Connect with us

Assessoria

Podcast Papo Indústria aborda energia solar e carros elétricos

Published

on

O 14º episódio do Podcast Papo Indústria, produzido pela Assessoria de Comunicação do Sistema FIEAC, já está no ar e traz como tema “Energia solar e carros elétricos”. O convidado é o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Edlailson Pimentel.

Especialista em Energia Solar Fotovoltaica, Edlailson é CEO da EngeAmazon Gestão de Energia, possui MBA Executivo em Administração: Negócios do Setor Elétrico pela FGV, foi conselheiro e vice-presidente do CREA/AC, atua como coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), é consultor do Sebrae na área de eficiência energética e coordenador técnico dos cursos de Eletrotécnica do SENAI/AC, em Rio Branco.

Durante o bate-papo, o especialista destacou que a transição energética passa, necessariamente, pela energia solar e pela eletromobilidade. “A energia solar é fundamental para conter o avanço das crises climáticas, pois se trata de uma fonte limpa e renovável. As placas solares — principalmente com o uso de baterias e sistemas de armazenamento — são essenciais nesse processo”, explicou Pimentel.

Questionado sobre o avanço dos carros elétricos no Acre, ele afirmou que a eletromobilidade já é uma realidade no estado. “A receptividade do acreano tem sido muito boa. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), já existem cerca de 850 veículos eletrificados circulando no Acre, em pouco mais de um ano e meio desde a instalação da primeira concessionária que comercializa veículos 100% elétricos e híbridos plug-in”, destacou.

Pimentel também ressaltou o pioneirismo do SENAI/AC nessa área, lembrando que a instituição foi a primeira da região Norte a adquirir um carro elétrico para cursos voltados à eletromobilidade. “Além do veículo, contamos com docentes capacitados para ministrar cursos que abordam tanto a parte de projetos, instalação e implantação dos sistemas, quanto a parte mecânica dos automóveis”, completou.

O 14º episódio do Papo Indústria está disponível na íntegra no YouTube da FIEAC (https://www.youtube.com/watch?v=HDMbVNHzpFA) e também na sua plataforma de áudio preferida.

Texto e fotos: Assessoria FIEAC

Assessoria

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Criativos estreia na quinta-feira (30), às 19h30, no Teatro Banzeiros, com entrada gratuita

Published

on

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzido pela Casaquatro. O curta-metragem, que será lançado na quinta-feira (30), apresenta os artistas Bira Lourenço, Geraldo Cruz, Ubiratan Suruí, Eryle Aguiar e Kali Tourinho, por meio de um olhar íntimo sobre as inspirações, técnicas e espaços que moldam suas expressões. Ao compartilharem experiências, desafios e visões, os artistas revelam não apenas seus processos criativos, mas também a força do ambiente em suas trajetórias.

O documentário se propõe a celebrar a arte rondoniense e se apresenta como um manifesto sobre sua relevância na construção de uma sociedade mais inclusiva, diversa e consciente de sua própria riqueza cultural.

Para o diretor Jordan Cruz, conhecer mais e documentar os artistas de Rondônia é essencial para valorização da arte produzida aqui. “Registrar essas histórias é, para mim, um ato de resistência e de cuidado. Porque olhar para os artistas de Rondônia é reconhecer que a Amazônia não é só floresta, é também pensamento, criação e poesia”, completa o diretor.

Após a exibição do filme a equipe técnica fará um debate com público presente sobre o processo de produção e finalização da obra.

O curta-metragem foi contemplado pelo Edital nº 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo – Lei Paulo Gustavo e é uma produção da Casaquatro, com direção e fotografia de Jordan Cruz, codireção de Géssica Castro, roteiro de Ana Clara Duzanowski, produção de Talita Gusmão, operação de Câmera de Kelvily Nascimento e Gabriel Uchida, fotografia Still de Giovanna Régis, montagem de Rafael Carmo, pós-produção de Gualter Tabosa, coordenação de projetos de Bernardo Beduino (B2B Produção Cultural), assessoria de Comunicação de Juraci Júnior,  identidade visual de Elivelton Valeriano e coordenação de lançamento de Val Barbosa.

