Connect with us

Assessoria

Programa Negócios Cooperativo é implantado no Acre

Projeto piloto visa tornar cooperativas de pequeno porte mais competitivas

Published

on

O Sistema OCB do Acre recebe esta semana equipe técnica da OCB Nacional para implantação do Programa Negócios Cooperativo, que oferta consultorias especializadas e gratuitas para cooperativas nos estados. O projeto piloto tem como objetivo apoiar cooperativas de pequeno e médio porte oferecendo soluções adequadas a cada realidade com vistas a melhorar a gestão e governança e torná-las mais competitivas. O Acre terá sete cooperativas participando do projeto, que deverá ter duração de um ano.

A metodologia tem como base o diagnóstico de negócios, que contempla a organização mercadológica com consultorias e instrutorias para a organização interna da cooperativa, nos temas: planejamento, quadro social e produtivo, produção, produto, publicidade e gestão de vendas.

Outro pilar é a promoção nacional, com apoio a expansão no mercado nacional e conquista de novos parceiros comerciais por meio de alertas de editais de compras pública, feiras, missões de intercooperação e rodadas de negócios, também de qualificação para a exportação com a sensibilização e qualificação individualizada de cooperativas para aumentar sua competitividade exportadora, até a promoção internacional, que visa apoio à cooperativa para expansão no mercado internacional e conquista de novos parceiros comerciais.

A equipe técnica composta pela Coordenadora de Negócios da OCB Nacional, Pamella Lima; a Analista de Negócios da OCB Nacional, Dayana Rodrigues; o Consultor e CEO da empresa Nós Consultoria, Andreos Leite; e os Consultores da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Claudio Scavassa e Conceição Moura apresentaram a metodologia do projeto para a equipe técnica da unidade estadual na segunda-feira, 18. Participaram da capacitação o Superintendente do Sistema OCB do Acre, Émerson Gomes, o Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas Rodrigo Forneck e o Gerente de Operações, Paulo Robson, em seguida foi realizado encontro com membros da Cooperativa AcreVerde, uma das contempladas no projeto, onde os técnicos apresentaram as soluções que serão oferecidas à cooperativa.

O Programa de Negócios foi criado para resolver problemas básicos de cooperativas não preparadas para diagnósticos de governança

Pamella Lima, coordenadora do Programa de Negócios explica que o programa nasceu da necessidade de resolver problemas básicos e focados no negócio da cooperativa. “Nós entendemos que as vezes a gente estava levando o Diagnóstico de Governança e Gestão, o PDGC, às vezes, o Identidade, qualquer um dos diagnósticos oferecidos pelo Sistema OCB, mas que muitas cooperativas não estavam preparadas para esse tipo de atividade, elas precisavam de soluções para coisas básicas, foi assim que nasceu esse programa”, disse.

Pamella enfatizou que muitas vezes a cooperativa não sabe precificar o seu produto, muitas não tem embalagem adequada, ou não conseguem concorrer a um edital de compras públicas, “é onde entra o apoio técnico com a preparação dos membros da cooperativa para sanar esses problemas e torná-las mais competitivas”, explicou.

Diagnóstico na cooperativa

O trabalho teve continuidade nesta terça-feira, 19, com visita a sede da AcreVerde, localizada no Projeto de Assentamento de Desenvolvimento Sustentável Baixa Verde, na BR 317, sentido Boca do Acre, distante 26 quilômetros de Rio Branco. O objetivo foi conhecer a realidade e as potencialidades da cooperativa para aplicar as soluções adequadas.

A diretora do Ramo da Agricultura Familiar do Sistema OCB/AC, Fátima Maciel, que também é presidente da Cooperativa AcreVerde, pontuou a importância da OCB Nacional estar presente no estado aplicando o Programa de Negócio Cooperativo.

“Esse momento é muito importante porque é uma oportunidade da nossa cooperativa se organizar, hoje por exemplo produzo na minha propriedade maxixe, pepino, abóbora, banana e citros, acredito que esse projeto vai ajudar a melhorar a gestão de toda a cooperativa para nos tornarmos maiores no mercado que hoje é muito competitivo”, destacou.

Programa vai melhorar as potencialidades das cooperativas

Segundo o Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Rodrigo Forneck, a OCB Nacional tem se preocupado em melhorar a potencialidade dos negócios de cada cooperativa buscando entender o seu funcionamento atual para aplicar soluções para a sua melhoria.

“Esse Programa de Negócios vem para mergulhar profundamente em algumas cooperativas e fazer com que ela dê um salto de qualidade e de quantidade no desempenho econômico.  Eu acredito que para as cooperativas acreanas esse programa vem num momento maravilhoso porque irá fazer com que a vida de cada cooperado realmente melhore nessa dimensão econômica”, destacou.

