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Cultura

Baques acreanos são registrados para o Plano Nacional de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró

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O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está documentando a manifestação tradicional do forró acreano no município de Tarauacá por meio de um vídeo etnográfico. Esse registro faz parte do Plano Nacional de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró, com o objetivo de preservar e valorizar a cultura imaterial do estado do Acre.

O Baquemirim, uma instituição que pesquisa e promove a cultura acreana desde 2007, está desempenhando um papel fundamental no trabalho de difusão e valorização dessa manifestação cultural. Atualmente, a instituição é responsável pela execução das ações de salvaguarda no estado do Acre para o Plano Nacional de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró.

Os Baques de Samba e Marcha, práticas musicais originárias dos seringais amazônicos, têm sido preservados pelos músicos seringueiros e pela juventude indígena, conhecida como Txanás. Essas práticas musicais únicas representam uma herança cultural dos povos originários do Acre e têm sido difundidas mundialmente. Alexandre Anselmo, pesquisador e diretor musical, destaca que os Baques de Samba e Marcha são práticas inéditas na musicologia brasileira e representam uma permanência das linguagens musicais dos povos originários desde o período da colonização.

O Baquemirim descobriu uma importante manifestação cultural no bairro da Praia, às margens do rio Tarauacá, onde ocorrem práticas musicais lideradas por Raimundo Sabóia Gomes, conhecido como Santinho. Santinho, um músico caboclo acreano de origem indígena e seringueiro, reúne um grande número de praticantes do forró que são nascidos nos seringais e residem na região. Anualmente, Santinho realiza um forró em sua casa, reunindo músicos, dançarinos e mestres da cultura popular. Essa festa se tornou uma referência para as Matrizes Tradicionais do Forró na região e representa a herança musical dos seringais acreanos. Agora, a família de Santinho está preparando um forró “fora de época” exclusivamente para as filmagens, que servirão como um instrumento de preservação e divulgação da cultura imaterial acreana.

Casa do sr. Santinho onde se reúnem músicos tradicionais.

Além do registro audiovisual, o Baquemirim também está trabalhando na assessoria técnica para identificar e mobilizar os detentores do bem cultural em Tarauacá, bem como na pesquisa e registro de suas histórias de vida, repertórios autorais e acervos musicais. Essas ações contribuem para a preservação contínua da manifestação tradicional do forró no Acre.

O projeto recebe financiamento do IPHAN, do Governo do Acre por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour “FEM” e da Secretaria de Estado de Comunicação “SECOM”. A Prefeitura Municipal de Tarauacá, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Instituto Nova Era de Desenvolvimento Socioambiental também estão apoiando e promovendo iniciativas culturais e sociais para viabilizar a produção.

Espera-se que essa documentação proporcione uma experiência única e aprofundada dessa manifestação cultural, contribuindo para o reconhecimento e a valorização da cultura acreana em todo o país.

Para saber mais sobre esta e outras atividades, acompanhe as redes do Baquemirim:
youtube.com/@baquemirim/
instagram.com/baquemirim/
facebook.com/baquemirimac
taplink.cc/baquemirim/

Cultura

Angela Mendes e Comitê Chico Mendes participam do Festival de Parintins a convite do Boi Caprichoso

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A presidente do Comitê Chico Mendes, Angela Mendes, está em Parintins (AM) acompanhando o Festival Folclórico da cidade a convite do Boi Caprichoso. O evento, considerado um dos maiores do calendário cultural brasileiro, reúne expressões artísticas e tradições populares da Amazônia.

De acordo com o Comitê Chico Mendes, a presença no festival simboliza a conexão entre memória, territórios e futuros, elementos centrais tanto no legado de Chico Mendes quanto na proposta do Caprichoso para a edição de 2025, cujo tema é “É tempo de retomada”.

A delegação do comitê conta com a participação de Hannah Lydia, José Lucas e Raiara Barros, filha do seringueiro Raimundão Barros, que será homenageado pelo Boi Caprichoso durante a apresentação no Bumbódromo.

Durante a programação, Angela Mendes participou da coletiva de imprensa oficial do Caprichoso, realizada na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale. O evento marcou a apresentação do projeto de arena e do Manto Tupinambá, além do lançamento do livro “Tempo de Retomada”, de Trudruá Dorrico, que inspira o espetáculo do boi azul em 2025.

“O Caprichoso está bonito visualmente. São alegorias cheias de possibilidades de efeito. Em 2024 achávamos que era o ápice, mas com certeza, em 2025, pode ser ainda maior”, declarou Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, durante a coletiva.

Angela Mendes destacou que a participação do comitê representa também o fortalecimento da luta por justiça socioambiental. “Seguimos acompanhando. Porque a floresta ainda está de pé. E a retomada também passa por aqui”, afirmou.

A presença de lideranças indígenas, quilombolas e representantes de movimentos sociais reforçou o compromisso do festival com as causas ambientais, a cultura popular e os direitos dos povos tradicionais. O Comitê Chico Mendes seguirá participando das atividades do festival até o encerramento.

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Cultura

Todos os municípios do Acre aderem ao segundo ciclo da Lei Aldir Blanc

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O estado do Acre e os 22 municípios que o compõem aderiram ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, referente ao período de 2025 a 2029. Todos os entes apresentaram seus Planos de Ação, somando-se ao conjunto nacional que integra a maior política pública contínua de fomento cultural do país. A adesão segue o padrão do primeiro ciclo (2023–2024), que também teve participação integral do estado e dos municípios.

