Connect with us

Política

Zequinha Lima sai na frente, faz reforma administrativa, unifica secretarias e cria primeira empresa publica do Juruá.

Projeto de reforma administrativa é aprovado por unanimidade em Cruzeiro do sul.

Published

on

A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul aprovou nesta terça, 27, por unanimidade dois projetos de autoria do executivo municipal para reforma administrativa. Um deles cria a Empresa Cruzeirense de Obras Públicas, Serviços e Urbanização – ECOPS. A empresa pública irá cuidar principalmente dos serviços de obras e de limpeza pública.

“O objetivo de ambos os projetos é dar maior agilidade à administração pública, reduzir gastos e prestar um melhor serviço à população”, explica Rafael Sansom, procurador geral do município. Um dos projetos unifica as pastas de administração, finanças e planejamento em uma única secretaria e cria uma secretaria com as atribuições do atual chefe de gabinete.

“Na prática o projeto reduz a máquina pública, reduzindo burocracia interna e deixando o serviço mais célere e eficaz”, explica o procurador.

ECOPS
Apesar de parecer uma ‘novidade’, a criação de uma Empresa Pública para lidar com as principalmente das questões de obras e limpeza é um expediente bastante comum, já utilizado com frequência pelas gestões municipais mais modernas.

Empresa pública é uma Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital exclusivamente público que decorre da origem de seu capital social.

A modalidade está sendo proposta para resolver problemas de obras e limpeza pública e dar maior transparência à utilização do recurso, segunda explica o procurador. “Podem surgir dúvidas de que essa empresa pública possa parecer com que o aconteceu no passado em outras gestões como ONGs e Fundações, mas não é nada similar. Trata-se de uma empresa pública criada e gerida com corpo administrativo específico. O ingresso dos servidores é realizado mediante processo seletivo público e não por meio de contratação direta e a empresa pública está sujeita à fiscalização dos órgãos de controle como TCE e TCU o que garante maior transparência”, explica Sanson.

Mas o maior benefício é na realização de trabalhos que são essenciais para a manutenção do município. “A logística da prefeitura fica facilitada para haver serviços de obras e limpeza pública de forma mais eficaz. Não há finalidade de lucro e se houver sobra, esse lucro retorna aos cofres da prefeitura ao fim do exercício para ser empregado no ano seguinte”, explica.

“Este modelo de empresa pública implica em significativa economia. Vai sair mais barato para contratar uma empresa própria para executar os serviços”, concluiu o procurador geral Rafael Sansom. Para o prefeito Zequinha Lima, a empresa pública deve dar maior transparência e facilitar a execução dos serviços.

“Essa é a razão pela qual fui eleito: para cuidar da nossa cidade, cuidar das pessoas e zelar pela coisa pública. Ambos os projetos têm esta finalidade. A criação da ECOPS significa que a gestão está se modernizando para atender a estes objetivos”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.

Política

Prefeito Zequinha Lima anuncia Delcimar Leite como pré-candidata a vice-prefeita

Published

on

Em uma grande demonstração de diálogo e liderança, o Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, anunciou sua decisão e escolha de vice-prefeita. O anúncio foi feito durante uma reunião que contou com a presença das três indicações: Irma Milka, Janaína e Delcimar.

Zequinha destacou em seu discurso: “Eu posso dizer que eu sou um pré-candidato privilegiado, por ter Irma Milka, Janaína, Delcimar, indicadas a pré-candidatas para nossa chapa”. Ele também afirmou: “Eu quero aqui hoje anunciar para vocês que a partir de hoje a gente vai ter um nome pré-candidato, que vai se juntar a mim e a pessoa que for se juntar a mim não é melhor nem pior do que ninguém. Ela vai entrar no mesmo nível que todas as outras. As pessoas, as duas candidatas, que não estiverem na chapa majoritária, elas vão estar trabalhando na nossa coordenação de campanha ajudando como se candidatas elas fossem também.”

Zequinha Lima está liderando uma força política baseada no diálogo e na colaboração. Ele destacou a importância de reunir as lideranças não apenas para fazer campanhas, mas também para administrar junto com todos os envolvidos. “Eu já provei na prática, não preciso mais provar para ninguém, que quando se ganha uma eleição, se ganha com muita gente, mas a gente tem que administrar também para muita gente, para fazer essa gestão,” afirmou Zequinha, reforçando seu compromisso com uma gestão inclusiva e participativa.

