Connect with us

Assessoria

Brasília recebe encontros preparatórios para a COP30

Capital federal sedia reuniões ministeriais e fóruns sociais na contagem regressiva para a conferência climática em Belém

Published

on

Por Marcos Jorge Dias

Brasília — A menos de um mês da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), a capital federal se tornou o centro dos encontros preparatórios que alinham estratégias e reforçam compromissos internacionais em torno da agenda climática.

Nesta segunda-feira (13), teve início, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a Reunião Ministerial Preparatória — a Pre-COP30 — reunindo ministros, negociadores, especialistas e representantes da sociedade civil. Em pauta, temas fundamentais como o fortalecimento do multilateralismo, a promoção da justiça climática e a efetiva implementação do Acordo de Paris.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, destacou os principais eixos da presidência brasileira na COP30: o fortalecimento do regime climático internacional, a aceleração da execução dos compromissos já firmados e a aproximação da pauta ambiental ao cotidiano da população.

O secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, reforçou a urgência de os países apresentarem novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), compromissos que orientam a transição para modelos de desenvolvimento sustentáveis e com potencial para gerar impactos diretos na sociedade.

Segundo os organizadores, a COP30 representará um marco histórico na promoção da justiça climática, com destaque para o protagonismo dos povos e comunidades mais vulneráveis aos efeitos das mudanças do clima.

A programação segue nos dias 16 e 17, com a realização do Fórum Interconselhos e do Encontro dos Fóruns de Participação Social da Amazônia — “Vozes da Amazônia” — na Universidade de Brasília (UnB). O evento reunirá representantes de movimentos sociais de sete estados da região amazônica e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Participação Social, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República.

Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Assessoria

No mês da criança, Espetáculo “SINIRA E CHUVISCO IN CONCERT” circula por escolas públicas de RIO BRANCO

Published

on

O mês de outubro ficará ainda mais colorido e musical com a circulação do espetáculo cênico-musical “Sinira e Chuvisco In Concert”, que levará arte, música e palhaçaria a três escolas da rede pública de ensino de Rio Branco (AC). A ação integra o projeto “Circulação do Espetáculo Cênico/Musical Sinira e Chuvisco In Concert”, financiado pelo Governo Federal/Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) por meio do Edital de Fomento e Incentivo à Cultura – Arte e Patrimônio nº 06/2024, do Governo do Estado do Acre/ Fundação de Cultura Elias Mansour.

Com foco no público infantil e infantojuvenil, o espetáculo une teatro, música e palhaçaria para explorar a diversidade musical brasileira, valorizando ritmos de diferentes regiões do país e promovendo o respeito e a inclusão por meio da arte. A dramaturgia, escrita por Carol Di Deus, e a atuação das artistas Carol Di Deus e Sandra Buh dão vida aos palhaços Sinira e Chuvisco, que embarcam em uma divertida jornada para salvar o circo da falência — e, no caminho, descobrem sons, danças e histórias do Brasil.

Entre as músicas que compõem o repertório estão clássicos como “Carimbó do Macaco” (Pinduca), “Lambada do Amapá” (Jorge Cardoso), “Sebastiana” (Rosil Cavalcanti), “Feirinha da Pavuna” (Jovelina Pérola Negra) e “O Circo” (Sidney Miller), além de paródias e composições que misturam humor e cultura popular.

A circulação acontecerá nas seguintes escolas:
📍 13/10 – Escola Roberto Sanches Mubarak
📍 15/10 – Escola Maria Angélica de Castro
📍 17/10 – Escola Madre Hildebranda da Prá

Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade e inclusão ao público escolar.

Além do espetáculo, serão realizadas rodas de conversa com os alunos e professores após cada sessão, onde a equipe artística compartilhará detalhes sobre o processo criativo, figurino, cenário e escolha dos ritmos brasileiros. A proposta é ampliar a compreensão do público sobre o fazer teatral e musical, despertando o interesse das crianças pelas artes e pela cultura brasileira.

“Investir na formação cultural das crianças é investir no futuro. Nosso desejo é que esse encontro com a arte desperte nelas a curiosidade e o respeito pela diversidade cultural do Brasil”, destaca Carol Di Deus, idealizadora e dramaturga do espetáculo.

A ação é uma produção da Acreativa Produções.