Texto: Andréia Oliveira e Bruna Rosa Fotos: Luã Braga

Assessoria

Bocalom fala sobre pesquisas e diz que eleição se ganha nas urnas: “Temos a grande maioria”

Published

on

Em entrevista ao programa ‘X da Questão’, da TV Rio Branco, na noite de domingo, 11, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), abordou a questão das pesquisas eleitorais e reiterou sua confiança na vitória nas urnas.

O chefe do Executivo municipal respondeu ao apresentador José Alex sobre os resultados de uma recente pesquisa do Instituto Real Time Big Data, contratada pela TV Gazeta/Rede Record, que apontou um empate técnico entre Bocalom e o candidato Marcus Alexandre (MDB) em um possível segundo turno.

“Eu nunca dei muita atenção para pesquisas. Para mim, a pesquisa é a eleição, o momento de abrir as urnas!”, afirmou Bocalom, relembrando a eleição de 2010.

Naquele pleito, pesquisas indicavam uma ampla vantagem para Tião Viana, mas a diferença final foi muito menor. “Quem não se lembra das pesquisas de 2010, que no sábado anterior à eleição davam 67% para o Tião Viana e 33% para mim? No fim, a diferença foi de apenas 0,5%”, frisou o prefeito.

O gestor também destacou o apoio que acredita ter da maioria dos eleitores.

“Depois que começam os programas eleitorais, a gente vê claramente o que está acontecendo, o trabalho de cada um e as propostas. Tenho certeza absoluta de que temos a grande maioria. Estamos bem na frente e vamos ganhar essa eleição, se Deus quiser”, concluiu Bocalom, demonstrando confiança na reeleição.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Agenda de Marcus Alexandre inclui compromissos em bairros e ramais de Rio Branco

Published

on

O candidato a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), cumpriu uma agenda intensa no último sábado (10), visitando diferentes regiões da capital. No bairro Albert Sampaio, acompanhado do pré-candidato a vereador Neto Fernandes, ele assumiu o compromisso de realizar melhorias urbanas na localidade. Entre as promessas feitas, estão a recuperação das ruas e a solução para o problema de falta de água, além de melhorias no atendimento de saúde.

Marcus Alexandre destacou que, se eleito, pretende trabalhar na conclusão e manutenção das vias do bairro, bem como na resolução das demandas relacionadas ao abastecimento de água. Ele também mencionou que a construção de novas vias será uma prioridade.

Em outro ponto de sua agenda, o candidato visitou o ramal do Mutum, onde se reuniu com moradores e se comprometeu a priorizar a manutenção dos ramais, bem como melhorar o transporte público na região. Marcus Alexandre afirmou que o foco de sua gestão, caso seja eleito, será a manutenção dos ramais, a melhoria no atendimento de ônibus e a manutenção das pontes de madeira existentes no ramal.

Continue Reading

Assessoria

Política, Cultura e Juventude: líderes de movimentos de todos os partidos da aliança Bocalom/Alysson reúnem para discutir cultura e inovação

Published

on

“Vocês são a força que vai revolucionar esse projeto”. Foram essas as palavras usadas pelo candidato a vice-prefeito Alysson Bestene (Progressistas-AC) ao participar, nesta sexta-feira (9), do evento Política, Cultura e Juventude. Ele representou o candidato a prefeito Tião Bocalom (PL-AC) no encontro que reuniu líderes de diversos movimentos de todos partidos que compõem a aliança Bocalom/Alysson (Partido Liberal, Progressistas, União Brasil, Podemos, Solidariedade, Cidadania e PSDB).

O evento, que aconteceu na sede do Progressistas em Rio Branco, reuniu representantes dos movimentos LGBTQIAP+, afro, mulheres, indígena, esporte e juventude. O candidato a vice-prefeito Alysson Bestene celebrou a diversidade de pessoas, ideias e a disposição de todos em contribuir com o projeto.

“Fico feliz em perceber que tantos jovens estão preocupados com o futuro da nossa cidade. Além disso, trazem novas ideias, acreditam no Bocalom e no Alysson e querem mudar nossa cidade. Muito orgulhoso de estar com essa galera, representando nosso candidato Bocalom que está na mesma correria, cumprindo uma série de agendas. Vocês são a força que vai revolucionar esse projeto”.

Um dos anfitriões do evento, o presidente do PP Jovem, Cleilton Lima, discursou representando todos os líderes de movimento, afirmando que o ato mostrou que a juventude da capital está ligada em política — e está disposta a participar desse processo. “Foi um evento lindo, superou as expectativas! Mostrou que a juventude rio-branquense é uma juventude, sim, que se interessa por culturas, em debater políticas públicas, que é uma juventude antenada”.

Programação

Além da troca de experiências e rodas de conversas políticas, o encontro também contou com programação cultural. O movimento afro promoveu oficina de tranças de cabelo; o movimento de esporte promoveu disputa de embaixadinhas com premiação; apresentação de peça teatral temática, sobre violência contra mulher; apresentação indígena; batalha de rimas; além de muita música, com atrações locais, DJs e mais.

Assessoria

Continue Reading

Tendência