes como a sustentabilidade, o interesse pelo desenvolvimento local e o respeito às diferenças. Com isso, as cooperativas ampliam sua visibilidade e reforçam seu papel como agentes de transformação nas comunidades onde atuam.

“Estamos fazendo um processo de sensibilização das nossas cooperativas, avalio que elas receberam bem a ideia e firmaram o compromisso de adotarem o selo do Somos Coop em produtos e serviços. Ocarimbo vai além de uma marca, é um símbolo de união e prosperidade compartilhada”, destaca o presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha. “Com o SomosCoop, as cooperativas acreanas vãofortalecer a sua presença no mercado e se destacarcomo agentes de transformação e desenvolvimento em suas comunidades”.
 
Sobre a marca: um movimento nacional

O selo faz parte de um movimento maior, criado pela unidade nacional do cooperativismo brasileiro, o Sistema OCB, com adesão de cooperativas de todo o país, o movimento leva o mesmo nome do selo: SomosCoop. Ele foi pensado para divulgar o cooperativismo e despertar o orgulho de ser coop. O principal objetivo é unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam que o mundo pode ser mais justo e feliz. O Movimento SomosCoop mostra o orgulho de fazer parte dessa rede.
 
Quando o cliente vê a marca do selo SomosCoop estampada, ela já sabe que essa escolha ajuda a provocar transformações positivas em nossa sociedade, o que está completamente de acordo com aquilo que os consumidores vêm apresentando como demanda. Pesquisas mostram que o processo de escolha do consumidor/cliente vem considerando, cada vez mais, os valores que as marcas carregam.
 
Diante dessa tendência, o cooperativismo se destaca de outros modelos de negócio presentes no mercado. Desde o início da sua história, esse movimento foi constituído tendo como base princípios e valores humanos. Em sua atuação, as cooperativas buscam atender às necessidades da sociedade de modo responsável, levando em conta o respeito pelo meio ambiente, o foco nas pessoas e a promoção de um desenvolvimento econômico diretamente alinhado ao social.
 
Como usar?

O carimbo SomosCoop pode ser aplicado de várias maneiras, desde embalagens e materiais gráficos até fachadas e frotas. As cooperativas podem personalizar o selo de acordo com sua identidade visual ou manter as cores institucionais do SomosCoop, verde e amarelo. “Nosso objetivo era criar algo que fosse versátil e fácil de usar, independentemente do formato ou do suporte”, explica Lucas Badú, Analista de Comunicação do Sistema OCB.

Se sua cooperativa ainda não utiliza o carimbo, é simples começar!

•⁠ ⁠Acesse a Central da Marca no site do Movimento SomosCoop;
•⁠ ⁠Faça o cadastro da sua cooperativa e faça o download do manual de identidade visual do carimbo SomosCoop;
•⁠ ⁠Escolha entre diversas versões do carimbo para aplicar em embalagens, materiais de comunicação, frotas e muito mais. Além do carimbo, você terá acesso a outros recursos que ajudarão a sua cooperativa a evidenciar a força do cooperativismo.
 
O cooperativismo é um bom negócio, bora cooperar?

A campanha de divulgação do cooperativismo deste ano foi definida com base na última pesquisa de imagem encomendada pelo Sistema OCB, e revelou que os brasileiros ainda não entendem que o cooperativismo é um modelo de negócios, com foco em resultados. Para ampliar essa compreensão, foi lançada uma nova campanha SomosCoop com o mote “O cooperativismo é um bom negócio. Bora cooperar?”. Confira o vídeo da campanha.

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Prefeitura de Cruzeiro do Sul oferece apoio ao Polo Naval após incêndio

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Na manhã desta quinta-feira, 29, em nome do prefeito Zequinha Lima, o assessor especial de relações institucionais José Maria e o secretário da casa civil Ney Willians visitaram o Polo Naval para prestar assistência após o incêndio que consumiu pelo menos cinco boxes na noite de quarta-feira, 28.

