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Sescoop dá início a turma de 2024 do Programa Aprendiz Cooperativo

O programa tem como objetivo facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, garantindo que possam conciliar essa experiência com seus estudos.

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O Programa Aprendiz Cooperativo, idealizado e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Acre (Sescoop), teve sua aula inaugural da nova turma de 2024 realizada nesta segunda-feira (15), na sede do Sistema OCB.

O programa tem o propósito de facilitar o ingresso de jovens no mercado de trabalho sem comprometer os seus estudos, e atende ao quinto princípio do cooperativismo: Educação, Formação e Informação.

A nova turma é composta por 22 alunos que terão aulas teóricas sobre de Cidadania e Trabalho, Linguagem e Comunicação, Empreendedorismo, Informática, Cooperativismo, Matemática Comercial Financeira, Formação Humana e Científica, Introdução à Administração, Auxiliar Administrativo, e Apresentação para o Mercado de Trabalho, e aulas práticas nas cooperativas três vezes por semana.
 
Presente na aula inaugural, o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB-AC), Émerson Gomes, ressaltou que o objetivo do programa é oportunizar aos jovens conhecimento sobre o cooperativismo e apoiar para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho.
 
“O grande objetivo do programa é oportunizar ao jovem uma primeira experiência de mercado. Eles vão conhecer a funcionalidade das cooperativas, a funcionalidade das empresas dentro do próprio mercado. A maioria dos nossos aprendizes estão sendo incorporados pelas cooperativas pelo desempenho, compromisso, pelo comportamento, porque eles são treinados e capacitados, assim a cooperativa adquire mão de obra qualificada, que conhece cooperativismo, e isso facilita muito o processo”, disse.
 
Grandes expectativas
 
Nesta primeira aula, os alunos conheceram os novos professores, que possuem vasta qualificação nas áreas da cooperativismo, startup, educação, administração, entre outros setores. Para Ágatha Amanda, nova aluna da turma e estagiária da cooperativa Unimed, esse momento é de grande importância para seu aprendizado.
 
“Estou estagiando na Unimed, fui indicada para realizar o Programa aqui e essa primeira aula me surpreendeu bastante, me senti bem a vontade com os profissionais e com os alunos da turma, tem uma grande interação. Tenho muitas expectativas ainda mais depois desse primeiro momento, acredito que vai ser ótimo para meu aprendizado. Estou tendo um maior contato com o cooperativismo”, afirmou.

Já o aprendiz Vinícius Paiva, que está iniciando na turma de 2024, indicado pela Unimed, explicou sobre as atividades da aula inaugural e afirmou que a primeira aula foi esclarecedora e espera aprender mais sobre o cooperativismo e mercado de trabalho.
 
“Sou estagiário da Unimed, essa é minha primeira semana atuando na cooperativa e agora estou no programa, participando dessa primeira aula, que foi esclarecedora sobre como funciona o método de ensino, realizamos dinâmica, nos conhecemos, entendemos a metodologia, a expectativa é conhecer mais sobre o cooperativismo e mercado de trabalho”, disse.
 
Carpegiane Brito, Administrador de Empresas e professor Universitário, ministra aulas sobre Novas Tecnologias no Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop Acre, ele acredita que o Programa auxilia a disseminar a cultura cooperativista,e as aulas, teóricas e práticas, e isso é um sistema proveitoso.
 
“O Sistema OCB, de forma muito produtiva, tem procurado propagar e incentivar essa cultura do cooperativismo, cumprindo, inclusive, até requisitos legais das cooperativas afiliadas, os alunos vem fazer o intercâmbio entre aulas teóricas e aulas práticas. O primeiro dia de aula é aquele processo de conhecimento, entender o que é o cooperativismo, fazemos aquele processo introdutório que é estabelecer limites e regras entre a nossa convivência e respeito ao mundo etc. Temos professores especialistas em cooperativismo, em startups e terceiro setor, então isso é bastante proveitoso para o sistema”, finalizou.
 
Como participar do Programa
 
Para participar do programa o jovem deverá estar na faixa etária de 14 a 24 anos, matriculado e frequentando a escola regularmente. As cooperativas demandam o Sistema OCB/ Sescoop Acre quanto à necessidade de formação dos jovens e a instituição procede com a formação da turma e capacitação.

