Nos dias 26 e 27 de novembro, estive em São Paulo para participar do “2º Seminário do CAMP: Estratégia, Comunicação e Democracia”, promovido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP), em parceria com a ESPM. O evento reuniu profissionais de marketing político, advogados, professores e representantes da sociedade, com o objetivo de debater os desafios, responsabilidades e condutas éticas na comunicação política.
Entre os temas discutidos, a centralidade da comunicação como ferramenta de poder e sua relação direta com a democracia foi destacada. José Vicente da Silva Filho, Cel. reformado da PM, enfatizou a política como exercício de comunicação, onde o emissor é fundamental para o sucesso da mensagem. Juarez Guedes, Diretor Regional Norte-Nordeste e Associado do CAMP, abordou a necessidade de criar conexões por meio de estratégias que envolvam o público, reforçando a importância da presença e do relacionamento como pilares da validação social.
“Juarez Guedes reforça a importância de conexões e relacionamento na validação social.”
Também foi pauta no seminário, reflexões sobre o papel do marketing político, afirmando que ele é conduzido pela política, e não o contrário. A falta de alinhamento na comunicação foi apontada por Tânia Moreira como um dos principais erros de gestão. Já Duda Lima foi provocativo e incisivo ao afirmar que “não se faz política sem propósito”. Fabrício Caruso ressaltou a importância de objetivos claros e métricas de avaliação para evitar falhas na condução de campanhas. Contudo, discutiu-se pouco sobre como alinhar a autenticidade da mensagem política com as demandas estratégicas do marketing, evitando que este reduza a comunicação a um instrumento meramente persuasivo.
A programação incluiu reflexões sobre a inclusão de mulheres em espaços de protagonismo e a necessidade de educar o eleitorado para além dos períodos eleitorais. A proposta de uma autorregulação no jornalismo, defendida pela ANJ, também foi debatida, destacando ética, transparência e responsabilidade como elementos fundamentais.
O publicitário e empresário acreano Wagner Lucena marcou presença no “2º Seminário do CAMP: Estratégia, Comunicação e Democracia”. Com uma trajetória consolidada no marketing político, há mais de 25 anos de atuação, Wagner esteve à frente da campanha vitoriosa neste ano: reeleição de Tião Bocalom à prefeitura de Rio Branco, capital do Acre.
Com um currículo extenso, Wagner acumula vitórias em eleições de grande relevância no Acre, incluindo campanhas bem-sucedidas entre elas: Eleição e reeleição do senador Sérgio Petecão, Prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim, Prefeito Zequinha Lima de Cruzeiro do Sul e outros nomes de destaque no cenário político local, entre eles deputados federal, estadual e vereadores. Seu trabalho contribuiu para o debate sobre comunicação, ética e democracia, além de compartilhar experiências acumuladas ao longo de sua carreira, destacando como práticas regionais podem oferecer insights para desafios em escala nacional.
Também presente no Seminário estava Zé Américo, jornalista e marqueteiro com mais de 30 anos de experiência em marketing político e institucional, que atuou na reeleição do prefeito Bocalom e que já ajudou diversos prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidentes da república a se elegerem. Zé também realiza comunicação institucional para prefeituras, governos e ministérios. Ele enfatizou a importância de eventos como este para a troca de conhecimento entre profissionais e o aprendizado contínuo no setor, destacando: “Momentos como esse são importantes para todo profissional, não abro mão dessas oportunidades. Aprendemos muito ao compartilharmos conhecimento.” O jornalista Ailton Oliveira, assessor de comunicação da prefeitura de Rio Branco, que também participou do seminário e destacou a relevância do evento: “para conhecer as novidades do marketing e assessoria política e levar ao Acre o que há de melhor nessa área”.
Mário Rosa, fundador do CAMP e especialista em imagem e reputação, destacou os desafios éticos da busca por audiência nos meios de comunicação. Ele enfatizou como esse cenário pode comprometer a responsabilidade jornalística e impactar negativamente a democracia, reforçando a importância do equilíbrio entre transparência e ética na mídia.
Cheguei ao seminário convicto de que seria uma oportunidade de aprendizado e um momento para celebrar o ano vitorioso, que incluiu a eleição de 12 vereadores em uma câmara com 14 vagas e a reeleição de um prefeito. Ouvir os melhores profissionais da comunicação política do país reforçou a necessidade de uma comunicação política contínua e estratégica, ultrapassando os limites das campanhas eleitorais. A formação de redes e a troca de experiências foram destacadas como essenciais para o aprimoramento da atuação dos profissionais do setor.