Nivaldo Coelho dos Santos, presidente da Cooperativa de Produtores de Barco e Canoa -Bajolas que administra o espaço, disse que cerca de 30 pessoas tiram o sustento da família trabalhando no local. Ele agradeceu pelo apoio oferecido pela gestão municipal.

“Acreditamos que o incêndio foi causado pelas condições em que os trabalhadores atuam para derreter o alumínio e fabricar hélices. Isso gera um sentimento de tristeza, pois vemos nossos colegas — mais de 25 a 30 trabalhadores, muitos deles pais de família — desolados. O prefeito Zequinha Lima me ligou cedo de Rio Branco, expressando solidariedade e assegurando que poderíamos contar com seu apoio. Também tivemos a presença do governo e da equipe da prefeitura, como Zé Maria e o Ney, que se prontificaram a ajudar. Estamos muito otimistas e felizes por termos pessoas que acreditam no nosso trabalho”, afirmou.

José Maria, assessor especial de relações institucionais, disse que o prefeito já fez contato com o governador Gladson Cameli, para atuarem juntos no apoio aos trabalhadores e revitalização do espaço.

“Estamos aqui hoje como prefeito Zequinha Lima determinou. Já conversamos com o governo do Estado e estamos estabelecendo parcerias para reestruturar o local”, ressaltou.

“A prefeitura está atuando em parceria para garantir uma ajuda rápida e eficaz, permitindo que esses trabalhadores retomem suas atividades o mais breve possível”, finalizou Ney Williams Mazzaro, secretário da Casa Civil Municipal.

O prefeito Zequinha Lima determinou que toda a prefeitura esteja a disposição para auxiliar no que for necessário e publicou uma nota de solidariedade.

“Em nome da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, expresso minha profunda solidariedade aos trabalhadores, empresários e colaboradores do Polo Naval, atingido por um incêndio na noite de 28 de maio de 2025. Graças à pronta resposta do Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas sem vítimas, preservando os principais galpões.Reconhecemos o Polo Naval como um pilar vital de nossa economia e reafirmamos nosso compromisso em apoiar sua reconstrução. Aos que enfrentam perdas e desafios neste momento, oferecemos nosso apoio e solidariedade. Unidos, superaremos esta adversidade e fortaleceremos ainda mais nossa Cruzeiro do Sul”, pontua o prefeito.

Sobre o Polo Naval

Inaugurado em 2013, o Polo Naval foi criado para otimizar a dinâmica de navegação no Rio Juruá, uma das rotas mais movimentadas do estado. No local, são fabricadas bajolas (mini lanchas), canoas, baleeiras (embarcações a remo), batelões (para transporte de cargas pesadas), rebocadores e barcos de alumínio de diversos tamanhos.

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Seminário discute avanços e desafios da economia solidária no Acre

Seminário debate fortalecimento da economia solidária no Acre e nova legislação nacional

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Empreendedores, cooperativas e organizações da economia solidária do Acre têm um encontro marcado nesta terça-feira, dia 27 de maio. O 1º Seminário do Programa de Formação Paul Singer de Economia Popular e Solidária acontece das 14h às 17h, no auditório do Sebrae, em Rio Branco, e tem como propósito apresentar as diretrizes da nova Política Nacional de Economia Solidária, instituída pela Lei Federal nº 15.068/2024.

O evento é promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Acre, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), do Sebrae Acre e da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

Além de apresentar o Programa Paul Singer de Formação de Agentes de Economia Popular e Solidária, o seminário irá oficializar a criação da Comissão Especial de Cadastro, Informação e Comércio Justo e Solidário, responsável por validar e orientar o registro dos empreendimentos no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol).

De acordo com o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Acre, Leonardo Lani, a proposta é fortalecer o ecossistema de economia solidária no estado e ampliar o acesso dos empreendedores aos benefícios previstos na nova legislação.

