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Assessoria

Programa Negócios Cooperativo é implantado no Acre

Projeto piloto visa tornar cooperativas de pequeno porte mais competitivas

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O Sistema OCB do Acre recebe esta semana equipe técnica da OCB Nacional para implantação do Programa Negócios Cooperativo, que oferta consultorias especializadas e gratuitas para cooperativas nos estados. O projeto piloto tem como objetivo apoiar cooperativas de pequeno e médio porte oferecendo soluções adequadas a cada realidade com vistas a melhorar a gestão e governança e torná-las mais competitivas. O Acre terá sete cooperativas participando do projeto, que deverá ter duração de um ano.

A metodologia tem como base o diagnóstico de negócios, que contempla a organização mercadológica com consultorias e instrutorias para a organização interna da cooperativa, nos temas: planejamento, quadro social e produtivo, produção, produto, publicidade e gestão de vendas.

Outro pilar é a promoção nacional, com apoio a expansão no mercado nacional e conquista de novos parceiros comerciais por meio de alertas de editais de compras pública, feiras, missões de intercooperação e rodadas de negócios, também de qualificação para a exportação com a sensibilização e qualificação individualizada de cooperativas para aumentar sua competitividade exportadora, até a promoção internacional, que visa apoio à cooperativa para expansão no mercado internacional e conquista de novos parceiros comerciais.

A equipe técnica composta pela Coordenadora de Negócios da OCB Nacional, Pamella Lima; a Analista de Negócios da OCB Nacional, Dayana Rodrigues; o Consultor e CEO da empresa Nós Consultoria, Andreos Leite; e os Consultores da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Claudio Scavassa e Conceição Moura apresentaram a metodologia do projeto para a equipe técnica da unidade estadual na segunda-feira, 18. Participaram da capacitação o Superintendente do Sistema OCB do Acre, Émerson Gomes, o Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas Rodrigo Forneck e o Gerente de Operações, Paulo Robson, em seguida foi realizado encontro com membros da Cooperativa AcreVerde, uma das contempladas no projeto, onde os técnicos apresentaram as soluções que serão oferecidas à cooperativa.

O Programa de Negócios foi criado para resolver problemas básicos de cooperativas não preparadas para diagnósticos de governança

Pamella Lima, coordenadora do Programa de Negócios explica que o programa nasceu da necessidade de resolver problemas básicos e focados no negócio da cooperativa. “Nós entendemos que as vezes a gente estava levando o Diagnóstico de Governança e Gestão, o PDGC, às vezes, o Identidade, qualquer um dos diagnósticos oferecidos pelo Sistema OCB, mas que muitas cooperativas não estavam preparadas para esse tipo de atividade, elas precisavam de soluções para coisas básicas, foi assim que nasceu esse programa”, disse.

Pamella enfatizou que muitas vezes a cooperativa não sabe precificar o seu produto, muitas não tem embalagem adequada, ou não conseguem concorrer a um edital de compras públicas, “é onde entra o apoio técnico com a preparação dos membros da cooperativa para sanar esses problemas e torná-las mais competitivas”, explicou.

Diagnóstico na cooperativa

O trabalho teve continuidade nesta terça-feira, 19, com visita a sede da AcreVerde, localizada no Projeto de Assentamento de Desenvolvimento Sustentável Baixa Verde, na BR 317, sentido Boca do Acre, distante 26 quilômetros de Rio Branco. O objetivo foi conhecer a realidade e as potencialidades da cooperativa para aplicar as soluções adequadas.

A diretora do Ramo da Agricultura Familiar do Sistema OCB/AC, Fátima Maciel, que também é presidente da Cooperativa AcreVerde, pontuou a importância da OCB Nacional estar presente no estado aplicando o Programa de Negócio Cooperativo.

“Esse momento é muito importante porque é uma oportunidade da nossa cooperativa se organizar, hoje por exemplo produzo na minha propriedade maxixe, pepino, abóbora, banana e citros, acredito que esse projeto vai ajudar a melhorar a gestão de toda a cooperativa para nos tornarmos maiores no mercado que hoje é muito competitivo”, destacou.

