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Cultura

Baques acreanos são registrados para o Plano Nacional de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró

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O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está documentando a manifestação tradicional do forró acreano no município de Tarauacá por meio de um vídeo etnográfico. Esse registro faz parte do Plano Nacional de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró, com o objetivo de preservar e valorizar a cultura imaterial do estado do Acre.

O Baquemirim, uma instituição que pesquisa e promove a cultura acreana desde 2007, está desempenhando um papel fundamental no trabalho de difusão e valorização dessa manifestação cultural. Atualmente, a instituição é responsável pela execução das ações de salvaguarda no estado do Acre para o Plano Nacional de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró.

Os Baques de Samba e Marcha, práticas musicais originárias dos seringais amazônicos, têm sido preservados pelos músicos seringueiros e pela juventude indígena, conhecida como Txanás. Essas práticas musicais únicas representam uma herança cultural dos povos originários do Acre e têm sido difundidas mundialmente. Alexandre Anselmo, pesquisador e diretor musical, destaca que os Baques de Samba e Marcha são práticas inéditas na musicologia brasileira e representam uma permanência das linguagens musicais dos povos originários desde o período da colonização.

O Baquemirim descobriu uma importante manifestação cultural no bairro da Praia, às margens do rio Tarauacá, onde ocorrem práticas musicais lideradas por Raimundo Sabóia Gomes, conhecido como Santinho. Santinho, um músico caboclo acreano de origem indígena e seringueiro, reúne um grande número de praticantes do forró que são nascidos nos seringais e residem na região. Anualmente, Santinho realiza um forró em sua casa, reunindo músicos, dançarinos e mestres da cultura popular. Essa festa se tornou uma referência para as Matrizes Tradicionais do Forró na região e representa a herança musical dos seringais acreanos. Agora, a família de Santinho está preparando um forró “fora de época” exclusivamente para as filmagens, que servirão como um instrumento de preservação e divulgação da cultura imaterial acreana.

Casa do sr. Santinho onde se reúnem músicos tradicionais.

Além do registro audiovisual, o Baquemirim também está trabalhando na assessoria técnica para identificar e mobilizar os detentores do bem cultural em Tarauacá, bem como na pesquisa e registro de suas histórias de vida, repertórios autorais e acervos musicais. Essas ações contribuem para a preservação contínua da manifestação tradicional do forró no Acre.

O projeto recebe financiamento do IPHAN, do Governo do Acre por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour “FEM” e da Secretaria de Estado de Comunicação “SECOM”. A Prefeitura Municipal de Tarauacá, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Instituto Nova Era de Desenvolvimento Socioambiental também estão apoiando e promovendo iniciativas culturais e sociais para viabilizar a produção.

Espera-se que essa documentação proporcione uma experiência única e aprofundada dessa manifestação cultural, contribuindo para o reconhecimento e a valorização da cultura acreana em todo o país.

Para saber mais sobre esta e outras atividades, acompanhe as redes do Baquemirim:
youtube.com/@baquemirim/
instagram.com/baquemirim/
facebook.com/baquemirimac
taplink.cc/baquemirim/

Cultura

Flup homenageia Conceição Evaristo em vida pela primeira vez na história do festival

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A escritora Conceição Evaristo será homenageada na 15ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup), que ocorre em novembro, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o festival presta homenagem em vida a uma personalidade, decisão anunciada pela organização do evento.

A Flup já destacou em anos anteriores nomes como Beatriz Nascimento, Machado de Assis, Mãe Beata de Iemanjá, Pixinguinha, Aldir Blanc, Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus. Este ano, a organização afirma que a trajetória de Conceição Evaristo se conecta com a própria história do festival e com o público que acompanha a programação. Segundo o idealizador e diretor da Flup, Julio Ludemir, ao homenagear a autora, o festival “reconhece a escrevivência como um gesto político e poético, capaz de reencantar o mundo a partir das vozes negras e periféricas”. Ele afirma que a visibilidade de Evaristo acompanha o crescimento da Flup e que “a cada segundo aparece um novo leitor da Conceição Evaristo”.

Ludemir explica que a escolha também simboliza o reconhecimento a um Brasil que passou a ocupar espaços de produção intelectual e artística por meio de ações afirmativas e políticas públicas. Para ele, “homenagear Conceição Evaristo é homenagear a obra dela, a militância dela, a biografia”, ressaltando a relação da escritora com leitores que se reconhecem em sua trajetória.

A programação da edição de 2025 será realizada no Viaduto de Madureira, na Central Única das Favelas (CUFA), e no espaço Zê Êne. O festival terá mesas, oficinas, mostra audiovisual e o Campeonato Brasileiro de Slam Poetry. Entre os convidados estão artistas e pensadores do Brasil, Caribe, África, Europa e América do Norte. Estão previstas presenças de Achille Mbembe, Ana Maria Gonçalves, Mireille Fanon Mendès-France, Eliana Alves Cruz e Steve McQueen, além de shows de Sandra Sá, Mano Brown, Luedji Luna, Jonathan Ferr e Majur.

A curadoria internacional é assinada pela pesquisadora franco-senegalesa Mame-Fatou Niang, dentro da temporada cultural França-Brasil. Segundo ela, compreender a presença negra na cultura brasileira é um desafio, afirmando: “eu cresci assistindo novelas e amando o Carnaval, mas eu não sabia que o Brasil era um país negro”.