Com o anúncio de Delcimar da Silva Leite como sua companheira de chapa, Zequinha Lima inicia oficialmente sua caminhada rumo à reeleição, visando consolidar seu projeto político e administrativo para o município.

Foto: reprodução

Continue Reading

Educação

Rio Branco é Reconhecida com Prêmio Gestão Inovadora na Educação

Município é premiado ao lado de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro pela Fundação Porvir

Published

on

A cidade de Rio Branco está entre os dez municípios brasileiros reconhecidos com o Prêmio Gestão Inovadora, concedido pela Fundação Porvir. O prêmio destaca a contribuição dos professores Hélio Guedes e Elivan Dias na recomposição das aprendizagens pós-pandemia.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco realizou um diagnóstico nas escolas de ensino fundamental, identificando dificuldades de alfabetização e em disciplinas como língua portuguesa e matemática. Em resposta, a equipe de ensino desenvolveu um plano de ação focado na melhoria dessas áreas.

O programa Mente Inovadora, uma metodologia israelense adotada pela prefeitura, contribuiu significativamente para os avanços na educação dos alunos do 4º e 5º anos, melhorando índices de raciocínio lógico, cognitivo e socioemocional.

“Mente Inovadora é uma metodologia israelense adotada por vários municípios brasileiros. A prefeitura de Rio Branco implementou essa metodologia para os alunos dos 4º e 5º anos, o que melhorou os índices de matemática por meio do desenvolvimento do raciocínio lógico e das habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Essa abordagem foi fundamental para nosso trabalho nas escolas,” explicou Nabiha Bestene, Secretária Municipal de Educação.

Os resultados positivos incluem o aumento no percentual de crianças alfabetizadas e melhorias nas taxas de aprendizagem. A premiação será entregue em 29 de agosto, incluindo um brasão, troféu e faixa alusiva à conquista.

Fonte: Assessoria

Continue Reading

Política

Nicolau Júnior é eleito presidente da Aleac pela terceira vez

Deputado destaca a importância da democracia e a aproximação com a população

Published

on

09.07.2024 - Sessão Ordinária/ Extraordinária ALEAC

Nicolau Júnior foi eleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (9). Em seu discurso de agradecimento, ele destacou a importância da democracia no processo eleitoral, a gratidão aos colegas parlamentares e a necessidade de aproximar a Aleac da população.

Nicolau Júnior assumirá a presidência pela terceira vez, com a posse marcada para fevereiro de 2025. Ele ressaltou a continuidade do trabalho com a mesma motivação e experiência, focando no benefício da população acreana. “Tenho a certeza que vamos continuar trabalhando com essa mesma democracia, com essa mesma motivação, com pouco mais de experiência e o resultado final, não só meu, mas de todos os 24 deputados, é ajudar a população acreana.”

O atual presidente, Luiz Gonzaga, que continuará no cargo até o fim do ano, foi eleito primeiro-secretário da nova mesa, e Pedro Longo permanecerá como vice-presidente.

A antecipação da eleição, anteriormente prevista para fevereiro, foi viabilizada por uma mudança no regimento interno aprovada pelos parlamentares. Nicolau Júnior atribuiu a eleição ao bom trabalho realizado pela atual gestão e destacou a parceria com Gonzaga, reforçando o compromisso de tornar o parlamento mais próximo da população. “A Casa do Povo é a casa que recebe todo mundo, então preciso agradecer o nosso presidente Gonzaga que está fazendo um grande trabalho e vai continuar como presidente até o final desse ano e eu vou estar como primeiro-secretário ajudando a ele até o último minuto e depois com a posse em fevereiro ele vai continuar me ajudando também como primeiro secretário.”

A nova Mesa Diretora eleita para o biênio 2025/2026 é composta por Nicolau Júnior (presidente), Luiz Gonzaga (1º secretário), Pedro Longo (1º vice-presidente), Chico Viga (2º secretário), Maria Antônia (2ª vice-presidente), Antônia Sales (3ª secretária), Eduardo Ribeiro (3º vice-presidente), Gene Diniz (4º secretário) e André Vale (5º secretário).

Nicolau Júnior afirmou que a eleição demonstra a responsabilidade e harmonia entre os deputados, e que o objetivo é votar e apreciar projetos importantes para a população do Acre. “Poder participar de uma nova eleição, tenha certeza que a gente fica com uma responsabilidade maior de fazer um trabalho melhor e o objetivo final sempre é aproximar a Assembleia da população.”

Fotos: Sérgio Vale / Agência Aleac

Continue Reading

Tendência