Programa vai melhorar as potencialidades das cooperativas

Segundo o Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Rodrigo Forneck, a OCB Nacional tem se preocupado em melhorar a potencialidade dos negócios de cada cooperativa buscando entender o seu funcionamento atual para aplicar soluções para a sua melhoria.

“Esse Programa de Negócios vem para mergulhar profundamente em algumas cooperativas e fazer com que ela dê um salto de qualidade e de quantidade no desempenho econômico.  Eu acredito que para as cooperativas acreanas esse programa vem num momento maravilhoso porque irá fazer com que a vida de cada cooperado realmente melhore nessa dimensão econômica”, destacou.

Texto: Andréia Oliveira e Bruna Rosa Fotos: Luã Braga

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Senac Acre certifica jovens dos cursos do Programa Aprendizagem Profissional 

Cerimônia de certificação reúne familiares, amigos e empresários

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O Senac Acre promoveu, cerimônia de certificação de 60 alunos dos cursos do Programa Aprendizagem Profissional. O evento reuniu, no auditório do Senac Bosque, orientadores educacionais, familiares, amigos e empresários para celebrar a conquista dos jovens que, agora, estão prontos para novos desafios no mercado de trabalho.

Foram certificados alunos dos cursos de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas e Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos.

O supervisor pedagógico do Senac Acre José Lucas Sobreira destacou a importância do programa de aprendizagem para a qualificação profissional dos jovens. “Hoje, estamos certificando cerca de 60 jovens. Muitos já foram empregados durante o curso, mostrando a eficácia do programa em promover jovens para o mercado de trabalho.”

O aluno Anderson Augustinho reiterou que o aprendizado, especialmente em informática e trabalho em equipe, foi crucial para seu desempenho na empresa, e que a experiência em participar do programa resultou em sua efetivação na Cimec Materiais de Construção como auxiliar de depósito. “Foi uma sensação boa: criei vários amigos e tive a oportunidade que muitos não tiveram. Concluir o curso e ter esse certificado do Senac é muito importante para mim”.

Outra aluna certificada foi Ana Beatriz Silva. Efetivada na Estação VIP como assistente de RH, explicou que habilidades aprendidas no Senac, como Excel e PowerPoint, foram fundamentais para a conquista do cargo. “É um sentimento de alegria, porque foi muito difícil chegar até aqui. Estudava e trabalhava ao mesmo tempo”. 

A gerente de departamento pessoal da Estação VIP Segurança Privada, Cheila Rebouças, ressaltou o impacto positivo dos aprendizes na empresa. “Eles trazem equilíbrio e contribuem para a execução mais rápida do trabalho. Contratamos vários aprendizes, incluindo Ana Beatriz, que se destacou pelo seu empenho.”

A gerente do Senac Bosque, Maria Carlete Oliveira, frisou o acompanhamento contínuo aos alunos da instituição que participam do Programa de Aprendizagem. “Durante um ano, acompanhamos esses alunos na empresa e aqui na unidade, ajudando a resolver dificuldades e garantindo seu desenvolvimento. Hoje, finalizamos esse processo com muito orgulho.”

O programa aprendizagem profissional do Senac tem como objetivo desenvolver competências que ajudem os jovens a ingressar e a se manter no mercado de trabalho. O aprendiz também tem papel importante no compromisso social da empresa, que contribui com o cenário econômico do país ao formar mão de obra qualificada. 

O jovem participante do programa tem um contrato especial de trabalho com a empresa, no qual são resguardados seus direitos básicos e ganhos financeiros dentro das Leis Trabalhistas. 

No Senac, o aluno jovem aprendiz recebe formação dentro do Modelo Pedagógico exclusivo da instituição, que imprime marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável, colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania.

Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

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Assessoria

Petecão viabiliza pagamento de R$ 4,4 milhões para maquinários e obras em municípios do Acre

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Nesta sexta-feira (21), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou a liberação de mais de R$ 4,4 milhões em emendas de sua autoria, destinadas aos municípios de Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Walter e Santa Rosa do Purus. A maior parte dos recursos será utilizada para a compra de maquinário agrícola.