Durante o primeiro ciclo, o Acre recebeu R$ 23,46 milhões, sendo R$ 16,8 milhões destinados ao estado e R$ 6,67 milhões aos municípios. Deste total, já foram executados R$ 22,58 milhões, o que representa 96,24% dos recursos. O estado utilizou R$ 16,32 milhões (97,16%) e os municípios, R$ 6,26 milhões (93,91%). Rio Branco, capital acreana, executou 100% dos R$ 3,24 milhões recebidos, além de aplicar R$ 278 mil provenientes de rendimentos financeiros.

A previsão do segundo ciclo da política, em nível nacional, é o repasse de até R$ 12 bilhões até 2029, com aportes anuais de até R$ 3 bilhões. Os recursos poderão ser utilizados por estados e municípios para ações como editais de fomento direto, apoio a Pontos e Pontões de Cultura, manutenção de espaços e infraestrutura cultural.

Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, os dados refletem a consolidação de uma política cultural estruturante. “Estamos vivendo a maior mobilização cultural da história do Brasil. Isso mostra que a cultura é prioridade para os governos federal, estaduais e municipais e que estamos construindo, juntos, uma política sólida, estruturante e transformadora para todo o país”, afirmou.

A Lei Aldir Blanc permite que os entes federativos implementem iniciativas voltadas à produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens e serviços culturais. Os municípios que recebem valores iguais ou superiores a R$ 360 mil devem destinar pelo menos 25% dos recursos à Política Nacional de Cultura Viva. Já os estados e o Distrito Federal devem aplicar até 25% na construção dos CEUs da Cultura, centros comunitários voltados a ações culturais e cidadãs.

Na região Norte, foram investidos R$ 324,37 milhões no primeiro ciclo, com execução de 60,29% dos recursos. No cenário nacional, o volume executado foi de R$ 1,81 bilhão, equivalente a 60,41% dos R$ 3 bilhões disponibilizados.

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Agenda Cultural

Txai Amazônia: um imersão na cultura amazônica e bioeconomia

Com a participação de representantes dos nove estados da Amazônia Legal, Peru e Bolívia, o evento oferece uma rica programação que destaca a bioeconomia e a diversidade cultural da região.

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Realizado de 25 a 28 de junho, no eAmazônia da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Txai Amazônia é um evento vibrante que une tradição, cultura e inovação. Com a participação de representantes dos nove estados da Amazônia Legal, Peru e Bolívia, o evento oferece uma rica programação que destaca a bioeconomia e a diversidade cultural da região.

A comitiva do Centro Huwã Karu Yuxibu Shukutã Bari Bay, do povo Huni Kuin, subiu ao palco do Txai Amazônia com uma linda apresentação musical, defumação com ervas sagradas e muita dança.

O líder espiritual e cantor Mapu Huni Kuin destaca que os cantos exaltam a natureza e a terra. Além da música, os povos originários também ofereceram incensos para o público participar da atividade.

Ainda nesta quarta-feira, dia 25, a mostra artística conta com uma sessão de cinema com o projeto FestCine Originários, além de aula-espetáculo “Carimbó para o despertar do corpo”, com a artista Camila Cabeça, Sunset com DJ e a apresentação de Dito Bruzugu, com Forró no Balde.

Programação detalhada

Quarta-feira, 25 de junho:

  • Sessão de cinema com o projeto FestCine Originários.
  • Aula-espetáculo “Carimbó para o despertar do corpo” com a artista Camila Cabeça.
  • Sunset com DJ.
  • Apresentação de Dito Bruzugu com Forró no Balde.

Quinta-feira, 26 de junho:

  • Espetáculo “Afluentes Acreanos”.
  • Vivência com Trz Crew – Graffiti, Música e Spoken Word.
  • Mais uma sessão de cinema com o FestCine Originários.
  • Espetáculo de dança “Performance Corpo Terreiro de Arte”.
  • Sunset com DJ.
  • Apresentação do grupo Jabuti Bumbá.

Sexta-feira, 27 de junho:

  • Espetáculo “Tonha”.
  • Vivência com o Grupo Saiti Munuti Yawanawa “Cantos e Encantos”.
  • Sessão de cinema FestCine Originários.
  • Desfile Yawa Tari.
  • Sunset com DJ.
  • Show “Salve Essa Terra”.

Sábado, 28 de junho:

  • Sessão de cinema FestCine Originários.
  • Vivência com o Grupo Shane Yawa Saity.
  • Espetáculo de dança “Correrias”.
  • Sunset com DJ.
  • Show do artista Ixã Baribay.

Mais sobre o Txai Amazônia

O evento apresenta sete eixos temáticos em 15 painéis, e a Mostra Artística Cultural de Bioeconomia transformará o palco com 23 apresentações e a participação de mais de 160 artistas acreanos. Além disso, o seminário inclui a Mostra Gastronômica, reunindo seis importantes chefs da culinária amazônica, e uma feira com mais de 20 empreendedores da bioeconomia acreana.

Inscrições

O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas pela plataforma Sympla, através do site oficial do evento: www.txaiamazonia.com.br.

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