Connect with us

Política

Aprovado o Aumento no Número de Vereadores em Rio Branco

Published

on

Em uma votação realizada nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou por maioria o aumento no número de vereadores na capital do Acre. A proposta contou com 15 votos favoráveis, enquanto apenas Elzinha Mendonça (PDT) votou contra.

Com a aprovação, o número de vereadores em Rio Branco passará de 17 para 21 a partir da próxima legislatura, que terá início em 2025. A alteração na Lei Orgânica do município foi embasada no censo populacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023.

De acordo com os dados do IBGE, Rio Branco possui uma população de 364.756 pessoas. Conforme estabelecido pela Constituição Federal, municípios com uma população entre 300 mil e 450 mil habitantes podem contar com até 23 vereadores. Portanto, a capital acreana se enquadra nessa faixa populacional e tem o direito de aumentar o número de cadeiras no legislativo municipal.

A decisão de aumentar o número de vereadores em Rio Branco foi pautada na necessidade de uma representação política mais adequada à realidade demográfica do município. Com um crescimento populacional significativo nos últimos anos, o aumento de vagas na Câmara Municipal visa garantir uma maior participação e representatividade dos cidadãos na esfera política.

Elzinha Mendonça, do partido PDT, foi a única vereadora a votar contra o aumento. Seu posicionamento contrário foi claro, “O município não aguenta, no final quem paga a conta é o povo” mesmo reconhecendo o enquadramento populacional, segundo IBGE, a vereadora defende que não há necessidade de um maior número de vereadores.

“O município não aguenta, no final quem paga a conta é o povo” Vereadora Elzinha Mendonça (PDT)

A decisão tomada pela Câmara Municipal de Rio Branco está alinhada com as diretrizes constitucionais estabelecidas para municípios de médio porte, levando em consideração o aumento populacional da capital do Acre. Com a ampliação das vagas, espera-se que a representação política seja fortalecida, permitindo uma melhor defesa dos interesses da comunidade e uma maior diversidade de opiniões no legislativo municipal.

Política

Com reeleição, Cruzeiro do Sul espera continuidade e fortalecimento de avanços na saúde

Published

on

Com a reeleição do prefeito Zequinha Lima, a expectativa é de que a nova gestão se paute na continuidade de projetos fundamentais, evitando reiniciar políticas já consolidadas, especialmente em setores prioritários como saúde, cultura, educação, produção e infraestrutura. Iniciativas como o Programa Telemedicina, por exemplo, são vistas como estratégicas para o desenvolvimento local e para manter o atendimento especializado na cidade.

Desde abril de 2023, o Programa Telemedicina já realizou 1.750 atendimentos especializados, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein, oferecendo consultas em áreas como cardiologia, pediatria, endocrinologia, neurologia e psiquiatria. O serviço busca reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para Rio Branco pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com as consultas realizadas na Unidade de Saúde da 25 de Agosto e acompanhadas por um médico presencial.

Para participar, o paciente precisa de encaminhamento de um médico da rede municipal. Desde sua implementação, a Prefeitura informa que o programa conseguiu reduzir a demanda de TFD para casos de atenção básica, direcionando para a capital apenas os casos de maior complexidade.

A reeleição de Zequinha Lima reafirma a oportunidade de fortalecer parcerias e projetos estruturantes, como o Telemedicina, que facilita o acesso ao atendimento especializado sem deslocamento. O programa evidencia o impacto positivo que a continuidade de políticas públicas pode ter na vida da população. Em contraste, gestões que interrompem iniciativas ou mudam de prioridades sem continuidade tendem a frear o desenvolvimento local, comprometendo serviços essenciais e deixando demandas da população desatendidas.

Continue Reading

Política

Ministério das Comunicações lança Edital para rádios comunitárias em 15 municípios do Acre

Published

on

O edital lançado pelo Ministério das Comunicações (MCom) prevê a implantação de rádios comunitárias em 15 municípios do Acre, com o objetivo de fortalecer o acesso à comunicação e promover a cultura regional. Essas rádios terão cobertura limitada para atender exclusivamente as comunidades locais, desempenhando papel fundamental na divulgação de informações relevantes, na promoção do diálogo comunitário e no incentivo à cultura regional.

Municípios do Acre Contemplados

Os municípios acreanos incluídos no edital são:

  • Assis Brasil – Canal 285 – Frequência 104,9 MHz
  • Brasiléia – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Bujari – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Capixaba – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Cruzeiro do Sul – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Jordão – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Mâncio Lima – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Manoel Urbano – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Marechal Thaumaturgo – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Plácido de Castro – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Porto Acre – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Porto Walter – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Rodrigues Alves – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Santa Rosa do Purus – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz
  • Xapuri – Canal 200 – Frequência 87,9 MHz

Detalhes e Inscrições

As inscrições estão abertas até 13 de dezembro de 2024 e são voltadas para fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos que operem dentro da área pretendida. Para se inscrever, as entidades devem enviar uma petição inicial ao MCom, que avaliará a viabilidade técnica e publicará um edital de seleção. Em caso de múltiplas candidaturas para uma mesma área, poderá ser realizada uma seleção ou promovido um acordo para operação conjunta.

Para mais informações e acesso à íntegra do edital, visite o portal do MCom.

 link: Participar de edital para executar serviços de RadCom

Foto: Marcos Santos/Secom

Continue Reading

Política

Tião Bocalom e Fábio Rueda discutem emendas federais para fortalecer projetos estruturantes em Rio Branco

Prefeito e secretário de Relações Federativas do Acre articulam com Governo Estadual e bancada federal para garantir recursos em 2025

Published

on

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu nesta quinta-feira (24) o secretário de Relações Federativas do Acre e presidente do União Brasil, Dr. Fábio Rueda, em visita institucional para tratar das emendas da bancada federal voltadas a projetos estruturantes para o ano de 2025.

Durante a reunião, o prefeito falou sobre a relevância do papel do secretário como Representante do Governo em Brasília (REPAC), responsável pela interlocução entre o Governo Federal e os municípios. Bocalom mencionou que já havia iniciado conversas com o governador do estado com o objetivo de alinhar ações entre o Governo Estadual e a Prefeitura, visando garantir o maior volume possível de recursos para Rio Branco.

Fábio Rueda, falou sobre os projetos que serão implementados na capital acreana e a importância do apoio do Governo Estadual para viabilizar as iniciativas. O secretário afirmou que a REPAC será um meio de facilitar a continuidade dos projetos e assegurar o repasse de recursos para o município.

A parceria entre a Prefeitura, o Governo Estadual e a bancada federal tem como objetivo viabilizar a execução de projetos voltados ao desenvolvimento da capital.

Continue Reading

Tendência