Serviço: Lançamento documentário Criativos
Data: 30/10/2025
Local: Teatro Banzeiros
Horário: 19h30
Entrada gratuita.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Prefeitura de Rio Branco reforça Controladoria Interna com posse de novos servidores

Published

on

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, deu posse nesta segunda-feira (27) a dois novos servidores que passam a integrar a Controladoria do Município. A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença dos secretários Marcus Lucena (Gestão Administrativa), Valtim José (Casa Civil), Jorge Eduardo (Assuntos Jurídicos) e Willian Filgueira (Controlador-Geral do Município).

Durante o evento, Bocalom destacou que a transparência é uma das prioridades de sua gestão. Segundo ele, fortalecer os órgãos de controle interno e externo é essencial para garantir eficiência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. “Nós sempre tivemos compromisso com a transparência, com a seriedade na aplicação do dinheiro público. E quando a gente fortalece a controladoria, não tem dúvida nenhuma de que a gente está dizendo: eu quero que as coisas aconteçam de forma transparente, da melhor forma possível, e que a gente gaste bem o dinheiro público”, afirmou o prefeito.

O secretário de Gestão Administrativa, Marcus Lucena, explicou que a nomeação faz parte de um processo de recomposição do quadro técnico da Prefeitura. “No ano de 2026, teremos dois auditores que devem abrir procedimento de aposentadoria e, para não gerar um déficit no controle do município, estamos repondo agora, para que os novos servidores já se ambientem e deem continuidade ao trabalho”, disse.

Entre os empossados estão Diego Messala Soares, graduado em Direito e com especialização em Direito Administrativo, e Carlos André da Silva Manasfi, técnico em Gestão de Logística e acadêmico de Administração. Diego afirmou que o momento marca o início de sua carreira no serviço público. “Sou grato à gestão do prefeito Bocalom, que realizou o concurso e, mesmo com todos os desafios orçamentários, tem nomeado os aprovados e fortalecido a administração pública. É um dia que marca as nossas vidas”, declarou.

Carlos André destacou que pretende contribuir com o desenvolvimento do município. “Venho com o intuito de somar, agregar à Prefeitura de Rio Branco e desempenhar minhas atribuições da melhor forma possível”, afirmou.

Continue Reading

Assessoria

Deputado Zé Adriano cobra ação efetiva do Governo Federal para evitar colapso na BR-364 e isolar o Acre

Published

on

Brasília (DF) – Em pronunciamento contundente no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Zé Adriano (PP-AC) alertou para o risco iminente de colapso da BR-364, única ligação terrestre entre Rio Branco e o Vale do Juruá. A fala, que repercutiu entre parlamentares e técnicos do setor de infraestrutura, chamou atenção para os impactos sociais, logísticos e econômicos do atual estado da rodovia.

“A BR-364 é, para nós, muito mais do que uma estrada. Ela é a linha vital que garante o direito de ir e vir de centenas de milhares de brasileiros que vivem nas regiões mais isoladas da Amazônia Ocidental”, destacou o parlamentar.

“Sem a BR-364, o Acre para. E quando o Acre para, é o Brasil que perde”, Zé Adriano, Deputado Federal – Foto: Sérgio Vale

Segundo o deputado, o trecho está em estado crítico, com erosões, obras inacabadas e precariedade que colocam em risco o abastecimento de alimentos, combustíveis, medicamentos e o transporte de pacientes, estudantes e trabalhadores.

Zé Adriano reconheceu os investimentos recentes do Governo Federal, que somam R$ 830 milhões entre 2023 e 2024, mas fez um alerta:

“Os recursos previstos até o momento são insuficientes para atender as necessidades emergenciais da nossa BR-364. O modelo atual de repasses irregulares e ações isoladas compromete a eficiência das obras e gera desperdício.”

Entre os pontos mais críticos citados estão: Ponte sobre o Rio Caeté, operando com balsa improvisada e perigosa; Cabeceira da ponte do Rio Tarauacá, com obras paralisadas; Escorregamentos e deslizamentos, que estreitam a pista e tornam o tráfego noturno inviável; Anel Viário de Brasiléia, inacabado há mais de três anos, travando a integração Brasil–Peru.

Adriano reforçou a urgência de um plano de execução contínuo e estruturado, com repasses compatíveis com a curta janela do verão amazônico, quando as obras podem ser realizadas com segurança.

Continue Reading

Tendência