FICHA TÉCNICA

Atrizes | Cantoras: Carol Di Deus e Sandra Buh
Concepção do Projeto e Dramaturgia Cênico-Musical: Carol Di Deus
Colaborações Textuais e Cênicas: Sandra Buh e Narjara Saab
Direção, Figurino e Cenário: Carol Di Deus e Sandra Buh
Sonoplasta: Narjara Saab
Apoio Técnico: Ivan de Castela
Voz em Off – Bisu Abelardo: Lenine Alencar
Direção Musical: James Fernandes
Músicos Trilha Sonora: James Fernandes (violão), João Gabriel Brito (percussão e bateria), Nilton Castro (acordeon)
Gravação e Mixagem da trilha sonora: RB Studio

SERVIÇO
Espetáculo: Sinira e Chuvisco In Concert
Quando: 13, 15 e 17 de outubro de 2025
Onde: Escolas da rede pública de Rio Branco/AC
Acesso: Gratuito
Financiamento: Governo Federal/Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) por meio do Edital de Fomento e Incentivo à Cultura – Arte e Patrimônio nº 06/2024, do Governo do Estado do Acre/ Fundação de Cultura Elias Mansour
Produção: Acreativa Produções

📸 @circojiquitaia | @acreativaproducoes | @caroldideus | @sandrabuh

Crédito das fotos: Narjara Saab/Sol e Lua Fotografia

Continue Reading

Assessoria

Senac Acre recebe Medalha do Mérito do Jubileu de Diamante da Administração

Honraria integrou as comemorações dos 60 anos da regulamentação da profissão de Administração

Published

on

O Senac Acre foi agraciado com a Medalha do Mérito do Jubileu de Diamante da Administração, em reconhecimento ao relevante papel desempenhado na formação profissional e na promoção da educação voltada para o setor do comércio e de serviços no estado. A honraria foi entregue durante solenidade realizada no AFA Jardim, na quarta-feira, 1º, em Rio Branco, que reuniu autoridades e representantes do sistema CFA/CRAs.

A solenidade integrou as comemorações dos 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil e homenageou, ao todo, 76 profissionais e instituições que se destacaram por sua atuação e contribuição na área da Administração.

O diretor regional do Senac Acre, administrador Deywerson Galvão, recebeu a medalha em nome da instituição. Ele destacou que o significado do reconhecimento, concedido pelo órgão responsável por registrar, fiscalizar e orientar o exercício da profissão de administrador em cada estado do Brasil, é um reflexo do trabalho e da dedicação de toda a equipe. “Receber esta medalha é um estímulo para seguirmos firmes na missão de transformar vidas por meio da educação e de contribuir para o desenvolvimento do comércio e serviços em nosso Estado”, disse.

Durante a abertura do evento, a presidente do Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC), Angela Maria Bessa Fleming, ressaltou a relevância da homenagem. “Ao celebrarmos este momento solene, honramos a trajetória de todos os profissionais de administração que, com dedicação, sabedoria, humildade e firmeza na tomada de decisão, vocação e paixão, contribuem para o crescimento e a transformação da sociedade”, afirmou.

Com quase 50 anos de atuação no Acre, o Senac consolida-se como um pilar para o desenvolvimento econômico e social do estado. A instituição, que sempre adaptou seus currículos às demandas do mercado, formou mais de 22 mil profissionais apenas no eixo de Gestão e Negócios nos últimos três anos. Essa trajetória reforça o compromisso e a posição da instituição como referência em qualificação para o comércio de bens, serviços e turismo.

Assessoria

Continue Reading

Assessoria

Rondônia em Rito e Fé: Documentário é premiado em Feira do Audiovisual no Amapá

O projeto da empresa rondoniense Casa do Rio Filmes levou o prêmio de Melhor Documentário de Longa-Metragem

Published

on

O projeto “Rondônia: em rito e fé” foi o vencedor na categoria Longa-Metragem Documental durante a 1ª Feira do Audiovisual da Amazônia Criativa, em Macapá, Amapá. A feira selecionou 10 projetos audiovisuais dos sete estados da região Norte, em um evento que celebrou o cinema amazônico.

“Rondônia: em rito e fé” acompanha a romaria fluvial do Divino Espírito Santo no Vale do Guaporé, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia. A obra foi gravada durante os meses de abril e junho deste ano, em comunidades quilombolas e ribeirinhas de Rondônia e de cidades fronteiriças da Bolívia. O documentário está em fase de pós-produção, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2026.

Para Juraci Júnior, diretor e roteirista do documentário, a alegria de poder mostrar nossas histórias para além das divisas do estado é essencial. “Nós estamos em um estado que é invisibilizado de várias maneiras e a arte tem esse poder de romper padrões. Conseguimos contar nossas histórias e tocar muitas pessoas por onde passamos”, complementa.

A 1ª Feira do Audiovisual da Amazônia Criativa, realizada pela Duda Filmes e Instituto Amazônia Criativa, aconteceu em Macapá, de 23 a 27 de setembro e ofereceu aos diretores e produtores participantes um treinamento intensivo para apresentações de vendas de projetos cinematográficos, os pitings, com o experiente cineasta Vítor Lopes. Os projetos foram apresentados a grandes players do mercado nacional como Canal Brasil, Canal Curta, Olha Distribuição, Fistaile, entre outros.

O Projeto Representante De Rondônia, Vencedor Na Categoria Longa Documental, Foi Realizado Com Recursos Da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Audiovisual – Fomento Para a Produção de Webséries, Médias e Longas-Metragens e Distribuição.

Assessoria

Continue Reading

Tendência