Connect with us

Notícias

Um tuk tuk em Marechal é sinal de inovação e empreendedorismo

A história de Orleir Vasconcelos da Silva é um reflexo da capacidade de adaptação e empreendedorismo encontrada nos recantos mais desafiadores do Brasil

Published

on

Localizado no estado do Acre, Marechal Thaumaturgo é uma cidade acessível somente por vias fluviais e aéreas. A região, marcada por sua rica biodiversidade e desafios logísticos, é palco de uma história de inovação de um de seus moradores, é simples mas vale o relato. Orleir Vasconcelos da Silva, mais conhecido como Zoma, é um barqueiro que tem revolucionado o transporte local com uma iniciativa singular.

Inicialmente, o serviço de Zoma se limitava a transportar passageiros e suas bagagens da margem do Rio Amônia, onde se localiza o aeródromo, até o centro da cidade. Contudo, observando as dificuldades enfrentadas pelos passageiros, especialmente aqueles com mobilidade reduzida, ele decidiu expandir sua atuação, que já chega a 11 anos de muito trabalho.

Marechal Thaumaturgo, cidade acessível somente por vias fluviais e aéreas, revela uma história de superação e inovação

A inspiração veio de um modelo de transporte comum em países como o Peru: o tuk tuk. “Eu vi a dificuldade do pessoal para andar essa distância aqui caminhando, aí eu lembrei que tinha visto falar [sic] que existia essas motos tuk tuk no Peru”, relata Orleir.

Após pesquisar e enfrentar desafios para adquirir o veículo, Orleir implementou o uso do tuk tuk em sua rotina de trabalho. A distância de cerca de 300 metros, anteriormente percorrida a pé sob sol ou chuva, agora é feita confortavelmente com a motinha. “Essa distância é muito longa”, ele explica, destacando a necessidade de uma alternativa mais cômoda para o trajeto.

O novo serviço tem sido bem recebido pela comunidade e visitantes. “Hoje quase todo voo que está chegando aqui, eu estou dando duas viagens no tuk tuk”, conta Orleir, indicando o sucesso de sua inovação. Além de facilitar o transporte de passageiros, o tuk tuk tem se mostrado útil no transporte de cargas e pessoas com necessidades especiais, como gestantes e idosos. “Eu carrego a carga do avião, e o tuk tuk ainda carrega três passageiros. Tá bom demais”, afirma.

Orleir revela também sua visão de futuro: “Eu estou pretendendo, em nome de Jesus, comprar um novo [tuk tuk].” Seu empreendedorismo não se limita apenas à melhoria do serviço oferecido, mas também à constante busca por inovações que possam beneficiar a comunidade. “Pensei também nos parceiros de algumas comunidades indígenas, que quando vem, trazem muita coisa para os trabalhos que estão realizando. Além dos turistas que trazem muita bagagem também, investi pensando em trabalhar com eles, sempre manter e segurar o meu trabalho”, finaliza.

Advertisement
Whats-App-Image-2025-10-10-at-16-30-53

A história de Orleir Vasconcelos da Silva é um reflexo da capacidade de adaptação e empreendedorismo encontrada nos recantos mais desafiadores do Brasil. Quando for em Marechal Thaumaturgo, e precisar de logística, é só falar com o Zoma, também Orleir Vasconcelos: +55 068 99237-7931.

Foto de capa: Poyowari Piyãko

Notícias

Prefeitura de Rio Branco qualifica mais de 80 médicos para reforçar atendimento infantil na Atenção Básica

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco concluiu, nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2026, a qualificação de mais de 80 médicos da Atenção Básica com foco no atendimento infantil, em capacitação realizada na Biblioteca Pública Estadual, com o objetivo de alinhar condutas, atualizar protocolos e organizar o fluxo de encaminhamentos ao Ambulatório de Pediatria da rede municipal.

A formação foi coordenada pelo Departamento de Ciclos de Vida, por meio da Divisão de Saúde da Criança, e reuniu profissionais de diferentes unidades de saúde do município. A iniciativa integra a estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora da rede, com ênfase na puericultura, no manejo dos principais agravos clínicos na infância e na definição de critérios de estratificação de risco.

Durante os dois dias de programação, foram apresentados indicadores de crescimento e desenvolvimento infantil de Rio Branco, além de orientações sobre fluxos regulatórios e encaminhamentos para atendimento especializado. A proposta, segundo a gestão municipal, é garantir maior integração entre as unidades básicas e os serviços de referência, reduzindo falhas no percurso do paciente dentro do sistema público de saúde.

