Connect with us

Saúde

Síndrome gripal: Semsa alerta para aumento de casos

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), orientou na manhã desta quinta-feira (27), que pais e responsáveis de crianças redobrem os cuidados em relação à síndrome gripal, tendo em vista que dados colhidos pela Semsa, apontaram um aumento de casos na capital em crianças entre dois e dez anos, em que a doença tem se mostrado mais intensa.

Segundo a secretária da pasta, Sheila Andrade, a vacinação tanto para a gripe quanto para a covid-19 estão disponíveis em todas as Uraps e UBSs da capital e fez um convite para que a população vá até à unidade mais próxima de sua casa para se vacinar.

“Não deixe para procurar uma unidade de saúde quando seu filho estiver grave, caso ele esteja com tosse leve, dor de garganta, febre e com coriza, procure imediatamente uma unidade de saúde para que os médicos possam agir de forma rápida e evitar um possível agravamento no caso”, explicou.

Sintomas Síndrome Gripal

Na ausência de outro diagnóstico específico, considerar o paciente com febre, de início repentino, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia (dor em uma das articulações).
Obs: em crianças com menos de 2 anos de idade considerar, na ausência de outro diagnóstico específico, febre de início súbito, mesmo que
referida, e sintomas respiratórios: tosse, coriza e obstrução nasal.

Notícias

Prefeitura de Rio Branco inicia vacinação contra vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco iniciou nesta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, a oferta gratuita da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, com aplicação nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Referência em Atenção Primária, começando pela URAP Augusto Hidalgo de Lima, na regional da Sobral, com o objetivo de reduzir casos de bronquiolite e outras complicações respiratórias em recém-nascidos, ampliando o acesso a um imunizante que até então era restrito à rede privada.

O VSR é um dos principais agentes causadores de infecções respiratórias em bebês, com impacto direto nas internações hospitalares nos primeiros meses de vida. Em 2025, segundo a Vigilância Epidemiológica do município, o vírus esteve entre os principais responsáveis por hospitalizações infantis em Rio Branco. A estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde consiste na imunização indireta dos bebês por meio da vacinação das gestantes, permitindo a transferência de anticorpos ainda durante a gestação. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, “é importante compreender que essa vacina é direcionada à imunização do bebê. Por isso, a orientação técnica é que a gestante tome a vacina a partir da 28ª semana. A vacinação faz parte do contexto do pré-natal, e qualquer dúvida deve ser esclarecida com a equipe de saúde que acompanha a gestante”.

Para atender a capital, foram disponibilizadas inicialmente 1.300 doses de um lote de 3.800 unidades enviado ao Acre, com distribuição já em andamento para as unidades de saúde de todas as regiões de Rio Branco. Entre as primeiras vacinadas estão as gestantes Eliana Guimarães, com 35 semanas, e Fabiele Aguiar, com 32 semanas de gestação. Eliana relatou que “na rede privada ela é bem cara, e sendo disponibilizada pelo SUS é muito positivo, porque protege a mãe e o bebê. Temos visto muitos casos de crianças na UTI e até óbitos causados pelo VSR”. Fabiele também destacou experiência anterior com problemas respiratórios na família e afirmou que, com a vacinação atual, espera um cenário diferente para o novo bebê.

A diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Socorro Martins, explicou que a circulação do vírus foi registrada ao longo de todo o ano, com impacto direto na rede de saúde. “Muitas crianças menores de seis meses foram hospitalizadas. A vacina veio para proteger os bebês. A mãe se vacina e passa os anticorpos para o filho, evitando que ele desenvolva bronquiolite e outras complicações”, afirmou. A ampliação da cobertura pública com a inclusão da vacina no sistema municipal representa uma nova etapa nas ações de prevenção de doenças respiratórias na capital, com expectativa de redução das internações pediátricas e da pressão sobre o sistema de saúde nos períodos de maior circulação viral.