Agradeço a todos por meio de Bruno Hoffmann – Presidente do CAMP, Juarez Guedes – Diretor Regional Norte-Nordeste e Associado do CAMP, Dudu Godoy – Vice-Presidente Administrativo e Membro Fundador do CAMP, Rodrigo Cobra – Diretor Executivo no RenovaBR, Tânia Moreira – Membro Fundadora do CAMP, Fábio Bernardi – Vice-Presidente de Planejamento e Membro Fundador do CAMP, Mário Rosa, fundador do CAMP e Duda Lima – Membro Fundador do CAMP. Foi inspirador.
Vida longa ao CAMP!
O evento reafirmou que a comunicação política não é apenas uma ferramenta de gestão, mas um pilar essencial da democracia. Ainda que tenha explorado temas relevantes, como ética e inclusão, futuros debates podem aprofundar o papel do marketing político, equilibrando sua função estratégica com a autenticidade das mensagens políticas e seu impacto a longo prazo.
Alexandre N Nobre – Jornalista-ADM/Marketing. Diretor, consultor de comunicação e marketing, Pós graduado em Comunicação Digital pela FASB e MBA pela Gama Filho, com CRA AC nº 0882 e RP/MTE nº 0000218AC . Atua na comunicação politica desde meados dos anos 90, participou de equipes em várias campanhas proporcional e majoritária no Acre: Prefeitura, Governo e Senado.
Começou nesta quarta-feira (5) e segue até domingo (9) a nona edição da Ecoflores, Feira de Economia Solidária e Popular, realizada no Horto Florestal de Rio Branco. Com horário de funcionamento das 8h às 20h, o evento reúne 150 expositores de diferentes municípios do Acre, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços, como jardinagem, artesanato, móveis, cerâmica, brinquedos, bazar, artes plásticas, economia criativa e produtos da agricultura familiar.
A Ecoflores tem como objetivo principal fortalecer e valorizar empreendimentos produtivos através de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Além de proporcionar uma plataforma para os expositores promoverem seus produtos e realizarem negócios, o evento atrai cerca de vinte mil visitantes ao Horto Florestal, destacando-se como uma oportunidade única para apreciar a diversidade e criatividade das iniciativas locais.
A programação diversificada e as múltiplas atividades oferecidas durante a feira reforçam seu papel como um evento essencial para todos interessados em sustentabilidade e economia solidária. O enfoque no trabalho coletivo, seja através de associativismo ou cooperativismo, é um dos pontos destacados, visando não apenas à promoção econômica, mas também ao fortalecimento do vínculo comunitário e à conscientização sobre práticas sustentáveis.
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, na sexta-feira (5), a destinação de quase R$ 1,5 milhão à prefeitura de Tarauacá como primeira parcela de um total de R$ 1,8 milhão, valor conseguido através de uma emenda de sua autoria junto à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Segundo o parlamentar, estes recursos serão direcionados à aquisição de maquinários essenciais ao município, incluindo um trator de esteira e uma pá carregadeira. Tais equipamentos serão empregados em manutenção da infraestrutura urbana, na conservação de ramais e no apoio ao produtor rural. A iniciativa visa a impulsionar a eficiência e a produtividade, promovendo o desenvolvimento agrícola local.
“Conheço de perto as necessidades de nossos municípios e estou ciente de que, ao destinar recursos públicos para adquirir máquinas que melhoram a infraestrutura urbana e beneficiam diretamente nossos agricultores, estou investindo no progresso econômico, na melhoria de renda, na qualidade de vida, na sustentabilidade e na segurança alimentar, beneficiando toda a comunidade”, afirmou.
Wendell Silva, pai do jovem Pedro Henrique Ramirez da Silva, recebeu uma notificação especial no início deste ano. No último dia 02 de janeiro, uma carta da Escola de Natação do Corinthians convocou o promissor atleta de 14 anos para uma apresentação marcada para o dia 15 deste mês, na capital paulista.
O desempenho de Pedro Henrique na natação tem sido marcado por uma coleção de medalhas, destacando-o como um talento promissor no esporte. Diante dessa oportunidade única, a família busca apoio para realizar o sonho do jovem nadador de comparecer à convocação.
Com o objetivo de garantir a presença do atleta na apresentação, Wendell Silva, pai de Pedro Henrique, está recorrendo a contribuições através do site da Vakinha, bem como pelo PIX, utilizando o CPF 322.587.632-15. Para mais informações ou para oferecer auxílio, é possível contatá-lo pelo telefone 68 99228 6525 ou acessar o site https://www.vakinha.com.br/4347309.
A urgência na viabilização dos recursos visa proporcionar a Pedro Henrique a oportunidade de demonstrar seu talento e potencial na Escola de Natação do Corinthians, representando não apenas um marco pessoal, mas também uma conquista para o esporte acreano.
Wendell Silva, compartilhou o apelo em seu perfil no Instagram. Para contribuir com essa conquista e obter mais informações sobre como colaborar, acesse o perfil de Wendell Silva (@wendell.silva2) onde o pedido de ajuda está sendo divulgado.