“A economia solidária é uma estratégia fundamental para geração de trabalho e inclusão social, baseada na cooperação, autogestão, comércio justo e sustentabilidade. O Programa Paul Singer, que integra essa política, tem como missão formar agentes que irão apoiar esse modelo nos territórios, promovendo desenvolvimento com responsabilidade social e ambiental”, afirma Lani.

Para a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, o seminário representa uma oportunidade de crescimento para quem já atua ou deseja ingressar no setor.

“O evento traz uma visão atualizada sobre o que é a economia solidária no Brasil, seus avanços e seus desafios. Além disso, oferece aos empreendedores informações valiosas sobre como acessar políticas públicas, ampliar mercados e fortalecer redes de colaboração no estado”, destaca.

Serviço:

📌 O quê: 1º Seminário do Programa de Formação Paul Singer de Economia Popular e Solidária
📅 Quando: 27 de maio de 2025 (terça-feira)
🕑 Horário: 14h às 17h
📍 Local: Auditório do Sebrae – Avenida Ceará, nº 3.693, 7º BEC – Rio Branco (AC)
📞 Informações: Leonardo Lani (Superintendente do MTE no Acre) – (68) 99948-3536.

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Petecão reforça apoio à agricultura familiar com entrega de cinco toneladas de alimentos no Acre

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O senador Sérgio Petecão (PSD) participou, nesta sexta-feira (23), em Rio Branco, de mais uma entrega de alimentos da agricultura familiar realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação, executada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ocorreu na sede do Serviço Social do Comércio do Acre (Sesc/AC). Petecão foi acompanhado pela superintendente da Conab no estado, Alessandra Ferraz.

Foram beneficiadas três organizações:

·         Cooperativa Acreverde (Nova Baixa Verde);

·         Cooperativa Coopafes (Vale do Baixo Acre);

·         Associação Apaepl (PAE Limoeiro).

Cada instituição recebeu R$ 200 mil para promover a produção e a comercialização direta de alimentos por 50 famílias de pequenos agricultores.

Com o investimento, serão distribuídas cinco toneladas de alimentos – entre frutas, legumes, verduras e hortaliças –, beneficiando mais de 22 mil famílias em situação de vulnerabilidade. A distribuição será feita por meio do Programa Sesc Mesa Brasil, que atende a 98 instituições parceiras em Rio Branco.

Em discurso, Petecão destacou a eficácia do PAA como política pública federal, que valoriza os pequenos produtores e garante alimentos frescos e saudáveis a quem mais precisa. Também ressaltou o impacto do programa na geração de renda e no fortalecimento das cooperativas e associações locais.

“Esse investimento fortalece os pequenos produtores e garante alimentação de qualidade a milhares de famílias acreanas. O PAA é essencial para impulsionar a economia local e para promover a segurança alimentar de nossa população”, afirmou o senador.

Gestora do PAA, Alessandra Ferraz agradeceu o apoio do parlamentar e ressaltou a importância da iniciativa para a segurança alimentar das famílias acreanas. “Os recursos direcionados pelo senador – disse a superintendente em seu pronunciamento -, permitem que os alimentos adquiridos pela Conab cheguem à população que mais precisa.

“Seu apoio à Conab via governo federal tem sido inestimável”, continuou. “Com suas emendas, estamos conseguindo fortalecer o programa. Ao tempo em que compramos diretamente da agricultura familiar, ajudamos a combater a fome.”

Investimentos na Conab

Desde 2021, Petecão tem destinado emendas parlamentares ao fortalecimento da Conab no Acre. Já foram investidos R$ 5 milhões. Destes, R$ 4,6 milhões para o PAA e R$ 400 mil para a reforma do prédio da Superintendência Regional da Conab e da Unidade Armazenadora de Rio Branco. Os recursos beneficiaram diretamente 22 cooperativas e associações ligadas à agricultura familiar no estado.

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