Em Brasiléia, serão investidos R$ 697 mil na aquisição de um caminhão basculante. Capixaba receberá R$ 300 mil para revitalizar o estádio municipal, incluindo iluminação de LED, reforma das arquibancadas, vestiários e construção de calçadas de acesso. Epitaciolândia utilizará R$ 212 mil para adquirir uma minicarregadeira. Porto Walter contará com R$ 665 mil para um caminhão-pipa, enquanto Santa Rosa do Purus receberá R$ 383 mil para a compra de um trator de pneus.

Plácido de Castro, por sua vez, terá quase R$ 2,2 milhões para a compra de uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, dois tratores de pneus e uma colhedora de milho.

Facilitação na liberação de emendas de ex-parlamentares

Além desses investimentos, o senador Petecão também viabilizou, a pedido das ex-deputadas federais Mara Rocha e Perpétua Almeida, o pagamento de outros R$ 4,9 milhões referentes a emendas de autoria delas quando ainda exerciam o cargo. É fundamental, em situações semelhantes, que um parlamentar em exercício apoie a liberação desses recursos junto ao governo federal.

“O mérito dessas emendas, cuja liberação eu ajudei a viabilizar junto ao governo federal, é exclusivamente das ex-deputadas Mara e Perpétua. Foram elas que as destinaram! Muitas vezes, vejo prefeitos inaugurando obras e entregando equipamentos sem citar o parlamentar que conseguiu os recursos. Isso me causa indignação”, afirmou Petecão.

Assessoria Foto: Pedro Franca/Agência Senado

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Comitiva da Finep e Garanticoop é recebida pelo presidente da Aleac, Luiz Gonzaga

Presidente da Aleac recebe comitiva da Finep e Garanticoop, que está no Acre para apresentar linhas de crédito e projetos voltados às cooperativas e empresas

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O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, acompanhado do vice-presidente, deputado Pedro Longo, que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop), receberam nesta quinta-feira, 20, representantes da Financiadora de Pesquisa e Projetos de Inovação (Finep), instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Garantidora de Crédito Garanticoop.

A comitiva veio ao estado para apresentar portfólio de projetos, ações e linhas de crédito que podem ser acessados por cooperativas, empreendimentos de economia solidária e empresas. A agenda é promovida pelo Sistema OCB, Sudam e MDA.

A Finep é uma empresa pública que oferece crédito para inovação e linhas de difusão tecnológica destinadas à modernização e aumento de produtividade das cooperativas. As principais linhas de crédito da Finep incluem inovação pioneira; inovação para competitividade e difusão tecnológica para inovação. Na oportunidade, o Gerente Regional da Finep para a Região Norte, Rodrigo Lima, apresentou aos parlamentares presentes as linhas de crédito disponíveis na instituição para promover inovação, competitividade e desenvolvimento econômico.

Já o representante da Garanticoop, Lucas Gelain, explicou como funciona o sistema garantidor de crédito, cuja missão é viabilizar o acesso ao crédito de qualidade, com a promoção de inclusão financeira, facilitando a regularização fundiária e a oferta de garantias patrimoniais, além de linhas de repasses, especialmente para a agricultura familiar através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Participantes

Participaram do encontro dirigentes e representantes de cooperativas dos ramos da Produção, Crédito, Bens e Serviço, Trabalho, Saúde, Transporte e da Agricultura Familiar; a superintendente da Conab no Acre, Alessandra Ferraz; o superintendente da SPU, Tiago Mourão; o superintendente do Sistema OCB, Émerson Gomes; o presidente da Coopercafé, Jonas Lima; o presidente da Servicoop, Aloísio Inácio; o Presidente da Coopervel, Raimundo Oliveira; e o gerente do Sebrae, Marcelo Macedo.

Por: Andréia Oliveira Fotos: Sérgio Vale

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