Gestores municipais participam de oficina realizada pelo Tribunal de Contas do Estado
A oficina irá abordar, ainda, práticas para a melhoria dos atos da gestão pública, bem como a aplicação e operacionalização de normas, procedimentos e sistemas do Tribunal
Para ampliar a preparação dos gestores e servidores dos municípios do Acre, o Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, ofertou 900 vagas em oficinas, com o objetivo de treinar e qualificar os líderes. A oficina alcança os municípios de Porto Acre e Bujari, com 90 vagas, em três capacitações. O projeto faz parte do Programa Aprimora Gestão, com realização de oficinas sobre Planejamento de Políticas Públicas, Lei de Licitação e compras Públicas.
“Nós trazemos os gestores mais pra perto, porque desde que nós entramos no Tribunal, no início da nossa gestão priorizamos esse aprimoramento da gestão pública, no sentido de capacitar a vida dos gestores. O Tribunal não pode só ir além das prestações de contas, mas sim, de contribuir com a gestão como um todo, capacitando gestores, capacitando os seus auxiliares que é pra poder diminuir os erros de procedimento. Então, essa capacitação Aprimora Gestão, é nesse sentido”, diz Ribamar Trindade, presidente do Tribunal de Contas.
A oficina irá abordar, ainda, práticas para a melhoria dos atos da gestão pública, bem como a aplicação e operacionalização de normas, procedimentos e sistemas do Tribunal, da correta instrução e tramitação de processos, e a maior efetividade da gestão dos recursos públicos. O prefeito da capital e presidente da associação dos prefeitos do Acre, Tião Bocalom, participou da abertura da oficina e falou sobre a importância de capacitar os gestores.
“Então quando o Tribunal de Contas do Estado nos traz essa oportunidade da gente continuar aprimorando pra prestar um serviço público de eficiência e de excelência, não tenho dúvida nenhuma que é fundamental pra todos nós, porque nós somos servidores da população, nós estamos aqui pra trabalhar e fazer com que o dinheiro que a população produz, os impostos que ela produz, sejam bem aplicados e da melhor forma possível e com a melhor transparência e com a maior eficiência possível”, ressalta o prefeito.
O TCE Itinerante vai levar os encontros técnicos também aos demais municípios do estado, dividido por regionais, entre os meses de agosto e outubro. Ao todo serão seis encontros, em um cronograma no qual é possível ofertar estas 900 vagas ao todo. “Na verdade, essas oficinas serão levadas aos 22 municípios, é uma outra forma de ajudar o gestor público no efetivo e na eficácia na administração pública”, informa a conselheira Naluh Gouveia.
“Muito obrigado ao nosso presidente Ribamar que tem demonstrado o tempo todo uma grande parceria de orientação educacional para com os nossos gestores dos nossos municípios, a nossa querida professora Naluh Gouveia também, nossos agradecimentos, porque ela é a diretora da escola, é uma professora que sabe que, através da educação, é que a gente faz as mudanças que a nossa sociedade precisa, e a nossa gestão precisa mudar todos os dias sempre pra melhor”, finaliza o prefeito.
No dia 16 de agosto de 2024, o governo do Acre, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), apresentou suas políticas públicas ambientais durante o Encontro de Dirigentes de Cooperativas, realizado na sede da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB) em Rio Branco. A secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, e o diretor de Meio Ambiente da Sema, André Pellicciotti, discutiram temas como a política de regularização ambiental, sistemas agroflorestais (SAFs), manejo florestal e licenciamento ambiental.
Julie Messias destacou a possibilidade de conciliar proteção ambiental com produção agrícola e enfatizou a importância do licenciamento ambiental para garantir a conservação e a recuperação de áreas degradadas. A secretária também apresentou programas do Estado voltados ao setor cooperativista, incluindo um catálogo de 12 modelos de SAFs para recuperação de áreas de passivos ambientais e geração de renda para os produtores.
O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cesário Braga, ressaltou a importância do alinhamento entre os governos federal e estadual para apoiar os produtores e gerar renda. O presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha, destacou a importância do encontro para fortalecer a colaboração entre cooperativas e o governo.
O Sistema OCB no Acre conta com 54 cooperativas e mais de 40 mil cooperados, e o encontro visou fortalecer as parcerias e a integração com as ações governamentais para o bem-estar dos cooperados.
Durante atividade de campanha neste sábado, 17, na praça da Semsur na Sobral, o candidato a prefeito Marcus Alexandre (MDB) acompanhado da vice Marfisa Galvão (PSD), do senador Sérgio Petecão (PSD), do deputado estadual Tanísio Sá (MDB) e demais lideranças de sua aliança, tomou café e conversou com comerciantes e moradores sobre os desafios a serem enfrentados nos bairros da regional, ele aproveitou para anunciar obras e ações estruturantes para a Baixada que estão previstas em seu Plano de Governo.
“Eu me orgulho de ter sido um dos prefeitos que mais investiu na Baixada, na infraestrutura dos bairros, na construção de quatro unidades de saúde, do ginásio do Aeroporto Velho, o CIE, no João Eduardo, do campo de grama sintética na Rua A do Palheiral, no Bahia Nova, de ter construído aqui na Baixada duas escolas infantis, a do Cabreúva e a do Carandá, de ter construído o Terminal de Integração, o Mercado de Peixe na Ceasa, de ter ampliado o Restaurante Popular, de ter feito a segunda etapa da duplicação da Estrada da Sobral. Essa é uma região que eu cuidei com muito carinho e respeito”, disse.
O emedebista detalhou ainda alguns projetos que estão previstos em seu Plano de Governo que serão executados em uma nova gestão. “A Baixada é prioridade e tem um destaque no nosso Plano de Governo, que prevê a construção de uma Praça da Juventude na região do Cabreúva, do Boa União, construir um Centro do Idoso, também a reforma do Mercado da Semsur, intervenções importantes de infraestrutura, drenagem e saneamento. Eu andei a pé todas as ruas da Baixada quando fui prefeito, conheço de perto a realidade dos bairros, tenho muitos amigos e amigas aqui, nesse que é um lugar especial da nossa cidade e que tenho muito carinho e respeito. A Baixada pode contar com muito trabalho do Marcus Alexandre”, finalizou.
Neste sábado (17), o Segundo Distrito de Rio Branco foi palco da primeira Carreata 22, organizada pela campanha de reeleição de Tião Bocalom (PL-AC) à prefeitura, com Alysson Bestene (PP-AC) como candidato a vice-prefeito. O evento, que contou com a participação do governador Gladson Cameli (PP-AC) e do senador Márcio Bittar (UNIÃO-AC), reuniu cerca de 1.500 veículos, segundo a organização.
A carreata percorreu bairros como Seis de Agosto e Gameleira, com o público local acompanhando e participando do evento. Gladson Cameli e Márcio Bittar reforçaram seu apoio à candidatura de Bocalom, destacando o desejo da população pela continuidade da administração. O evento encerrou-se na Gameleira, com manifestações de apoio ao prefeito e seu vice.
O governador Gladson Cameli declarou: “A população quer Bocalom de novo e Alysson como vice-prefeito. Eu estou nessa campanha de corpo e alma.”