A chefe da Divisão de Saúde da Criança, Manoella Moura, afirmou que a qualificação reforça o compromisso da gestão com a melhoria do cuidado infantil. “Nosso objetivo é fortalecer e atualizar as condutas para apoiar o trabalho cotidiano desses profissionais no atendimento às crianças. Do ponto de vista da gestão, investir em qualificação é essencial, porque melhora diretamente o atendimento e impacta de forma positiva os indicadores de saúde da criança em Rio Branco”, declarou.

A gerente do Departamento de Regulação do Município, Sulamita Guedes, destacou a participação dos médicos reguladores na capacitação como medida para otimizar o fluxo de encaminhamentos. “Estamos qualificando médicos da Atenção Primária para que possam atender melhor as crianças e encaminhar, de forma adequada, aquelas que necessitam de atendimento especializado, garantindo mais eficiência e resolutividade na rede”, afirmou.

Advertisement
Whats-App-Image-2025-10-10-at-16-30-53

A qualificação ocorre em um contexto em que a Atenção Primária é responsável pelo acompanhamento contínuo do crescimento e desenvolvimento infantil, pela identificação precoce de agravos e pela articulação com serviços de média complexidade. Ao reforçar a capacitação dos profissionais e padronizar procedimentos, a Prefeitura busca melhorar a organização do atendimento e ampliar a capacidade de resposta da rede municipal às demandas relacionadas à saúde da criança.

Continue Reading

Educação

Governo do Acre publica convocação de aprovados do Ieptec para atuação como bolsistas em cinco municípios

Published

on

O governo do Acre publicou na edição desta sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, do Diário Oficial do Estado (DOE/AC), a convocação de candidatos aprovados em processos seletivos do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) para contratação de profissionais bolsistas docentes e não docentes mensalistas, com atuação em diferentes municípios do estado.

A convocação envolve os editais nº 03/2025, nº 06/2024 e nº 08/2024, conforme registrado na publicação oficial. Pelo edital nº 03/2025, foram chamados candidatos para exercer funções de assessoria pedagógica e mediação em sala de aula nos municípios de Assis Brasil, Mâncio Lima, Porto Acre e Rio Branco. Já o edital nº 06/2024 trata da convocação de profissionais bolsistas docentes para atuar como mediadores em sala de aula, com lotação em Rio Branco.

No caso do edital nº 08/2024, a convocação abrange profissionais bolsistas não docentes mensalistas, que irão desempenhar atividades administrativas e acadêmicas no município de Cruzeiro do Sul. Segundo o governo, os processos seletivos têm como finalidade formar banco de cadastro reserva para atuação em cursos de educação profissional e tecnológica ofertados pelos centros da rede Ieptec.

Os convocados atuarão junto ao público do Itinerário de Formação Técnica e Profissional do Novo Ensino Médio, integrando as ações de oferta de cursos técnicos na rede estadual. A contratação de bolsistas atende à necessidade de suporte pedagógico e administrativo para execução das atividades acadêmicas vinculadas à formação técnica.

Advertisement
Whats-App-Image-2025-10-10-at-16-30-53
Continue Reading

Notícias

Prefeitura de Rio Branco inicia instalação de iluminação em LED no Elevado da AABB

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco iniciou, na manhã de quarta-feira (4), a implantação do sistema de iluminação pública em LED no Elevado da AABB e em trechos da Avenida Ceará, como parte das ações de modernização da infraestrutura urbana da capital.

As equipes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade atuaram no trecho que compreende a rotatória da Estrada Dias Martins, nas proximidades do Colégio Armando Nogueira, seguindo pela Avenida Ceará até a Rua Omar Sabino. Ao mesmo tempo, outra frente de trabalho executou a instalação do novo sistema de iluminação no Elevado da AABB, estrutura com 278 metros de extensão. No local, estão sendo implantados 50 postes com luminárias em LED.

De acordo com a gestão municipal, a estimativa é implantar cerca de 170 postes ao longo das vias entre o Colégio Armando Nogueira e a Rua Omar Sabino, além dos equipamentos previstos para o elevado. O projeto inclui sistema de telegestão, que permite o monitoramento remoto da rede de iluminação. O secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, afirmou que a ação segue orientação do prefeito Tião Bocalom.

Segundo o secretário, a previsão é concluir os serviços até o dia 20 deste mês, tanto nas vias quanto no Elevado da AABB . A iniciativa integra um conjunto de intervenções realizadas em diferentes pontos da cidade com foco na atualização do parque de iluminação pública.

A substituição por luminárias em LED tem sido adotada por municípios como alternativa para reduzir consumo de energia e ampliar a cobertura luminosa em áreas de circulação de veículos e pedestres. Em Rio Branco, a intervenção atinge um dos principais eixos viários da capital, responsável por interligar bairros e áreas comerciais.

Advertisement
Whats-App-Image-2025-10-10-at-16-30-53

Continue Reading

Tendência