Ludemir destaca que a parceria com a França acompanha a Flup desde sua criação e que o projeto conquistou reconhecimento internacional antes mesmo de ser amplamente valorizado no Brasil. Ele diz que, em momentos sem Ministério ou Secretaria de Cultura, o festival manteve edições graças ao apoio internacional.

A Flup ocorrerá entre 19 e 23 e 27 e 30 de novembro, com participação de Conceição Evaristo em todos os dias do evento.

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Assessoria

Senac leva mutirão de serviços gratuitos e qualificação a Cruzeiro do Sul 

Ação comunitária oferece atendimentos de saúde, cuidados de beleza, oficinas gastronômicas, palestras e atividades culturais para toda a família

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Com a proposta de levar serviços gratuitos à população, como atendimentos médicos e de saúde, corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagem, palestras, atividades infantis, apresentações culturais e musicais, o Senac realiza nesta sexta-feira, 7, o programa Senac na Comunidade, na unidade do Senac no município de Cruzeiro do Sul.

A iniciativa, que tem foco especial nas regiões de maior vulnerabilidade social do Estado, será realizada na unidade do Senac no município, localizada na Avenida Lauro Müller, bairro Artur Maia, em frente ao Areal do Albir, a partir das 8h.

“O objetivo do programa é fortalecer os vínculos entre escola, família e sociedade, promovendo a cidadania e oferecendo oportunidades reais de transformação pessoal e coletiva”, destacou o diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão.

A analista técnica do Senac Acre e uma das organizadoras do evento, Areta Araújo, explicou que, com esse programa, o Senac busca aproximar-se ainda mais das pessoas e criar oportunidades reais de cuidado, aprendizado e transformação social. “O Senac na Comunidade foi pensado para atender quem mais precisa, levando serviços essenciais e capacitação até aqueles que, muitas vezes, não têm acesso a essas ações no dia a dia”, afirmou.

Na área de Saúde e Bem-Estar, serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos, triagem, vacinação e atendimento médico.

Para quem busca cuidados estéticos, haverá corte de cabelo, tranças, maquiagem, design de sobrancelhas e massagem. Na Gastronomia, o público poderá participar de oficinas práticas de técnicas de confeitaria, preparo de peixe-delícia, hambúrguer e mini pizzas.

A qualificação profissional é destaque, com oficinas e palestras sobre edição de fotos e elaboração de currículos com Inteligência Artificial, além de temas como o profissional do futuro, transformação digital e comportamento no mercado de trabalho.

A programação inclui ainda atividades culturais e de lazer, com recreação infantil, apresentações artísticas e um show de talentos.

Assessoria

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Assessoria

Criativos: documentário de Rondônia homenageia artistas do estado e emociona plateia na noite de estreia

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Antes mesmo de iniciar a sessão de estreia do documentário “Criativos” o público presente teve uma prévia do que iria encontrar no curta-metragem. A entrada do Teatro Banzeiros abrigou dezenas de obras dos artistas Geraldo Cruz e Eryle Aguiar. Olhos gigantes, flores e formas abstratas deram as boas-vindas ao público. No palco, Bira Lourenço performou parte de sua dramaturgia sonora, brindando os espectadores com sonoridades extraídas de objetos do cotidiano, como canos, vassoura e bacia de alumínio. Os artistas convidados deram o tom do lançamento do curta-metragem idealizado por Jordan Cruz e produzido pela Casaquatro.

Após a performance, aconteceu a primeira exibição do filme. “Criativos” apresenta o processo artístico de cinco fazedores de cultura de Rondônia, revelando ao público desafios e a beleza da criação de Bira Lourenço na pesquisa e produção de sons, Ubiratan Suruí, o primeiro fotógrafo indígena de Rondônia, a musicalidade de Kali Tourinho e a arte visual Geraldo Cruz e Eryle Aguiar. A sessão especial aconteceu na última quinta-feira (30), em Porto Velho.

Eryle, que está há um tempo afastada da pintura, comenta da emoção de ver o filme na tela e como se sentiu motivada a voltar a pintar. “Ter participado desse curta foi muito importante pra mim. Ver este documentário me incentivou muito a retornar a pintar, mas de uma forma diferente, uma Eryle, nova, que vai pegar num pincel, neste novo recomeço”, comenta emocionada.

Jordan Cruz, que divide a direção do documentário com Géssica Castro, destaca a capacidade criativa de Rondônia e do desejo de levar o filme a muitos lugares. “É um documentário que vai chegar em muitos corações. A gente tem uma fonte tão rica de criadores e eu acho que quanto mais a gente conseguir registar essa esfera criativa de Rondônia, mais perto a gente vai estar do nosso objetivo que é o reconhecimento da riqueza do nosso estado”, finaliza.

O curta-metragem foi contemplado pelo Edital nº 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo – Lei Paulo Gustavo e é uma produção da Casaquatro, com direção e fotografia de Jordan Cruz, codireção de Géssica Castro, roteiro de Ana Clara Duzanowski, produção de Talita Gusmão, operação de Câmera de Kelvily Nascimento e Gabriel Uchida, fotografia Still de Giovanna Régis, montagem de Rafael Carmo, pós-produção de Gualter Tabosa, coordenação de projetos de Bernardo Beduino (B2B Produção Cultural), assessoria de Comunicação de Juraci Júnior  e identidade visual de Elivelton Valeriano. 

Assessoria: Juraci Júnior/ Casa do Rio

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