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Educação

Senac Acre abre matrículas para cursos em diversas áreas

São mais de 2 Mil vagas em cursos técnicos e de qualificação

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O Senac Acre está com matrículas abertas para cursos técnicos e de qualificação. São mais de 40 títulos nos segmentos de Saúde, Gastronomia, Produção de Alimentos, Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação, Moda, Infraestrutura, Comércio e Beleza, totalizando mais de 2 mil vagas. As inscrições podem ser realizadas no site portal.ac.senac.br ou nas unidades do Senac em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó e Brasiléia.

Dentre as opções disponíveis, destacam-se cursos Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Transações Imobiliárias entre outros.

O diretor de Educação Profissional do Senac Acre, Abrão Maia, destacou que essa primeira agenda de cursos do ano reflete o compromisso contínuo do Senac em atender às demandas do mercado e proporcionar formação de qualidade. “Esta agenda é fruto de uma cuidadosa análise das necessidades locais e das tendências do mercado de trabalho. Queremos oferecer cursos que estejam alinhados com as expectativas e exigências profissionais, capacitando nossos alunos para os desafios do mundo atual”, enfatiza o diretor.

Maia ressaltou ainda o compromisso do Senac em oferecer cursos atualizados e ministrados por profissionais qualificados. “Cada curso foi elaborado com o intuito de agregar valor à formação profissional, proporcionando conhecimentos práticos e atualizados para o mercado de trabalho.”

As matrículas podem ser realizadas no site do Senac Acre ou nas unidades do Senac. As informações sobre valores e formas de pagamento também estão disponíveis no site. As aulas terão início em fevereiro.

Programa Senac de Gratuidade

O Senac Acre também está disponibilizando vagas gratuitas por meio do Programa Senac de Gratuidade, das vagas disponíveis nessa agenda mais de 80 por cento são destinadas ao Programa Senac de Gratuidade – PSG. Para participar, os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos pelo programa, como renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.

Os interessados em participar do programa de gratuidade devem acessar o site do Senac e acompanhar os editais que serão lançados. Os editais conterão todas as informações sobre os cursos disponíveis e os requisitos para participação.

Departamento de Comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Educação

Prefeitura e Ministério Público discutem agilidade no credenciamento de creches em Rio Branco

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A Prefeitura de Rio Branco e o Ministério Público do Estado do Acre realizaram uma reunião na quarta-feira, 23 de abril, com o objetivo de acelerar o processo de credenciamento das creches municipais. O encontro envolveu representantes da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria Municipal de Educação e da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação.

Durante a reunião, foram alinhadas estratégias para garantir que todas as unidades educacionais estejam regularizadas junto ao Conselho Municipal de Educação. As medidas visam assegurar condições adequadas de infraestrutura, segurança e atendimento nas creches da capital.

O prefeito em exercício e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, afirmou que a parceria com o Ministério Público é parte da estratégia para a regularização das unidades de educação infantil. Segundo ele, a gestão municipal pretende seguir realizando adequações para atender às exigências legais.

A procuradora do município, Aury Marques, destacou a harmonia entre os órgãos envolvidos e informou que o próximo passo será intensificar o diálogo com o Conselho Municipal de Educação. Já o promotor Abelardo Townes de Castro Júnior afirmou que o credenciamento é necessário para garantir a proteção integral das crianças, assegurando que as unidades estejam em conformidade com as normas dos órgãos competentes.

Foi definido que novas agendas com o Conselho serão organizadas nos próximos dias, com acompanhamento da Procuradoria e da Secretaria Municipal de Educação. A expectativa é que a ação conjunta agilize os trâmites e viabilize o funcionamento adequado das creches.

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Educação

Acre amplia matrículas em tempo integral na rede pública entre 2022 e 2024

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Dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o Acre aumentou o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública estadual de 8% em 2022 para 13,7% em 2024.

O crescimento foi registrado em todas as etapas da educação básica. Nas creches, o percentual subiu de 32,8% para 35,8%. Na pré-escola, houve avanço de 2,7% para 6,7%. No ensino fundamental, os anos iniciais passaram de 5,9% para 11,3% e os anos finais de 4,5% para 8,8%. No ensino médio, o percentual de matrículas em tempo integral saltou de 13,4% em 2022 para 23,7% em 2024.

O programa Escola em Tempo Integral, política implementada em articulação entre Governo Federal, estados e municípios, contabilizou 965 mil matrículas em tempo integral em todo o país no ciclo 2023-2024. Para o ciclo 2024-2025, foram pactuadas 943 mil matrículas, com prazo de declaração até 9 de maio.

No cenário nacional, o percentual de matrículas em tempo integral nas creches passou de 56,8% para 59,7%; na pré-escola, de 12,1% para 15,6%; no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%; e no ensino médio, de 20,4% para 24,2%. A média nacional, considerando todas as etapas, foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.

Segundo o MEC, o programa promove a ampliação da jornada escolar para sete horas diárias ou 35 horas semanais, priorizando escolas com estudantes em situação de maior vulnerabilidade. A proposta pedagógica é alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conta com assistência técnica e financeira do Governo Federal.

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Educação

Acre apresenta avanços na aprendizagem segundo dados do Saeb e Ideb, afirma gestor em artigo

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O secretário de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho, publicou um artigo destacando a leitura dos dados do Ideb e do Saeb como instrumentos de orientação para a formulação de políticas públicas educacionais. No texto, Carvalho analisa os números divulgados em 2023, reconhece os desafios enfrentados e aponta medidas em curso para melhorar o desempenho educacional no estado.

De acordo com o secretário, embora o Acre ainda esteja abaixo da média nacional em alguns indicadores do Ideb, o estado apresentou resultados expressivos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com destaque para a proficiência dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Segundo ele, o Acre alcançou o melhor desempenho da Região Norte em todas as etapas avaliadas, com destaque em Língua Portuguesa e Matemática.

O artigo também destaca que o principal fator que influencia negativamente o Ideb no estado é o fluxo escolar, que envolve taxas de reprovação, abandono e distorção idade-série. Para enfrentar essa realidade, a gestão estadual tem investido em políticas como a ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), programas de aceleração de fluxo escolar e o incentivo à permanência dos alunos por meio do programa federal Pé-de-Meia.

Outro ponto abordado pelo secretário é o concurso público realizado em 2024, considerado o maior da história da educação no Acre. Foram ofertadas 3 mil vagas, sendo 2.500 para professores e 500 para apoio administrativo, com mais de 52 mil inscritos. Para Aberson Carvalho, essa iniciativa representa um reforço importante na estrutura da rede estadual de ensino e no atendimento à população.

Ele ressalta ainda a importância de ações contínuas, como a expansão de escolas integrais, o fornecimento regular de merenda escolar e a entrega de uniformes, como estratégias para garantir a permanência dos estudantes nas unidades de ensino.

Ao final do artigo, o secretário afirma que os dados devem refletir a realidade das escolas e servir como base para decisões estratégicas. Segundo ele, a orientação é não suavizar diagnósticos, mas utilizar as evidências para ajustar as políticas públicas e garantir avanços sustentáveis na educação do Acre.

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