Assessoria – Andreia Oliveira

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Programa Não Se Cale leva orientação sobre violência no trabalho a servidores do Acre

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A Secretaria de Estado da Mulher do Acre (Semulher) promoveu, nos dias 23 e 24 de abril, palestras sobre enfrentamento à violência moral e sexual no ambiente de trabalho. A atividade foi direcionada a servidores do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) e do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

As ações integram o Programa Não Se Cale, que visa orientar trabalhadores e gestores sobre práticas abusivas no contexto profissional. Durante a atividade, foram apresentados os conceitos legais relacionados à violência no trabalho, formas de identificação de condutas abusivas e os canais disponíveis para denúncia.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destacou a importância da formação contínua em ambientes institucionais como estratégia de prevenção e garantia de espaços seguros. Segundo ela, a violência no trabalho pode passar despercebida e, por isso, é necessário informar e orientar os servidores.

A palestra também buscou estimular a cultura da prevenção entre os participantes. A servidora do Procon Sandra Amorim relatou que a atividade contribuiu para reconhecer diferentes tipos de assédio e reforçar a importância do respeito no ambiente laboral.

O programa segue com atividades previstas em outros órgãos e instituições, e as palestras podem ser solicitadas por e-mail: sec.mulheresac@gmail.com.

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Educação

Prefeitura e Ministério Público discutem agilidade no credenciamento de creches em Rio Branco

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A Prefeitura de Rio Branco e o Ministério Público do Estado do Acre realizaram uma reunião na quarta-feira, 23 de abril, com o objetivo de acelerar o processo de credenciamento das creches municipais. O encontro envolveu representantes da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria Municipal de Educação e da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação.

Durante a reunião, foram alinhadas estratégias para garantir que todas as unidades educacionais estejam regularizadas junto ao Conselho Municipal de Educação. As medidas visam assegurar condições adequadas de infraestrutura, segurança e atendimento nas creches da capital.

O prefeito em exercício e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, afirmou que a parceria com o Ministério Público é parte da estratégia para a regularização das unidades de educação infantil. Segundo ele, a gestão municipal pretende seguir realizando adequações para atender às exigências legais.

A procuradora do município, Aury Marques, destacou a harmonia entre os órgãos envolvidos e informou que o próximo passo será intensificar o diálogo com o Conselho Municipal de Educação. Já o promotor Abelardo Townes de Castro Júnior afirmou que o credenciamento é necessário para garantir a proteção integral das crianças, assegurando que as unidades estejam em conformidade com as normas dos órgãos competentes.

Foi definido que novas agendas com o Conselho serão organizadas nos próximos dias, com acompanhamento da Procuradoria e da Secretaria Municipal de Educação. A expectativa é que a ação conjunta agilize os trâmites e viabilize o funcionamento adequado das creches.

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Conheça a história da primeira mulher trans do Acre protegida pela Lei Maria da Penha

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O Ministério Público do Acre divulgou a história de Rubby da Silva Rodrigues, a primeira mulher trans no estado a ser oficialmente amparada pela Lei Maria da Penha. O caso foi apresentado na segunda edição da websérie da campanha “MP em Ação: Fortalecimento do Ministério Público Brasileiro no Combate ao Feminicídio – Respeito e Inclusão”.

Rubby compartilhou sua trajetória no enfrentamento à violência doméstica e destacou o processo de busca por reconhecimento e proteção legal. Desde a infância, relata ter percebido que seu gênero não correspondia às expectativas impostas, mas a compreensão e a aceitação social vieram com dificuldades. “Desde quando eu era criança, eu já me reconhecia diferente, mas eu não entendia o que era esse ser diferente”, disse Rubby.

A violência em sua vida culminou em um episódio grave, no qual, ao buscar ajuda, encontrou resistência institucional. Após sofrer agressões, procurou a delegacia, mas relata que inicialmente não encontrou acolhimento. “Eu estava toda machucada, cortada. Ele quase tirou a minha vida”, contou.

Com o apoio do Ministério Público e do Centro de Atendimento à Vítima, Rubby conseguiu uma medida protetiva com base na Lei Maria da Penha. A decisão representa um marco na aplicação da legislação para a proteção de mulheres trans no estado e levanta discussões sobre o acesso igualitário à justiça.

A iniciativa integra os esforços do Ministério Público para ampliar a proteção legal às vítimas de violência de gênero, reconhecendo a diversidade e promovendo inclusão. O depoimento de Rubby é parte da estratégia da campanha para visibilizar casos e fortalecer mecanismos institucionais de enfrentamento à violência.

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