Continue Reading

Notícias

Governo do Acre realiza atendimentos de saúde e cidadania no Parque Estadual Chandless

Published

on

O governo do Acre realizou no sábado, 6 de dezembro, a 7ª edição do Programa Saúde na Floresta no Parque Estadual Chandless, levando atendimento médico e serviços de cidadania às famílias que vivem na unidade de conservação localizada entre os municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, após uma viagem de mais de oito horas de barco pelo rio Purus, com o objetivo de garantir acesso a serviços básicos de saúde para cerca de 80 moradores distribuídos em 22 famílias.

A ação contou com atendimentos médicos, vacinação, exames laboratoriais, atendimento odontológico, testes rápidos, vacinação de cães e gatos e distribuição de kits de higiene pessoal doados pela empresa Natura. A operação foi uma iniciativa das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Saúde (Sesacre), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Prefeitura de Manoel Urbano, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre e do Batalhão de Policiamento Ambiental. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, afirmou que o trabalho busca encurtar as distâncias entre os serviços públicos e as populações que vivem em áreas remotas da floresta. Moradores relataram a importância da ação para reduzir a necessidade de longos deslocamentos até os centros urbanos em busca de atendimento médico.

Durante a operação foram realizados 676 atendimentos em saúde, incluindo 60 consultas médicas entre clínica geral, pediatria e ginecologia, 369 exames laboratoriais, 67 atendimentos de enfermagem, 41 prescrições de medicamentos, 80 testes rápidos, três exames de PCCU, 30 atendimentos odontológicos e 22 exames de retinografia. Além do atendimento especializado da Sesacre e da Fiocruz, a Prefeitura de Manoel Urbano garantiu ações de atenção primária, pré-natal, distribuição de medicamentos, vacinação, assistência social para atualização do Cadastro Único e ações de vigilância epidemiológica. O Parque Estadual Chandless foi criado em 2004, possui área superior a 690 mil hectares e abriga famílias que sobrevivem principalmente da caça, pesca e agricultura de subsistência.

Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Rio Branco amplia oferta de Implanon na rede municipal após capacitação na URAP Roney Meireles

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco iniciou nesta quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, a ampliação do acesso ao Implanon na rede municipal de saúde após capacitar médicos e enfermeiros da URAP Roney Meireles para a inserção do método contraceptivo, com a meta inicial de realizar 100 implantes em mulheres interessadas no mesmo dia da ação.

O Implanon é um implante subdérmico à base de etonogestrel com duração estimada de três anos e é indicado pelo Ministério da Saúde para mulheres entre 14 e 49 anos. A ampliação do serviço na unidade integra a estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para diversificar os métodos disponíveis no sistema público e facilitar o acesso ao planejamento reprodutivo. Além do implante, seguem disponíveis na rede municipal métodos como anticoncepcionais injetáveis, pílulas, DIU de cobre e preservativos.

A chefe da Divisão de Saúde da Mulher, Sulamita Guedes, explicou que a capacitação dos profissionais amplia a capacidade de atendimento nas unidades. “Estamos qualificando profissionais para a inserção do Implanon, um método de longa duração que agora passa a estar disponível na rede municipal para as mulheres de Rio Branco, ao lado de outras opções que continuam sendo ofertadas”, afirmou durante a atividade na unidade.

Entre as mulheres atendidas está Yuna Leão, de 32 anos, que relatou mudanças em sua rotina após optar pelo método. “A inserção do Implanon veio como um recurso importante porque torna o acesso mais direto para nós, mulheres. Muitas vezes usamos métodos que o nosso organismo não aceita bem e isso interfere no nosso cotidiano. Com o Implanon, consigo me sentir mais segura e focar na minha vida profissional e em outras áreas da minha rotina”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a inserção do implante ocorre mediante avaliação clínica. As interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para realizar consulta e receber orientação sobre o método mais indicado para cada situação. A ação realizada na URAP Roney Meireles faz parte do cronograma de ampliação gradual do serviço em outras unidades da capital.

Continue Reading

Tendência