Benki Piyako, fundador do Instituto Yorenka Tasorentsi, líder político e espiritual indígena do povo Ashaninka que se dedica à preservação da natureza e à proteção dos direitos dos povos indígenas, de suas culturas e terras usou as redes sociais para compartilhar um vídeo com um chamado urgente ao Estado para combater o crime ambiental que está ocorrendo em suas terras.
No vídeo publicado nas redes sociais, ele mostrou as queimadas que estão se espalhando pela região e alertou para os perigos que isso representa.
A área de manejo do Instituto Yorenka Tasorentsi, onde a liderança indígena está atuando, tem sido alvo dessas queimadas. Ele demonstrou preocupação com o fogo que está se propagando rapidamente de campo em campo, chegando cada vez mais perto da terra do Instituto. “Essa situação tem causado grande preocupação, pois as queimadas estão trazendo um desastre para o município.”
Segundo Piako, já foram queimadas cerca de 1.500 hectares de terra, além dos campos que também foram atingidos. Ele também fala que essa área é maior do que a terra que foi comprada pelo Instituto para fazer o reflorestamento e a recuperação da terra. “O risco de contaminação e doenças é iminente, principalmente para a população que vive nessas terras.” alerta Benki.
Diante dessa situação, Benki Piyako faz um apelo ao Estado para que intervenha de forma judicial e converse com a população. “É necessário tomar medidas urgentes para conter as queimadas e evitar uma crise ainda maior no município. A saúde das crianças e de todos os habitantes está em risco, e a chegada das primeiras chuvas pode agravar ainda mais a situação.”
Ele finaliza lembrando que “É fundamental que o Estado assuma a responsabilidade e tome medidas efetivas para combater o crime ambiental.” Benki Piyako destaca também que os ambientalistas estão empenhados nessa causa e contam com o apoio e ação do Estado para proteger o meio ambiente e garantir a saúde e bem-estar da população.
Instituto Yorenka Tasorentsi
Benki Piyako, fundador do Instituto Yorenka Tasorentsi, é um líder político e espiritual indígena do povo Ashaninka que se dedica à preservação da natureza e à proteção dos direitos dos povos indígenas, de suas culturas e terras. Ele foi designado para ser um dos “pajés” Ashaninka ou xamãs, e, desde muito jovem, começou a lutar pela proteção de silas terras e da Floresta Amazônica. Ele se compromete plenamente a cura do mundo através do conhecimento tradicional que foi transmitido por seus ancestrais.
Conheça mais sobre o Instituto no link https://yorenkatasorentsi.org/pt/home_pt/